Cabeça Fria
Por Marcio Pragana
Em 26/02/2008, às 16:08:54
Cabeça Fria

Senhores,

Antes de mais nada procurei não escrever nada até agora para poder fazer de cabeça fria, e sem o rancor de mais uma derrota para o Fla, que seguramente é a coisa que mais pode nos desagradar.

Estamos efetivamente no caminho correto, ganhamos o titulo de 2006, e em 2007 e 2008 fomos para uma final. Temos ainda todo o segundo turno para disputar, e estamos com efetiva chance de tornar a ganhar o próximo turno.

Nosso time diferentemente da partida contra o River, mostrou contra o Flu e Fla, que temos um time de jogadores comprometidos, motivados e honrando a nossa camisa, coisa que tenho certeza orgulha a todos nós torcedores.

Éramos tidos como a terceira força, faltou pouco, muito pouco, para ganharmos esse titulo, mesmo com um time que foi completamente mexido em relação à base do ano passado.

Sendo bem franco e direto com vocês, não credito a perda do título à atuação do sem vergonha do juiz. Que ele nos prejudicou, isso é patente, mas quem a bem da verdade não vai admitir que o pênalti aconteceu mesmo ? O argumento que não se marca esse tipo de pênalti, principalmente em uma decisão, me parece meio capenga. Vamos ser sinceros, e pensar que o lance tenha sido do nosso lado, não estaríamos até agora botando a boca no trombone?

A expulsão do Zé Carlos foi injusta paca, o marginal do Souza armou todo o salseiro, e devia ter sido expulso sozinho.Isso levou nosso time ao destempero. O Juan e o Alessandro também, mas nada justifica a nossa reação após este episodio.

Em minha opinião, que gostaria de saber a de vocês, o que nos fez perder essa partida foi o nosso completo descontrole depois da marcação do pênalti. Nosso principal jogador em termos de liderança e experiência pedir para sair após este lance, chorando copiosamente, é uma clara demonstração de total descontrole.

O segundo jogador mais experiente, o Lucio Flávio, sabendo que estava com um cartão amarelo, com o time correndo atrás do resultado, fazer a falta que fez, também é prova disso. Tudo bem que houve uma falta antes da expulsão a nosso favor, não marcada, mas isso não justifica a atitude de nosso capitão.

O time mostrou vergonha na cara, e amor à camisa indo todos juntos na coletiva após o jogo, mas será que foi uma atitude correta expor todo o elenco dessa maneira? Creio que não. Deveríamos ter sido representados pelos mais experientes, e feito um desagravo de forma mais racional.


Por último, a atitude do Bebeto, que entendo como torcedor, mas não aceito por parte de um dirigente, foi a coroação de um final de partida terrível. Ele como presidente do Botafogo, não poderia ter tomado tal atitude, e sim ter tomado a atitude de um rompimento oficial com a FFERJ. Ele vai voltar atrás, tirar uma licença, e voltar, ficando muito ridícula a sua renuncia.

Por ultimo eu não renuncio a minha condição de torcedor apaixonado, e se passar o jogo amanhã pela Taça do Brasil na TV, vou estar lá torcendo como um condenado, como sempre o faço.

De muito positivo ficou que temos um time aguerrido, com vontade, e de qualidade, que jogou no mínimo de igual para a igual com a Urubuzada, sendo que acho que jogamos melhor, faltando à danada da porcaria da sorte para termos ganho essa parada.

Ficou um goleiro que convence um Alessandro e um Renato Silva recuperado para serem úteis, mas não titulares. Um belo zagueiro o Ferreiro, que vai formar uma zaga de primeira com o André Luiz, tendo o Edson e Eduardo como excelentes opções. Um belo atacante o Wellington. A volta do Guerreiro e do outro Túlio. Faltam 3 reforços de peso para compor nosso elenco, que devem vir por ai.

Vamos levantar a cabeça que esse time ira nos dar muito orgulho em 2008.

Grande abraço,


Márcio Pragana


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 83 comentários



26/02/08@16:20

Nem tudo está perdido na imprensa vendida.


Luiz Mendes

No tempo das diligências

Luiz Mendes lmendes@jsports.com.br


Eu já tinha visto esse filme. O mocinho ganha sempre do vilão com o decidido apoio do xerife e sem se preocupar com os coadjuvantes. A repetição dessa história parece concorrer com o “Poderoso Chefão”, vitorioso filme que as emissoras de TV passam duzentas vezes por ano. No Campeonato Carioca do ano passado foi a mesma coisa. O mocinho é, sem dúvida o Flamengo, idolatrado por imensa maioria dos habitantes do rancho, o vilão tem sido ultimamente o Botafogo. O xerife é logicamente o árbitro.

A história se repete tanto que aparenta ser um jogo de cartas marcadas. As decisões erradas do xerife já não são olhadas com estranheza, afinal viraram coisas corriqueiras. Por que choraram tanto os componentes do rancho do vilão, o que tem como marca uma bonita estrela branca? Já deviam estar acostumados, pois devem conhecer bem o enredo do filme. Viram quando se enfrentaram o mocinho Flamengo e o coadjuvante Vasco? O xerife aplicou o castigo máximo e o peão Edmundo foi bater. O porteiro do mocinho transgrediu a lei, botou os pés para trás da linha de limite, isso o fez mais rápido do que o peão. O xerife não viu a transgressão e bola pra frente. O mocinho venceu o duelo.

Anteontem, o xerife tolerou todas as reclamações do capataz da fazenda do mocinho, um sujeito de nome Fábio Luciano,mas não aceitou o mesmo procedimento do capataz Lúcio Flávio do rancho do vilão. Tanto que o mandou sair dos seus domínios, que fosse reclamar noutra freguezia. Na hora de um entrevero, dentro do curral vilanista, o peão Souza queria porque queria pegar a bola pra ele, mas um tal de Castillo, porteiro do vilão, não quis permitir. O pacifista Zé Carlos quis evitar uma briga e o xerife teve uma decisão parcial, tinha só que mandar prá fora de seus domínios o peão Souza, mas aí a briga ficaria desparelha, por isso achou por bem deportar os dois. E assim foi abrindo caminho para mais um triunfo do mocinho. A maioria dos habitantes da cidade vibrou com alegria, pela repetição do “hapy end”, sempre com o mocinho vitorioso.

O filme vai tendo seu enredo repetido, ano a ano, mesmo que renuncie o manda-chuva do vilão. É a volta memorável do tempo das diligências...


Publicada em: 26/02/2008



26/02/08@16:27

Indignado.

O Luiz Mendes é da velha guarda, civilizado e inteligente, não precisa fazer marketing para ter audiência, pena termos pouco como ele.

Grande abraço,


Márcio Pragana



26/02/08@16:27

Obviamente, apoio o artigo. O caminho sempre se fez para a frente na nossa cultura ocidental. Nem para o lado, nem para trás. Pode ter alguns inconvenientes, mas fomos ensinados há centenas de séculos que o caminho é para a frente!

AVANTE BOTAFOGO! À CONQUISTA DO BRASIL!

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES



26/02/08@16:32

Rui Moura,

Obrigado e um grande abraço,

Márcio Pragana



26/02/08@16:34

MARCIO ME DESCULPE MAS NÃO CONCORDO COM VOCÊ DESSA VEZ.
FOMOS ROUBADOS SIM.
A MULAMBADA ATÉ AQUELE MOMENTO NÃO TINHA OUTRA JOGADA SENÃO LEVANTARA BOLA NA ÁREA E VER O QUE IRIA DAR, TIPICO DE UM TIMINHO JÁ ENTRANDO EM DESESPERO.
O PÊNALTI MAU MARCADO E EM CONSEQÜENCIA AS EXPULSÕES MUDARAM SIM O RUMO DA PARTIDA.
MAIS UM FDP COMPRADO.



26/02/08@16:39

Marcio.
Eu também torço, mas não consigo ouvir os "comentários imparciais" da globo. Então assisto sem som. Concordo contigo quanto ao filme ser velho. Qual torcedor do botafogo não sabe que existem dois pesos e duas medidas quando o jogo é contr o império do mal? os jogadores deveriam saber e estarem preparados para não entrar na onda deles. Não foi o que aconteceu, então perdemos para nossos nervos e erros. Eu acho que temos que protestar de forma diferente: apoio incondiconal, lotando o engenhão e deixando o maracnã às moscas quando for este jogo de cartas marcadas.
Sábado estarei lá com meus filhos, como sempre, orgulhoso do nosso time.
Forte abraço.



26/02/08@16:41

Salles,

Desculpe mas não debato com pessoas que escrevem neste nível.

Passar bem.

Márcio Pragana



26/02/08@16:42

Indignado,

Se cada vez que formos roubados um jogador chorar e pedir para sair, aonde vamos parar ?

O descontrole do time foi o fator primordial para a derrota, independente do roubo do juiz.

Um abraço,

Márcio Pragana



26/02/08@16:45

Fogoluz,

Exatamente a forma que penso, esteja lá sim com seus filhos.

Grande abraço,

Márcio Pragana



26/02/08@16:57

Salles,

Na sua opinião não foi penalti, na minha foi, e de todos os comentaristas que ouvi. Vc quer que eu escreva o que vc quer ler, o que eu acho e ví ?

Esse cara que vc diz que não precisa ser botafoguense, é sócio próprietario e atualmente conselheiro do Clube, vindo de São Paulo as suas próprias custas para todas as reuniões do CD e a uma boa parte dos jogos. Queria saber quem é vc para julgar quem merece e não merece ser botafoguense.

O pior cego é aquele que não quer ver. O fabio luciano puxou a sua própria camisa , não é.....

Márcio Pragana

rgm


26/02/08@17:10

Desculpe-me, Pragana, mas não dá pra concordar com você. O lance do pênalti só existiu por que o homem de preto não marcou a falta do gergelim no Túlio; a falta no lateral da seleção do Dunga foi duvidosa; que houve carga daquela coisa no Ferrero.
Quanto ao descontrole do time, sobretudo do Túlio, apesar de achar que eles tem por obrigação se controlar, mas é foda. Entra ano e sai ano e sempre a mesma coisa. Ninguém tem sangue de barata. Tem uma hora que você chuta o balde.



26/02/08@17:51

Naquele agarra, agarra dentro da área, não tem inocente e nem culpado. Portanto, não foi penalty. O "salafrário" estava esperando uma oportunidade para empatar o jogo. E conseguiu!.
Revendo o lance, se o Guerrero não agarra, ele ia parar dentro do gol porque o cara do Fra, tava empurrando ele para dentro do gol.
O que o salafrário deveria fazer, se fosse honesto, era parar o lance, advertir todos que estavam na área e dar seguimento.
O que estamos fazendo não é choradeira, é protesto. Mais um, aliás.



26/02/08@18:03

estou escrevendo com a cabeça fria(de domingo para segunda eu simplesmente não dormi por causa do resultado desse jogo). analisando friamente o lance foi pênalti, o problema e que a maioria dos juízes não marca esse tipo de falta e por isso acho que o juíz estava intencionado.concordo com a maioria fomos roubados sim!!! so que o mundo não acaba ai.tenho 33 anos dos quais 30 dedicados a torcer pelo botafogo e sei que prara os torcedores do botafogo tudo é 8 ou 80 se nós tivéssemos ganhado estava tudo bem, mas como perdemnos esta ai a tragédia grega instalada. quanto ao bebeto não sei o que pensar um líder não pode em HIPÓTESE ALGUMA abandonar o barco por mais que a coisa esteja preta. estou muito preocupado isso esta me parecendo uma saída estratégica.....tomara que não.

estarei amanhã acompanhando o botafogo como sempre faço na tv(acho que essa imprensa tendenciosa não vai passar o jogo do botafogo) ou no rádio9se tiver alguma estação de rádio transmitindo se não tiver acompanho pela internet).
no sábado ou domingo estarei no engenhão acompanhando o meu vício que se chama botafogo. perdemos a batalha mas não perdemos a guerra, o que é do flamerda esta guardado e BEM GUARDADO.

saudações alvinegras e levantem a cabeça por que nada esta perdido!!!!!



26/02/08@19:09

Márcio falar de cabeça fria é sempre o melhor remédio... acho que o infeliz soprador de apito um caso perdido, mas não ouso reclamar do penalti e sequer da espulsão do LF, reclamo da falta de critérios... o LF levou cartão em um lance parecido com outros que não foram punidos... o Léo Moura caia e era falta, mesmo que a falta não houvesse acontecido, já os nossos tinham que apresentar cópia do B.O para a a falta fosse marcada... coisa de louco. enquanto os jogos decisivos do carioca forem apid]tados por arbitros da "casa" isso continuará a acontecer... o BFR deveria exigir arbitros de outros estados nas decisões para que o vencedor fosse realmente quem mais merecesse.



26/02/08@19:35

Caros amigos
De cabeça fria ou não só podemos concluir: foi simplesmente um roubo. Um dos maiores que já presenciei. O juiz quando quer faz o resultado. Todos na imprensa e que militam no futebol sabem disso. Só não viu quem não quis. Ele trabalhou desde o início para fazer um time vencedor. Além de tudo, o flamengo é muito rabudo. As duas últimas bolas do jogo eram pra entrar. Enfim, quem não acredita em má intenção, seja bem vindo ao reino da fantasia da federeção carioca de futebol.



26/02/08@20:10

Pragana,

Concordo contigo em quase tudo!
O Bota não jogou de igual para igual. Jogou melhor. Pena que o desequilibrio de alguns profissionais experientes do nosso elenco não nos permitiu virar o placar. Com 1 a menos, com o desequilibrio do Tulio e tudo mais , estivemos para empatar por 3 oportunidades. Se os jogadores tivessem conseguir traduzir sua revolta contra o árbitro, em mais vontade, determinação, atenção e inteligência teriamos virado o jogo.
Infelizmente se abateram, e acabaram por se apequenar mais uma vez contra um rival que poderia ser batido.



26/02/08@20:15

Pedrin,

Concordo contigo. Qualquer um que quiser criar um resultado em um jogo parelho, basta fazer isto : é só marcar pênalti em qualquer agarrão dentro da área. Em todos (EU DIGO TODOS !!!) estes lances, isso acontece.
Fica fácil criar um resultado e sair impune. Talvez não consiga em um jogo do tipo Real Madri x Bonsucesso, mas em um jogo equilibrado, estes artifícios são manjadíssimos e decidem mesmo !!!



26/02/08@20:15

Acho que devemos rapidamente mudar esse discurso de indignação com a arbitragem (muito legitimo e sincero em alguns) e passarmos para o discurso da volta por cima, para o de quem ri por ultimo ri melhor, para Ei Mulambada pode esperar a tua hora vai chegar.
Mudar o discurso e mudar a postura. Manter a mente quieta , a espinha ereta e o coração tranquilo. Voltar ao trabalho com mais afinco, com sede mesmo. Ganhar a Taça Rio e na final bater o Flamengo (do KL, da midia, da massa burra, dos aproveitadores, dos fazedores de média) de forma categórica, indicscutível, irrepreensível, e aí sim, jogar na cara de toda esse corja o Título do Verdadeiro Campeão.



26/02/08@20:19

Sobre os acontecimento no vestiário pós jogo acredito que tenha sido mais pela falta de uma vitória sobre o Flamengo do que o título em sí.
A mídia esqueceu que na derrota do Fla contra o Santo André a maioria do time também saiu chorando e a torcida quase toda também, inclusive nesse jogo um torcedor deu um murro na cara do Presidente Marcio Braga.
O que nós botafoguenses precisamos fazer é deixar de dar anta importância nos jogos contra o flamengo, temos que simplesmente ignorar as vitórias ou derrotas contra aquele time...



26/02/08@20:25

Eu também acho que se formou essa sina de não ganharmos deles, mesmo com um time melhor. Foi assim no brasileiro de 2005 (ou 2006) quando eles estavam quase rebaixados e o time deu uma amolecida sofrendo a virada.
Ano passado tínhamos o jogo na mão duas vezes e eles empataram, depois a disputa do título.

Eles foram nossos fregueses e agora tá difícil ganharmos dos caboclos.



26/02/08@21:02

Pragana,
em algumas coisas concordo com você.
Só acho que o juiz deveria ter 2 pesos e 2 medidas. Ficou claro o favorecimento dele ao time da beira da lagoa.

Agora, INDIGNADO, pode me dizer a fonte deste texto do Luiz Mendes?

Não acho muito a cara dele, apesar de concordar que ele é um excelente jornalista.



26/02/08@22:09

"O descontrole do time foi o fator primordial para a derrota, independente do roubo do juiz." Há uma contradição nessa frase, Pragana. Assim como é uma forma de contradição vc concordar com o que o Luiz Mendes escreveu, depois de ter redigido o texto, emitindo sua opinião a qual respeito (embora eu particularmente não concorde).

Pergunte para qualquer, eu disse QUALQUER rubro-negro que estava no Maraca se ele entendeu o que foi marcado. No mesmo lance houveram no mínimo mais 2 faltas, isso sem falar que o FLuciano estava empurrando o Ferrero descaradamente.

Bem, aí pode se dizer que isso são detalhes...como tudo é detalhe no futebol. A falta que originou o lance (com o Zé Carlos tocando na bola) é um detalhe, o recuo de bola é outro detalhe, a falta não marcada no JH, ou melhor, as faltas não marcadas no JH são detalhes. Isso sem falar na tentativa de soco ou cotuvelada que o bandido do SOUZA sempre tenta, sempre faz, em todos os jogos e nesse último não foi diferente. Aaaaaa, mas isso também é só mais um detalhe.

Reparou quantos "apenas detalhes" ocorreram na partida?

Eu sinceramente não vejo como separar todos esses fatores da análise do jogo. Não tem como, pois são varáveis que influenciam diretamente, não só no andamento do jogo, como no comportamento doa atletas.

Mas concordo com vc quando diz que temos plenas condições de colocarmos esse time da beira da lagoa no bolso em uma fina do estadual.

Um abraço.



26/02/08@22:13

Raramente escrevo aqui mas acompanho sempre os comentários. Hoje, tenho uma coisa curiosa pra dizer: Sou professor e nesses dois dias que dei aula depois do jogo de domingo vi poucos alunos vestindo a camisa do Flamengo. E mais: estão meio que envergonhados sim! De um aluno flamenguinta ouvi que ele tinha que reconhecer que foi roubo; de outro, a mesma coisa. Desta vez não euvi ninguém dizer que ganhar roubando é mais gostoso, ou coisas do tipo. Ouvi o seguinte diálogo entre um rapaz e uma moça na minha sala de aula: "Manera a vitória do mengão, né?". E a aluna respondeu: " Vitória sim, maneira, não...". Detalhe: ambos são flamenguinstas e não sabiam o meu time.
Eu estou impressionado é com a imprensa.



26/02/08@22:35

Zeledon, eu não fui sacaneado por UM, UM sequer flamenguista. E olha que no meu trabalho existem alguns...

Fui mais sacaneado pelos jornais do que pelos torcedores "daquilo".



26/02/08@23:46

Camila,

No tempo das diligências

Luiz Mendes lmendes@jsports.com.br

Eu já tinha visto esse filme. O mocinho ganha sempre do vilão com o decidido apoio do xerife e sem se preocupar com os coadjuvantes. A repetição dessa história parece concorrer com o “Poderoso Chefão”, vitorioso filme que as emissoras de TV passam duzentas vezes por ano. No Campeonato Carioca do ano passado foi a mesma coisa. O mocinho é, sem dúvida o Flamengo, idolatrado por imensa maioria dos habitantes do rancho, o vilão tem sido ultimamente o Botafogo. O xerife é logicamente o árbitro.

A história se repete tanto que aparenta ser um jogo de cartas marcadas. As decisões erradas do xerife já não são olhadas com estranheza, afinal viraram coisas corriqueiras. Por que choraram tanto os componentes do rancho do vilão, o que tem como marca uma bonita estrela branca? Já deviam estar acostumados, pois devem conhecer bem o enredo do filme. Viram quando se enfrentaram o mocinho Flamengo e o coadjuvante Vasco? O xerife aplicou o castigo máximo e o peão Edmundo foi bater. O porteiro do mocinho transgrediu a lei, botou os pés para trás da linha de limite, isso o fez mais rápido do que o peão. O xerife não viu a transgressão e bola pra frente. O mocinho venceu o duelo.

Anteontem, o xerife tolerou todas as reclamações do capataz da fazenda do mocinho, um sujeito de nome Fábio Luciano,mas não aceitou o mesmo procedimento do capataz Lúcio Flávio do rancho do vilão. Tanto que o mandou sair dos seus domínios, que fosse reclamar noutra freguezia. Na hora de um entrevero, dentro do curral vilanista, o peão Souza queria porque queria pegar a bola pra ele, mas um tal de Castillo, porteiro do vilão, não quis permitir. O pacifista Zé Carlos quis evitar uma briga e o xerife teve uma decisão parcial, tinha só que mandar prá fora de seus domínios o peão Souza, mas aí a briga ficaria desparelha, por isso achou por bem deportar os dois. E assim foi abrindo caminho para mais um triunfo do mocinho. A maioria dos habitantes da cidade vibrou com alegria, pela repetição do “hapy end”, sempre com o mocinho vitorioso.

O filme vai tendo seu enredo repetido, ano a ano, mesmo que renuncie o manda-chuva do vilão. É a volta memorável do tempo das diligências...



26/02/08@23:55

Estimado Márcio Pragana,

Eu também não gostei das atitudes do Túlio, do Lúcio Flávio e do Bebeto. O que fazer? Bola pra frente!

Saudações Alvinegras irmão.



26/02/08@23:56

Camila, O texto do mestre Luiz Mendes saiu no JS de hoje.



26/02/08@23:56

Reforçando o que o Roxo está comentando.
Cheguei em casa depois do jogo e encontro o porteiro do prédio onde moro fantasiado com a camisa do flamengo, e enrolado em uma bandeira. Ele ao me abrir à porta me disse:
- É não dá nem para de sacanea hoje.
Respondi já puto, achando que era deboche.
- Por que não, vocês ganharam são campeões do primeiro turno.
- Assim não tem graça, nos ajudaram e eu queria ter ganhado no 11X11.
- Quem manda o meu time não ter voz ativa na federação. Comentei tentando minimiza a grosseria dá minha chegada.
-Se eu falar que não estou contente, estou mentindo, mais que garfaram vocês, há isso garfaram.
È o Roxo tá certo, a imprensa foi quem mais tirou onda com a nossa cara, e em particular o Trajano.



27/02/08@00:22

"Acho que devemos rapidamente mudar esse discurso de indignação com a arbitragem (muito legitimo e sincero em alguns) e passarmos para o discurso da volta por cima, para o de quem ri por ultimo ri melhor, para Ei Mulambada pode esperar a tua hora vai chegar."

Perfeito Tuti... Então vamos todos fazer isto, o time incorpora a vontade imensa de vencer, detonamos no segundo turno, lotamos o Maraca na final, o time se empenha e se arrebenta de jogar, faz uma partida impecável contra um adversário duríssimo, e aí no final chega um árbitro mal intencionado e vira o marcador!!!
Do que adianta tudo isto?! Vai me dizer que não fora bem com essa cabeça que chegaram o time e a torcida para esta final? Vai me dizer que não nos esforçamos ao máximo, engolimos toda aquela falta de vergonha da final do ano passado e transformamos em vontade, e jogamos como nunca, mas fomos assaltados como sempre?!
Será que você não percebeu que o que está nos deixando ainda mais putos é bem o fato de vermos toda esta postura que você cobrou, vermos o time ser melhor em campo e mesmo assim ainda termos que aturar mais uma derrota injusta?
Não adianta: enquanto esta bandalheira imperar, fazer isto que você e o Márcio, neste desafortunado artigo, defendem é a raíz para mais frustração. Vamos parar de ser ingênuos e acreditar inocentemente que "um dia a justiça prevalecerá"... Isto pode acontecer no outro lado, mas neste mundo que agora estamos, isto é praticamente impossível, a menos que haja interesses maiores por trás.

rgm


27/02/08@00:35

Interessante, não quis comentar antes pois achava ser impressão minha, mas não vi camisas do daquilo pelas ruas. Também encontrei vários flamenguistas (porra, escrevi isso) e nenhum foi afrontoso comigo. claro que houve algumas brincadeiras, mas tímidas. Agora, a imprensa, santo Deus!
Quanto a indignação, discordo de alguns aqui. Ela tem que ser mantida, sim. O jogadores é que tem transformá-la em vontade de ganhar.



27/02/08@06:17

Marcio Pragana, você que é do CD, teria como surgerir a diretoria para contratar um profissional para lidar com lado pisiclógico e emocional dos jogadores.
Eu tenho um nome que muitos já falaram aqui; BERNADINHO.
Para acabar de vez com esse problema e detalhe de sempre que chegamos a uma decisão.



27/02/08@07:40

Infelizmente, daqui a dez anos, quando alguém for rever o lance do penâlti, isoladamente do real contexto do jogo, vai concordar com o ladrão!
Agora, da minha parte até a vigésima geração que vier pela frente, vai ficar sabendo que fomos GARFADOS!

Em tempo:
Obrigado Luiz Mendes! Um HOMEM que não se vendeu à esta mídia ordinária!



27/02/08@07:41

Em tempo:

Se fosse para ter cabeça fria, talvez ainda existisse a escravidão, bastaria os negros ficarem quietinhos, esperando as próximas chibatadas!
Vão chibatar a PQP!



27/02/08@09:03

Para acalmar os animos (se é que isso é possivel!!)
Uma Boa Noticia: Saiu no Jornal dos Sportes

Engenhão é eleito estádio top 10

Segundo a revista "Sport Business International" especializada em negócios esportivos, o estádio do Botafogo, o Engenhão, está entre as dez melhores instalações esportivas construídas nos últimos dez anos. Um dos trunfos da casa alvinegra é sua setorização bem definida, entre norte, sul, leste e oeste.
Além do Engenhão, o novo Wembley também está entre os selecionados.



27/02/08@09:10

Sem duvida alguma, nós fomos mais vitimas da imprensa porca, do que dos torcedores da coisa!!!

Aliás ultimamente ninguém tem tido moral pra me sacanear no que se trata de time!!!

Nos ultimos 3 anos, chegamos em todas as finais do estadual... bvencemos uma, fomos garfados em outra... e esse ano, vamos ver oque esta por vir!!!

Acho possivel fazer um bom campeonato brasileiro e alcançar a libertadores esse ano, seja conquistando a CB, ou pelo brasileiro...

Esse ano vai!!!

daj


27/02/08@09:13

Marcio Pragana, me desculpe por discordar, mas o lance do pênalti pra mim não foi nada exceto falta de ataque.

levantar a camisa do adversário pra mim não é penalti.... mas deslocar o zagueiro com o corpo, pra mim é falta.

Se vc analisar o lance vai ver que o zagueiro levanta a camisa do atacante pq ele o empurra para tirá-lo da frente.

Por outro lado o Zico num jogo da seleção brasileria teve a camisa rasgada num lance desses e o juiz não marcou absolutamente nada, pois rasgar a camisa do adversário tb não é falta.



27/02/08@09:33

Perfeita análise Daj,

concordo plenamente. Se levantar a camisa fosse penalti, era só dar um jeito do cara te segurar e cair no chão, aí tua camisa sobe e você terá o penalti. Pelo que eu entendo de futebol, o juiz só olhou aqueles dois, certo que nosso hermano se encarregaria de fazer algo. O Túlio estava a meio metro do lance e o juiz nem olhou. Ele já queria ver o que ia dar entre o Ferrero e o Fábio Luciano. Quem fez a carga, foi o Fábio Luciano, então falta dele.

Um grande abraço



27/02/08@10:36

Para quem gosta, o blog tem coisas bem interessantes e reporta a discussão da última segunda-feira na ESPN Brasil, puxada pela Trajano.

dossieflamengo.blogspot.com

Saudações!



27/02/08@10:48

PRAGANA, já q vc faz parte do conselho, leve uma sugestão:um gerente, profissional, no futebol com urgencia.Sei q não pagaram nem o psicologo, mas quem paga por Robston, tem q ter dinheiro para pagar profissionais gabaritados, q evitem cenas como aquela na sala de imprensa!!
Perdemos um turno!!É inicio de temporada, temos muito pela frente!!Temos q contratar mais 3 jogadores:Zagueiro, pois o RS, ainda q tenha ido bem, não dá para ser titular, e o André, me parece q o Cuca o colocou na cerca, tanto q ele nem foi para o Acre.E um 10, urgente.Não dá para ficar dependendo do LF:é bom rapaz, gosta do clube,educado, mas daria um bom banco e um bom genro, mas minha filha só tem 2 anos!!!E precisamos ainda de um atacante de area, se bem q temos q esperar pelo Escalada para a gente ver como fica.



27/02/08@10:56

RGM,

Tens todo o direito de discordar, só não concordo com xingamentos e agressões verbais por não concordar.

Chamar de BABACA um cara que há 4 anos está aqui dando a cara para bater e discutir Botafogo, não posso concordar.

Acho que o chute no balde ao invez de choro e romper com a federação.

Um abraço,


Márcio Pragana



27/02/08@10:58

Salles,

Não discuto mais com você, temos forma de encarrar a vida totalmente opostas.

Para mim fica chorando e se lamuriando é coisa de fracassado. Eu encarro a vida de frente, se teve algo ruim, vamos para cima e melhorar, nada de ficar chorando.

Passar bem.

Márcio Pragana



27/02/08@10:59

Cavalca,

Respeito totalmente a sua opinião.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:00

Alex,

Faço 53 anos este anos, se tivesse que desistir seria antes de 89.

O que estou advogando é levantar a cabeça e seguir em frente com maus orgulho do que nunca de ser Botafoguense.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:01

Qwerty ,

Acho que a atitude de romper com a federação e exigir arbitros de fora do Rio para todos os clássicos, seria a melhor atitude a ser tomada.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:02

pedrin ,

Em 1971 contra o Flu o José Marçal fez bem pior.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:03

Tuti,

É exatamente o que quis dizer, obrigado.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:04

hcottas .

Certinho, obrigado.

Márcio Pragana



27/02/08@11:05

Marinho Chagas,

Ta virando sindorme mesmo, temos que combater isso.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:06

marcelo_morpheus

Acho que a sugestão do Pedro Abreu de termos um Bernardinho, vitorioso em tudo, é excelente e pode nos ajudar muito.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:07

Camila Augusta,

Nisso também concordo com vc.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:08

AlvinegroRoxo2 ,

Em nenhum momento achei que o safado do juiz não nos prejudicou, minha opinião é que apesar disso se não houvesse o descontrole teriamos ganho a partida.


UM abraço,


Márcio Pragana



27/02/08@11:09

zeledon ,

Muito bem vinda a sua colocação.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:10

kleuberferraz ,

Só nos resta aprender com mais esse tropeço e sair em busca de um título.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:12

maurelio ,


O maior problema reside aonde vc apontou , na federação, e algo tem que ser feito de concreto.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:13

joker ,
É exatamente isso ai, vamos levantar a cabeça e pertir para cima.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:14

Pedro Abreu,

Maravilhosa idéia, já vou começar a fomentar .

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:15

hangman ,

Respeito a sua opiniao.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:15

Savio,

Essa foi a melhor conquista que tivemos nos últimos anos.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:20

sonic ,

Tb acho que este anos vamos bem mais longe do que nos anos anteriores.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:21

Daj,

Ok, é sua opinião que é muito bem vinda aqui.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@11:22

Manto Sagrado,

Da mesma forma respeito sua opinião, e a coloque sempre com muita liberdade.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@12:15

Atenção pessoal do Fogão:

Transmissão ao vivo do Acre:

http://www.ac.gov.br/difusora.html

já estão falando no assunto desde cedo. Dizem que estão chegando gente de todos os lados da Amazonia.



27/02/08@14:29

T



27/02/08@14:34

Grande Mestre Pragana,

assim você me ofende, é MANTO GLORIOSO. Sagrado todos os outros times tem, o único Glorioso é o nosso. Muito obrigado pela resposta e também respeito sua opinião. Espero que você possa trazer boas notícias após a próxima reunião do CD. Muito bom trabalho.

Um grande abraço.



27/02/08@14:36

Temos q combater sim essa sindrome!!!O Botafogo não pode ficar marcado como o Atletico Mineiro, q depois de uma serie de roubos contra o Fla, ficou marcado como um time perdedor, e não conseguiu se recuperar até hoje.Por isso condeno radicalmente aquela cena na sala de imprensa.Se dentro do campo foram verdeiros leões, naquele momento ficaram com cara de derrotados.O Botafogo não pode deixar q sua historia de time vencedor, seja manchada por atitudes de gente perdedora!!!Temos q matar essa mal pela raiz!!A mentalidade tem q ser vencedora.Há quanto não diputamos 3 finais seguida no carioca?o q não significa q não exista erros e um deles é a não contratação de um gerente de futebol!!Não podemos deixar a peteca cair.



27/02/08@14:53

Não é de minha autoria, mas é interessante:

"Sobre o impedimento de Obina: Obina estava em posição legal. Mas observe que, ao continuar no lance, o mesmo chutou a bola na trave, mesmo com o goleiro Castillo sem se mover (que ele com certeza pegaria a bola, devida a maneira que Obina chutou a bola). Então esse impedimento do Obina não seria gol. E mais, ano passado, em um lance similar, só que este resultou em gol, Dodô foi punido com o segundo cartão amarelo e expulso do jogo. O que houve para que Obina não fosse expulso domingo?"



27/02/08@14:58

Manto Glorioso,

Desculpe a minha falha.

Grande abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@14:59

Flávio,

Apoiado em genero, número e grau.

Grande abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@15:03

Hangman,

Tenho uma dúvida. Ele já tinha cartão amarelo ? Se já tinha devia ter sido expulso.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@15:13

Que isso Grande Mestre Pragana,

foi uma brincadeira, mas não é verdade??? Glorioso só o nosso. Mas acho que você tem um pouco de razão sobre o estado emocional do grupo, vem fraco desde o ano passado.

Se cuida e um grande abraço.



27/02/08@16:59

Marcio Pragana,

Poxa, acho que ele já tinha o amarelo, sim!



27/02/08@17:17

Hangman,

Eu também não tenho certeza, mas se tinha, devia ter ido para o chuveiro sim.

Um abraço,

Márcio Pragana



27/02/08@17:40

Não tinha amarelo, mas merecia no mínimo 2. Nesse lance e em outro, onde dei uma entraga pro cima como o pé no tornozelo do JH. Nem falta o juiz deu.

Mas isso tbm deve ser só um detalhe.



27/02/08@17:42

Uma professora de primeiro grau, no Rio de Janeiro, explica
fervorosamente à classe que é uma flamenguista fanática.
Ela pede às crianças que levantem as mãos, caso também torçam pelo
Flamengo.
Todos na classe, CONSTRANGIDOS pela tia, levantam a mão, exceto a menor
garotinha, no fundo da sala.
A professora olha com surpresa para a menina e diz:
- Mariana, por que você não levantou a mão?
- Porque eu não torço para o Flamengo, respondeu ela.
A professora, chocada, perguntou:
- Bem, se você não torce para o Flamengo, torce pra quem?
- Sou botafoguense e tenho muito orgulho disto - respondeu a menina.
A professora não acreditava no que ouvia.
- Mariana que mal você fez para torcer para o Botafogo, minha filha?
- Minha mãe é botafoguense, meu pai é botafoguense, meu irmão é
botafoguense e por isso sou botafoguense também, disse a garotinha.
- Bem - disse sem a menor paciência a professora -, isso não é motivo
para ser botafoguense. Você não tem que ser sempre o que os seus pais
são. Você já imaginou se a sua mãe fosse uma prostituta, o seu pai um
alcoólatra, o seu irmão um traficantee o restante de seus parentes
estivessem presos, o que você seria então?

- Aí,sim,eu seria FLAMENGUISTA professora!



27/02/08@18:25

Caro Pragana,
Na coluna do César faço algumas considerações sobre o jogo de domingo. Não perdemos o jogo porque nossos principais líderes em campo se desestruturaram emocionalmente, vide a matéria do Luiz Mendes. Perdemos porque o sr. juiz aplicou a cartilha Edilson Pereira de Carvalho, aquela em que o juiz (xerife para o LM) apita de modo a ajudar o favorito (mocinho) a vencer. O jogo de domingo teve todos os ingredientes favoráveis à aplicação da cartilha: agarra-agarra, provocações (o Souza deveria ter sido punido sozinho, o soprador de apito compensou), simulações de falta, recuo que o goleiro pega com as mãos e a regra é ignorada, conclusão para o gol do Obina,após apito do árbitro, não punido com cartão amarelo. O mais cristalino exemplo de aplicação da cartilha EPC foi a falta não marcada no JH, o contra-ataque deles e a expulsão do LF, preventivamente advertido com o CA. Aí ficamos com 9 jogadores, eles colocaram mais um atacante, a cartilha foi cumprida à risca. A verdade é que nós estamos atrapalhando, diferentemente de alguns anos atrás, quando saiamos da disputa na terceira ou quarta rodada. Agora é cabeça fria, bola prá frente e uma união maior em torno da idéia de que temos pela frente um futuro promissor, a partir da utilização do Engenhão para a geração de receita e o consequente fortalecimento do Departamento de Futebol do clube.
Saudações alvinegras.
Renatão.



27/02/08@19:11

Pragana,
Parabéns pelo equilíbrio. Equilíbrio este que faltou ao Túlio, que como jogador experiente jamais poderia ter agido daquela maneira. Existem imagens mostrando o Cuca e o Ibson (pasmem o Ibson) consolando o Túlio e convencendo-o a não sair de campo (e o jogo estava empatado e com 10 contra 10!).
Equlíbrio que faltou também aos dirigentes e o Cuca.
Era o momento de pegar aquela derrota e ressaltar os avanços.O Botafogo está evoluindo...Isso é evidente...
Vejamos:
-Desde 2005 que não ficamos correndo o risco de rebaixamento no Brasileiro.
-Campeão da Taça GB e Campeão Carioca 2006.
-Campeão da Taça Rio e Vive Carioca de 2007.
Você certamente se lembra de todos aqueles anos que ficamos disputando o quarto lugar com Bangu e Americano. Isso mudou, foi um ganho e o Bebeto não está sabendo capitalizar!
Concordo com alguns sobre o tratamento da imprensa, mas não adianta, sempre foi assim. Quando ainda tínhamos o Saldanha e o Sandro Moreira, a coisa ficava um pouco melhor, mas agora está difícil. Na segunda na ESPN, o Márcio Guedes tentou falar e tomou pancada do Trajano. Depois ficou parecendo um garotinho repreendido pelo pai.
Temos que agir nos bastidores com inteligência, pois não somos a maioria e nunca vamos ser.
Gostaria de ver o Renha como presidente. Me parece alguém mais ponderado e tranquilo.

SDS, Júlio Norberto



28/02/08@07:32

Renatão,

Também estou apostando nisso.

Grande abraço,

Márcio Pragana



28/02/08@07:34

Jnorberto,

Meu caro amigo concordo com vc em tudo. na questão presidencial, acho que ainda temos que ver antes de nomes, propostas.

Grande abraço,

Márcio Pragana



02/03/08@12:51

Galera quero pedir o apoio de todos para fazermos uma corrente em solidariedade ao nosso querido amigo Patinhas, que passou por um susto muito grande essa semana, devido à internação repentina do seu neto. Com graças saiu da internação hospitalar e se recupera em casa. Patinhas forças e tudo de bom para você, e para o seu netinho, que alem de ser botafoguense como todos nós, é uma criança de 7 anos de idade. Patinhas aproveito para me colocar a sua disposição em que você venha necessitar.
Um abraço,
Maurelio.



03/03/08@20:28

Se for para colocar mais um jogador de vôlei então chama o Bernard Rajzman, que teria mais força política. O problema é que nossa estrela tem um desenho diferente :) E acho mais deprimente a derrota de 1992 quando tínhamos um time muito superior e "eles" ganharam o Brasileirão. O pior é que não foi roubado, foi na raça mesmo, de um paraibano que comia a bola e tem uma saúde de vaca premiada - o Júnior Leovegildo. Quase morri do coração e foi muito difícil engolir aquela derrota. Agora é bobagem, esse campeonato carioca tem mesmo algum valor é financeiro e se jogarmos sempre as finais o resto é secundário. Importante a vitória no Acre, que a imprensa global tem que aceitar e honrar. Vamos dar respostas jogando bola, cada vez melhor ! EXCELSIOR ! :)

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!