QUAL A NOVIDADE?
Por Bernardo Santoro
Em 08/03/2010, às 10:52:30
De certa forma me surpreendeu a atitude negativa da torcida após essa derrota de 2 x 1 para o Fluminense.

Ontem jogou o Botafogo. O Botafogo de Joel Santana. E jogou muito bem!

Muito bem? Alguns devem estar achando que estou maluco. Mas parem para pensar: o time de ontem jogou verdadeiramente diferente do modo como jogou contra Flamengo e Vasco, nos jogos decisivos da Taça Guanabara?

Claro que não!

Em todos os três jogos fomos amplamente dominados por três times nitidamente superiores ao nosso. Cabe ressaltar, inclusive, que a diferença técnica entre o nosso time e os de Flamengo e Fluminense chaga a ser algo grosseiro.

No entanto, assim como ontem, nos jogos decisivos fomos amassados no nosso campo defensivo. A diferença é que, na Taça GB, fizemos os gols e não tomamos, o que não ocorreu ontem.

A verdade é que, dentro das limitações do atual elenco, e, convenhamos, nosso meio-de-campo é provavelmente, se não certamente, o pior dentre os 20 times da série A do Brasileiro, temos, de fato, apresentado uma competitividade que não deveríamos estar apresentando agora, em grande parte ao mágico trabalho defensivo do Joel Santana. Esse é o nosso time atual, e, dentro da única proposta que podemos ter, que é uma retranca feroz, os resultados têm sido extremamente satisfatórios.

Façamos um exercício de imaginação. Qual seria o provável resultado de uma partida entre dois times aleatórios, digamos Arimatéia e Bambala, se os times viessem assim escalados:

Arimatéia F. C.:

Jefferson, Fábio Ferreira, Wellington e Fahel; Jancarlos, Leandro Guerreiro, Eduardo (Caio), Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu.

Bambala F. C.:

Rafael, Mariano, Cássio, Dalton (Diogo), Leandro Euzébio e Julio Cesar; Diguinho, Everton (Thiaguinho) e Conca; Maicon (Wellington Silva) e Fred.

Qualquer pessoa normal apostaria em uma vitória confortável, se não numa goleada, do Bambala, e no entanto, o Arimatéia, no jogo de ontem, vendeu muito caro a derrota.

Não estou aqui defendendo essa merda de time, mas quero apenas trazer uma perspectiva diferente: estamos fazendo mais do que deveríamos.

A solução: trocar todo o meio-de-campo. Enquanto mantivermos uma única peça que seja, o time sempre dependerá muito mais de sua postura defensiva e entrega no jogo do que de uma inspiração ofensiva que simplesmente não existe.

E, convenhamos, não é todo jogo que poderemos vencer um time infinitamente melhor que o nosso, especialmente no campeonato brasileiro.

RAPIDINHAS:

*Joel é bom, mas falta um pouco de humildade. Humilha repórteres e se vende como superstar. Menos, por favor.

*Já que precisamos trocar todo o meio-de-campo, por que não aproveitamos e trocamos essa porcaria de diretoria também?


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 41 comentários



08/03/10@12:02

Kosh,

infelizmente tenho que concordar, nosso time joga se defendendo sempre, até contra os chamados pequenos.

Um colossal abraço.

mvo


08/03/10@12:38

Acho que o problema está aí. Tem que trocar todo o meio de campo.



08/03/10@13:10

Acho que do meio pra trás, tem que trocar todo mundo!!!

Talvez o Fahel, permanecesse na zaga, afinal tem jogado bem, por ali!!!



08/03/10@13:41

Boa Kosh.
Pra mim, nada mudou...
FORA FAHEL, LF, LG, EDUARDO E ALESSANDRO (A LISTA DEVE AUMENTAR...)
Abçs.



08/03/10@13:59

Tem que trocar é o presidente do clube.



08/03/10@14:06

AMIGOS... no futebol se ganha, se perde e se empata. Ontem perdemos... qual o mal nisso???
Acho que o BAFANA BAFANA sabe o que faz. E não vamos criar tempestades em chicrinhas de café. Afinal melhoramosparacaralhus.......



08/03/10@14:19

Essa derrota terá valido a pena se for para mudar o time. Se o Joel vier com frase pronta e desgastada de que " não é por causa de uma derrota que todo o trabalho será revisto e terá mudanças no time", podemos já encomendar a faixa de tetra-vice.



08/03/10@15:04

globo.com

"Apesar da pressão, Joel reluta mexer na equipe e dar chance aos reforços"

"O treinador evita transformar o revés no clássico como divisor de águas no clube.
- Não posso começar a mexer na equipe de uma hora para outra. Temos um time-base. Não é porque o clube fez uma contratação que preciso colocar na equipe – disse o treinador."

Aí não tem quem aguente!



08/03/10@15:05

soufogao,

Não esperou nem esfriar...

O que vc temia era (ou é) fato!



08/03/10@15:21

Eh Vivaldo, é que os técnicos possuem o manual de frases feitas após derrotas. O futebol é uma mesmice danada, concorda?



08/03/10@16:46

Há pouco mais de um mês atrás, o Joel ainda estava com a marca do ponta pé no traseiro que levou lá dos bafanas. Derepente, não mais que derepente o homem da prancheta vira uma espécie de super bruxo do futebol. Se continuar a dar bobeira e não ouvir a galera, dentro dos próximos 20 ou 30 dias estará sendo aclamado como mais um burro a pastar ao lado do gramado. Com prancheta e tudo.



08/03/10@16:51

É impossível ter que aturar esse meio de campo.Que simplesmente não existe,o único que tem habilidade é um velho que erra passes com mais de 10 metros de distancia.Dois idiotas o acompanhandoEduardo e porta voz do time,não jogam nada,todos veem,mas, não tem coragem de tirá-los.Que meio de campo horrível! O treineiro,pois não pode ser chamado de treinador,se omite não substituindo-os. Os outros Clubes dão oportunidade á prata da casa.Só o Botafogo é que não.Senão vejamos; procurem ver o que o Cuca fez no time do Flor.



08/03/10@18:13

É isso aí soufogao,

Infelizmente e o Joel parece ser extremamente "cabeça dura" nessa questão!



08/03/10@18:21

Pow, nessa questão parece-me que o Cuca leva uma vantagem, pois ele chegou no Flor e barrou intocáveis como o zagueiro Luiz Alberto. Jogadores como o sandro silva, dany Morais e o edno não são estrelas mas dá para formar um bom time sabendo utilizá-los. Com o elenco que temos só falta um camisa 10 para termos um bom time, até mesmo para o brasileiro e mesmo sem esse 10, dá para formar um time razoável tirando os improdutivos! e arriscar com essa galera: Caio Edno, Dany Morais, Sandro Silva, Cajá e até mesmo o Dantas. A prioridade é um 10, enquanto isso dá para mesclar com essa galera



08/03/10@18:26

É depois de ter visto o mariano do flor jogar a bola que jogou ontém é bem provável que se insistisse com o dantas surgisse um grande jogador por que ao contrário do dantas, o mariano nem potencial tinha, era um péssimo lateral! A base merece mais oportunidaddes e penso que o carioca seria o xampeonato ideal para se testar a galera da base principalmente colocando-os no lugar dos improdutivos!



08/03/10@19:45

mudando completamente de assunto, estava analisando nossa tabela com relação a exposição.
Jogos transmitidos tv aberta=3
contra 3 do flor, 7 do vasco e 9 dos mulambos
tv fechada=5
contra 3 do vas, 3 dos mulambos e 9 dos flores
No total teremos transmitidos via tv, 8 jogos
contra 12 do flor, 12 dos mulambos e 10 do vasco.
acho q o titulo carioca sera de extrema importancia $$$$ e principalmente a tao falada contratação que o nininho anunciou pelos 4 cantos!!!!!!



08/03/10@19:48

com relação ao dia dos jogos, mais um ano e novamente somos relegados a data menos importante (sabado)
teremos 7 jogos aos sabados
contra 3 do flor e dos mulambos e 4 do vasco.
teremos 5 partidas aos domingos
contra 10 dos flores e dos mulambos e 9 do vasco...



08/03/10@19:50

Não sei por que, mas sempre tenho esperança em dias melhores. E, na minha humilde opinião, não é necessário mudar muito, mas mudar certo! A defesa está se ajustando, só basta tirar o welington e por o dany Morais e treinar isso aí, o maior problema hoje, que é o meio, se resolve com a saída do Eduardo e a entrada de um camisa 10 em seu lugar (enquanto esse 10 não vem, eu acredito que não passe do brasileiro, espero não estar iludido, pode colocar o cajá ou o Dantas, eu ainda prefiro Lucio flávio, mas parece que ele está precisnado de um banco) e mais a entrada do caio ou edno mas para jogar como meia chegando no ataque, como fazia o maicosuel, acredito que o Caio possa fazer essa função e o Edno também. Se observarmos bem, são apenas três mudanças: entrada do Dany Morais, saída do Eduardo e entrada de mais um meia. Claro que na prática vai mudar muito, mas não seria nada de absurdo ou radical para um técnico. Eu não defendo a entrada do sandro silva no lugar do eduardo pois acho que se isso acontecer vai ser mantido Fahel e Leandro Guerreiro, serão três volantes "meia-boca" e não resolverá o problema do meio campo. Se for para atuar com três zagueiros, eu defendo a manutenção do fahel na zaga, parece que Leandro Guerreiro está precisando de um banco, aí sim colocaria o sandro silva, e se for para atuar como volante Fahel deve ser banco. Não são craques ou estrelas, mas dá para melhorar ou ficar um bom time com os que estão aí. A unica urgencia mesmo, pra mim, é só um camisa 10 (que sabemos que antes do brasileiro não vem mais e que devemos lutar para que venha, pelo menos, para o brasileiro)!



08/03/10@20:32

Eu acho que essa análise é valida, mas não podemos esquecer que temos o engenhão e o flor, o maracanã.

Quanto ao papai Joel, fico pensando o que passa na cabeça de um técnico quando colpoca em campo, aos 40 do 2º tempo, um jogador, por melhor que seja, o que ele imagina que esse atleta vai fazer para o time?



08/03/10@21:58

Do meio pra trás, tirando o Jefferson, TROCA TODO MUNDO, começando pelo mais irritante (Eduardo) e pelo mais omisso (Vampiro Indolente).



08/03/10@22:07

Mais uma novidade: O patrocínio fechado é de 80 mil por partida.. façam suas contas....
E pensar que dispensamos a Liquigás que pagaria 1 milhão por mês....

LOG


08/03/10@22:20

Tem de trocar toda a diretoria....



08/03/10@23:44

TAVA LOUQUINHO PRA ACONTECER UMA DERROTA, NUM DIA EM QUE O TIME FOI UM ESPECTRO DO QUE REALMENTE É, PARA DESTILAR SEU VENENO NÃO É "COLUNISTA ESPORTIVO".
SÃO HIENAS COMO VOCÊ QUE FAZEM COM QUE 1 PASSO ATRÁS APAGUE TOTALMENTE 10 À FRENTE.
E AINDA CONSEGUE ESPAÇO PARA ESCREVER ESTA ÁNALISE IRREAL, ABSURDA E TOTALMENTE EQUIVOCADA.
SÓ TE PEÇO UM FAVOR : NUNCA DIGA QUE É BOTAFOGUENSE.



09/03/10@08:07

Ahn?

Kangussu, meu filho, não sei de que hospício você saiu. Minha coluna foi justamente no sentido de que o time jogou da mesma maneira que nas vitórias sobre Fla e Vasco, ou seja, não destilei veneno algum. Só critiquei o meio-de-campo, coisa que fiz até mesmo depois do título da Taça GB. Se quiser comprovar, veja a minha coluna "Joel, revolucionário da matemática".

Acho engraçado é você falar que eu não sou botafoguense, mas, no entanto, quem estava "louquinho para ver uma derrota do Botafogo" não era eu, e sim você...

Abraço.



09/03/10@08:46

Infelizmente esse time é limitadissimo.
Mas limitada ainda é essa diretoria e esse dentista fanfarrão.

Normalmente não sou um cara pessimista, penso e vejo sempre o melhor das coisas, mas temo pelo nosso futuro no brasileiro.



09/03/10@09:03

Acho que o Joel está num misto de teimosia, medo de perder o apoio do grupo e medo do "apoio" que certos jogadores tem de empresários e dirigentes. Talvez até ele também já esteja "$$apoiando$$" também!!!



09/03/10@09:26

KOSH vc é um ser humano e educado. Mas sei que, por ser ser humano tem sua resiliência comedida por sua formação E ESTATUS aqui no CB. Tal qual um soldado, quero vir de público solidareizar-me com você sobre a declaração do INFELIZ que rima com o orifício porco.
E por saber que o seu elevado nível não chega até o cérebro do INFELIZ que rima com o oríficio porco eu falarei ao INFELIZ a linguagem que ele entende: OU SEJA.... VÁTOMARNOSEUREFERIDOCÚSEUKANGUSSU.......



09/03/10@09:27

PEÇO VENIA A NOSSO QUERIDO MODERADOR SONIC PAR QUE NÃO GLOSE UMA VÍRGULA SEQUER DO MEU VENENO.



09/03/10@11:10

KOSH,
SER BOTAFOGUENSE NÃO É UM PRAZER DE MOMENTO É UMA PAIXÃO DE TODA A VIDA, ASSIM SENDO VOCÊ NUNCA ME VERÁ TORCENDO CONTRA, MUITO MENOS DESEJANDO QUE PERCA.
JORGE LUIS,
POR QUE VOCÊ É TÃO INFELIZ, BABA OVO E ADEPTO DE BAIXARIAS? PROCURA UM PSIQUIATRA CARA, OU QUEM SABE UM VETERINÁRIO?
Ã



09/03/10@11:54

Já dizia minha saudosa avo:

quem não tem nada de constutivo para falar, que fique quieto.

E Kosh, vejo no seu texto uma construção de um time mais equilibrado, ao contrário do comentário do nobre amigo kangussu.

Um colossal abraço.



09/03/10@11:54

quem não tem nada de construtivo para falar, que fique quieto.



09/03/10@17:28

Kosh. Muito boa sua análise. Só discordo de um ponto. Vamos aos dados: dos quatro jogos com os tres times "muito superiores ao nosso" ganhamos 3. Para "realçar" mais ganhamos 75% dos jogos quanto aos "times muito superiores ao nosso". Háq algoa de errado nisto. Pode ser que:
1- Ruim mesmo é nosso meio de campo e não todo o time.
2- Os outros são tão ruins quanto o Botafogo.
3- Ganhar 3 em 4 jogos foi por acaso. Como acaso é 50% pode não ter sido.

Mais ainda. Queria apenas o Conca no lugar do LF e qualquer um no do Eduardo. abraços. Loris



09/03/10@20:42

Kosh, sou testemunha de que você é um frequentador das arquibancadas alvinegras. Nao esquenta não, amigo. Suas colunas são muito bem escritas e de um modo geral nossos pontos de vista são concordantes.

Vida que segue, amigo.

rgm


10/03/10@10:39

Enquanto Lucio Flavio e Leandro Guerreiro estiverem por lá, não ganharemos nada.



10/03/10@13:11

kosh,

parabéns pela coluna.

esse Kangussu já passou dos limites.



10/03/10@14:22

kosh,
mais uma vez parabens pela coluna,são sempre gratificantes e enriquecedoras,a ponto de sua coluna sobre marketing me despertar o interesse sobre o assunto,tanto que gostaria de reve-la para colher algumas informações.sabe se tenho como acessa-la novamente?



10/03/10@16:07

Bernardo, ótima coluna!
Kangussu, vá tomar no cú porra! Ih... caramba... falei palavrão...
Foda-se.



10/03/10@19:57

Andrealag, basta você ir para o link "colunistas" que fica à esquerda do site e clicar no meu nome.

Aos demais amigos, obrigado pelos elogios e um grande abraço.



10/03/10@20:25

Kosch,
Você é muito educado e inteligente. Merece mais respeito, ou seja, não merece comentários de algumas pessoas despeitadas, com sua dedicação ao Botafogo.



11/03/10@07:56

parabéns, Bernardo! a sua coluna fez uma análise honesta do time. e uma constatação: qdo falta qualidade, vc tem q jogar assim, chamando o adversário pro seu campo e jogando no erro dele.não acho absurdo a gente jogar dessa maneira.



24/03/10@22:19

É aquela história do paralelo com War que conversamos... os outros times com Ásia, Oceania e Europa e nós só com a América do Sul tentando atacar Argélia... Por sorte temos conseguido, mas realmente passou da hora de dar um "up" no time!!!

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!