DE QUEM SÃO ESTAS CRÔNICAS?
Por Cesar Oliveira
Em 21/12/2009, às 00:20:11

Cachorrada Amiga:

Passado este sufoco de ano para a nossa torcida Botafoguense e aguardando com desconfiança o time que vai se formar, nada nos resta a não ser relembrar glórias e torcer para que elas retornem a acontecer para os que vestem a camisa Gloriosa.

Dentre estes exercícios, fui pesquisar recortes e crônicas de mais de 60 anos atrás e achei algumas pérolas enaltecendo o Botafogo.

Está aberta a votação!

Quem escreveu tudo isso em um jornal de ponta na época, falando com tanto entusiasmo de Heleno, Biriba, Carlito Rocha e do time campeão de 1948?

Abraços a todos os botafoguenses que passarem neste botequim virtual e um abraço especial àqueles amigos de arquibancada, que sofreram e vibraram comigo, jogo a jogo, nesse ano tão difícil. Não vou citar nome de ninguém porque a turma ficou muito grande e periga esquecer algum nome. É a turma do Sobrinho, que acabou criando um fã-clube para um tio fanfarrão.

Boas festas e até 2010!

Dr. Betofoguense

Colunista Por Um Dia

PS.: O titular da coluna premiará a primeira pessoa que postar a resposta certa com um livro OS DEZ MAIS DO BOTAFOGO, de Paulo Marcelo Sampaio. E será ele o responsável também por elucidar o autor das crônicas e sua motivação para escrevê-las.

CRÔNICA 1

HELENO

Apesar de tudo, o rapaz ainda é o melhor do Brasil. Reclamando, enfezado, irritando até as traves dos gols, ainda é ele o melhor, o mais eficiente, o de mais classe, o mais capaz. Outros poderão vir, mas por enquanto, ninguém se aproxima dele. Depois que acabou o futebol de Leônidas, o que existe por aí é o futebol de Heleno. Por tudo isso é que lastimo que ele se vá para Buenos Aires. O que vem provar que o futebol argentino anda atrás de nossa gente, sinal evidente de que já se foram os tempos da ala Gandula-Emeal, e dos Santamaria, em campos cariocas.

(28-5-1948)

CRÔNICA 2

O BOTAFOGO É O BOTAFOGO

O meu caro amigo Geraldo Romualdo é um homem feliz. A liderança do Botafogo deu-lhe um aspecto de Geraldo dos tempos de goleiro de São Januário. O Geraldo pegou o passarinho verde e anda com o seu achado, a sorrir uma felicidade de cordeirinho. Homem de alegria que enche os outros de inveja.

E tudo lhe vem da segurança do campeonato como caso liquidado.

Gosto de ver uma criatura assim, possuída de tanta felicidade.

É o Botafogo, clube de gente que não perdeu nunca a esperança. E gente brava, de sangue quente, de muito gritar, de muito estrilar.

Mas gente que vai até o fim.

(28-9-1948)

CRÔNICA 3

BIRIBA, GEMADAS E FUTEBOL

Não estou com os ortodoxos do futebol que acham o Biriba uma heresia, uma presença quase de monstro, do diabo, nos campos de futebol.

Pelo contrário, a invenção do Biriba anima as partidas, dando uma cor local aos espetáculos. Tudo muito bem no bom sistema de acomodação do brasileiro às realidades que vêm de fora. No tempo em que a charanga dava sorte ao Flamengo, nada melhor que as músicas do Jaime. Agora o Biriba está dando certo ao Botafogo. Por que então transformar o Biriba em cabeça-de-turco? Pode ser uma farsa, como achou o juiz inglês. Mas em teatro uma farsa não é nada desprezível. Pode haver a farsa de gênio.

Vamos deixar o Biriba e as gemadas, que são invenções do Carlito para animar o campeonato de 1948.

(02/12/1948)


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 13 comentários



21/12/09@01:31

Só uma correção : a assinatura como Dr. Betofoguense ficou por conta do dono da coluna. Se tem uma coisa por aqui que eu não sou é Dr., até porque nem defendi o doutorado ainda (rs).
E mesmo que tivesse feito, este personagem é só um torcedor comum, ok ? Abs.



21/12/09@07:27

"É a turma do Sobrinho, que acabou criando um fã-clube para um tio fanfarrão. "


Você também é um fanfarrão.



21/12/09@09:02

Vou faturar o livro....

O autor das crônicas, é o grande Jose Lins do Rego!!



21/12/09@10:27

Acho que foi o Bebeto...hehehehehe...



21/12/09@10:28

Pô Sonic, mas o cara era o maior flamenguista ...



21/12/09@10:31

SONIC VENCEU...



21/12/09@10:32

Depois do Natal, eu comento a coluna do Betofoguense, um simples torcedor.



21/12/09@10:35

Sacanagem, Sonic... não deu nem pra esquentar. Você vê como é bom ler, não é, meu amigo? Você entrou, leu, matou a charada e ganhou seu livro. Tem gente que não lê, podia ficar na sarjeta e sempre dá um jeito de entrar aqui para jogar no ventilador. Acaba chegando a presidente...
Me mande um email com seu endereço postal completo, que vou postar o livro imediatamente. No dia 28, tenho que ir ao Cenpes para uma reunião na Biblioteca. Vai pagar o café?



21/12/09@10:41

Opa.... ahauhauahuahu... desculpa ai galera, mas o bom livro do nosso amigo Paulo Marcelo, é meu!!! eheheh...

Cesar, dia 28 é só me ligar, e a gente almoça junto, por minha conta!!!

Abraços!!!



21/12/09@10:48

BETOFOPGUNSE: está confirmado, se confirma cada vez mais, que aquilo que conversamos, no dia da Confraria, sobre os textos do JL do Rego, são absolutamente verdadeiras...

SONIC: manda o seu endereço e aproveita manda o celular pra eu pegar esse rango de graça...



21/12/09@11:58

Sonic, matou fácil ...
Agora fica a pergunta : por que, sendo José Lins do Rego um flamenguista fanático, iria enaltecer o Botafogo daquela maneira em sua coluna tão lida no outrora concorrido Jornal dos Sports ?
Porque os tempos eram outros e a convivência era mais amistosa naquela época ? Ou porque o Botafogo era tão fantástico que fazia um torcedor adversário render-se a elogios ?




21/12/09@12:40

SONIC
O livro já foi, que eu não sou besta de combinar uma coisa com o Betofoguense e mijar fora do penico.



21/12/09@12:42

HOJE É ANIVERSÁRIO DO ZÉ FOGAREIRO, NOSSO BASTIÃO NO GLOBOESPORTE.COM
MANDE UM ABRAÇO PRA ELE EM blogdobotafogo@globo.com

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!