O ESTRANHO CASO DA ARQUIBANCADA AMARELA
Por Bernardo Santoro
Em 24/02/2010, às 19:02:42
O segundo fato mais marcante do jogo da final da Taça Guanabara (o primeiro, é claro, foi a nossa vitória), protagonizado por Botafogo X Vasco, foi a bizarra tentativa de divisão da arquibancada amarela destinada ao Botafogo para a torcida do Vasco, lá pelas 15:30 da tarde do domingo, ou aproximadamente uma hora e meia antes do jogo.

Quando li a notícia na comunidade do Botafogo no orkut, em tempo real, postei uma mensagem, incrédulo, dizendo ser impossível essa divisão, e que provavelmente era uma lorota.

Posteriormente, contudo, imagens foram reveladas, a Rádio Tupi noticiou e, após a interferência até mesmo de ex-dirigentes do clube, como Carlos Augusto Montenegro e Ricardo Rotemberg, a arquibancada amarela foi liberada pela Polícia Militar.

Esses foram os fatos. Mas, para esses fatos terem ocorrido, uma ordem foi emitida. Uma ordem de autoridade. Quem teria a autoridade e o interesse para dar tal ordem de isolar a arquibancada amarela do Botafogo e posteriormente entregá-la à torcida do Vasco?

O Comandante do GEPE? Impossível, pois ele não tem poder para isso.

O Comandante-geral da PM? Improvável, pois uma atitude política como essa foge da alçada da competência dele, especialmente em virtude do fato da amarela do Vasco e da arquiba branca não estarem nem perto, naquele momento, de sua lotação total.

Por fim, a PM deve zelar pelo cumprimento da lei, e as leis consumeristas, além do Estatuto do Torcedor, vedam a entrega desse produto que estava previamente destinado à torcida do Botafogo (inclusive impresso em ingresso) para outrem.

A resposta então só pode ser uma: o Governador do Estado (a autoridade máxima frente à PM).

E por que ele faria isso? Recordemos...

Lembrei-me de uma entrevista do Sr. Eduardo Paes, o atual nazi-prefeito do Rio de Janeiro, em que ele, ainda como Secretário de Esportes do Estado do Rio, ou seja, como administrador do Maracanã, e subordinado ao Governador, insinuou que, por conta da nossa pouca presença nas partidas contra o Flamengo, talvez intercedesse na divisão de ingressos, oferecendo nossa arquibancada amarela para a torcida do Flamengo.

Ou seja, a vontade de nos humilhar sempre esteve lá, certamente por motivos eleitoreiros, afinal, agradar “a maior torcida MUDA do mundo” é garantia de votos.

Lembrei-me, ainda, que o Vasco da Gama, hoje, está loteado pelo grande câncer da política nacional, o PMDB, onde o presidente do clube, Roberto Dinamite, é deputado estadual por esse partido, mesmo partido do Governador Sergio Cabral, vascaíno, e do Prefeito Eduardo Paes, também vascaíno, e da maioria dos diretores atuais do Vasco.

Agradar a suposta segunda maior torcida do Estado, em detrimento do clube que efetivamente tomou do Vasco o posto de grande rival do Flamengo nos últimos anos, e que ainda é o clube de coração dessas autoridades, seria unir o útil ao agradável.

Temos então uma série de motivos para acreditar que o Governador foi o emissor da ordem ilegal.

Vejam que essa ordem ilegal, até o presente momento, passados 3 dias do jogo, não foi alvo de sindicância, o que também ratifica a minha hipótese.

Toda essa situação, no fundo, revela o grande despreparo do governo carioca, fluminense e brasileiro para a realização de grandes eventos esportivos, sempre atrelados a escândalos de superfaturamento e desordem.

Apenas para relembrar alguns descalabros do PAN 2007: o campo de Baseball não ficou pronto a tempo, o orçamento foi estourado em dez vezes e a linha quatro do metrô não saiu do papel.

E é assim que vamos organizar as Olimpíadas e Copa do Mundo, que, destaco, nunca apoiei e me senti muito mal quando ganhamos o direito de sediá-las, pois sei tudo o que vem por trás dessas “vitórias”.

E a coisa é de tal monta sem sentido que, ao invés de se proteger o lesado, no caso o Botafogo, já que milhares de botafoguenses não conseguiram comprar ingressos em virtude da compra de ingressos nossos por vascaínos, protege-se o agressor. Desrespeita-se o botafoguense, que é consumidor, contribuinte e cidadão, e fica tudo por isso mesmo. A lei é para os tolos e o “choque de ordem” é para acabar com o sustento de honestos miseráveis, pessoas de bem, que fazem o favor à sociedade de tentar sobreviver como camelôs ao invés de assaltar outras pessoas de bem como eu e você, caro leitor.

E se não fosse o suficiente, com todo o respeito que tenho as eminentes figuras políticas do Botafogo que são os ex-diretores Carlos Augusto Montenegro e Ricardo Rotemberg, ambos têm amizades e/ou conexões com a corja do PMDB (um é, inclusive, subsecretário do nazi-prefeito) e, portanto, se ajudaram a solucionar o caso, não fizeram mais do que limpar a própria sujeira na qual chafurdam e que, dessa vez, respingou no Botafogo.

Eu, que me considero legal demais para participar desse tipo de coisa, apenas me reservo o direito de desprezar a todos os que lesam a mim ou ao meu amado clube.


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 20 comentários

Gil


24/02/10@19:45

Bernardo,

Nunca imaginei passar por tamanha humilhação!
Nunca imaginei presenciar tal vergonha!
Me senti prejudicado como torcedor, cidadão e usuário, pois tinha em meu poder um ingresso que me dava o direito de utilizar a arquibancada amarela e estava sendo impedido disso.
Nada justifica tal ultraje e pouco antes do início do jogo questionava-me onde caberiam tantos torcedores nas arquibancadas verdes.
Até quando vão tentar humilhar e apequenar com tudo que é ligado ao nosso amado BOTAFOGO?
Qualquer dia impedirão a torcida do BOTAFOGO de comparecer aos estádios!
Só sei que as figuras políticas que você citou tiraram proveito do caos e tenho certeza que se beneficiaram com alguns incautos.

VERGONHA!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!



24/02/10@20:12

Interessante: Foi tudo filmado e as fotos publicadas com produção, maquiagem e inclusão de Posts com elogios aos Salvadores da Torcida... Isso está parecendo a um plano muito bem montado.



24/02/10@20:53

Já tinha escrito exatamente isso no fórum. Tem o dedo do Paes nisso aí. O cara já fez isso no ano passado na final do estadual contra os molambos. E sempre alfineta a torcida do Botafogo quanto ao seu comparecimento. Esqueci do imundo do Cabral, mas ele também está envolvido, como comandante da PM. Quem vive aqui no Rio sabe que eles fazem, e sempre fizeram, parte da escória política deste Estado.

E isso não passa de um ensaio para que eles façam a mesma coisa, desta vez efetivamente, numa hipotética final contra os molambos.

O lamentável disso tudo e ver que não há nenhuma posição oficial da diretoria omissa sobre esse assunto. Ou seja, se quiserem repetir o feito na final, não encontrarão resistência da diretoria incompetente da Botafogo.



24/02/10@21:07

BERNARDO... por muito menos temos um governador preso há 15 dias, temos um vice-governador que renunciou, um pedido de intervenção, vários pedidos de impeachment, e a população sequiosa por justiça.....



24/02/10@22:05

Fiquei assistindo pela BAND e o time ainda estava em campo e as luzes do Maracanã sendo apagadas,o pessoal da BAND criticou duramente essa falta de respeito com O Clube Botafogo e ainda deram conselho para a Diretoria soltar uma nota de repúdio a tamanha falta de respeito!
Mas infelizmente não temos Presidente,mas sim um Estagiário.

rgm


25/02/10@08:58

Meu caro amigo Kosh, me perdoe, mas salvo engano voce apoiou a eleição de pulha, ou não?



25/02/10@09:49

Mas no Rio tudo eh assim, sempre beneficiam todos e prejudicam o Botafogo, eh que ainda não apareceu um presidente com vergonha na cara pra acabar com isso!! E esse que esta ai coitado eh uma marionete na mão dessa corja!!!



25/02/10@10:25

Boa Kosh,
Bons argumentos camarada. Estou até começando a virar seu fã...
Saudações alvinegras da Serra!



25/02/10@13:55

Bernardo, a secretária já havia deixado no ar algo assim:

"Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 - 08:30h

Na decisão com arquibancada setorizada, problemas na venda de ingressos

A final da Taça Guanabara será o primeiro grande teste da setorização das arquibancadas em dia de Maracanã lotado. Ontem, no primeiro dia de venda de ingressos, torcedores tiveram dificuldade para conseguir entradas destinadas ao setor do seu time.


A julgar pelo que se via, à tarde, no Maracanã, a torcida do Vasco deverá ser maioria. A bilheteria próxima à estátua do Bellini, destinada aos vascaínos, tinha longa fila. Do outro lado, na bilheteria perto da rampa da Uerj, havia poucos alvinegros à procura de ingressos.

Nos outros pontos de venda, as duas torcidas ocupavam as mesmas filas, e houve problemas na compra de ingressos para cada setor. Em General Severiano, à tarde, torcedores do Botafogo, em maioria, já não conseguiam meia-entrada para a arquibancada à esquerda das cabines de rádio. Nas Laranjeiras, ocorria o oposto: vascaínos não encontravam ingresso para a arquibancada destinada à sua torcida.

— Tive de comprar ingresso do setor do Botafogo, vou tentar mudar de lado no Maracanã — disse o estudante vascaíno Bernardo Pereira.

A dificuldade de encontrar entradas não foi por esgotamento dos bilhetes. À noite, a federação informou que foram vendidos 16.637 ingressos, e ainda há entradas para todos os setores.

A secretária estadual de Esportes, Márcia Lins, disse que, caso haja presença muito maior da torcida de um time em relação à adversária, a divisão das torcidas poderá ser feita por meio de policiamento, abrindo mais espaço para os que estiverem em maior número.

O que está descartado é o acesso de quem comprou ingresso de um setor ao outro lado do anel das arquibancadas. O comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), tenentecoronel Luiz Octávio, afirmou que a orientação aos policiais que estarão no Maracanã é impedir que torcedores uniformizados assistam ao jogo no setor da arquibancada destinado aos rivais.

— Ainda não recebemos nenhuma informação oficial sobre venda de ingressos.

Quem comprar ingresso para um setor, assistirá dali. E não será permitido a entrada de torcedores uniformizados no setor adversário — disse.
Fonte: O Globo"



25/02/10@14:24

Perfeita a análise, Bernardo.
Conversei com os policiais que faziam a barreira nos portões do Setor Amarelo. Questionados sobre a quem recorrer, eles nos mandaram ir ao JECRIM, no portão 18. Ou seja, quem quisesse reclamar teria que sair do estádio para novamente entrar pelo Portão 18, perdendo, portanto, o ingresso. Ficou nítida a intenção de humilhar o BFR, até mesmo porque não havia uma maioria tão grande de vascaínos, estava 55% x 45%, aproximadamente. Somente após a intervenção do Montenegro e do Rotenberg o problema foi resolvido, mesmo assim ainda mantendo o cordão isolando parte das amarelas até minutos antes do jogo.

...E A NOSSA DIRETORIA NÃO FEZ SEQUER UMA NOTA DE REPÚDIO!

SÓ SE PRONUNCIARAM CONTRA O MANIFESTO DO MCR.

FORA MAURÍCIO ASSUMPÇÃO E SEU BANDO DE INCOMPETENTES!



25/02/10@15:40


BATATA!

Essa tentaiva não foi a única... na final do ano passado aconteceu a mesma coisa, colocaram cordas querendo limitar a nossa torcida. Não deixamos, como nunca deixaremos.

Eu entrei no estádio faltando 15 minutos para o início da partida. Antes disso e ao saber do ocorrido (ainda do lado de fora a notícia é era que a amarela seria destinada ao vascú), eu me perguntava como era possível tal absurdo, dado a quantidade de botafoguenses no entorno antes do jogo.

É lamentável que autoridades (sejam elas quais forem) se preocupem com assuntos tão menores e mesquinhos, ao invés de se preocuparem com assuntos realmente relevantes para toda a sociedade.

Abraço, Kosh.



25/02/10@16:32

" A lei é para os tolos e o “choque de ordem” é para acabar com o sustento de honestos miseráveis, pessoas de bem, que fazem o favor à sociedade de tentar sobreviver como camelôs ao invés de assaltar outras pessoas de bem como eu e você, caro leitor."

???? Será que li isso ? Então não cabe à Prefeitura tirar camelôs das ruas ? Além de enfeiar e atrapalhar transeuntes, todos sabem que camelôs vendem produtos piratas, contrabandeados, além de não pagarem impostos e prejudicar comerciantes que pagam impostos e empregam pessoas. É dever da Prefeitura coibir, até com truculência se necessário.
Espero que esse colunista nunca se eleja pra nada, nem para assessor de supervisor de porra nenhuma do Botafogo. Vou te contar, Brizola e Garotinho perdem ...



25/02/10@16:39

Lamentável! Maurício Assunção deve ser questionado já!!! Pelo menos uma nota de repúdio deveria ter sido elaborada e divulgada...



25/02/10@20:54

RGM, me desculpe, mas eu apoiei a eleição de quem? Do Nazi-Prefeito ou do Nininho?

Em ambos os casos a resposta foi NÃO! Inclusive o voto no Gabeira foi o meu primeiro voto em muitos anos, pois andei votando nulo por muitas eleições.

Sobre o Nininho, então, nem se fala.

Não sei de onde você tirou isso.

Abraço.



25/02/10@20:55

Também não entendi. Quer dizer que quando um miserável não me rouba, ele está fazendo um favor à sociedade? Má índole é má índole, meu amigo. Nessa você errou.



25/02/10@21:13

Caro Tarzan e Scott, não queria entrar nessa discussão, pois não é o cerne da questão, mas dentro da minha visão política, o fato de um Congresso Nacional ratificar um crime não significa que o crime deixa de ser, materialmente, um crime.

O Código Penal diz que furto é subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel. O Estado, através do seu aparato de força, subtrai para si dinheiro legitimamente auferido por um cidadão, só que ao invés disso se chamar roubo, chama-se imposto. A natureza de furto do imposto, contudo, não se modifica.

Portanto, o verdadeiro roubo praticado sistematicamente na nossa sociedade é o praticado pelo Estado, não pelo camelô. Não é o camelô que deveria pagar imposto, e sim o logista registrado que deveria deixar de pagar. Apenas à guisa de informação, um produto comprado numa loja, em regra, é duas vezes e meia mais caro do que seria se não houvessem impostos.

Impostos esses que ainda por cima são desviados e malversados, SEMPRE.

Do mesmo modo que o assassinato em massa praticado pelo Estado, chamado de guerra, não deixa de ser assassinato em massa pelo fato do Congresso ter ratificado a guerra.

E o alistamento obrigatório não deixa de ser sequestro e escravidão porque o Congresso assim manda.

Mas essa é a postura política deste colunista que, obviamente, se reflete em minhas colunas e vocês têm todo o direito de pensarem em contrário, muito embora eu ache coisa de maluco apoiar o roubo contra si próprio.

Abraços!



26/02/10@11:50

sem impostos, como seriam mantidos os serviços públicos?



26/02/10@13:51

Caro alexandre, 90% dos ditos serviços públicos, na minha opinião, não são públicos, mas sim privados, logo, devem ser prestados pela iniciativa privada e não pelo Estado.

Pelo fato de o imposto ser algo extremamente grave, um verdadeiro roubo, ele deveria ser mantido em patamares mínimos, tal como era feito nos EUA até 1913 (3% do PIB ao invés dos nossos 40%) e hoje em Hong Kong, praticamente inviabilizando a roubalheira dos políticos, pois praticamente não teria dinheiro a ser roubado.

Abraços!



28/02/10@01:17

Bom, a discussão realmente mudou de rumo. Parece aquele papo de julgamento - se conseguir derrubar um testemunho, toda a tese vem a baixo.

Acho que se vamos falar da política atual ou se vamos discutir sistemas de governo, acho que há outros mídias mais apropriadas.

Não vou omitir minha opinião: acho o choque de ordem uma vergonha e concordo com o Kosh. E se vierem falar que o problema é a pirataria e os impostos, não ouvi falar nada sobre o que o governo atual está fazendo pra coibir o caixa dois e a importação e fabricação dos produtos pirateados.

Quanto a estória principal, a questão das arquibancadas é simplesmente uma vergonha. Mas acho uma temeridade citar a política ou o time por qual torce nossos governantes, mas da forma que o Kosh fala, tudo faz sentido, ainda que seja difícil de acreditar que polícos gabaritados irão se meter em um assunto assim.



28/02/10@01:19

Em tempo: sempre pego esses papéis que me oferecem na rua. Gera emprego na gráfica e pra quem distribui. É só jogar em uma das lixeiras laranjas ou guardar no bolso pra jogar no lixo do escritório.

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!