Ano de Eleição
Por Marcio Pragana
Em 13/02/2008, às 18:27:16
Ano de Eleição.

Senhores,

Só para descontrair antes do jogo deste sábado, que estou preferindo nem pensar neste momento, nem jornal to lendo de tão nervoso, vou escrever algo sobre o momento político atual de nosso clube, tentando resumir a minha visão sobre isso. Deixando claro que é a minha visão pessoal sobre o tema.

Este ano é ano de eleição no Botafogo, e com certeza, como em todos os anos anteriores, teremos várias brigas, discussões e até inimizades. Infelizmente isso faz parte do jogo.Claro que por aqui no Canal vamos tratar isso com a civilidade que todos nós sempre tratamos todos os assuntos.

Nas duas ultimas eleições eu votei nas chapas que iriam acabar indicando o Bebeto como nosso presidente, estando inclusive como Conselheiro neste segundo mandato.Não sei se é claro para todos vocês como são as eleições no Botafogo.

Não votamos no futuro presidente, mas em uma chapa que ira indicar quem irá compor o novo conselho deliberativo transitório, e como essa chapa terá maioria no conselho, ela indicará o novo presidente. Claro que na formação das chapas, já temos o nome do futuro presidente claramente indicado.

Estas chapas, pelo atual estatuto do clube, devem ser formada das seguinte forma:

O CD será composto por um Corpo Transitório, constituído de 240 (duzentos e quarenta) sócios, no máximo, e 160 (cento e sessenta) no mínimo, todos eleitos por três anos, pela Assembléia Geral (Art. 46).

Lembrando que para fazer parte da chapa, tem que ter no mínimo 3 anos como sócio do clube, e para votar tem que ter no mínimo 1 ano com associado, e é claro estar em dia com a taxa de manutenção.
.

Fiquemos atentos que temos hoje em dia cerca de 1200 sócios com pleno direito a voto nas próximas eleições. Podemos ter a percepção que não é nada fácil para este tamanho de quadro de sócios , montar mais de 3 chapas em uma eleição, e mesmo esse numero já é extremamente difícil, por que nem todos os atuais sócios participam deste processo.

Convenhamos que é uma vergonha só termos esse numero de sócios adimplentes, mas fazer o que. Reconheço também que pagar cerca de R$ 2.400,00 por um título, e não ter muita coisa em retorno, também não é fácil. Porem só poderemos participar deste processo, e tentar mudar o que achamos de errado participando como sócio.

Voltando ao passado, eu nem um pouco me arrependo de ter votado no Bebeto, voltaria a votar se tivesse que fazer agora, neste momento com o conhecimento que tenho hoje.

Ele tem erros ? Claro que tem, uma porção , só para citar alguns aqui que eu consigo enxergar :

• Centralizador, teimoso e vaidoso;
• Não profissionalizou o clube como esperávamos dele;
• Não montou uma estrutura administrativa moderna e competente, como todos também esperávamos;
• Concentrou a direção do clube em cima de 4 ou 5 pessoas, e nada mais.
• Não tivemos os investimentos na divisão de base que todos gostaríamos de estar vendo;
• Não temos a tão falada transparência que todos queríamos sobre os aspectos financeiros e estratégicos do clube.


Teve acertos ? Sim, em minha opinião, muito maiores que seus erros , que posso citar alguns :

• Pegou um clube em situação pior do que a da Alemanha no final da segunda guerra mundial, e conseguiu fazer voltar a ser um clube, governável e respeitável;
• Montou uma estrutura extremamente bem organizada que nos levou de volta a primeira divisão. Podemos rapidamente citar a preparação do Caio Martins como nossa casa. O time tendo em campo o Valdo, não como um grande jogador, mas como homem de confiança do Bebeto, que segurava as pontas do time sempre que tínhamos algum problema interno. O técnico Levir, também de confiança do Bebeto, que soube conduzir a equipe;
• O Botafogo no Coração , programa e site, podiam ser muito melhor, mas não tínhamos nada antes disso;
• Recuperação financeira do Botafogo, que estava à beira de fechar as portas, equacionando as divida trabalhista, e agora as dividas federais pela timemania. Só isso já justificaria a passagem do Bebeto como um dos maiores presidentes do Botafogo;
• Construção do centro de treinamento e concentração do Botafogo, que possibilitou o clube ter um mínimo de infra-estrutura adequada;
• Montagem de times que principalmente no ano passado, apesar de nada ter ganhado não nos deixou envergonhados como no passado recente;
• Ter dado visibilidade e respeito ao Botafogo, coisa que não existia nos últimos tempos;
• Conseguir um estádio de primeiro mundo a custo zero para nosso clube, que será a nossa base de crescimento.

No balanço acho que ele foi muito positivo, muito mesmo, apesar de alguns poucos não quererem dar o braço a torcer nisso.

O que espero para o próximo candidato, é que antes de se lançar presidente, que venha com uma proposta de administração, venha com um planejamento estratégico, com objetivos e metas, para que possamos analisar e verificar se é isso mesmo que estamos querendo para os nossos próximos 4 anos. Antes disso um simples nome, é pura adivinhação se dará certo ou não.

Não sei dizer se os nomes agora ventilados são bons ou não, sem antes conhecer as propostas de cada um, e o currículos dos candidatos demonstrando que estão aptos a realizar as propostas que estão nos colocando.

Pessoal, sou um executivo, trabalhos há 33 anos em indústrias, não se contrata um executivo sem antes se ter um perfil de cargo com os requisitos favoráveis, atribuições e responsabilidades que se espera desse executivo, metas e desafios para a função. Só após isso bem definido e que podemos analisar o currículo dos possíveis candidatos, entrevista-los, e escolher o mais adequado. Olha que assim mesmo muitas vezes quebramos a cara.

O que espero para o candidato a executivo principal de nosso clube, é um processo semelhante, com propostas, indicação de capacidades, debates, para que possamos tentar escolher a nossa melhor opção.

Não gostaria, e não votaria, em uma volta ao passado de Montenegro, grande Botafoguense mas como administrador nos vimos no que deu, Rolim, Mauro Ney, Antonio Rodrigues, e outros da velha guarda.


Muita água ainda vai rolar, ainda não sabemos como será a composição das chapas, mais uma vez estarei ai no Rio votando, e tentando acertar a melhor opção para nosso Clube.

Um grande abraço, e que venha os tricoletes, por que sou muito mais Fogão.


Márcio Pragana


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 23 comentários



13/02/08@18:36

César,

Quanto ao Montenegro discordo frontalmente, todos vimos o clube na gestão dele e nas por ele indicadas.Vimos o que o nosso Botafogo foi reduzido. não podemos esquecer jamais que Rolim e MN foram por ele indicados e avalisados.

Quanto ao Renha não conheço as qualificações dele.

Um abraço,

Márcio Pragana



13/02/08@20:14

Ótimo aperitivo para o jogo e para as eleições. Antes de tudo necessitamos de uma pessoa honrada, pois ter todas as qualidades de um executivo de sucesso (diretor de uma grande empresa, por exemplo - não estou citando ninguém) e usar o clube de forma pessoal é perigoso e certamente nos levará a situações piores do que as já vividas.
Temos que ter tudo bem claro, de preferência caminhando unidos e irmanados em torno de um nome de pessoa séria, honrada e competente. Temos que lembrar sempre. No Botafogo, se unidos é difícil, desunidos é impossível. O BOTAFOGO ACIMA DE TUDO!!!
Aliás, só para não esquecer: SEREMOS CAMPEÕES!!!



13/02/08@23:19

Estimado Márcio,

O nosso amado Glorioso cresceu e voltou ao lugar que merece, ou seja, está entre os melhores do país. Eu espero que o vencedor da próxima eleição não lembre nem de longe os malditos Rolin e Mauro Nei Palmeiro.

Um grande abraço irmão.



14/02/08@09:14

Pedrin,

O grande problema é nao ser um cargo remunerado, quem depende de emprego para viver não pode aceitar, pois é um cargo de dedicação total, mas vamos achar alguém.

Um abraço,

Márcio



14/02/08@09:15

Kleuber Ferraz,

Penso da mesma forma, e estou até batendo três vezes na madeira para isolar essa possibilidade.

Grande abraço,

Márcio



14/02/08@14:14

Pragana, o Bebeto foi o homem certo, na hora certa para o Botafogo.Fim de ano, é hora de pensarmos num passo mais ousado, colocando alguém q possa dar ao Botafogo,se não nova visão de administração, uma outra dinamica.Seria uma mudança no sentido de dar um passo mais ousado, do q foi dado até agora.Vc foi muito lucido ao mostrar os pontos falhos nessa administração e muito feliz ao apontar os pontos positivos.Q o botafoguense não perca nunca o senso critico, de onde se possa melhorar, e do q não deve ser feito de errado novamente.Não podemos cair na aventura do continuismo, como em outros clubes, os exemplos estão por ai, mas sim seguir um plano traçado de metas q agrade a todas as correntes dentro do clube.O Bebeto deu o pontapé inicial nessa maneira de gerir um clube, ao seu sucessor deve -se dar a missão de aprimorar ainda mais o modelo implantado, buscando sempre novas ideias q coloquem o nosso GLORIOSO no lugar q ele merece.E na minha opinião o nome para isso é o do Renha.
Abraços



15/02/08@07:34

Flávio, bom dia.

Temos que ter senso crítico sempre em tudo na nossa vida.

Não tenho nada contra o Renha, mas também nada a favor, por não conhecer a capacitação do mesmo, você tem informações sobre a sua formação e o que faria dele uma pessoa indicada para a posição ?

Um abraço

Márcio Pragana



15/02/08@09:47

Pragana, as informações q tenho do Renha são:empresario, muito bem sucedido no ramo de informatica, casado, pai de duas filhas, senão me engano, uma delas estudando no exterior.Deu ao Botafogo o CT de General Severiano, coisa q ele nem gosta q se fale.Além do amor incondicional ao Botafogo,tanto quanto o nosso, não tem como projeto de vida ser presidente do clube, mas ajudar o clube q ama, aplicando sua experiencia profissional, como empresario, no clube, sua atenção maior seria as categorias de base, pois é lá, segundo ele, q estaria o futuro do clube, logico ao lado da profisionalização imediata do departamento de futebol.Ele q servir ao clube, como o fez na atual administração, não se servir dele.Não estou dizendo com isso q tem gente lá se servindo.Ou seja, são informações passadas, de pessoas q o conhecem e bem.



15/02/08@10:00

Prezado Pragana
Tenho certeza que, não fosse o Bebeto, o Botafogo já teria acabado. Faltou você citar, dentre os feitos de sua administração, os contratos de fornecimento de material com a KAPPA (marca que investiu no clube, inclusive com a loja Fogão Shop) e o da Liquigás. Antes do Bebeto, os patrocínios pouco rendiam para o clube, agora estamos entre os melhores do Brasil. O departameto de Marketing, tão criticado por alguns, lançou o programa Botafogo no Coração, o site na Internet, reviveu o Feijão no Fogão, dentre outras coisas. Vale lembrar que o registro do site com o nome "Botafogo" já era propriedade de outra pessoa, com interesses pessoais, razão porque o nosso site chama-se "Botafogo no Coração".
A pessoa que suceder o Bebeto tem que dar prosseguimento ao seu belo trabalho de saneamento do clube. Claro que alguns erros ocorreram mas, diante da situação que se encontrava o clube, só temos que nos orgulhar de termos dado apoio à pessoa certa. Acho o Renha um bom nome para a sucessão.
Abraço. Cadu



15/02/08@15:45

Flávio,

Ok, mas vamos lembrar que o Montenegro também em 1990 tinha essas mesmas qualificações.

Um abraço,

Márcio



15/02/08@15:47

Cadu,

Beleza, concordo com as suas lembranças.

Um abraço,

Márcio Pragana



15/02/08@16:09

Pragana, se levarmos as decepções em consideração, já tinhamos largado o Botafogo há muito tempo,apesar de gostar do Montenegro, e não concordar com alguns de seus metodos.Em todo caso, nos resta torcer pelo time amanhã, e acho q vamos ter uma grande vitoria.
Abraços e saudações boatfoguenses, lembrando q, dependendo de como for a vitoria de amanhã, essa sua garrafa de 18 anos será pouca.



15/02/08@17:09

Flávio,

Vamos para a torcida e para a vitória, mas eu tenho mais uma de reserva e espero beber pelo menos uma amanhã.

Grande abraço,

Márcio



15/02/08@18:12

Bebeto é idolo !!! Nada me faz mudar que ele nos salvou de virarmos um Guarani da vida. Nao só ele mas seus colaboradores também.



15/02/08@21:37

CADU. Concordo com absolutamente tudo o que você disse apesar da distancia que eu estou do Botafogo (Goiânia). Creio inclusive que o Sr. Manoel Renha tem mais pontos em comum com o Bebeto do que qualquer outra pessoa. É claro que há divergências. Divergências superáveis, com uma boa conversa entre os dois, que alguem aí do Rio deveria promover. Tenho certeza que os dois amam muito o Botafogo. Espero que eles se entendam para o bem do nosso querido Botafogo. Abraços. Loris.

rgm


16/02/08@08:50

Esse culto a personalidade, seja ela qual for, além de perigosa, está fora de moda.



16/02/08@11:58

Respeitar uma pessoa pelo que fez e faz não é culto a personalidade. O Bebeto tem e teve seus equívocos, mas é forçoso reconhecer seus méritos na condução do Botafogo. Lembrem-se que, quando assumiu, a situação era tão feia que havia algumas pessoas que advogavam o fechamento do clube como única alternativa possível, tamanho os descalabros encontrados. A situação era tão dramática que se pensou seriamente em fechar as portas. Essa é uma dívida eterna que quem ama o Botafogo tem com o Bebeto. Esse reconhecimento à sua dedicação e sua competência em elevar o clube ao estágio que se encontra hoje está longe de ser culto à personalidade. Respeito é bom e o Bebeto, um dos maiores presidentes que o Botafogo teve em sua centenária história, merece.
Há, antes que me esqueça:
SEREMOS CAMPEÕES!!!



16/02/08@13:43

RGM, amigão, outra vez em desacordo consigo! Que bom! É que eu acho que um dos problemas da humanidade é que... o culto da personalidade está sempre na moda!!! rsrsrs... isto é, há sempre interpretes disponíveis para manter vivo o "paizão" dos submissos!

[Nota aos leitosres: manifestei diversas vezes a minha concordância global com a gestão Bebeto, mas isso não implica que não se possa apontar erros e sugerir correções; ao contrário do que se pensa, só somos amigos e bons apoiantes quando temos coragem de dizer a verdade e não mascará-la - o resto é submisão]

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES



16/02/08@15:45

Caro Márcio, concordo com tudo ( erros e acertos ), inclusive com a resposta dada ao amigo Cesar, Montenegro é realmente um grande botafoguense, mais Rolim e Mauro Ney foram indicações suas e não podemos esquecer disso.
Também concordo com o gvellame que o Bebeto nos salvou de termos virado um Guarani, com todo o respeito ao Guarani, e SÓ POR ISSO já é o melhor presidente que eu vi no Botafogo. saudações alvinegras.



16/02/08@23:04

Tio Pragana vamos dança o creu que é melhor no momento.



18/02/08@20:06

TOMARA QUE O VENCEDOR DAS ELEIÇÕES, TENHA UMA CARA NOVA E NAO ACEITE PITACOS DOS QUE AÍ ESTÃO. EXCETO BEBETO. O BEBETO TEM MUITO CREDITO COMIGO E ERROU POUCAS VEZES, PORÉM DE MODO CRUCIAL, AO ACEITAR MONTENEGRO NA DIRETORIA.

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!