AS VAIAS E O ÓBVIO ULULANTE
Por Cesar Oliveira
Em 14/04/2011, às 18:20:10
Por Rafael Casé

“...o torcedor do Botafogo é o único que, em vez de esperar a vitória, espera precisamente a derrota. Os outros comparecem na esperança de saborear como um Chicabom o triunfo do seu clube. Mas o torcedor do Botafogo é diferente: ele compra o seu ingresso como quem adquire o direito, que lhe parece sagrado e inalienável, de sofrer. Eis a verdade: - ele não vai a campo ver futebol. O futebol é um detalhe secundário e, mesmo, desprezível... No dia em que retirarem do torcedor alvinegro o inefável direito de sofrer e, sobretudo, o direito ainda mais inefável de descompor seu técnico, ele ficará inconsolável, como um ser que perde, subitamente, a sua função e o seu destino. Tudo na vida é uma questão de hábito. E o cidadão que padece todos os dias, acaba se afeiçoando ao próprio martírio ou mais do que isso: - o martírio torna-se insubstituível como um vício funesto."

O trecho acima, do jornalista e dramaturgo Nélson Rodrigues foi escrito há 55 anos e publicado na revista manchete Esportiva. Mas, se vivo estivesse e houvesse, ontem, redigido tais palavras, o texto não seria mais atual.

Conheço esta crônica há muito tempo, mas nunca a achei tão verdadeira.

Sou um assíduo frequentador do Engenhão. Sócio-torcedor, tenho nos 50 reais que pago por mês, a desculpa necessária para assistir a mais jogos do que deveria. Sempre na esperança de alguma melhora da equipe. No afã de vislumbrar um esquema tático eficiente, uma atuação convincente.

Mas, jogo após jogo, desço a rampa do setor oeste me questionando a razão de ter ido até lá. Como eu, tantos outros se arrastam, ladeira abaixo, se lamentando, blasfemando, vociferando...

Somos sempre os mesmos.

Costumo dizer que somos os seis mil de sempre. Aqueles torcedores mais fiéis, que ali estarão seja boa ou má a fase da equipe. No entanto, esta fidelidade quase canina (afinal somos a “cachorrada”) não é um sinônimo de um amor cordial. Como bem disse o tricolor jornalista, a relação entre torcida e time é, na maioria das vezes, passional, violenta, virulenta. Um amor bandido. Uma paixão sofrida.

E não há, aqui, como não lembrar os versos da canção de Tunai e Sérgio Natureza:

“As aparências enganam aos que odeiam e aos que amam. Porque o amor e o ódio se irmanam na corrente das paixões”

É claro que as atuações do time atual não colaboram em nada para uma relação mais harmônica. Mais do que título, e é claro que eles são necessários, os torcedores gostam de ver o time atuar bem. Gostam de detectar o empenho daqueles que vestem suas cores, que defendem seu pavilhão. E isso não vem acontecendo.

Nessa hora surgem os bodes expiatórios. Jogadores e treinadores entram na berlinda e qualquer deslize é o suficiente para a condenação sumária. Só que o que vem acontecendo com a torcida do Botafogo transcende esta lógica explicação.

As vaias parecem começar antes mesmo da partida. Qualquer dia desses até o minuto de silêncio será vaiado. E não se trata de um mero apupo. As reações são as mais intempestivas. Os xingamentos são bradados em alto e bom som, com a intenção, ao que parece, de que o alvo dos impropérios realmente os escute.

Não sou nenhum lorde inglês assistindo aos jogos. Tenho minhas explosões de ira. Mas o que tenho visto (e ouvido) ao meu lado me deixa atordoado, a ponto de escrever essas linhas.

Na partida contra o Avaí, na quarta-feira, dia 13 de abril, decidi deixar o local em que estava sentado, em busca de outro assento onde meus ouvidos fossem poupados de tantos e tão violentos protestos. Soube, depois que o novo treinador reclamara das vaias quase que instantâneas. E dou-lhe razão.

Louco Abreu foi outro a se manifestar. A mídia adora. A torcida acende o fogo e os jornais, rádios, tevês e sites tratam de alimentá-lo, para que a fogueira da discórdia renda boas manchetes

Pergunto eu, então, caríssimos alvinegros: de que adianta tal comportamento. De que forma isso pode ajudar a reverter o quadro negativo.

Também vaio quando minha paciência se esgota. Mas parece que a paciência dos tais seis mil, ou pelo menos de boa parte deles, se esgota antes mesmo de vestir a gloriosa camisa alvinegra e sair de casa em direção ao suburbano bairro do Engenho de Dentro.

Vejam um exemplo: na partida acima citada, após estarmos perdendo por 2x0, com uma atuação pífia de nossa zaga, conseguimos um empate, buscado na bacia das almas. Mesmo assim, alguns torcedores insistiram em vaiar a equipe, quando esta se dirigia ao vestiário.

Parece ou não parece uma aplicação prática do sarcástico texto de Nélson Rodrigues?

Criado em berço alvinegro, cresci embalado pelas histórias gloriosas de craques que ostentavam uma estrela solitária no peito. Vivi, é verdade, momentos muito difíceis, porém esta paixão que se aproxima de cinco décadas nunca abandonou meu peito.

Sou Botafogo por herança. Sou Botafogo por amor. Um amor que já tomou conta também de minha filha.

Sou Botafogo, independente de conquistas. E, por isso mesmo, quero ao menos um time que me dê orgulho dentro das quatro linhas.

Acho que a torcida tem esse direito e também o dever de cobrar isso. Somos um patrimônio desse clube, mas o Botafogo também é um patrimônio nosso.

Que nos unamos, portanto, em busca desse objetivo. Não os seis mil de sempre, não os cem mil que o Maracanã viu encher suas arquibancadas pela última vez, em 99. Mas os milhões de botafoguenses espalhados pelo Brasil.

Se para isso for preciso paciência, que a tenhamos.

Se para isso for preciso apoio, que ocupemos o Engenhão e mostremos o quanto é bonita a nossa torcida em festa.

Vaias não mais.

Se vaias resolvessem, nosso time, com certeza, estaria numa situação melhor.

Um abraço em preto e branco,
Rafael Casé


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 35 comentários



14/04/11@18:22

Cricrizada AMiga:
Por concordar com cada letra, linha, parágrafo e com a idéia toda do Casé, lanço mão deste espaço para lhe dar voz.
Saudações Botafoguenses,
Cesar Oliveira



14/04/11@19:38

Cesar,

Na verdade não sei onde me enquadro, mas últimamente só tenho motivos pra vaiar, e isso eu faço sem nenhum pudor. Voce me conhece, e sabe o quanto sou botafoguense, mas aguentar calado essa corja que hoje veste a nossa gloriosa camisa.! É dose pra mamute.

Patinhas.



14/04/11@19:52

Concordo com cada linha escrita aqui...
É até um alívio saber que outros também pensam como eu...



14/04/11@21:37

Patinhas, o Casé - assim como eu - acha que a vaia é válida. Mas vaiar com DOIS minutos de jogo?! Ora... fica em casa vendo o Jornal Nacional...



14/04/11@22:01

Caro Cesar. Como assisto tudo e leio tudo sobre o Botafogo mas distante do RJ, sofro sempre calado. Creio que se estivesse perto continuaria sofrendo calado pois a paixão pelo glorioso jamais me faria vaiar. Loris



14/04/11@22:03

Cesar,

Ainda tenho fé no "trabalho" do Caio Jr. mas se ele insistir com o pouco produtivo Everton na esquerda, com o Caio de armador de jogadas, e o Jumento na direita fazendo M... em cima de M...acho que vou esquecer os vampiros e vou vaiar o próprio.
Chega de invencionices, o Herrera estava mal, mas botar lateral no lugar de atacante, precisando ganhar o jogo, é no minimo estranho.

Patinhas.



14/04/11@23:32

não foi com 2 min de jogo não.
tava na vip e vi qdo começou as vaias.



14/04/11@23:44

Patinhas, Cesar, Dora e amigos, não vou dizer que a culpa é do sicrano ou do beltrano, mas é difícil assistir um espetáculo com os atores atuais. Ontem mais uma vez tava lá e vi alguns "torcedores" vaiarem o Azevedo antes da bola rolar.
O momento não é bom, mas tirar a confiança assim é torcer contra.
Infelizmente a diretoria vem cometendo alguns erros nas contratações, mas esses são os jogadores que estão defendendo o nosso Botafogo. Não sei qual é a solução, mas vaiar por vaiar não melhorará o desempenho do time.
Patinhas, eu também fiquei louco quando o Caio Jr. colocou o Somália no lugar do Herrera, não pelo Herrera e sim pela falta de vontade em ganhar o jogo. Eu teria arriscado com o William.

Saudações Gloriosas



15/04/11@00:16

O pior é perceber que esse mal é transmitido geneticamente de pai pra filho.

O q



15/04/11@00:19

O que se vê de cornetas mirins nas arquibancadas é assustador...



15/04/11@02:59

Grande Botafoguense Casé!

Se esse texto não tivesse endereço e dono, iriam dizer que foi escrito pela Malu Cabral. Nele, existem frases que escrevi aqui ontem, nesse Canal. Há, sim, de verdade, torcedores que saem de casa predispostos a vaiar, a desconcentrar o time e, principalmente, como voce brilhantemente escreveu, que essas vaias sejam ouvidas, que esses xingamentos sejam ouvidos. Não basta vaiar, tem que essa vaia e esse xingamento chegarem aos ouvidos dos jogadores, do treinador. Eles tem direção...Pra quê se conseguimos um empate aos trabcos e solavancos? Para sentir um prazer quase orgásmico, de xingar. De se vangloriar depois, nossa, sou o Phoda! Todos me ouviram! Nossa, mas que triste.

Vc escreveu: " Somos um patrimônio desse clube, mas o Botafogo também é um patrimônio nosso."

Parabéns! Voce, como deve ser um Botafoguense, foi brilhante! E justo.



15/04/11@03:00

Cesinha, saudades de vc nas Colunas...Beijo!



15/04/11@07:24

Cesar, eu por exemplo fiquei vendo jornal nacional... foi menos irritante.



15/04/11@07:25

Cesar,
o texto é excelente porém,há que se vaiar sim não os
jogadores na hora do jogo mas, quem os colocou lá.Quem
dispensou o Bernardo certamente foi algum idiota que
de bola nunca jogou e/ou ouviu falar. Esses incompetentes devem ser vaiados constantemente. O profissional(se é que podemos chamar alguns assim) não
tem culpa. Esses incapazes que contratam hão de serem vaiados até ao atender o telefone,acordar,etc.,



15/04/11@09:53

Cesar,

Não me irrito mais com esse time, com essa diretoria e tudo mais.

Antigamente perdia eu ficava puto, quebrava a casa, batia na mulher (brincadeira), chutava o cachorro e por aí vai...

Agora não. Estou na esperança que o fundo do poço chegue logo e que depois disso tomem alguma providencia.

Falo isso porque hoje vivemos apenas de promessas dos nossos dirigentes e nada é feito.

Então que chegue logo o fundo do poço...

Desculpem as palavras que para alguns podem parecer muito pessimistas, mas é assim que me sinto hoje.

Abraços!



15/04/11@10:05

Ontem, vendo o jogo do Santos (olhe que eu detesto esse Santos), conclui-se que nosso time é um verdadeiro LIXO. Lixo, é o mínimo que posso dizer nesse momento. Como não vaiar isso?



15/04/11@10:08

cavalca,

e eu assistindo o jogo do cruzeiro?

Vendo Leandro Guerreiro incrivelmente jogando bem e o Cuca com um time arrumadinho sendo o melhor time da libertadores?!

Que inveja que fiquei...



15/04/11@10:09

Achei o texto do link abaixo muito melhor:

http://fogoeterno.wordpress.com/2011/04/15/do-riso-a-vaia-calaram-o-nosso-amor/

Não critica a torcida apenas por criticar de cima de um pedestal. Mostra também porque a torcida age assim e quem são os verdadeiros culpados.



15/04/11@10:12

O Ganso teve uma contusão igual ou pior do que o do Maicossuel. O cara já tá lá jogando e jogando muiiito.



15/04/11@10:12

Bem lembrado, rei_do_cerrado



15/04/11@10:16

torcida a beira de um ataque de nervos!
tecnico passivo, jogadores passivos, diretoria estática.
no vasco: dodo, carlos alberto, não deram certo.
bernardo e felipe bastos que poderiam ser nossos deram.
felipe, diego souza, eder luis alecsandro não são apostas nem refugos.



15/04/11@10:57

Concordamos plenamente com o narrado e com as interjeições dos usários.Contudo,não conseguimos vaiar um time que esteja vestindo a camisa do BOTAFOGO.Quer queiram ou não,não existe clube algum que tenha uma torcida como a nossa,apaixonada,vibrante,chegando ao ponto de quando acontece esses desastrescomo o que vem acontecendo com o time atual.modificar o nosso humor,mas vaiar NUNCA!!!!!!!!!



15/04/11@11:10

Não costumavam vaiar o Lúcio frágil e Leandro entregueiro...

vai entender essa torcida!



15/04/11@11:14

Bom lembrar que o Botafogo ainda é o campeão carioca. O time que venceu o campeonato não era muito diferente do atual. Mas jogou pra cima deles ("não vai ter final porra nenhuma, vamos acabar com isso agora", disse o presidente ao grupo, está no vídeo da conquista) e venceu. A diferença é essa. O Joel passou a jogar pra ele e não pro Botafogo. Claro que existem erros. Everton é um erro grave. E isso vai pra conta do Anderson e do André, que gerem mal o futebol do Botafogo, segundo o meu juízo. Mas não dá pra aproveitar uma oportunidade em que o Botafogo está cambeleando pra inventar mentiras e criar oportunismo político babaca. O Botafogo é hoje um clube muito diferente do que foi. Organizado, limpo, cheio de ações, vários esportes fazendo sucesso (venceu o Vasco no futsal ontem), foi campeão de remo e volei. Tenho críticas? Tenho. Mas não vou ficar espezinhando quem trabalha honestamente. Outro dia, um amigo meu, muito querido, me disse que "Fulano de Tal (omito o nome) não tinha cartão de crédito antes de trabalhar para o Botafogo". Ora... isso é uma aleivosia que eu descarto completamente. Principalmente enquanto as contas do ex-presidente não forem aprovadas. E não serão, alguns sabem.



15/04/11@11:28

Eu vaiava Lúcio Frágil e Leandro Entregueiro quando esses erravam...

Vaiava não, xingava, pois infelizmente moro em Brasília. hehehe

Mas que o Cuca tá fazendo um belo trabalho no Cruzeiro e que o Entregueiro tá jogando bem, ao menos nas partidas que assisti, isso tá...



15/04/11@13:21

Acabo de ler que o zagueiro Antonio Carlos não sabia que se tomasse outro cartão estaria fora da próxima partida. Não é incrível?? Que tipo de organização existe por lá? Jogadores entram em campo sem ter a informação de que sua situação é assim, assado, e que não pode cometer qualquer faltinha pois pode ficar de fora de uma outra partida decisiva? Que tipo de cuidador relapso é esse? Só se pode acreditar que isso é recorrente por lá. Cadê o profissionalismo? Isso é brincadeira.



15/04/11@13:22

Falta muito pouco, pouco mesmo, pra eu desistir desse clube.



15/04/11@16:26

Com a absurda incompetência que vem sendo gerado o futebol do Botafogo o clube é que irá desistir de nós pois fatalmente irá para o inferno da segundona. Ninguém há
de se conformar com essa desastrosa aquisição de reforços. Não há cobradores de faltas,escanteios e lateral,fato que ficou evidenciado no último jogo(ninguém "se atreveu" a cobrar dois corners) o que
é pra lá de ridículo.

rgm


16/04/11@09:52

Se se vaia com 2 min, não é por "herança genética" ou pura "traição" mas, sim, porque há algo de errado. Cesar, meu caro, dessa vez sou obrigado a discordar de forma radical.



16/04/11@10:28

César, muito bom o texto!

As vaias começaram muito cedo na partida citada. De onde eu estava com a minha família (perto do Franco), percebemos nitidamente. Não concordo com a postura da torcida e gostaria que ela manifestasse as suas insatisfações (que também tenho) de uma forma mais inteligente.
Enfim, que possamos viver dias mais alegres, que despertem na torcida a beleza de sua presença e a força de ações conjuntas em prol de um Botafogo mais forte e vitorioso.



16/04/11@10:31

"O pior é perceber que esse mal é transmitido geneticamente de pai pra filho."

Onde assino, Fogo de letra?



16/04/11@12:05

Prezado Cesar,

Admiro muito a sua postura e os seus comentários. Entretanto, lamento mas não concordo de forma alguma com o texto.
Desculpe, mas pra mim, é simplesmente ridículo, transferir a responsabilidade da pífia atuação desse timeco que montaram às custas de tramóias com empresários inescrupulosos, vendendo a própria alma do meu Glorioso Botafogo.
Essa diretoria que aí está, pode até ter competência na gestão administrativa interna do clube. Mas no que diz respeito ao futebol, é completamente imcompetente.
Haja vista a postura do presidente, sempre falastrão, que muito promete e nada faz de concreto para o departamento de futebol do Botafogo.
Basta lembrar de algumas:
1-Ronaldinho Gaúcho no Botafogo. Piada do dia da mentira, ou era pra ridicularizar a torcida?
2-Contrato com a Globo seria melhor do que o do Clube dos Treze. Na verdade aumentou a diferença de valores entre a parte que nos cabe e a dos dois de maiores torcidas. Não sei aonde ele viu vantagem.
3-CT de M. Hermes. Nada é explicado de forma concreta. Vamos devolver C. Martins, ou não? E o terreno de M. Hermes, foi liberado? Quais são as condições do contrato. A imprensa muito publicou, mas o presidente omitiu a verdade sobre a situação.
4-E o contrato de publicidade do Engenhão, anunciado como sendo espetacular e até agora, nada?
5-E o patrocinador da camisa, que seria um dos melhores contratos do Brasil?

E por aí vai...
É muito blá, blá, blá e quase nada de concreto.

Eu, particularmente não tenho o hábito de vaiar, até pela minha formação. Mas não condeno aqueles que assim se manifestam pois razão para isso existe e de sobra.

O meu Botafogo, é glorioso sim!!!
E por isso não merece ser representado por essa gente que aí está, sem nenhum compromisso, e verdadeiros "cabeças de bagre", seja na direção, no departamento técnico e os jogadores profissionais que lá estão.
E tem mais, quem é esse tal de Caio Jr. pra se sentir irritado pelo fato da torcida vaiar com dois minutos de jogo? Alguém tem que explicar pra ele que a torcida vaia, justamente porque ele chegou dizendo que o Botafogo iria jogra pra frente, no ataque, de forma diferente. Só que nada disso aconteceu. Por mais que alguns queiram vêr diferença entre o time do Caio e o time do Joel, eu nada vejo, pra mim está tudo igual. E o que é pior, caminhando em largos passos para uma situação mais complicada ainda.

E pra encerrar, é lamentável que um time que teve como ídolos craques consagrados mundialmente, que evidentemente não há a necessidade de serem citados aquí, tenha atualmente como ídolo, um "perna de pau" como esse Loco Abreu. É triste...!!!

Desculpe pelo desabafo, mas é que não suporto mais lêr tanta análise que tem como objetivo culpar a torcida por tudo de errado que acontece com o Botafogo.



17/04/11@11:44

Pirapol, vc foi cirúrgico. Onde assino?



05/05/11@21:25

Acho que vc está sendo muito complascente com esse time do Botafogo. Concordo com a torcida em vaiar pois não é de hoje ou de uma ou duas partidas que essa cambada de jogadores não vem demonstrando qualquer respeito com esse nosso manto. Além do mais, essa Diretoria é simplesmente omissa e nada faz (diga-se de passagem que já fazem mais de dois anos) que o Botafogo não tem um meio de campo criativo. E vem vc achar que a torcida não deveria vaiar essas amebas. Me poupe Sr. César Oliveira. Talvez seja por isso que esse Botafogo a muito tempo nada vem jogando e/ou alcançando qualquer titulo, a não ser esse campeonatozinho Carioca.



05/05/11@21:32

Completando: pois tem torcedor alvinegro (que se diz botafoguense)igual a vc que acha que o Fogão está jogando uma maravilha e, deste modo, nunca deverá ser vaiado. Onde já se viu, cara, uma Diretoria que classifica uma torcida como "Vândalos" e ainda chama a Polícia para baterem neles. Agora mesmo li uma reportagem onde o Tribunal está querendo aumentar a punição aos jogadores do Botafogo que participaram da briga contra o Avaí. Duvido que se essa confusão toda fosse entre o Avaí e o Flamengo, se algum jogador dessa coisa fosse punido. Tenh a certeza que você está sendo muito infeliz em seu comentário.

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!