TORCEDOR PESSIMISTA OU REALISTA
Por Cesar Oliveira
Em 05/05/2011, às 23:47:27

Olá César e amantes do Botafogo!

Ficarei satisfeito se alguém ler este e-mail até o final, pois temos algo em comum, o amor pelo Glorioso Botafogo.

Comecei a torcer pelo Botafogo em 1976, aos 12 anos de idade. Foi difícil para um jovem torcedor, ficar 13 anos sem ganhar, pelo menos, um turno do campeonato carioca (de 76 a 88 o Botafogo só ganhou o torneio início de 1977 - Carbone recebeu a taça). Depois de 89 a 96 as coisas começaram a melhorar. Bi campeão carioca 89/90, vice brasileiro 92, campeão da Commenbol 93, campeão brasileiro 95, campeão da taça cidade do Rio de Janeiro 96, campeão carioca 97 e campeão do torneio Rio - São Paulo em 1998. Na verdade, uma década fantástica! Deu para esquecer os 13 anos de pura decepção.

Sei que o Presidente Maurício Assumpção é um cara sério, e, tem trabalhado para um Botafogo sempre maior e melhor, tentando formar um time com jogadores vencedores, otimistas, encorajados, temidos pelos adversários. Mas, na minha visão, isso não está acontecendo com a maioria dos jogadores que lá estão ou estiveram. Muitos deles numa situação de conforto, aceitando passivamente as derrotas, sempre com aquele discurso de que temos que continuar trabalhando para melhorar .... Jogadores como o Alessandro, Fahel, João Felipe, Márcio Azevedo e até os que já se foram como Túlio Souza, Triguinho, Tiaguinho entre outros, são jogadores para, no máximo, compor elenco (completar treinos). Em qualquer outro grande time brasileiro eles são reservas, mas no nosso time eles são titulares.

Em resumo, o fluminense foi campeão brasileiro e, mesmo assim, o Gérson "canhota de ouro" todo domingo vem criticando o time. O flamengo foi campeão carioca, mas todo dia o Renato M Prado esculacha o time. Será que não chegou a hora de nós torcedores, em especial, a maioria de vocês, formadores de opiniões, influentes no clube e na mídia carioca, começarem também a "colocar a boca no tromboni"? Vou dar um exemplo: Sou fã do Eraldo Leite, mas ano passado, um dia depois da derrota do Botafogo de 6 a 0 para o Vasco, no globo esportivo, ele foi perguntado sobre o que teria acontecido com o Botafogo naquele jogo. Ele respondeu: "o Botafogo esteve numa tarde infeliz". Ora, não foi somente uma tarde infeliz. Foi uma tarde em que o Estevam Soares armou um esquema fracassado; e que o Alessandro não vem jogando nada já faz tempo; que o Marcelo Cordeiro é fraco, que o Fahel e o Eduardo não têm condições de vestir a camisa Gloriosa do Botafogo... Isso é que ele deveria ter falado.

Infelizmente, tenho a sensação que, qualquer jogador ao chegar no Botafogo, vem para fazer o melhor. Mas, com certeza, pensando que qualquer resultado está bom.

Para finalizar, precisamos cobrar mais. Campeonato brasileiro vem aí. Caio Júnior é fraco. É calmo, paciente demais para um clube como o nosso. Precisamos de um técnico com história. O jogador ao olhar para o banco tem que saber que quem está comandando é exigente ou jogou bem, é conhecedor de futebol, ter respeito, sentir que se não jogar bem vai sair. Agora, Alessandro, João Felipe, Márcio Azevedo, Fahel não são titulares nem na pelada do COSTA BRAVA!

Desculpem! Mas, do mesmo jeito que o César deu a excelente idéia do banner do Mendonça, e todos vocês apoiaram dando sugestões para a realização da justa homenagem, também podemos nos organizarmos para dar sugestões ao Presidente do Botafogo no sentido de uma contratação ou dispensa.

Eu, aqui em São João Nepomuceno, não tenho condições de estar no clube, nem falar com o Presidente ou Diretores, mas vocês estão com a "faca e o queijo na mão". A imensa torcida Botafoguense, espalhada por todo Brasil, agradece.

Vou me despedir como o César Oliveira o faz.

Saudações Botafoguense!

São João Nepomuceno-MG

Terra de HELENO DE FREITAS

Nei Medina

http://neimedina.blogspot.com

NO GIRO DA BOLA com Nei Medina

http://sjonline.com.br/principal/colaboradores/no-giro-da-bola


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 2 comentários



06/05/11@10:02

Se é para sugerir:
1. Dispensas: Alessandro, Marcio Azevedo, Fahel, Mancha, Everton.
2. Dispensa dos que estão no limbo (Jean Coral, Tulio Souza, Leo Guerreiro, Vinicius Colombiano): todos, sem excessão.
3. Solução para os que não se firmam: Gabriel, Guilherme, Rodrigo Dantas, Wellington Jr. Ou dá chance real ou dispensa de vez.
3. Contratações: nomes têm muitos. São caros, mas se ao invés de contratar 10, contratar 1, o gasto é o mesmo e o retorno muito maior. O que não pode é ver dirigente falando que o mercado está difícil e os outros contratando bons jogadores para posições que precisamos. Um exemplo, André (atacante), Alex (meia), Gustavo (zagueiro) e nós em uma novela para tentar nomes ridículos como Gilberto, Andrezinho, Ricardinho, que podem até servir como opções de elenco, mas não como titulares do time.
Fora isso, não custa ter mais ação, planejamento e transparência, ao invés de ficar esperando reforços serem oferecidos ou cairem do céu (vai querer convencer alguém que, por exemplo, Ricardinho estava sendo "mapeado" como reforço antes de ser dispensado pelo atlético?), total falta de planejamento (é impossível pensar que se houvesse um mínimo de planejamento por parte da direção, teríamos contratado tantos jogadores no início do ano e estejamos querendo dispensar vários deles e contratar mais, por uma simples mudança de técnico que renovou contrato, mesmo com as evidências indicando que não deveria) e promessas que não têm como serem cumpridas.
Essas sugestões, bem como outras, foram dadas inúmeras vezes, algumas desde o ano passado.
No momento, a minha maior sugestão é o MA mandar embora o sr. Anderson Barros (não vou nem qualificá-lo aqui) e arrumar um gerente de futebol de competência reconhecida e de preferência botafoguense.



09/01/13@17:21

anderson barros saiu e nem parece, chico fonseca vai pelo mesmo caminho, so pegamos jogador q ninguem quer, unica boa foi julio cesar, axo que se for pra mostrar q ta trazendo reforços desse nivel é melhor esperar pra contratar jogdor de mais qualidade, ainda bem q aquino nao vem mais, quem sabe contrata o pabon ex nacional medelin ou um grande atacante sulamericano

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!