A LIÇÃO QUE MEU PAI BOTAFOGUENSE ME DEIXOU
Por Cesar Oliveira
Em 31/10/2010, às 00:46:09

Lá pelo início dos anos 1980, eu tinha uma pequena agencia de propaganda na Travessa do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro, quando a ruazinha ainda não tinha o charme da livraria que lhe tomou o nome, apenas a Laranjada Americana, que servia um refresco imbatível.

Um dia, logo depois do almoço, meu velho pai botafoguense apareceu de surpresa e, depois de sentar e tomar uma água gelada, perguntou se eu poderia mandar o nosso office-boy a Nilópolis, município próximo, onde quem manda é a Beija-Flor, para levar um documento a um cliente dele.

— Eu ia de trem, mas quando cheguei à Central do Brasil, me senti cansado, acho que vou ficar resfriado, então resolvi ir pra casa.

— Claro, pai — respondi —, deixa aí que eu mando levar ainda hoje. Vai pra casa e descansa.

Ele foi e se deitou pra nunca mais levantar. Um câncer de próstata o matou pouco mais de um mês depois, me deixando uma lição que uso para tudo na vida, sejam coisas realmente importantes, seja para casos simples:

— A gente deve prestar atenção em determinados sinais que a Vida manda pra gente.

Naquele caso, o sinal foi aquele momento em que meu pai se sentou à frente da minha mesa e disse “Eu ia de trem, mas quando cheguei à Central do Brasil, me senti cansado, acho que vou ficar resfriado, então resolvi ir pra casa”.

A partir daquela instante mágico, nossas vidas iam mudar. A dele, a da minha mãe e irmãos, a minha. Nosso “núcleo familiar primário” começou a desfazer ali. Nunca mais estaríamos reunidos, os cinco, por aqui. Depois, é outra história.

Enfim, é sempre bom estar atento a esses sinais da vida, e comecei a ficar atento a isso. Anos mais tarde, um terapeuta bioenergético me diria:

— Ouça a voz da sua cabeça, Cesar.

Era mais ou menos a mesma coisa, só que em linguagem psicológica. Mas é sempre bom prestar atenção em nossas intuições, pensamentos, idéias que surgem “do nada”.

Ontem, assistindo Botafogo x Atlético-MG na tevê do Gato de Botas, na companhia do meu filho botafoguense e do Guime, vendo o Botafogo ser atacado sem piedade por um time desesperado com a proximidade da zona do rebaixamento, pensei com meus botões:

— Uma vitória com a cara do Botafogo, depois dos 30 do segundo, um a zero, gol do Abreu, que não está jogando nada.

Pra melhorar, o analista da rádio que eu estava ouvindo, flamenguista convicto, torcia desbragadamente pela derrota do Botafogo, impiedosamente apontando nossos erros, falando mal dos jogadores que falhavam e, principalmente, cobrando que o Loco Abreu fosse sacado do time.

"Se o Joel quer ganhar o jogo no contra-ataque, tem que tirar o Abreu"

— Ora, meu caro — respondi telepaticamente a ele. Um cara como Loco Abreu é fundamental em qualquer time que pretenda alguma coisa na vida.

Precisa ser muito tacanho ou obtuso para ignorar a importância tática, estratégica, moral e espiritual do Loco Abreu pro atual time do Botafogo. O gringo tem um caráter do C*!

Enfim, enchi o saco e troquei pra outra rádio, onde o locutor tricolor não torcida, narrava. Mais entusiasmado que o locutor botafoguense da coirmã. E eu repetia pros meus acompanhantes, em meio àquela pressão desesperada dos atleticanos à beira do rebaixamento: vai ser 1x0, gol do Abreu.

– Deus te ouça, disseram em coro.

Enfim, deu no que deu. A gente, mais rodado, tá careca de saber como é bom jogar na casa de um adversário desesperado com uma torcida querendo gol, sangue, o seu rabo num espetinho.

Bastou um contra-ataque em que a generosidade do jogador politizado, inteligente, "de grupo" (como adoram os jornalistas) se fez presente pra gente desestabilizar totalmente o Atlético. Lá atrás, Jefferson mostrava aos babacas de plantão por que é convocado para a Seleção. E isso com uma defesa que estava apavorada, e um meio de campo que, hoje, jogou mal – exceção ao Marcelo Mattos, que é realmente um leão.

Foi bom pro coração, pra cabeça, pra alegrar o domingo e etc e tal e coisa. Uma vitória que nos deixa ali-ali, chegando perto e incomodando. Não esquecendo que ano passado o Fluminense ia cair e o Flamengo jamais seria campeão, vou confiar até o último instante.

E o que o meu pai tem a ver com isso?

É que eu ainda acho que dá. Ontem, vi a vitória com o pensamento no meu velho pai botafoguense e o evento da sua morte, que me fez atentar mais para a Vida. Aquela vitória de ontem pode ter sido mais importante do que parece. Se o Botafogo for campeão, a vitória de ontem há de ter sido fundamental pro título. Foi épica e marcante. Não uma vitória qualquer.

Vamos confiar e comparecer, na maior quantidade possível, na quarta-feira ao Engenhão. Vamos empurrar o Botafogo mais pra cima e secar os adversários. Eu ainda acho que dá. Mas sem Lucio Flavio.

Saudações Botafoguenses,

Cesar Oliveira

PS-1: Toró é o cacete! A diretoria do Botafogo não tem o direito de pensar em contratar um energúmeno flamenguista que nem o Flamengo quer mais, que agride crianças-bandeirinhas fora do gramado, que é violento e um dia já chutou um jogador do Botafogo.

PS-2: Depois do feriado, vou publicar aqui uma colaboração que me foi mandada por um leitor botafoguense, comemorando os 77 anos de nascimento do maior jogador de futebol de todos os tempos.

PS-3: Desde a Copa do Mundo, fico me perguntando quando o Loco Abreu faria outro gol de cavadinha de pênalti. Como ele é muito mais inteligente do que eu, me respondeu hoje, com categoria. Grande Gringo!


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 49 comentários



31/10/10@01:44

Belo comentário amigo, parabens. Também acredito neste time, que poderemos chegar no título. Saudaçoes Alvinegras.



31/10/10@05:59

Concordo plenamente com todas as letras,Cesar!
É de bom alvitre que o nosso Joel coloque o nulo Flávio no banco para não irritar nossa torcida.Paciência tem limite!



31/10/10@09:15

Nem a diretoria pode pensar em colocar o Toró nesse elenco. A torcida não vai gostar.



31/10/10@10:14

tem gente q odeia o Loco, q acha o Lady Pantufa um ídolo e vai adorar ver o Toró no Botafogo.



31/10/10@10:35

Belíssima coluna ! Voltou em grande estilo e emocionando.

"(...) importância tática, estratégica, moral e espiritual do Loco Abreu pro atual time do Botafogo."

A importância do L. Abreu é exatamente por esses fatores que foram tão bem colocados.
Como questionar um cara que foi decisivo ao nos dar um título contra o maior rival, que há 3 anos perseguíamos ? Um jogador capaz de decidir jogos importantíssimos com frieza e categoria como vimos ontem. É um cara reconhecido internacionalmente, que coloca o nome Botafogo nas páginas esportivas mundo afora. Além de tudo, demonstra amor pelo clube, pela torcida, é disciplinado ser ser "bonzinho", tremendamente agregador e vencedor.
Quer saber ? Se ganha 250 mil/mês, tá bem pago e ainda é pouco ...

mvo


31/10/10@10:40

Bom trabalho, César.

A diretoria não pode jamais e, em tempo algum, contratar o tal do toró que, na verdade, não passa de um chuvisco; seria um dos maiores erros a serem cometidos. Seria começar perdendo a torcida e o campeonato.

É um escroto esse tal de toró; um péssimo caráter e um péssimo jogador.

O flamengo não pode querer exigir, a pretexto de usar o nosso campo, pagar o uso cedendo jogadores ruins. Abra o olho diretoria!



31/10/10@10:45

Apesar de concordar inteiramente com a coluna, vou discordar num único ponto, não só do colunista, como talvez de 99% dos botafoguenses.

Acho a contratação do Toró uma ótima aquisição. É um cabeça de área fortíssimo na marcação e não é daqueles cabeças de bagre. Sabe jogar, obviamente não chegando a ser craque. Seria um nome importante para substituir o Marcelo Mattos ou compor dupla de volante com ele, que é nosso titular incontestável. Só porque joga no Flamengo não pode vir ? Nunca o vi dizendo que morre de amores pelo clube da Gávea, assim como também nunca o vi menosprezando o Botafogo, como os Souzas e Juans da vida. A única bronca que tenho do cara foi aquele bico na cabeça do Castillo, em um momento quentíssimo de um jogo.

mvo


31/10/10@10:45

Loco se tornou o "simbolo" de garra do Botafogo!

Não vamos nos esquecer que lá atrás, na zaga, o LG também tem jogado muito bem.


Impressionante a estrela de Marcelo Matos! Ele voltou e o time não perdeu mais ( e nem levou gol)!





31/10/10@10:49

Ah ... Ainda sobre o Toró. Aquele lance em cima do gandula uruguaio, em minha opinião não foi nada demais. Não agrediu o garoto, simplesmente deu um empurrão nele para pegar a bola, quando atrasava o jogo malandramente a favor do time da casa. Já o bico no Castillo, isso sim foi uma atitude lamentável ...



31/10/10@12:50

Vi muita gente "esquecendo" e de certas zicas de Jonatas quando ele foi contratado e desfiavam elogios ao mesmo na época. Agora eu queria ver essas pessoas falarem do protótipo de Juan/Souza que é esse tal de Toró. Mas, tecnicamente, acho que seria uma boa aquisição, ainda mais se Joel ficar.



31/10/10@13:15

Amigo Cesar... precisamos de você mais amiúde aqui no CB.
Lembre-se; estou aqui no canal depois que "degustei" suas crônicas.



31/10/10@13:17

Amém.



31/10/10@13:22

TORÓ NEM PENSAR NO BOTAFOGO, NEGUIM FDP MULANBEMTO VTNC

mvo


31/10/10@13:26

chuvisco, nem pensar.



31/10/10@14:54

olha... simplesmente emocionante e icentivador. simples e bonito... no words...



31/10/10@15:28

Se o Dr. Botafoguense acha que Toró é uma boa, só me resta mandar cortar os tubos...



31/10/10@16:03


Kkkkkkkkkkkkkk ...



31/10/10@16:52

Cesar.

Alvísseras, Alvísseras, e Alvísseras.

Eu levantei a foto "Dela" em sua homenagem, e pedindo a sua volta. Parece que contei com a grande ajuda do Loco Abreu, não é mesmo ?
De qualquer forma, o importante é que voce finalmente saiu da toca, rsrsrsrsrs.
Vou te perguntar uma coisa, como voce tem estado mais do que eu, com o grande amigo Betofoguense, eu te pergunto: O que será que ele andou bebendo nesses últimos dias ?
Aliás, só com muito goró, pra querer o Toró, eu hein !!!!! rsrsrsrsrs.

Patinhas.



31/10/10@17:01

Alvísseras, Alvísseras, e Alvísseras. (2)

Cheguei agora do "Mato" estava incomunicavel na serra, só soube do resultado no Jornal Nacional, e pelo visto, e confirmado por voce, foi uma vitória bem ao jeito de ser do Botafogo atual e seu treinero medroso.
Porem, contudo, todavia, o importante foi os 3 pontos, eu não estou nem ai se jogou mal ou bem, o que valeu foi a vitória, e como diria Nelson Rodrigues "Toda vitória é santa" e por mim essa vitória deveria ser canonizada, e fim de papo.

Patinhas.



31/10/10@20:06

Lindo texto e lindos gols.

Eu também acredito.

Vamo que dá Fogão!!



31/10/10@20:23

cesar

grande coluna, parabens
cara, divulga meu blog ae, só falo do nosso fogão.

http://malucospelofogao.blogspot.com/



31/10/10@20:35

Patinhas:

Determinadas pessoas são verdadeiros viagras em nossa vida, elas fazem levritar o nosso ser... se é que você, um homem sério e temente a Deus, me entende (não que eu não seja sério ou temente a Deus)...

Vai sair esse almoço boca livre ou não? Wally vai?

Abs,
Cesar



31/10/10@20:37

PARA PATINHAS, SOBRE O DR. BETOFOGUENSE
Meu caro, você sabe que o nosso Dr. Betofoguense é um médico de escol (com trocadilho, por favor). Mas, devido à sua especialização médica, fica sujeito a certas radiações que lhe afetam neurônios e gônadas, parcelas fundamentais do nosso corpo para podermos funcionar a contento. Creio que é isso...



31/10/10@20:43

JORGE LUIZ & CRICRIZADA AMIGA
A vida de editor de livros é f*. Ainda mais pra editor pequeno, duro, que trabalha quixotescamente - porque não tem outro jeito. Prometo estar aqui sempre que possível.



31/10/10@20:48

PARA PATINHAS, SOBRE O NOSSO TREINADOR
Meu amigo, dessa vez, o Natalino foi cruel - e não medroso. Armou uma retranca FDP, uma muralha de pernas, suor e dedicação que deixou os caras embasbacados. Só o Obina tentou e tentou. Mas, como é Obina, obinamente criava as jogadas e obinamente as desperdiçava. As que foram pra dentro, nenhuma muito grave, nosso goleiraço de Seleção pegou sem mais aquela. Desta vez, não foi medroso, não. Foi inteligente. Jogou com o que tinha. Viu com inteligência que era dia de botar Edno e não outro jogador - Caio ou Cajá. Como ele tem uma sorte do *aralho, acertou na mosca porque o Edno entrou e matou o jogo (veja como é a vida: no jogo anterior, entrou e não acertou NADA).
Vais ao jogo na quarta? Deixa de ser mané (no mau sentido) e vai.



31/10/10@20:50

NOVO BLOG BOTADOGUENSE (alvinegro pode ser qualquer porcaria em preto e branco)
Vamos dar força e visitar o http://malucospelofogao.blogspot.com/



31/10/10@23:14

Belíssima coluna ! Voltou em grande estilo.
A respeito do Toró, continuo acompanho o betofoguense. E foi o nosso papo ontem no almoço em GS. Claro, só não apanhamos porque o Alejandro, Chackal e Andmarques são amigos.



31/10/10@23:19

Ah! O jogo. Disse para os amigos Marcos Muller e Toni, depois que Obina ou Tardeli ( não lembro qual dos dois) havia perdido o milessimo gol. Não perdemos esse jogo, o Boptafogo vai fazer um gol no final, e sairemos vitoriosos. R trm mais, tomara que seja do Loco. Nisso o Marcos Muller dizia. Joel é jogador se pouque. E não é que, é mesmo. Ele vive pagando pra vê.



31/10/10@23:27

Digo: R tem mais...
Joel é jogador de PÕQUER...

mvo


01/11/10@12:58

Quarta feira temos mais uma parada dura.



01/11/10@16:55

Cesar. Fiquei feliz por sua volta. Abração. Loris



01/11/10@18:12

MAURÉLIO
Te pego de porrada na quarta-feira. E vai sobrar pro Beto.
LORISMARIO
O prazer é meu.



01/11/10@18:38

HEBER ROBERTO LOPES apita o jogo na quarta-feira. Só pode ser sacanagem da CBF. E os FsDsPs ainda convidam o nosso honrado presidente para chefiar delegação. Se eu fosse ele, recusava e ainda os mandava tomar no centro do olho do pitoresco fiofó...



01/11/10@20:07

Ô Maurelio, esses caras não sabem viver em democracia. Tem cada vez mais gente querendo baixar a porrada em nóis ...

Vamo ter que ver jogo só pela TV daqui a pouco !!! Que caras inflequissíveis !



01/11/10@21:47

Cesar, show essa coluna!

Abraços!



02/11/10@00:37

Cesar.

Quem será "esses caras" ?

Patinhas.



02/11/10@01:04

NOBRE MILIARDÁRIO DA BAIXADA
De que assunto estamos falando para que Vossa Mercê me faça esta pergunta? Responder-lhe-ei de manhã, porque nesse momento estou me recolhendo ao recesso sacrossanto da alcova.



02/11/10@01:04

Valeu, Rei do Cerrado...



02/11/10@01:04

E TODOS AO ENGENHÃO, PORRA!!!!



02/11/10@09:57

Cesar
eu também acho uma boa esse tal de Toró.Quase todo exmulambento dá certo no nosso Botafogo.Acho que só
nos tres queremos o cara jogando com a nossa camisa.
Mas eu acho que daria samba...
Engenhão,todos lá!!!



02/11/10@10:10

Sobre o Toró..

César, o flalixo nao quer renovar com ela pela alta pedida salarial. De qualquer forma nao sou apreciador do sujeito tbm nao, mas se for pra jogar bola, prefiro ele a fahel. Concorda?

André ES

mvo


02/11/10@10:50

Nós, do Botafogo, tantas vezes chamamos o toró de chuvisco. Agora, estamos tentando contratá-lo?



02/11/10@11:39

Meu caro e ilustre morador da terra de Noel.

Queira por gentileza, rever o comentário do não menos ilustre, frequentador dos bares de Vila Izabel, o Dr. Betofoguense, postado em 01/11/2010 ás 20:07 e entenderás do que falo.

Patinhas.



02/11/10@16:47

Temos que parar com essa frescura de não querer jogadores que atuaram com a camisa dos adversários. Eles mesmos, os clubes, não têm nenhum pudor, e nunca tiveram, de ir a General Severiano e contratar nossos jogadores. Sempre aconteceu. Porque , então, não fazemos o mesmo? Se é bom jogador, que busquemos. Os jogadores são profissionais. Não estão nem aí se é Flamengo, Botafogo, Corinthians ou que clube for. Os caras vão pra onde pagam melhor ou lhes dão mais oportunidades. No fundo, todos esses caras querem jogar mesmo é no Fogão. Um cantinho todo especial, carismático e que levanta até defunto. Quem tem uma história mais rica do que o Fogão? Talvez o Santos rivalize mas, ainda assim, temos muito mais lenha do que eles.

mvo


02/11/10@18:55

Mas, caros amigos, o problema do Toró não é pelo fato dele vestir a camisa do flá mas, sim, porque ele é ruim de bola.

Aliás, hoje no fla, nem mesmo entre os exímios e ilustres titularesd não tem ninguém apto a vestir a camisa do Botafogo pelo que penso.



02/11/10@19:25

Cavalca mandou bem!!!



02/11/10@19:43

Cavalca: primeiro, não tem fresco aqui pra ficar de frescura. Segundo, quando vc fala em "bom jogador", não pode estar se referindo ao Toró. Eu quero o Messi, mesmo ele sendo do Barcelona. Ou, para ficar com os pés no chão, o Conca – e olha que o Fluminense está dando mole. Mas pode ser Jorge Wagner ou Paulo Bayer. Pra função do Toró, prefiro o Guiñazu. Acho que as minhas "escolhas" deixam claro que o meu pleito não é um pleito gay, mas apenas de qualidade. Toró, não. Por todos os motivos técnicos, profissionais e de qualidade futebolística. E, como se não bastasse, por ele ter chutado um jogador do Botafogo, sacanear o nosso time quando jogava no Flamengo (nem "eles" o querem mais, por que nós o quereríamos?) e, finalmente, por demonstrar um péssimo caráter chutando um menino bandeirinha num jogo da Liberartadores (o que mostra o destempero dele). O Botafogo precisa se preocupar em renovar com os jogadores que, nos jornais de hoje, são anunciados como de renovação difícil. Depois, pensa em contratações.



03/11/10@01:04

Belos e emocionantes escritos, Cesar.

Também acredito muito no Botafogo e quanto ao Toró, mulambo com pedigré, acho que se encontra coisa semelhante e mais em conta no Mercadão Futebolístico de Madureira.

E continuemos atentos aos sinais que a vida nós dá.




03/11/10@10:34


E continuo acreditando! Agora, mais do que nunca.

Toró? Nem f***ndo!!!

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!