Volta Manga
Por Marcio Pragana
Em 30/10/2007, às 10:36:49
Senhores,

Depois de ver com sofrimento este nosso ultimo jogo, bateu um saudade incrível do melhor goleiro que vi atuar com a camisa do nosso Botafogo, o Manguinha.

Resolvi ir ao site oficial de nosso clube, e não vi a menor referencia ao Manga. Alias nosso site oficial, para um clube com a galeria de craques que tivemos, é bem acanhado com relação aos nossos ídolos, com apenas 16 citações. Faltam referencias para craques como Leônidas, Amarildo, Manga e Roberto só para citar alguns. Carlos Alberto é citado no site, mas teve uma passagem bem pequena pelo Botafogo, merecia mais ser citado o Brito que atuou muito mais tempo.

Tive que recorrer ao site do, argh, Milton Neves, que tem um bom acervo dos antigos jogadores, e também do nosso Manguinha.

Retirado do site do Milton:


BRIGA COM SALDANHA O goleiro, que fez 445 partidas pelo Botafogo, deixou o time da Estrela Solitária em 1968. Na época, ele teve um desentendimento com o jornalista e técnico João Saldanha, que acusou o arqueiro de ter se vendido na final do carioca de 67. Manga deixou saudade aos alvinegros. O goleiro costuma provocar os rivais, principalmente o Flamengo: "Flamengo é bicho certo. Eu gasto o dinheiro na véspera", dizia.
TÍTULOS Campeonato pernambucano de 55, 56 e 56 (pelo Sport); Campeonato carioca de 61, 62, 67 e 68 (pelo Botafogo); Torneio Rio-São Paulo de 62, 64 e 66 (pelo Botafogo); Campeonato uruguaio de 69, 70, 71 e 72 (pelo Nacional do Uruguai); Libertadores de 71 (pelo Nacional); Mundial Interclubes de 71 (pelo Nacional); Campeonato gaúcho de 74, 75 e 76 (pelo Internacional); Campeonato brasileiro de 75 e 76 (pelo Inter); Campeonato Paranaense de 78 (pelo Coritiba); Campeonato gaúcho de 79 (pelo Grêmio) e Campeonato equatoriano de 81 (pelo Barcelona).

Que saudades do Waldir Amaral, gritando a plenos pulmões a famosa frase na época de : Agarrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Mangaaaaaaaaaaaaaaa.

Será que o Manguinha com seus hoje 70 anos não seria mais goleiro ainda, em relação aos que usam a nossa camisa numero 01, e nos causam sustos e espantos a cada jogo?

Sobre o Wendell então não achei a menor citação, mas Wendell hoje está com 60 anos, e na ativa como treinador de goleiros, e fica a mesma indagação acima. Que maldição essa estória de goleiros em nosso time, desde Wagner, nunca mais tivemos um goleiro descente e confiável. Esperamos como primeira contratação de 2008 um goleiro de porte, quem sabe o Felipe do Corinthians.

Neste campeonato nacional só nos resta realmente esperar o final de ano. Libertadores nem pensar. Temos que focar para garantir os pontos necessários para ficar em posição segura em relação à segunda divisão. Estamos há apenas 5 pontos do Corinthians, posição que não nos deixa nada confortável.

Inacreditável que a nossa defesa tomou exatos 51 gols até está ultima rodada. Acima deste numero de gols tomados, somente o América com 67 gols, Náutico com 57 gols e Sport e Goiás com 52 gols. Espantoso o numero de gols tomados pelo São Paulo, somente 13 gols sofridos até agora. Para se ter uma idéia a segunda defesa menos vazada é a do Flu com 33 gols, ou seja, 20 a mais do que o São Paulo.

Não vejo grande coisa no time do São Paulo, mas a defesa deles e o goleiro que eles possuem fazem a diferença de forma sensível.

Justiça se faça que temos o terceiro ataque mais positivo, e segunda melhor media de gols marcados por partida, com 1,55 gols por jogo. O que é estranho é que nosso time é o quarto que menos finalizações levou por jogo, com 11,4 finalizações por partida, o São Paulo tem 9,8 finalizações por jogo. O que nos remete mais uma vez ao nosso goleiro e a nossa defesa, grande parte do que vai em direção ao nosso gol acaba entrando.

O São Paulo tem 0,40 gols por partida, e nós temos 1,6 gols por partida, se formos ver a estatística acima de finalizações por jogo, ou os adversários do São Paulo chutam muito para fora, o Rogério Ceni, tem feito a diferença durante os jogos. Deixo para vocês as conclusões, eu acho que independente dos gols marcados, ele transmite uma segurança para seu time, e faz a diferença.

Um bom goleiro é aquele que pega todas as bolas possíveis e de vez em quando uma impossível. Acho que é exatamente o que o Rogério Ceni representa hoje. Nossos goleiros tomam todas as impossíveis e um bom numero de bolas defensáveis.

Nossa defesa, também, é uma festa nas jogadas áreas, qualquer bola levantada na nossa defesa é uma festa para os adversários, e sustos em cima de sustos para nós torcedores.

Agora pessoal, não da mais para aquentar durante este restante de campeonato, o Alex e o Zé Roberto, chega, banco como castigo, até o final do campeonato para eles.

Um abraço e vamos torcer nos próximos jogos.

Márcio Pragana
marcio.pragana@tecsis.com.br


O CANALBOTAFOGO não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, bem como é contra qualquer tipo de plágio.

  Envie um e-mail para o colunista

Mostrar comentários:

Total: 44 comentários



30/10/07@11:02

Caro amigo, o site oficial do Botafogo é bastante ruim. Fui a sites de outros clubes e são bem melhores, incluindo o do nosso maior rival. Também há sites de outros clubes em que se navega à vontade, mas o do Botafogo exige cadastro e eu não consigo cadastrar-me porque não tenho o tal código de "bens" e o cadastro não entra. Comuniquei com o site e a resposta foi simplesmente que só pocia aceder cadastrando-me. mesmo é dizer que ignoraram o tal código que eu referi no e-mail. Mau serviço até no site.

Saudações amigas.



30/10/07@11:15

Maurelio, creio que vc esta um pouco mal informado. Quanto a venda da sede o negócio foi iniciado pelo ex-presidente Rivadávia Correia Meyer e consumado na primeira administração do ex-presidente Charles Borer. Tanto que se fala que quem vendeu a sede foi o Rivadavia e não o Borer. Corrija isso em seus dados por favor.



30/10/07@11:22

O último grande goleiro do Botafogo foi o Paulo Sergio.
Depois disso Tivemos Ricardo Cruz e Wagner que não eram grande coisa mais tinham alguma personalidade.
O que enfrentamos hoje é um absurdo de uma comissão tecnica incompetente que não conhece a máxima que um grande time começa por um grande goleiro.
Bebeto abrao cofre para 2008, minha sujestão é o Goleiro do Milionários da Colombia, 22 anos e apontado como o melhor das americas.



30/10/07@11:27

Estimado Márcio,

Assisti vários jogos do Manga jogando pelo Inter e devo dizer que ele era realmente fora de série. Vamos sugerir ao Cuca que peça aos diretores para produzirem um "boneco de posto" com a cara do Manga. Vai impor mais respeito do que os franqueiros que passaram pelo gol do Glorioso esse ano.

Forte abraço!!!



30/10/07@11:28

Prefiro o goleiro do America-MEX que é titular da seleção Mexicana

Saudações alvinegras!!



30/10/07@11:36

Eu prefiro o Felipe do Corinthians, mas que venha qualquer um logo.

Kleuber, concordo contigo um boneco do Manga iria impor mais respeito.

Um abraço,

Márcio



30/10/07@12:59

Jcmuga,

O cal acho que deve um pouquinho menos de 70, ele é mais novo no gol, mas atualemente tb tem vaga fácil.


Um abraço,

Márcio



30/10/07@13:47

E aí, Pragana? Bom ter de volta as suas crônicas.

O último bom goleiro a atuar no Botafogo foi, na minha opinião, o Paulo Sérgio. Apesar da baixa estatura, fazia milagres e foi o responsável direto por livrar o Botafogo de várias goleadas. Acho que se ele tivesse sido o titular na seleção de 1982, em lugar do Waldir Peres, talvez o Brasil ganhasse a Copa.

Além dos goleiros frangueiros, o posicionamento da nossa defesa (leia-se Cuca) também é causa da enorme quantidade de gols sofridos.
Abraços. Cadu

mvo


30/10/07@14:13

Att. Pragana,

Pois é: é a "praga" ou "maldição" da camisa 01 e de nossa terrível defesa que, de fato, são apenas regulares, todos eles.

Abraços,

Mário.



30/10/07@14:39

Cadu,


O Paulo Sérgio vc definiu bem, e tb acho que teriamos melhor sorte em 82 com ele no gol.

Grande abraço,

Márcio



30/10/07@14:41

MVO,

Regulares vc ta sendo muito bonzinho, o Alex é horrível, o Renato sofrível, e o Alessandro sim regular.

O Juninho excelente pelas bolas rasteiras e desarme, mas nas bolas altas um terror. A torcida em cada corner contra a gente, devia gritar :

"Sai do chão, Sai do Chão a defesa do Fogão".

Grande abraço,

Márcio



30/10/07@14:46

Marcio, é por ai que temos que começar a montar a equipe para o proximo ano... temos que contratar urgente um bom goleiro... gosto das sugestões acima... Felipe(Corintias) e Ochoa(America-Mex e seleção mexicana)...



30/10/07@15:16

Marcio, caro amigo:

Possuo um acervo muito grande de histórias do Manga. Vou postar matéria em breve sobre ele, nessa série que comecei, semana passada, com o Quarentinha. Algumas, são realmente hilárias.
Esse episódio da briga com o Saldanha, eu vi de perto, estava junto com o João na hora dos tiros etc.
O Manga era uma figuraça, um grande goleiro, sem dúvida, mas absolutamente inconfiável...
Um grande abraço

JIM

daj


30/10/07@15:56

Realmente da forma que saiu, pulando o muro com o Tio correndo atrás dele com um 38 (é o q diz a lenda) e acusado de ter se vendido para a mulambada, o Manga não poderia estar no site do botafogo.

O PC foi de fato o último bom goleiro do Botafogo, ninguém se igualava a ele naquela época em que pese a sua considerada baixa estatura para goleiro.

De lá pra cá só medianos e merdas, o próprio Vagner papava cada frangaço fora as vezes que chutou a bola em cima do adversário que voltou para o gol...

O Jefeson, tb não me convenceu... apenas um goleiro regular q no final do seu ciclo no botafogo começou a falhar feio.

Wendel foi um excelente goleiro, tomou uns frangos, é verdade, lembro de um em que a bola passou por debaixo do seu corpo, passou entre as suas pernas e entrou... esse sim eu gostaria de ver no lugar do palha.



30/10/07@16:06

o goleiro do américa tem provado q é mto bom mesmo, mas sera q temos capacidade financeira?? Sera q teremos mesmo 8 nomes bons pro ano q vem?? Sendo assim, acho q seriam 3 zagueiros, um lateral esquerdo, um volante, um meia ofensivo e dois atacantes. SE permancer a espinha dorsal( como diz cuca).. mas nao tenho a minima idéia do qnt a diretoria estaria disposta a gastar nas contratações pro ano q vem..



30/10/07@16:10

Reza a lenda que o orçamento do futebol para 2008 está excelente!



30/10/07@16:22

Po gente, o ultimo bom goleiro foi o Jefferson, KKkkkk... mas muitos torcedores pensam que ele eh um goleiraço. Eh um guarda metas absolutamente comum, que falhava muito, mas dificilmente frangava. Essa eh a diferença dele para os que estao no clube hoje. Grande coisa. Eh um goleiro fraquissimo, vejo em JC um potencial que nunca vi no Jefferson. Nesse pouquinho tempo de gol, vi o JC fazer defesas cabulosas de reflexos impressionantes (coisa que nunca vi no Jefferson), mas tambem o vi falhar de forma homerica.
A questao aqui eh ter alguem pra botar a cabeça do cara no lugar, exigir total seriedade dele. Se ele quiser, ele tem futuro.



30/10/07@16:26

PARABÉNS A TODOS OS BRASILEIROS pelo anúncio oficial de que o Brasil será o país-sede da Copa do Mundo de 2014!!!

SAUDAÇÕES FUTEBOLÍSTICAS!!!



30/10/07@16:33

concordo plenamente com o germer



30/10/07@16:53

Jim,

Que o Manga tinha fala de levar isso tinha, mas em jogos contra o Flamengo nunca vi goleiro igual. Reza a lenda que o Fla prometeu algum e não cumpriu,e a partir da ai como vingança ele pegava todas.

Um abraço,

Márcio



30/10/07@16:53

Daj,

Pelo número de títulos e partidas pelo Botafogo acho que merece sim.

Um abraço,

Márcio



30/10/07@16:58

Gemer,

Concordo que o Jeferson era bom, nada de excepcional, mas discordo com relação ao JC. O Jeferson tinha muito mais reflexo. Juro que não vejo potencial no JC.

Um abraço,

Márcio



30/10/07@17:00

MUDANÇAS NA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

A partir de Janeiro de 2008 todos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - terão a ortografia unificada.
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada.
O que vai mudar na ortografia em 2008:
- As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiros (e os outros) terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo";
- Mudam-se as normas para o uso do hífen no meio das palavras: o hífen vai desaparecer do meio de palavras, com excepção daquelas em que o prefixo termina em `r´, casos de "hiper-", inter-" e "super-". Assim passaremos a ter "extraescolar", "aeroespascial" e "autoestrada".
- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do substantivo dos verbo "crer", "dar", "ler","ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem";
- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos";
- O trema (brasileiro) desaparece completamente. Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio;
- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de "k", "w" e "y";
- O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição);
- No Brasil, haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos
"ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia". O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia;
- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como em "acção", "acto", "adopção" e "baptismo". O certo será ação, ato, adoção e batismo;
- Também em Portugal elimina-se o "h" inicial de algumas palavras, como em "húmido", que passará a ser grafado como no Brasil: "úmido";
- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.

Fontes: Banco de Dados da Língua Portuguesa ˆ FFCLH USP (2007), Revista Isto É, Folha de São Paulo, Agência Lusa e, Semanário "SOL"

SAUDAÇÕES LUSÓFONAS



30/10/07@17:00

DaniVictor,

Acho que temos sim, se pagamos hoje ao Zé Roberto podemos pagar a um futuro bom goleiro.

Um abraço

Márcio



30/10/07@17:11

Caro Rui Moura ( 16:26). Não me importei nada com o Brasil ter sido escolhido. Eu torço para o BOTAFOGO.Como disse alguem, certa vez " Eu não gosto de futebol eu gosto do BOTAFOGO."
Abraços.



30/10/07@17:22

marcio :

Tb não vejo potencial no JC. Acho-o atabalhoado e com uma péssima queda lateral ( fundamental em qualquer bom goleiro).
Quanto ao Manguinha, depois vou contar uma historinha que o Nilton Santos me relatou, sobre uma surra que o nosso goleiro deu num leiteiro flamenguista ! Imperdível !
Um grande abraço
( aparece lá na minha coluna, vc é sempre super bem vindo, prezado amigo ! )

JIM



30/10/07@18:22

Ruim moura...

segundo o q vc postou, os mulambos vão se sentir "futuristas" lendo suas provinhas na época de 1 e 2 graus...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk



30/10/07@19:34

SIMONASSI: Claro, nós gostamos é do Botafogo. Mas permita-me, também, gostar do Brasil e dos brasileiros (alguns dos quais são meus familiares).

ALZIZO81: Acho que reações contra a evolução da ortografia são sempre vindas do que em Portugal se chama os "velhos do Restelo", saudosos do passado e esperando que o mundo não mude. O mundo é dinâmica, tal como a língua e a cultura. Nada há demais em modificar a escrita, tal como a própria pronúncia. Leia um texto de 1821, em vésperas de independência, com menos de 200 anos, e terá alguma dificuldade em perceber certas partes. A língua e a cultura, felizmente, não são estáticas, e por mim defendo a cultura e os valores muito aproximados de todos os países de língua portuguesa. A minha convicção é tão grande quanto a essa matéria que parte da minha profissão é a viajar nos países de língua oficial portuguesa, incluindo o seu. O que eu francamente considero que será negativo para o futuro de um Brasil pujante [que sem dúbida será] é não dispor de uma língua própria e em dinâmica evolução dentro da lusofocnia e, emm vez disso, estar hipotecada a todos os "americanismos" neo-colonizadores [futuramente esta expressão não terá hífen, porque realmente não serve para nada - e o acordo é bastante inteligente para o português "português" e o português "brasileiro"].

Mas, enfim, se o pessoal do Canal entende que o que postei se refere a uma "palhaçada" como alguém já se referiu, ou que os mulambos serão "futuristas", bem... futuramente optarei por deixar a galera na sua ignorância...

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES



30/10/07@19:55

meus oito reforços seriam ... fora tulio souza e joaquim pra eskerda !
jefferson ou fernando pro gol
elder granja ou anderson lima pra direita
paulo andre e chicao pra zaga
gustavo nery pra eskerda
um grande meia ... gaitan e felipe
manter dodo e mais um ... Falcao como grande contratação ou kleber q ta na ucrania

o time entao seria :
fernando 1
joilson
juninho
paulo andre 2
gustavo nery 3
tulio
lg
lucio flavio
gaitan 4
dodo
e kleber 5

Mais o chicao 6
felipe 7
elder granja

teriamos assim um bom elenco com boas peças de reposicao e 18 titulares de bom nivel como CUCA SEMPRE QUIS ....

E PRO BRASILEIRO AINDA CONTRATARIA MAIS DOIS BONS JOGADORES



30/10/07@22:17

markim ja começou a planejar o assalto no banco?



31/10/07@00:22

Putz? Gustavo Nery? Alguem que diz isso so pode tah de piada, nao eh possivel...



31/10/07@07:38

Olha o Gustavo Nery eu tb nao gosto não, o mesmo se aplica ao Anderson Lima.

Um abraço,

Márcio



31/10/07@09:09

Schmeichel, goleiro do Manchester City, tem genética de goleiro, seu pai foi uns dos melhores goleiros que o futebol mundial produziu.

rgm


31/10/07@10:36

Rui Moura, continue "postanto" assuntos relevantes a todos, como a questão da unificação da língua portuguesa. Um belo serviço em favor da cultura e não ligue se alguém não gostar. Azar.



31/10/07@10:57

É melhor ter um Manga gaveteiro no gol do que, Jc, Max, ML e, outros dedicados ao Botafogo que só vivem tomando frangos e, não nos deixa ganhar nada. Olha que mesmo sendo um goleiro vendido, quantos títulos de campeão ele teve.
Viva ao Manga!



31/10/07@11:37

Um bom goleiro não deixa a bola chegar nele, organiza bem a defesa. Essa é a grande diferença do Rogério Ceni. Pra simplesme agarrar bolas tem outros melhor q ele.



31/10/07@11:47

E concordo totalmente com o rgm. Não deixe de postar, Rui Moura!



31/10/07@12:57

RGM, Tollendal, é muito bom não nos sentirmos sós. Obrigado pelo estímulo.

Um abraço.



31/10/07@15:43

Rui Moura, como vc está amigo? Só uma curiosidade: vc é brasileiro e mora em Portugal ou vc é português mesmo? E é sempre bom ler postagens muito inteligentes e precisas de um grande botafoguense. O nosso Glorioso é mesmo querido e imortal, o amor por este clube ultrapassa fronteiras. Abraços e Saudações Alvinegras!



31/10/07@18:53

Estou bem DIGOBOTAFOGO, embora estivesse muito melhor se o nosso Fogão brilhasse lá no alto da tabela. Espero que você também esteja bem, embora também pudesse estar melhor pelas mesmas razões das minhas.

Sou português, mas tenho uma irmã brasileira e primos brasileiros, que também têm filhos brasileiros. Vivi no Rio de Janeiro precisamente toda a década de 60, assistindo a todas aquelas equipes extraordinárias jogarem. Fui testemunha de todos os títulos de 1961 a 1968. É de "invejar", não é?... Fiquei "fanático" do Botafogo desde aí. Ainda conservo flâmulas comemorativas com 40 anos de idade... [Tenho a flâmula do bi-bi, isto é, Bicampeonato e Bi-Taça GB 1967-68]

Em Portugal há muita semelhança entre o Botafogo e o Sporting. Muitos botafoguenses são sportinguistas cá e muitos sportinguistas são botafoguenses. Um jogo que eu vá levo o cachecol do Sporting e a camisa do Botafogo. Linda junção, não é?... E o pessoal reconhece logo o clube. O Vasco é o Porto e o Flamengo é o Benfica [até são rubros os dois...]. Bahhhhhhhhhh...

Um abraço grande.
PS: A torcida do Botafogo em Portugal não é de menosprezar e há três Botafogos [clubes de pouca expressão], sendo um deles o UNIDOS AO BOTAFOGO, porque o Bota deu a este clube, à data da sua fundação, dois jogos completos de camisas esportivas. Eu vivi durante 18 anos a 500 metros da sede deste clube... E EM PORTUGAL!!! Não somos os maiores, mas somos os MELHORES!!!

Um abração muitíssimo alvinegro.



31/10/07@20:29

Ah!..., DIGOBOTAFOGO, e com a particularidade de, apesar de um Oceano de distância, já ter feito o que muitíssimos milhares de botafoguenses ainda não fizeram: FUI AO ENGENHÃO VER BOTA 1x0 RIVER!!!

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES



01/11/07@14:58

Rui Moura, que prazer incrível que vc teve de acompanhar a gloriosa década de 60 do nosso glorioso Botafogo, realmente é de dar inveja! É muito legal saber que o Botafogo tem bastante adeptos aí na Terrinha e fico mais feliz em saber que vc leva consigo a Estrela Solitária até mesmo nos jogos do Sporting. E saber que tbm o nosso Botafogo tem inspirações para formar outros clubes, no Brasil e no mundo, como vc disse do Unidos ao Botafogo aí em Portugal. E concordo contigo em gênero, número e grau, somos os melhores, o time da massa cinzenta!!!!

Valeu irmão, um grande abraço muitíssimo alvinegro tbm e se Deus quiser, no ano que vem, estaremos vendo o Fogão brilhar no topo da tabela em todas as competições.

PS: Isso que é prova de amor ao nosso Botafogo! Vc esteve no Engenhão, caraca!!!!! Tbm estive lá naquele jogo, foi d+!!! pena que depois... bem... vc já sabe...

Saudações Alvinegras!



04/11/07@16:37

DIGOBOTAFOGO, para 2007 não quero estar no topo de todas as classificações. Esse foi um dos erros crassos do Cuca. Primeiro disse que com o plantel que tinha era necessário priorizar competições; depois o homem deslmbrou-se com um período muito bom do ataque botafoguense e perdeu o sentido da realidade, fazendo com que o Botafogo não ganhasse nada [os titulares jogaram sempre em todos os jogos e nunca houve times mistos com reservas].

Para 2007 quero que o Botafogo priorize. Não terá time para campeão brasileiro. Com um plantel que se admite poder vir a ser "interessante", eu diria que o Botafogo poderia priorizar assim:

- Entrar no G4, para disputar a Libertadores em 2008 em condições mais vantajosas;
- Estabelecer a possibilidade de ganhar a Copa do Brasil;
- Estabelecer a possibilidade de ganhar a Copa Sul-americana.

Então, em 2009, desenhava-se um projeto com vista a disputar o título brasileiro e um bom lugar na Libertadores, quiçá, com a sorte do lado, atingir a final.

O "Grande Time"... Bem, esse seria para 2010!...

[Tudo isto é muito otimismo e pressupõe que haja uma boa gestão da Diretoria e uma mudança radical no modo de atuação da equipe]

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

 


Você deve ser cadastrado para postar comentário. O cadastro no CANALBOTAFOGO é totalmente gratuito!