NOSCE TE IPSUM e MADHYAMA PRATIPAD
Por Bernardo Santoro
Em 09/12/2009, às 12:20:06
Nosce te ipsum – variante latina da inscrição grega γνῶθι σεαυτόν. Essa é a mensagem que se encontrava no pórtico do Templo de Apolo, em Delphos, na Antiga Grécia.

Esse aforismo, traduzido para a língua portuguesa como “conhece-te a ti mesmo”, é a pedra fundamental da filosofia do grande Sócrates. Segundo o maior dos sábios, significa ter uma consciência racional de si mesmo, para organizar racionalmente a própria vida.

Isso aqui é um site sobre Botafogo e essa coluna é sobre Botafogo, logo, devem todos estar se perguntando: e o que o Botafogo tem a ver com isso?

Na minha opinião tem tudo a ver com isso.

Passada a emoção da permanência do time na primeira divisão, nos encontramos em um novo momento de reflexão, para reconstrução da instituição e organização dos anos vindouros.

QUEM OU O QUE É O BOTAFOGO?

A organização dos anos vindouros seria muito mais fácil de ser feita, sempre com bases racionais, se o Botafogo tivesse plena consciência de quem é, e para onde quer chegar, dentro do modelo socrático exposto anteriormente.

Se o Botafogo soubesse o que é e aonde quer chegar, seria muito mais fácil corrigir erros e paulatinamente crescer, de maneira sustentável e gradativa.

Infelizmente, não é o que ocorre.

O QUE É O BOTAFOGO PARA A ATUAL DIRETORIA.

A impressão que fica é que A DIRETORIA DO BOTAFOGO ACHA QUE O BOTAFOGO É MUITO MENOR DO QUE REALMENTE É!

Essa observação é sustentada por diversos fatos ocorridos ao longo desse primeiro ano de gestão:
1 – A submissão à CBF e FERJ.
2- A submissão à Globo.
3 – O colaboracionismo ao Flamengo e evidente entrega da Taça Rio.
4 – A submissão econômica do Botafogo ao Cruzeiro, no que tange a contratações, fazendo do Botafogo um time-satélite do time de Minas, tanto para valorizar jogadores encostados do Cruzeiro quanto para fornecer gratuitamente boas revelações nossas a eles.
5 – A submissão econômica a investidores que, se não bastassem, ainda investem pouco e mal.
6 – A entrega do Engenhão ao Flamengo e ao Fluminense, sob o argumento que não podemos nós, torcedores do Botafogo, autosustentar um estádio, coisa que até o Wigan Athletic ou o Villareal, times de cidades com cerca de 50.000 habitantes, conseguem; e pior, ainda ser esnobados por ambos pelo anúncio de uma nova Arena Petrobras na Ilha do Governador.

Vejam que essa lista não é taxativa, é apenas exemplificativa, pois se eu tivesse mais acesso às entranhas do poder em GS certamente acharia muito mais.

Queria, ainda nesse sentido, dar destaque ao mais evidente exemplo dessa pequenez de pensamento da diretoria: as péssimas contratações desse ano, sem nenhuma contratação de peso, salvo a aposta bem feita no Maicossuel que, no entanto, já foi a preço de banana. Jóbson é o mesmo exemplo.

Por todos os motivos elencados e não elencados, a diretoria do Botafogo não conhece o Botafogo, e o acha pequeno demais. Assim sendo, o Botafogo acabará do tamanho que eles querem.

O QUE O BOTAFOGO É PARA ALGUMAS FIGURAS HISTÓRICAS DO BOTAFOGO, PARA A MAIORIA DOS TORCEDORES E PARA A MAIORIA DOS MEMBROS DA OPOSIÇÃO À DIRETORIA DO BOTAFOGO.

Todos os meus leitores sabem que eu mesmo sou da oposição à atual diretoria. Nem vou entrar novamente no mérito disso, pois os que acompanham essa coluna estão carecas de saber. Nem por isso, contudo, eu coaduno com o pensamento de grande parte da oposição no clube.

Tenho plena consciência que o que eu escreverei a seguir será, para muitos, um grande escândalo e extremamente polêmico, mas alguém precisa falar sobre isso, e parece que esse alguém serei eu.

Para a maior parte da oposição, para a maioria absoluta dos torcedores do Botafogo, e até para alguns membros da diretoria, O BOTAFOGO É MUITO MAIOR DO QUE REALMENTE É!

Nas listas de discussão do clube e nos fóruns da internet, e até mesmo ao vivo, eu vejo propostas malucas. Já ouvi várias pérolas nesse sentido, dita por gente séria e muitas vezes ligada à diretoria do clube. Vou listar apenas algumas:

1 -O Eike Batista está negociando para trazer o Ronaldinho Gaúcho para o Botafogo.
2 – Precisamos ousar e trazer vários craques de seleção para encher o Engenhão.
3 – Podemos fazer um programa de Sócio Torcedor para 200.000 pessoas, a 25 reais cada, com 5 milhões mensais de arrecadação.
4 – O Botafogo tem 9 milhões de torcedores no país.
5 – Vamos ter o maior patrocínio de camisa do país com a Pepsi e a Liquigás.

Esse tipo de pensamento romântico é até bonito, não vou negar, mas totalmente surreal, desconectado da realidade.

Partir de premissas mentirosas como essas para administrar o Botafogo somente vai gerar dívidas, atraso de salários e crise econômica e esportiva.

Não é disso que o Botafogo precisa.

O QUE É O BOTAFOGO DE VERDADE

A partir de qualquer foco, à exceção do histórico, onde somos um time realmente grande, o Botafogo é, para todos os efeitos, seja por renda gerada, ibope de televisão, número de torcedores, patrocínios e títulos, um time médio em âmbito nacional.

É muito importante termos essa visão realista para que, através de um planejamento sério, possamos, a longo prazo, voltarmos a sustentar a posição de grandes do futebol brasileiro que possuíamos há 40 anos.
O Botafogo hoje possui não mais que 3 milhões de torcedores no país (ora, se o Flamengo tem 30, não podemos ter 9 nunca, pois não somos, nem nos melhores sonhos, um para cada 3 flamenguistas), e somos, de acordo com pesquisa recente, 12% da população do Grande Rio, ou seja, pessoas que podem, potencialmente, ir a todos os jogos do Botafogo no Engenhão (os botafoguenses que moram longe só podem vir de vez em quando).

Nós estamos na terceira faixa de arrecadação de TV (16 milhões/ano, atrás da faixa de 21 e 18 milhões/ano), estamos na 11ª posição em assinaturas de PPV (na frente apenas do Santos, entre os grandes), nossa média de público foi a 17ª da Série A nesse ano e a 24ª somando todas as divisões (atrás até do Central de Caruaru/PE – série D).

Em matéria de Sócio Torcedor, temos hoje 3.000 assinantes, contra 5.000 do Joinville/SC.

Vejam que muitos desses números precisam e podem ser mudados com urgência.

O EXEMPLO DOS RIVAIS

Antes de qualquer coisa, vocês nunca lerão nesse espaço uma referência aos nossos adversários regionais como co-irmãos, a não ser de forma irônica. Irmã eu só tenho uma, minha adorada Bianca, e meus co-irmãos são vocês, torcedores do Botafogo.

Flamengo, Vasco e Fluminense são adversários, rivais; nunca co-irmãos, amigos ou coisa que o valha.

Dito isso, vejamos o exemplo recente de sucesso dos RIVAIS, que, ao entenderem quem são, puderam crescer e atingir objetivos inesperados.

O Flamengo estava perdido. Ganhou um estadual mais em cima da subserviência da diretoria do Botafogo do que qualquer outra coisa. No meio do campeonato trocaram toda a direção do futebol, do vice de futebol até a comissão técnica, trouxeram antigos ídolos de volta, efetivaram um técnico identificado com o clube, apostaram na força econômica da torcida e ganharam o PENTA brasileiro (hexa droga nenhuma, 87 foi do Sport).

O Vasco entendeu a sua situação, trouxe jovens valores, reduziu a folha de funcionários e foi um sucesso na série B, mandando, inclusive, jogos de apelo no Maracanã. Manteve a base vitoriosa e está dando um exemplo de como se contratar bem e barato nesse começo de janela de transferências, sempre de maneira pontual e de acordo com as necessidades do clube. Com um nome de peso de referência no ataque, tem tudo para chegar até na Libertadores no ano que vem.

O Fluminense entregou no meio do campeonato a gerência de futebol para o excelente movimento “Flusócio”, afastou praticamente todos os jogadores da Unimed e pôs os garotos para jogar. Fez o impossível, manteve-se na primeira e quase ganhou um título internacional. Se tivesse um pouco mais de camisa tinha até conseguido.

Já o Botafogo, bem, o Botafogo teve uma eleição fraudulenta “vencida” por um senhor sem nenhuma expressão política dentro do clube ou fora dele, uma vice-presidência de futebol lamentável, gerenciada por um senhor que rebaixou o Figueirense e quase rebaixou o Flamengo, subordinada aos interesses de investidores (o gerente é cunhado de um dos principais investidores, que diga-se, é flamenguista), loteou as poucas promessas da base para empresários e é refratária a qualquer tipo de colaboração da torcida ou democratização do corpo social. Destruiu o programa de sócio torcedor e fez contratações ridículas. Passa mais tempo reclamando da torcida do clube do que fazendo uma auto-análise dos próprios erros.

O futuro não parece promissor.

A SOLUÇÃO - MADHYAMA PRATIPAD, OU O CAMINHO DO MEIO

Caminho do Meio, ou Madhyama Pratipad, é uma tradicional expressão budista que procura, de um modo sucinto, apontar o rumo àqueles que se propõem a dar seus primeiros passos em direção à sabedoria ou, pelo menos, ao alívio de seus conflitos.

Vejam que eu não sou budista, mas aprecio a sabedoria não importando a fonte. Segundo Buda, o homem só pode ir para frente tendo real conhecimento de si mesmo e um plano que se coadune com as suas necessidades, suas características pessoais e suas possibilidades.

É evidente a interconexão entre a sabedoria budista e a socrática.

No Botafogo, contudo, essa sabedoria milenar é esquecida.

De um lado pessoas insanas querendo fazer com que o Botafogo dê um passo muito maior que as suas pernas, e de outro pessoas cujos objetivos são modestos e desencontrados com a realidade da força do clube.

O que o Botafogo precisa é de uma reformulação geral, com levantamento técnico de dados que permitirá maximizar todas as nossas rendas, explorando a força da torcida dentro de uma realidade fática, e não uma surreal, com um sócio-torcedor barato, democrático e com perspectivas reais. Precisamos de um ST com direito a voto.

Precisamos também de dirigentes identificados com o clube e ex-ídolos trabalhando no setor de futebol, tanto na base quanto no profissional. Precisamos lançar os jogadores vindos da base, ainda que não sejam muito bons, mas que sejam identificados com o clube, e reforçar esse time com 4 ou 5 bons jogadores, não mais do que isso, e investir na base para que, nos anos seguintes, só precisemos reforçar com 3 ou 4 bons jogadores.

Precisamos ter como investidores prioritários a própria torcida do Botafogo, sem descartar a parceria com empresários, mas mostrando QUEM É QUE MANDA, como o Internacional faz, por exemplo.

Temos que ter em mente que nenhum patrocinador pagará a mesma coisa que paga para o Flamengo, mas que pode, ainda assim, ser um bom patrocinador.

Precisamos cada vez mais identificar o Engenhão como sendo do Botafogo, e não o contrário, como defende a atual direção, e a melhoria do estádio com novos serviços não impede a caracterização do Engenhão como sendo do Botafogo, e vice-versa. Ambos devem acontecer simultaneamente. Não temos o tamanho da torcida do Flamengo, mas também não somos o América do Lido.

É o caminho do meio.

Precisamos trabalhar com as potencialidades na nossa realidade atual, sem subestimá-la ou superestimá-la.

Precisamos trabalhar com a nossa realidade e, através dela, buscar a realidade ideal e, quem sabe, em longo prazo, voltarmos a ser quem um dia fomos - O ORGULHO DO FUTEBOL BRASILEIRO!


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 54 comentários

mvo


09/12/09@12:42

Só temos tido decepções em cima de decepções nos últimos anos. Medidas de impacto que realmente traga resultados e títulos importantes o que nós não tivemos neste ano de 2009 e nem nos anos anteriores.

Ainda somos motivo de deboches e de desdém por parte de outros times e, principalmente, por parte da imprensa !

Só seremos, novamente, vencedores se medidas drásticas impactantes vierem a ser tomadas.



09/12/09@12:56

Bernardo,

De maneira suscinta você colocou para fora os sentimentos e a visão que também entendo como boas para o "Caminho do Meio" como você assinalou.

No entanto, faço menção ao seu questionamento da idéia do item 3 – "Podemos fazer um programa de Sócio Torcedor para 200.000 pessoas, a 25 reais cada, com 5 milhões mensais de arrecadação.", pois, embora não tenha sido minha, mas, de acordo com o planejamento a ser feito e a vibilidade de preços e forma de venda a serem ofertados, não vejo problemas em atingir esse universo de botafoguenses. Tudo é possível desde que tenhamos planejamento e boa vontade em realizá-los.

Quanto ao número de botafoguenses no Brasil, não tenho nem idéia, mas, parece aquela história de indigenista dizendo que existiam no Brasil, antes da descoberta, 5 milhões de índios. Mas ninguém diz quem contou e de que forma contou?

Como ainda estamos em 2009 e, pelas notícias que correm, parece que 2010 será igual.

Vamos ver se, pelo menos, temos uma boa notícia do Omissão para o Natal, já que ele não vai renunciar, e resolve acordar e exoner o seu VP de Futebol e o tal molambo que dá as cartas lá em GS.

Abração, Ronaldo



09/12/09@13:07

Bernardo foste cirurgico nesta tua coluna.

Concordo contigo em gênero, número e grau. Precisamos saber qual é o nosso lugar e trabalhar continuamente para galgar lugares mais altos.

Para isso, é necessário em primeiro lugar, a humildade dos que comandam o Botafogo, para se perceberem pequenos demais para tocar um projeto desses sózinhos.

Parceiros eles já tem. Basta olhar para o lado que verão grande parte da fanática torcida do Botafogo pronta para ajudar no que for preciso.



09/12/09@13:09

Bernardo, excelente post. Com qualidade e informação. A mim não importa os números mas sim as idéias. E é isso mesmo, precisamos ver algo no horizonte a longo prazo.

O São Paulo há 30 anos atrás era o 4º clube da capital paulista. O Internacional estava arrasado há 10 anos atrás. A palavra é desgastada, mas é preciso projetar o onde estou e pra onde vou.
Não é possível que seja tão difícil administrar um clube de futebol.



09/12/09@14:00

putaquepariu, o canal botafogo, finalmente, tem um texto que se possa ler do começo ao fim.
parabéns, bernardo!



09/12/09@14:01

Li o texto na correria e concordo plenamente.. depois vou ler novamente.



09/12/09@14:49

Muito bo acoluna, Kosh.
Saber o que somos e onde queremos chegar.
Reconhecer nossas falhas, trabalhar para minimizar os pontos fracos e potencializar o que temos de bom.
Perceber o que a concorrência faz de certo e o que faz de errado. Adaptar boas idéias e NUNCA embarcar em projetos furados.
Planejamento e visão para curto, médio e longo prazo.
Isso é o básico da ADM.
Mas infelizmente o Botafogo está mais para rinha de galo do que para clube, quiçá empresa.



09/12/09@14:52

Pegando um gancho nesse excelente texto, surido a todos que leiam o post do Fórum abaixo:

http://www.canalbotafogo.com.br/v3/forum/topico.php?id=5663&p=2

Uma brilhante idéia do nosso companheiro de canal Superstar e que poderá nos ajudar a contribuir de forma efetiva com o Botafogo.



09/12/09@14:59

Senhores,

Estou afastado a muito tempo do CB, em função de trabalho e mudança de estado.

Tenho acompanhado algumas colunas, em especial as do Macau e do Bernardo, que tenho o maior prazer de ler, principalmente pelo conteúdo inteligente e prático.

Essa coluna, é seguramente a melhor que li em todos os tempos por aqui, retrata exatamente o que é o Botafogo de hoje, e a situação que estamos passando.

Bernardo, parabéns, e um grande abraço,

Márcio Pragana



09/12/09@15:05

Brilhante, Bernando.

Um texto com conteúdo para fazer qualquer um babar (sem segundo sentido), uma bela contraposição à última coluna do Cesar Oliveira.

Uma coisa tem que ser ressaltada: para o Botafogo, não bastam apenas boas idéias e intenções. O Botafogo não é para amadores. Precisamos de dirigentes com a sua visão e que sejam também muito competentes e extremamente profissionais.

Abraço. Cadu



09/12/09@15:07

Márcio Pragana
Bom tê-lo de volta por aqui.
Abraço. Cadu



09/12/09@15:30

Prezado Bernardo, certamente foi a melhor coluna já publicada aqui, precisamos sim nos movimentar para tornarmos isso uma realidade, ela pode estar em nossas mãos. temos que afastar todos esses individuos que estão destruindo o patrimonio do futebol brasileiro que é o nosso clube do coração.
parabéns pela bela coluna e sugiro colocarmos a vante todas as suas ideias e se possivel que isso fosse levado aos que tem influencia em GS e que queira mudar esse quadro caótico em que nos encontramos.



09/12/09@15:38

muito boa coluna
parabens



09/12/09@17:10

Bernardo, irmão botafoguense, como vai?
Mais uma bela coluna. Adorei!
Parabéns!!!

Meu amigo, vc é responsável por muitos dos meus pensamentos relacionados ao nosso time de coração.

Não consigo achar conforto para tantos erros, na direção do clube. São muitos anos de promessas e nada de concreto. Parece que andamos na contra-mão, as vezes.

Na reta final do campeonato, a torcida deu sinal e o time foi junto. Será que não somos responsáveis também, por tantos erros no clube?

Será que se a torcida acompanhasse a vida política do clube, estariamos reagindo, como fez o time no campeonato?

Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Rio, o esporte carioca tem a obrigação de reagir. O Rio tem que mostrar a sua força no esporte e por isso achei ótimo o "sucesso" dos times cariocas.

Acredito que é a hora da torcida!
Precisamos ir aos jogos, apoiar e entender como é a rotina do clube. Cobrar tbm!

Quero, acima de tudo, o Botafogo forte junto ao esporte carioca.

Estou com pressa... tomará que vc possa entender o que eu quis dizer.

Um grande abraço!!!
Edu



09/12/09@17:25

Depois de 8 meses acompanhando esse espaço e lendo todos os foruns, tenho que dar os parabesn por esse bela coluna. Realista, correta e simples. Simplicidade é o que muitas vezes é preciso para criar boas oportunidades. Gostaria que essa coluna fosse lida pela diretoria do Botafogo, clube que escolhi para torcer e amar. Sim eu escolhi, meu pai não me pressionou e nem colocou uma camisa em mim quando eu era criança, talvez por não ter mais fé nesse Botafogo, mas eu tenho e quero que mais pessoas tenham e que possamos assim achar o equilibrio. Porém, quero fazer uma critica a diversas pessoas que aqui escrevem, peguem os foruns e leia de uma maneira critica e com o maximo de neutrlidade possivel. Dá vontade de desistir de torcer pelo Botafogo, a torcida não apoia não abraça a causa. Como dizem...não trepa e nem sai de cima. Não vai a sede e protesta, mas tambem não enche o estadio. Creio que para o Botafogo crescer e voltar a ser grande na atualidade, sua torcida precisa parar de esperar o milagre e ir a campo, algus dizem que é longe, outros dizem que o estádio não é identificado, nossa torcida foi rebaixada para a segunda (17º posição).
Que possamos refletir e decidir o que realmente somos e o que Botafogo representa para cada um.



09/12/09@17:43

Apenas leio o Canal Botafogo, e tenho que lhe congratular pois que coluna é excelente.
Parabens



09/12/09@18:59

Um excelente texto....concordo com quase tudo.
Porem, acho que estamos em um estagio, que não adianta mais começar aos pouco. Ou comete uma grande loucura agora, ou estaremos correndo o risco de permanecer nessa situação. Gosto muito do Exemplo do Real Madri.
Que no auge da sua maior crise montou um time de galaticos. No nosso caso, seria apenas um ídolo ou realmente realizar tds as promessas do Engenhão.



09/12/09@19:36

Eu agradeço o elogio de todos.

Todos vocês são essenciais para o engrandecimento do Canal Botafogo e do clube Botafogo, concordando ou discordando deste colunista.



09/12/09@19:56

Caro Bernard. A coluna é realmente excelente, mas o time de futebol deverá ser pior do que 2009?
Abraços. Loris



09/12/09@21:02

resolvi sair do meu silêncio para parabenizar o Bernardo:

Excelente coluna!

Apesar da perda de qualidade que, infelizmente, vem ocorrendo no Canal, tanto de participantes quanto de conteúdo, ler um texto como este do Kosh valeu o último ano inteiro de porcarias q apareceram por aqui, parabéns!



09/12/09@21:09

Kosh,

Junto-me aos elogios.

Pensar realisticamente no Botafogo não é se resignar com o papel subserviente que esta horrorosa atual diretoria adota como postura.

Excelente artigo, pois não perde a visão de que o Botafogo pode sim re-crescer e voltar a ser o gigante de até 40-30 anos atrás.

Saudações botafoguenses
Nelson Milesi



09/12/09@21:41

Ta de parabéns pelo Coluna !!!



10/12/09@00:08

Parabens Kosh



10/12/09@07:50

Parabéns pela coluna, Bernardo. É sempre ótimo ler textos claros e bem escritos.

Mas tenho alguma perguntas a lhe fazer:

- Como você acha que poderia ser implementado o Sócio Torcedor? Um mensalidade 25 reais com 2 ou 3 jogos por mês no Engenhão me parece razoável.

- Não digo contratar vários craques, mas você acha que contratar 1 craque em vez de 5 cabeças de bagre não seria mais útil e atrairia mais torcedores? Outro dia fiz a conta de que somando o salário de inúteis como André Lima, Fahel, Léo Silva, Emerson e outros daria para trazer 1 excelente jogador. Para gastar dinheiro com bondes é melhor usar os jogadores da base.



10/12/09@08:52

KOSh... PARABÉNS!!!!! SÓ PARA MANTER O ELEVADÍSSIMO NÍVEL..... um chute nos bagos!!!! de muitos !!! rsrsrsrsrsrsrsrs



10/12/09@08:59

Excelente o seu comentário, é de botafoguenses assim que precisamos. Só não compreendo uma coisa, tudo o que você disse é tão óbivio e a diretoria não encherga ou não quer enchergar.
Precisamos com calma a vagar elever o nosso Glorioso a outros patamares.



10/12/09@09:00

Bernardo,

Depois de um tempo fora do Canal resolvi ler a sua coluna, parei na entrega da Taça Rio. Tenho certeza que deve ter coisas interessantes mas depois de um comentário desses não dá para levar mais nada a sério. Ter você de uma lado falando imbecilidades da atual administração e o César do outro falando imbecialidades da antiga administração é a prova de que não só o Botafogo mas a humanidade não tem saída.
O seu título em aramaico quer dizer:
Menino bobinho, arrogantizinho, vai ficar igual ao Cezinho.



10/12/09@09:28

Prezado Bernardo,
concordo com tudo que escrevestes.Só não concordo e
acho um absurdo a atitude infantil do Movimento Carlito Rocha de ter saído da direção do BFR.Parece
coisa de gremio estudantil. Muita gente não entende
como aconteceu isto. Se o MCR estivesse lá seria uma
"resistência" contra estas atrocidades cometidas contra o nosso clube,tipo Anderson Barros,etc.



10/12/09@10:05

Parabéns Kosh, Sempre é dificil se olhar no espelho e admitir os próprios erros e nisso eu acho que até o Bebeto de freitas pecou...

O Botafogo tem admitir que não é mais uma potência como foi a 40 anos atras. Enquanto isso não acontecer ficaremos aí, anadando em circulos.

Bela coluna.



10/12/09@10:13

Grande Kosh,

mesmo enxergando os erros, acho eu que vamos demorar pelo menos mais uma geração para voltar a ter um horizonte mais esperançoso, mas as sementes estão germinando nas cabeças dos que serão o futuro do Botafogo. Por isso temos que renovar o quadro social do clube.
Mas esse texto foi um dos melhores que tivemos no Canal que fala do atual momento do clube, parabéns.

Um colossal abraço.



10/12/09@10:25

Caro Bernardo,

O texto escrito pelo irmão está ótimo. Concordo com vários pontos e espero que ele, de alguma forma, chegue aos membros da atual diretoria.

Um cordial abraço.



10/12/09@10:27

Saudação Alvinegras ao irmão Pragana.



10/12/09@10:28

Quero dizer.. SAUDAÇÕES!!!!

mvo


10/12/09@12:46

Um forte sentimento de frustração nos acomete nos últimos dias. Espero que os ânimos se renovam e que em 2010 possamos ter mais alegrias.

Mário.

mvo


10/12/09@12:47

..se renovem....(retificando acima).



10/12/09@13:03

Esta coluna mostra tudo o que vem acontecendo com o Botafogo. Saudações.



10/12/09@14:25

Não esqueçam de assinar o abaixo assinado contra os
infelizes e péssimos diretores do Botafogo que de tão
incapazes não conseguiram rebaixar o clube.



10/12/09@14:45

Amigo Cuca,

infelizmente não posso agradar a todos. Sob o título criticado, se você tivesse lido todo o texto teria visto que ele era pertinente ao tema proposto e somente tive a intenção de enriquecer o texto. Me desculpe se, de alguma maneira, te ofendi.

Se nos encontrarmos, tenho certeza que essa sua sensação de arrogância será rapidamente removida. Nesse domingo à noite estarei desocupado no Rio. Que tal um chopp para desfazer qualquer má impressão? Eu pago a primeira tulipa.

Espero que você me dê a honra de ler o resto do texto. Você perdeu as melhores partes.

Grande abraço!



10/12/09@15:12

KOSH, domingo a noite você já vai esta doidão, não esqueça do churrasco !!!!
UM GRANDE ABRAÇO !!

Quanto ao foguinho ele não esta levando agente a sério !
NÃO TEM TIME!!!! NÃO TEM TORCIDA !!!!



10/12/09@15:31

Kosh... se o CUCA é seu amigo, como você escreveu, imagine seus inimigos.
Mermão..... deixa esse cara no ostracismo......deixa o cara falando sozinho....
Tulipa de chopp só se for com strichnina.....
Discípulos de Ghandi? só se for na casa do carvalho.......



10/12/09@16:41

Bernardo
Parabéns pelo texto.
Análise precisa e acurada dos fatos acontecidos.
Soluções propostas simples e de fácil execução.
Um bom texto para o Mauricio ler na cama.
Continue assim, e no futuro teremos em você um outro grande dirigente para o nosso BFR.
Fernando Mesquita



10/12/09@21:23

Bernardo
Parabéns pelo texto.
Análise precisa e acurada dos fatos acontecidos.
Soluções propostas simples e de fácil execução.
Um bom texto para o Mauricio ler na cama.
Continue assim, e no futuro teremos em você um outro grande dirigente para o nosso BFR.
Fernando Mesquita [2]



10/12/09@22:49


Maravilha de texto! Sem dúvida é este o caminho.

"Segundo Buda, o homem só pode ir para frente tendo real conhecimento de si mesmo e um plano que se coadune com as suas necessidades, suas características pessoais e suas possibilidades"...

A dúvida que tenho é a seguinte:
Quem é este "indivíduo" Botafogo?
Creio que o Botafogo já não reconhece a si mesmo.
Quais seriam suas características pessoais, sua identidade?
O BFR é hoje um balaio de gatos.





11/12/09@09:35

Cara, falaste tudo! A verdade é essa aí e temos de trabalhar com ela do contrário será daí para pior!
O primeiro passo, é reconhecermos que somos atualmente! Não adianta saudosismo sobre ídolos do passado, do contrário seremos um clube pequeno com rica história e só. A história do Botafogo também é escrita no presente e não temos nada para nos orgulhar no presente, salvo se alguém sente orgulho em escapar da degola na última rodada!



11/12/09@13:39

Finalmente alguém que critica, porém sugere soluções... É o tipo de botafoguense que nos orgulha e nos faz se sentir diferenciado... Podemos perder em quantidade para as outras torcidas, no entanto nunca poderíamos perdr em qualidade...



11/12/09@16:42

Parabéns pela coluna e por todos os comentários!
Glorioso rumo a Glória em 2010, centenário do nosso 1º título...



12/12/09@19:34

Kosh

Parabéns, um diagnóstico favorável ao Botafogo, sem se preocupar em procurar culpados, procurando soluções.

A idéia de 9.000.000 de torcedores, foi passada num momento de emoção, por quem é responsável por dados técnicos de pesquisa, pois pelos próprios dados da empresa que ele é dirigente, temos entre 1,8% a 2% da população, bem menos que 4 milhões, e que está diminuindo pelo envelhecimento.


Precisamos urgentemente, para ontem, agregar valores e idéias.

Parabéns!

mvo


14/12/09@13:51

Estou cansado de ser tri-vice do flamengo; estou cansado de torcer, torcer não por títulos mas para não cair. Que decepção !!!!!!!

E ainda fiz minha filha e mulher serem botafoguenses !!!!



14/12/09@17:37

kosh,

você está de parabéns pelo texto, no qual retrata a realidade do nosso botafogo e aponta o c aminho a seguir.

sempre leio as suas colunas e comentários e sempre me vem na cabeça que é uma sorte vc ser um co-irmão.

não tenho nada a acrescentar, porque não é necessário, pois utilizaste a medida certa.

com muita admiração te saúdo.

lscunha



14/12/09@17:38

Parabéns pelo brilhante texto. Deveria ser lido de manhã todos os dias pela atual diretoria! No futebol não é preciso ser o maior para vencer, mas ser o melhor.



16/12/09@09:18

O botafogo precisa de um sócio torcedor decente pra ter ingresso de todos os jogos do botafogo no engenhão. Já e o começo. E uma coisa eu descordo o Botafogo tem uma torcida grande até mais de 9 milhões. Mas 200 mil sócios e impossível a não ser que tenha um programa com vantagens inter estaduais. Como jogos do Botafogo no PPV grátis ou na internet, sorteios de viagem e ingressos para ver o time, descontos em produtos do botafogo, fila e Liquigás, fazer convênios com empresas de todo o pais (lojas, hospitais e restaurantes) para desconto do sócio torcedor(em todo o Brasil). Hoje em dia time não pode ser time tem de ser empresa. O Barcelona faz isso não sobrevive de patrocinador e sim dos sócios e investimentos. Assim da para pensar em 200 mil sócios cobrando 50 conto p/mês. Com isso o Fogão teria mais visibilidade ou seja mais dinheiro de patrocinador que é igual mais fundos para contratações e investir estrutura e jogadores de peso. Estrutura = mais revelações = mais jogadores= mais torcedores dentro e fora do estádio=mais dinheiro= menos dividas e mais jogadores de qualidade e por aí vai. Lógico que isso e um projeto de longo prazo(10 ano no mínimo) mas e totalmente possível. Se isso não for feito daqui a 28 anos tempo de eu fazer 40 eu mesmo faço.



16/12/09@09:19

O Botafogo tem que pegar jogadores que estejam encostados e emprestar para times médios assim o Botafogo ganha dinheiro na hora do empréstimo economiza salários e da experiência a esses jogadores. Tinham que espalhar escolinhas pelo Brasil para descobrir novas estrelas. E espalhar no mínimo 2000 olheiros pelo pais para descobrir talentos.



16/12/09@12:28


DIRRAN - com "biquinho" para pronunciar num francês correto - Jogador do Rio Grande do Norte meio agalegado/sarará. Era entroncadinho e tinha as pernas curtas.

Há alguns anos, quando o Clube Atlético Potengi ainda jogava no Machadão contra o Potyguar de Currais Novos, na 2ª divisão do Campeonato do Rio Grande do Norte, um jogador atleticano se destacava fazendo dribles desconcertantes, lançamentos perfeitos e fazendo gol.

O narrador da Rádio Poti não cansava de gritar:

"Dirran é um craque", "Dirran é uma revelação do futebol
norte-riograndense". E era Dirran prá cá, Dirran pra lá ...

No final do jogo, o Clube Atlético Potengi perdeu por 3 x 1, mas o destaque daquele jogo foi o jogador Dirran.

Vendo aquele sucesso todo do jogador atleticano, um jovem repórter da Rádio Poti foi fazer uma entrevista com o craque na beira do gramado e foi logo perguntando:

"Você tem parentes na França? Esse seu nome é de
descendência francesa?".

O jogador, olhando espantado para o repórter, respondeu:

"Não sinhô, meu apelido é Cú de Rã, mas como num pode falar na rádio...
então, eles abrevia".













18/12/09@11:01

Levei 12 anos da minha vida para ver o Botafogo ganhar um título. Eram tempos difíceis. Perdi a conta de quantas vezes me esguelei torcendo no Maracana por times pé de chinelo meeesmo. Mas isso foi lá na década de 80. De 1995 p/ cá, mesmo com a queda p/ 2ª divisao em 2002, acreditava que o clube tinha tudo p/ recuperar a sua estatura. Isso, no entanto, mudou nos últimos anos. Especialmente de 2007 p/ cá. Hoje, mais do que nunca, me preocupo com o descaminho do Botafogo. Esse apequenamento é lamentável. Só muita sabedoria p/ mudar esse cenário. Além de, é claro, pessoas com capacidade para planejar e executar esse planejamento à risca.
Be, nao demore a atuar na política do clube. Faz favor!!!

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!