POR UM BOTAFOGO QUE SE DÊ AO RESPEITO
Por Cesar Oliveira
Em 23/07/2010, às 14:12:23

Cricrizada Amiga!

Ontem à noite, depois do jogo, irritado com a expulsão injusta e safada do Jóbson, escrevi um e-mail para alguns jornalistas botafoguenses, para alguns amigos botafoguenses.

Dizia mais ou menos o seguinte:

Caros Roberto Porto, Eraldo Leite, Fernando Molica, Gustavo Poli e Ricardo Baresi, representantes dos torcedores na imprensa esportiva

Amigos Botafoguenses da Confraria da Amizade Botafoguense

Esperei até a essa hora para ler o que os jornais online falariam da injusta e ridícula expulsão do Jóbson no jogo de ontem. O que ele fez? Tentou driblar, com o seu talento, um zagueiro do Palmeiras e, vislumbrando o espaço, tentou meter por entre as pernas do adversário? O Botafogo estava partindo pra cima, poderia reverter o resultado e ele tinha obrigação de tentar fazer isso com o seu talento.

Ele foi agredido pelo zagueiro que tentou driblar. Foi confrontado pelo Marcos Assunção? Ele não reagiu. Sequer bateu boca. Como já não reagira o Caio que, com um minuto de jogo, foi agredido covardemente com um cotovelaço no queixo. Tanto num jogada quanto na outra, o auxiliar (no cotovelaço) e o árbitro (na agressão ao Jóbson) estavam de frente para os lances. A TV mostrou claramente. Nada foi feito e o Botafogo sai prejudicado para o jogo de domingo.

Como pode, então, os jornais online (como, antes, a TV e o rádio) não noticiarem com isenção o que aconteceu?

O GloboEsporte.Com disse: "No final do jogo, com os ânimos exaltados, Marcos Assunção e Jóbson foram expulsos depois de se estranharem no gramado do Pacaembu.". O Globo online se restringiu a noticiar as expulsões na ficha do jogo. Lancenet: "Nos minutos finais, uma confusão entre jogadores dos dois times fez com que Jóbson e Marcos Assunção fossem expulsos." JB online: "Nervosa nos minutos decisivos, a equipe alviverde não conseguiu chegar ao ataque e ainda viu Marcos Assunção se envolver em uma confusão com Jóbson, e os dois atletas receberem o cartão vermelho de Alício Pena Júnior aos 47min."

Apenas O Dia noticiou o que de fato aconteceu: "No fim, o atacante prendeu a bola e foi ameaçado por Edinho e Marcos Assunção, que foi expulso. Sem reagir, Jóbson levou cartão vermelho injustamente." Mesmo assim, deixaram de dizer que o que o Jóbson estava fazendo era tentar um drible para atacar, como fez o jogo inteiro.

Isso, se já não bastasse que nenhuma rádio carioca transmitisse o jogo, chegando ao cúmulo da Globo/CBN transmitir só o Fluminense nos dois seus canais disponíveis, em AM e FM.

Acho que passou da hora de o Botafogo e os botafoguenses tomarem uma posição quanto a isso. A verdade deve ser dita como é. O Botafogo não é um timeco de quinta categoria. O Botafogo merece respeito.

Hoje, vendo os programas esportivos e revendo as imagens, algumas novas, fica claro que o safado do Alicio Pena Junior viu tudo. Quando o Marcos Assunção foi confrontar o Jóbson, ele estava ao lado dos jogadores. Antes, o Jóbson foi agredido duas vezes pelo zagueiro palmeirense.

Alguns “jornalistas” apontavam que o Jóbson levou a bola ali para “ganhar tempo”? Como assim? Ele estava jogando pela esquerda desde o começo, infernizava por ali a zaga palmeirense, o Botafogo estava em ótimas condições na partida, poderia desempatar a qualquer instante. O gol de empate começou com ótima jogada dele, atraindo a defesa e deixando o Marcelo Cordeiro – que tem vaga fácil no time – livre para cruzar e achar a cabeça do Antonio Carlos.

O que ele marcou o árbitro? O que ele viu – se estava tão perto do lance? Por que expulsou o Jóbson – que não revidou nem reagiu, fez apenas uma tentativa de dar um tapa na mão do seu agressor?

Como me disse o Lorismario, na manhã de hoje: “Jóbson incomoda, porque parte pra cima, uma “irresponsabilidade” juvenil, que o faz realizar jogadas inesperadas. Como o chute cruzado no final do primeiro tempo, quase surpreendendo Marcos. Como a cabeçada do gol de empate, aparentemente desajeitada, mas que mostrou que ele sabia onde estava, o que teria que fazer e onde cabecear aquela bola.

Mas o mais importante de tudo é: o que o Botafogo pretende fazer com relação à expulsão do garoto?. Não fazer nada será deixar claro que o Botafogo pode ser prejudicado à vontade.

Os prejuízos são grandes. Talvez comecem por uma platéia botafoguense ridícula no domingo. O time vai mal. Joel tem sido covarde, colocando o Botafogo na defensiva mas sem cuidar da defesa, mal posicionada em todos os gols que tem levado. Então, se ele quer jogar defensivamente para sair no contra-ataque, precisa:

a) montar uma defesa sólida, sem buracos e falhas

b) ter jogadas treinadas para contra-atacar em velocidade

Pena que o Botafogo, pela covardia do Joel, tenha perdido a oportunidade da alegria do título, a repercussão das mensagem do Loco Abreu desde a Copa da África, a ótima vendagem das camisas comemorativas, as voltas de Jóbson e Maicosuel.

Três pontos nos últimos sete jogos é ridículo, o Botafogo não pode correr nenhum risco, porque não tem time pra lutar pelo rebaixamento, pode almejar mais, com Maicosuel e Jóbson, com Marcelo Mattos no meio, com um reforço na defesa mas, principalmente, com uma tática menos covarde. Ninguém gosta de ver o Botafogo se defendendo, mesmo em seu estádio.

Chega de três zagueiros e um monte de volantes. Passou da hora do Botafogo jogar como campeão carioca, honrar os investimentos que fez, aproveitar a torcida apaixonada que tem. E começar a vencer.

Saudações Botafoguenses,

Cesar Oliveira


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 12 comentários



23/07/10@14:38

Já começaram os assaltos. No jogo do domingo passado fomos assaltados dentro de casa. Agora, todo mundo viu a clara disposição do assoprador de latinha ser pendente para o lado do Palmeiras. Um posição firme tem que ser tomada, e já!
Para não falar no ano retrazado, será que se esqueceram do ano passado? Onde fomos roubados em 14 pontos na maior explicitude?



23/07/10@16:21

Parabéns, Cesar, irretocável a sua opinião.

Mas não acredito que o Botafogo vá fazer coisa nenhuma. Aprendemos a nos conformar com os roubos e com a parcialidade da mídia como se fosse normal. Ontem, se o árbitro fosse imparcial, teria expulsado uns dois do Palmeiras.

E o que dizer da reportagem sobre Maicossuel no Globo Esporte Online? (Amor de Maicosuel pelo Botafogo começou com briga no primeiro dia).



23/07/10@17:05

PERFEITO.É NOTÓRIA COMO A IMPRESNSA MENOSPREZA O BOTAFOGO.O TIME FOI GARFADO CONTRA O GUARANI E NADA DISSERAM.ONTEM, MAIS UMA VEZ,A ARBITRAGEM ERROU CONTRA NÓS.A EXPULSÃO FOI DESCABIDA, POIS O JOBSON NADA FEZ.A FALTA DO ARMERO COTA O CAIO FOI ESCANDALSA E JUIZ NEM AMARELO DEU.QTO. AO TIME, É BRNCADEIRA A ESCALAÇÃO DE FAHEL, ALESSANDRO E LF.A TORCIDA IMPLORA POR SUAS BARRAÇÕES.O JOEL PODE,SIM, MELHORAR O TIME, ESCALANDO JOGADORES CERTO.



23/07/10@18:17

Na final do estadual 2007 após o roubo da anulação do gol de Dodô já no final do jogo seguida de sua expulsão pelo canalha Beltrami o chefe de esportes e locutor da Rádio Tupi Luiz Penido que se diz botafoguense vibrou com o título do império do mal
Tudo bem que profissionalmente ele tinha que promover o oba-oba do campeão mas um jornalismo sério teria registrado os dois lados do fato,tinha que ter falado que o Botafogo foi prejudicado e ele se calou assim como toda sua equipe. Este sujeito representa um jornalismo vendido e me dá nojo até hoje
O único que vi falar do roubo foi o LUIZ MENDES na rádio Globo inclusive dizendo que a frase:"Há coisas que só acontecem ao Botafogo" deveria ser trocada por "Há coisas que só favorecem ao Flamengo"
Luiz Mendes com seus quase 90 anos foi o único macho a peitar o sistema vendido de bajulação ao Flamengo



23/07/10@18:18

AMIGO CESAR....que metem a mão no nosso Bota isso é fato desde que me entendo por torcer.
A imprensa "desconhece" o Botafogo. Temos que ser maior que tudo e que todos.
Quanto ao Joel, não acho covardia e sim precaução.
Partimos pro ataque após o empate e quase ganhamos. Substituir Caio pelo Souza entendo como precaução. 1 ponto fora de casa e sem os principais jogadores, Herrera e El Loco tá é bom demais.
Mas, ombreio com você em suas ponderações.

mvo


23/07/10@18:36

Continua toda a máquina esportiva sacaniar nosso clube. Somente nós torcedores é quem podemos mudar a médio e longo prazo esse quadro.

Com a torcida fanática que é a nossa temos plenas condições.

Esse espaço já é uma ajuda, por isso vamos falar.

Ontem, novamente, o Botafogo foi roubado pela expulsão injusta de Jobson e pela não expulsão do zagueiro palmeirense; aliás um no início do jogo e outro no final do jogo (aquele que agrediu Jobson).

mvo


23/07/10@18:47

Inobstante a retranca do Joel, temos sido roubados escancaradamente, em muitos jogos !

mvo


24/07/10@18:25

Ah se amanhã ja pudéssemos contar com Jobson, Maico, Marcelo Matos, etc.!!!!!!!!!!!!!!!

mvo


24/07/10@18:25

...iríamos arrepiar !!!!!!!!!



27/07/10@21:25

Quem patrocina o Flamengo, patrocina o crime!

mvo


12/08/10@13:03

brhama shopping !??

mvo


18/08/10@13:43

vamos ganhar do avaí.

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!