O QUE DÁ PRA RIR, DÁ PRA CHORAR. E VICE-VERSA
Por Cesar Oliveira
Em 11/04/2010, às 23:18:15

Cricrizada Amiga:

Você está com uma pulga atrás da orelha? Eu estou e explico.

Outro dia, conversando com o Dr. Betofoguense sobre o nosso time, lembrei a ele que, ano passado, quando o Cuca deixou de jogar pra vencer um, pelo menos um, dos três jogos nos quais poderíamos ser campeões cariocas, resolvi dar uma de sabichão e vaticinei se o técnico fosse o Joel Santana, não teríamos perdido o título.

— O Joel jamais botaria o Botafogo na defesa num jogo em que, se vencesse, seria campeão.

Ledo engano, bobinho. Joel mudou e a gente que se prepare para três jogos emocionantes. Porque ele prefere Túlio Souza e Eduardo; e pretere Marcelo Cordeiro, Caio e Edno. Vai botar o Botafogo pra jogar com três zagueiros e cinco cabeças-de-bagre, digo, de área. Vai jogar na defensiva e contra-atacar.

O que mudou? Mudamos nós ou mudou o Joel?

Neste domingo, no Enquanto a bola não rola, da rádio Globo, os comentaristas Gérson, Luiz Mendes e Eraldo Leite, só para falar aqui dos cariocas, dois botafoguenses e um “meio botafoguense, de coração” — como ele mesmo se declara — apostavam que Joel mudou, porque hoje só pensa nele.

Pode ser verdade.

Natalino, que é a pessoa simples que o Brasil sacaneou quando ele desfilou seu inglês debuqueizondetêbou na África do Sul, estaria mais preocupado com os próprios louros e títulos, arriscando pouco e esperando que a sorte não o abandone, que o Caio vá lá e o salve.

A melhor defesa é o ataque

Estamos calejados, não queremos isso — eu, pelo menos, não quero. Há tempo de defender e tempo de atacar. Nos Estados Unidos, a torcida tem a filosofia de D-Fence, chegam a levar cartazes desenhados com um “D” maiúsculo e uma cerca (“fence”, in English...).

Mas Joel corre um risco enorme com esse comportamento covarde e “selfish” (egoísta...). Ele corre o risco de repetir Cuca. E nós, o de sermos vice, novamente, com todos os prejuízos emocionais e financeiros que isso representaria.

Só que, desta vez, temos um trio atacante à disposição que, bem ensaiado, pode nos trazer grandes alegrias. Herrera e Loco Abreu caíram como uma luva no Botafogo, e nas graças da torcida.

Ambos são empenhados, se esforçam para jogar no limite o tempo todo. Herrera é um guerreiro, Abreu é um líder natural e de trato simples. Muitos de nós já o vimos distribuindo instruções, chamando o grupo para comemorar os gols, todos juntos.

Só o Caio destoa no trio, porque é individualista demais. Está certo que o garoto tem uma sorte inacreditável. Quase sempre entra e marca gols importantes. Mas nem sempre isso vai dar certo.

Se jogasse mais com (e para) o Casal Mercosul, se daria muito melhor, à vista de todos — torcida, comentaristas e, claro, empresários que o querem levar para a Europa.

Caio precisa aprender a jogar coletivamente, deve ser instado a jogar dessa forma. Isso vai lhe proporcionar também sucesso individual. Ser o craque que, além de tudo, joga para o grupo. Num time de onze, querer brilhar sozinho é criancice.

O paraíso é logo ali

Enfim, temos um jogo, um único jogo, noventa minutos para o título e a glória.

Seria sensacional, uma coincidência sensacional e que me reporta ao livro 21 depois de 21, que Rafael Casé e Paulo Marcelo Sampaio vão lançar no dia 21 de junho de 2010.

No dia 9 de junho de 1968, goleando o Vasco da Gama por 4x0, na final do Campeonato Carioca (gols de Roberto Miranda, Rogério, Jairzinho e Gérson), o Botafogo fechou a quarta vitória das finais que lhe deram o bicampeonato 1967–1968. Depois, ficou 21 anos sem ganhar. Veio 1989, e a vitória contra o Flamengo, acabando com a amargura de duas décadas sendo motivo de chacota.

O atual campeonato, de 2010, soma mais 21 anos a essa coincidência tão ao nosso gosto dos botafoguenses.

1968 + 21 = 1989 + 21 = 2010

Isso sem falar no vídeo, que rolou há alguns meses, de um filme dos Trapalhões, dirigido em 1989 pelo cineasta José Alvarenga, em que ele faz uma profecia sobre o título do Botafogo como campeão carioca de 2010 (veja em http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1217378-7824-JOSE+ALVARENGA+DIRETOR+DE+TELEVISAO+COLOCA+O+BOTAFOGO+EM+SEUS+ROTEIROS+DE+TRABALHO,00.html).

Mas o Botafogo precisa se ajudar

Joel Santana não pode ser covarde. Tem que jogar de igual para igual contra o Flamengo. Defender com empenho e atacar com coragem. Deixar de fora do elenco – e do jogo final – os jogadores que não servem ao Botafogo: Eduardo, Túlio Souza, esses caras já provaram a todos que não servem para o Botafogo.

Cabe a nós, torcedores, falarmos isso pela imprensa, pela internet, escrever em sites, blogs e twitters botafoguenses que nós queremos Caio, Herrera e Loco Abreu na frente. E que não queremos, nem confiamos, em Eduardo e Túlio Souza.

Estamos, repito, a um único e escasso jogo de nos tornarmos os campeões cariocas de 2010. Esse título será nosso à medida em que nos aplicarmos em dizer ao Botafogo, sua diretoria e comissão técnica, que queremos que, domingo, o Botafogo seja o Botafogo que nos tornou seguidores da Estrela Solitária.

O Botafogo precisa jogar com coragem

Como o Botafogo de Manga, Cao, Ricardo Cruz, Vágner, Cacá, Paulo Roberto, Mauro, Wilson Goiano, Paulistinha, Moreira, Josimar, Jadir, Osmar, Gonçalves, Wilson Gottardo, Mauro Galvão, Zé Maria, André Silva, Moisés, Renato, Zé Carlos, Nilton Santos, Sebastião Leônidas, Rildo, Valtencir, Marinho Chagas, Marquinhos, Nei Conceição, Djair, Gustavo, Donizete, Carlos Alberto Santos, Luisinho, Vitor, Jamir, Ayrton Povil, Carlos Roberto, Beto, Sérgio Manoel, Edson Praça Mauá, Gérson, Didi, Garrincha, Rogério, Zequinha, Maurício, China, Carlos Alberto Dias, Ademir, Marco Aurélio, Jairzinho, Paulinho Criciúma, Fischer, Ferretti, Quarentinha, Roberto Miranda, Valdeir, Amarildo, Paulo Cesar Caju, Túlio Maravilha, Mazolinha, Zagalo... campeões que escreveram seus nomes para sempre em nossos corações e mentes.

Como o Botafogo que fez o time da beira da Lagoa sentar em campo, nocauteado, cansado de tomar gols.

Como o Botafogo de 1997 que, com um time de reservas, ganhou do Flamengo de Sávio e Romário.

Como o Botafogo de 1989 que superou uma adversário cheio de jogadores da Seleção e venceu 21 anos de amarguras.

A hora é essa! Esse campeonato não pode passar de domingo! É hora de nos mobilizarmos pra valer, comprar ingressos a partir do momento em que abrirem-se as bilheterias e encher o Maracanã para apoiar o time.

Saudações Botafoguenses,

Cesar Oliveira

PS.: Estou disponibilizando para quem desejar um PDF com uma degustação de algumas páginas do livro 21 depois de 21, cujos originais recebi do Rafael Casé e do Paulo Marcelo Sampaio no final de semana. O arquivo contém a capa, o sumário, o prefácio (do Paulinho Criciúma) e um texto imperdível do João Moreira Salles sobre a noite mágica de 21 de junho de 1989.


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 29 comentários



11/04/10@23:27

João Moreira Salles? É esse mesmo que botou na cabeça daquele boçal em vez de ser dentista ser Presidente do BFR???
SOCORRO!
AMIGOS, COMO ESSES NÃO PRECISAMOS NEM DE INIMIGOS.



11/04/10@23:36

Sensacional, Cesinha! Pergunte se eu vou comprar?

O João escreve maravilhosamente bem. Ainda mais sobre o Botafogo.



12/04/10@00:13

Espelho, espelho meu
existe coisinha mais feia do isso aí em cima?
Precisa de uma bela recauchutagem GERAL.



12/04/10@00:17

César, nosso treinador era o Ney Franco.



12/04/10@00:24

Vamos pra cima deles! Pode ser no contra-ataque, pode ser surpreendendo e indo para cima.... não sei o que Natalino vai armar, mas pode escrever e esperar que ALGUMA ele vai armar para o limitado Andrade.
Quem viu o jogo de hj confirmou as limitações do treinador de lá...temos uma BAITA VANTAGEM nas mãos.
Confio no Joel, confio no trabalho dele. Na minha opinião mandou muito mal apenas contra o Santa Cruz aqui... de resto tem feito um ótimo trabalho.
Mudou e encaixou peças aos poucos, testou variações de jogo e formações na TR, sabe o grupo que tem nas mãos. E não vai deixar essa oportunidades passar.

César, inclua mais uma coincidência.... O LF em 2006 se machucou e não jogou o último jogo!!!! :D



12/04/10@07:08

Cesar,
estive no jogo de 1989 com toda minha família....
qual é data limite para mandar meu depoimento para o
seu sensacional livro ?
saudações alvinegras...



12/04/10@08:40

Se o juiz e a Rede Globo deixar, venceremos. Explico:

- Juiz: Como vem acontecendo constantemente contra o Simpático da Gávea (ex. último jogo [2x2]), somos prejudicados pela arbitragem.

- Rede Globo: será que a Globo "perderá" a transmissão de 2 jogos finais pela TV aberta e PPV, ambos para o mundo inteiro?

Espero que sim, pois não aguento mais ser vice. Tá entalado. Vou comprar foguetes e pendurar minha bandeira na janela do ap, esperando que a taça venha.
Saudações alvinegras.

mvo


12/04/10@09:36

A rede globo quer o flamengo tetra.

mvo


12/04/10@09:37

Mas nós vamos vencer esta. Não tem prá eles não.



12/04/10@09:55

Cesar,

Nosso tecnico ano pasado era o Ney Franco!
E tem mais um errinho de digitação na coluna...
1968 + 21 = 1989 (vc colocou 1889)
abs!



12/04/10@10:19

Só torço fervorosamente para que o Natalino não repita a tática usada no sábado. Batizo essa tática de "Muhammed Ali". Igualzinha à tática usada pelo inigualável pugilista diante do monstro Foreman, na luta de 1975 no Zaire. Ficou nas cordas, apanhando, apanhando e apanhando durante mais de 10 rounds, sem atacar ou contragolpear. Guardou forças para o final, quando derrubou o gigante com uma sequência de jabs, cruzados e ganchos.
Tudo bem que até agora deu certo, mas a angústia que passa é porque às vezes não há quem aguente levar tanta porrada e consiga dar o troco no final.

TEMOS QUE SER CAMPEÕES, DE QUALQUER JEITO !!!




12/04/10@10:27

ROXO,

Domingo nos veremos lá novamente.

E você, meu amigo ... Vai aumentar a sua coleção de fotos levantando taças !!! E dessa vez, duas de uma vez só : a da TR e a do Estadual. hehehe ...





12/04/10@10:35

está certo. Cuca era técnico do flamengo. Ele realmente "deixou de jogar pra vencer".

só que o nosso técnico era Ney Franco. E ele jogou para perder! O pessoal esquece de jantares com uma facilidade... parece até que já esqueceram quem era o nosso presidente, ou pior, de quem continua a ser o nosso presidente...

podem ficar tranquilos! já está tudo acertado! o que acontecer: vitória, derrota, empate... qualquer resultado que aconteça, já está acertado.

não vi o último jogo Botafogo, muito menos o dos nossos adversários. bobos aqueles quem perdem tempo com carioquinha.

eu prefiria continuar na copa do brasil, não passar a vergonha de só eliminar o são raimundo no tapetão e ser logo em seguida ser eliminado pelo santa cruz (time q não está em divisão alguma), que continuar a perder tempo nesse torneiozinho carioca que vale absolutamente NADA!

futebol agora? pra mim só depois da copa(também não perco mais tempo com esses canarinhos mercenários.). acompanhando de longe pra ver se o meu Botafogo não vai cair novamente pra 2ª divisão.



12/04/10@12:30

o time é fraco, o esquema é o de sempre ( quem lembra de Pingo e Ailton em 97) dois volantes tomando conta da zaga, os laterais se alternando na subida ao ataque, e tentar jogar em velocidade na saída de bola.

É isso. Que São Garrincha, Santo Heleno, São Carlito e os demais nos deem uma mão por que vamos jogar contra todos. Além é claro de que na hipótese, quase certa do juiz cometer um "equívoco" contra nós a fra press vai argumentar que fomos beneficiados no jogo contra o frufru. preparem-se, teremos fortes emoções no domingo. Pra poupar minha saúde vou dormir e saber o resultado depois do jogo.



12/04/10@12:56

ahahahahah, espero que SIM, Beto...

Esperi que sim...

A hora é essa!!!!!!!!!!!!!!!!!



12/04/10@13:39

Quem não for é frouxo!
Lancei essa campanha.



12/04/10@13:50

Eu me interesso.

patrickdiascosta@gmail.com



12/04/10@17:53

Joel mudou??? Joel é retranqueiro desde antes de eu nascer. Nego não entende de futebol mesmo.



12/04/10@17:55

A tal filosofia D-Fence dos estados unidos é porque lá no esporte deles, os zagueiros, a defesa, é quem arma todo o ataque do time, não a toa o principal jogador é o quarterback. Além disso, é quem dá o tranco no engraçadinho que tenta passar correndo com a bola, jogada muito valorizada. O esporte é outro, não misture as coisas.



12/04/10@17:55

Roxo, Cuca e Ney Franco, é tudo a lesma lerda...



12/04/10@17:56

Alejandro... vale a sua correção!



12/04/10@18:02

OS ESCORREGÕES DO ANTONIO CARLOS
Quando eu era criança, lá se vai meio século, já ouvia João Saldanha comentando que os jogadores deveriam entrar em campo pelo menos meia hora antes do jogo para "testar o equipamento", checar se a chuteira (que não é a maravilha de hoje, mas já tinha ajustes de travas para vários tipos de piso, seco e molhado, grama alta e baixa) era compatível com o gramado. Putz, o idiota do Antonio Carlos dá uma patinada ridícula daquelas, na frente do Fred, fica com a bunda pro alto e, quando levanta, a bola já está na rede...
No segundo tempo, o CAIO perdeu um contra-ataque porque derrapou. Esses caras não aprendem?



12/04/10@18:36

Cesar, ontem o carniceiro mor willians tbm escorregou... só não foi gol pq ele cortou a bola com o braço.
O campo estava com muita lama mesmo.



12/04/10@18:58

Não tinhamos goleiro, o zagueiro era um anão, o centro avante foi sempre um amarelão, um cai-cai ou umcanhoto desastrado. Jogar aberto é se ferrar. O Caio ainda não tem estofo para 90 minutos. Em 2007 o frangueiro do Julio Chester e Max mais o juiz nos tiraram o título. O Ney Franco não tinha time. O Marcelo Cordeiro não marca ninguem. O Edno não tem preparo físico. Enfim não temos meio de campo. Tem que embolar mesmo e jogar pra cima do Abreu pois desta vez a dupla de anões é deles. Não passa de domingo. Pau neles com Rede Engodo e tudo mais. Loris



12/04/10@19:49

Scott, tu vai entrar na Akick do site... huauauauhahu



13/04/10@10:27

Loris, não é jogar aberto. É não jogar como covardes. Se o Marcelo não marca ninguém, bota alguém que marque na lateral e ele no meio, porque é bom e criativo.

mvo


13/04/10@17:46

Como já disse, estou muito confiante. Este ano não vai ter esse negócio de final, não. Vamos ganhar direto e acabar com o sonho do "tetra" dos urubus.

mvo


13/04/10@17:46

Vamos calar a boca dos mulambos !

mvo


14/04/10@08:11

Tem que mostrar isso para nossos jogadores:

Flamengo ironiza Botafogo durante treino no Chile
Rubro-Negro enfrenta a Universidad Católica nesta quarta-feira

LANCEPRESS!
Na noite desta terça-feira o Flamengo pisou no gramado do Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, para realizar treino de reconhecimento para o duelo desta quarta-feira, contra a Universidad Católica (CHI), pela Copa Libertadores.
A atividade foi marcada pela descontração do rachão disputado entre os jogadores. Durante as atividades, um susto: Willians sentiu dores na perna direita, mas não deve desfalcar o Rubro-Negro para o desafio desta quarta.
No fim do recreativo, o Flamengo mostrou que, apesar de estar concentrado na Missão Libertadores, ainda está concentrado em partes na decisão que o aguarda no Brasil. Ao apito final, o time vencedor do rachão cantou para o adversário "e ninguém cala esse chororô...", em uma clara ironia ao Botafogo, seu rival na final da Taça Rio.

Fonte: http://www.lancenet.com.br/botafogo/noticias/10-04-13/734890.stm?flamengo-ironiza-botafogo-durante-treino-no-chile


 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!