PRESENTE DE ANIVERSÁRIO PARA UM QUERIDO SETENTÃO
Por Cesar Oliveira
Em 22/02/2010, às 00:30:39

Cricrizada Amiga:

Não é fácil ser Botafoguense. Mas é bom pra $#%&!

A gente ganha quando “eles” menos esperam. Temos uma legião de craques, ídolos, lendas e mitos como nenhum outro. Aliás, desconfio que é isso justamente que os faz nos agredir tanto.

Um amigo meu, flamenguista chorão e bobo, passou o jogo me mandando e-mails debochando da vitória. Foi falta aqui, eles jogaram mal ali, o gol não foi merecido... coisas de mau perdedor.

No chope que reuniu a Confraria da Amizade Botafoguense antes do jogo, nas imediações do Maracanã, a vascainada, na base do 4 pra 1, nos sacaneava à larga. Estavam certos de repetir a goleada, certos de nos achincalharem o domingo.

Comentei com meus confrades que aquele era uma história que qualquer vetusto Botafoguense, como eu, conhecia o final: uma derrota daquelas que amargam a semana dos nossos adversários, como já tinha sido, no meio da semana, praquele time da beira da Lagoa. Amanhã, os bacalhaus – como antes os urubus – irão trabalhar ou à escola com cara de bunda.

Voltamos ao bar, depois da vitória desopiladora, para mais uma rodada de cerveja e pizzas. Os “nossos” faziam uma festança. Os adversários, visivelmente envergonhados, passavam de cabeça baixa, sem coragem de olharem em nossos rostos iluminados pela vitória.

Mas bom mesmo é perceber a imensa quantidade – e qualidade – dos amigos que o Botafogo, via internet, colocou em minha vida. Lá atrás, nos primórdios da internet discada, conheci o Nesto, a Malu, a Kátia, o Fernando, o Conde, o Marcelo, só gente boa.
Hoje, temos uma Confraria inteira. Amigos daqui e dali, do Rio, de Goiânia, São Paulo e Fortaleza. Que se comunicam semanalmente, por e-mail e celular, para comemorar essa “paixão medonha”, da qual fala meu amigo Roberto Porto.

Aliás...

ROBERTO PORTO, 70

Enfim, vencemos. E, sem o saber, o Botafogo proporcionou ao jornalista Roberto Porto uma alegria a mais.

Durante muito tempo, ele foi o representante da torcida do Botafogo na imprensa carioca. Brigava pelo Botafogo, defendia o Botafogo, não permitia que o Botafogo fosse achincalhado. E, desconfio, andou prejudicando a sua carreira por isso.

Nesta segunda-feira, ele completa 70 anos de idade. Tive o prazer de me tornar seu amigo, depois de tanto tempo lendo suas colunas no Jornal dos Sports, de vê-lo no Maracanã torcendo pelo Botafogo nas arquibancadas.

Quis o destino que, um dia, comentando uma coluna – uma das últimas que escreveu no cor-de-rosa antes de ser demitido – eu entrasse em contato com ele, trocássemos e-mails e ele me confessasse seu sonho dourado:

— Eu gostaria é de escrever o meu livro sobre o Botafogo.

— Se você escrever, eu publico – disse eu desaforadamente. E, juntos, com o apoio luxuoso do designer Marcelo Fonseca, produzimos um livro que é um dos maiores orgulhos da minha carreira: “Botafogo: 101 anos de histórias, mitos e superstições”.

Ainda hoje, quando o tiro da estante dedicada aos 500 e tantos livros de futebol que tenho, para reler uma coisa ou outra, para rever uma fotografia ou conferir uma informação, ainda hoje – repito – fico emocionado em saber que aquela preciosidade tem o meu dedo e me permitiu ficar amigo de um dos maiores jornalistas Botafoguenses em todos os tempos.

Hoje, aos 70 anos de idade, desrespeitado pelos antigos donos do Jornal dos Sports, que o demitiram sem lhe pagar, uma falcatrua que só a (in)Justiça do Trabalho do Brasil é capaz de proporcionar, Roberto Porto vive da sua aposentadoria e do trabalho que produz na ESPN Brasil, participando com seus fartos conhecimentos da história do futebol brasileiro no programa “Loucos por Futebol”.

Sua ausência da mídia diária é uma perda para o Botafogo, para a imprensa esportiva e para nós, torcedores do Botafogo.

Saudações bicampeãs,
Cesar Oliveira

PS-1: Se você quer parabenizar o Porto, vai lá no Blog dele: http://blogdorobertoporto.blogspot.com

PS-2: Hoje, vamos chupar... um picolé! Que tal?...


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 11 comentários

mvo


22/02/10@07:52

PARABÉNS ROBERTO PORTO !!

o título é para você também !!!!

mvo


22/02/10@07:52

..e vamos ganhar o campeonato !!!



22/02/10@07:57

SHOW!!!!!!!
e TOME TROMBONE NELES!!!!!!!
RS...



22/02/10@10:05

Estou tentando ligar para o amigo Porto, mas só dá ocupado! Ele é muito querido.

Vamos comemorar galera! O título é nosso. Saudações!!!



22/02/10@11:06

PORTO,

Parabéns e um grande abraço, que você merece !

Deve estar feliz com o presentão que o nosso Botafogo te deu ontem antecipadamente. Comemore em dobro !!!

mvo


22/02/10@13:23

parabéns Porto !!!!!!!!!



22/02/10@15:23

simples assim... somos campeões!!!

mvo


22/02/10@15:37

vamos ganhar o segundo turno também e sermos campeões diretamente.



22/02/10@18:25

Esse sacana faz aniversário na mesma data que eu. Já fui um grande fã nos anos 90, quando ainda era "criança", mas desde 2000 e pouco, acho que ele está com a vanguarda do atraso, no que diz respeito ao Botafogo.



22/02/10@19:17

http://www.riofutblog.com/2010/02/special-feature-botafogo-win-taca.html



22/02/10@23:25

Parabéns ao grande botafoguense ROBERTO PORTO. Acompanho seu blog com muita satisfação.

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!