Tópico de discussão

 
Páginas:
marcos guedes
  Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Muriqui/RJ

Nilton Santos


Em 01/01/2012
04:12

______________________________________________________________________________________________________________________________

Nome: FÚRIA JOVEM DO BOTAFOGO
Estado: Rio de Janeiro
Fundação: 21/06/2001
Sede: Rua do Acre, 51, sala 304 - Centro - RJ
Time: Botafogo de Futebol e Regatas
Site Oficial: www.furiajovem.com.br

Historia da Fúria Jovem do Botafogo :

A história começa, infelizmente, com os maus resultados obtidos pelo BOTAFOGO ao longo dos últimos anos. E o seu maior patrimônio, que somos nós, a torcida do BOTAFOGO, inexplicavelmente se acomodando aos fatos e, aos poucos, se afastando dos estádios.

Sempre que isso aconteceu quem, literalmente, segurou a onda, e se manteve fiel ao time foram as torcidas organizadas. Também sempre coube a elas protestar e cobrar resultados e times compatíveis com a nossa grandeza.

Entretanto isso não vinha acontecendo com a gente. Não precisamos nem dizer, pois qualquer Botafoguense via, como a nossa torcida estava inerte. O time sendo ameaçado de rebaixamento, tomando goleadas (como o 7x0 p/ o Vasco) e nenhuma reação por parte da torcida alvinegra.

A cada dia a insatisfação com a postura da nossa principal torcida (TJB) ia afastando e desmotivando vários componentes. Além de outros fatores internos que faziam crescer o desejo de uma mudança. Era uma decisão dificil mas que tinha que ser tomada.

A Torcida Jovem do Botafogo estará eternamente guardada em nossos corações, pois por tanto tempo estivemos lá e ajudamos a construir uma das maiores e mais respeitadas torcidas do Brasil.

O dia 21 de junho de 1989 marcou o fim de um luto na história do BOTAFOGO. E 12 anos depois, fundamos a torcida que será marcada pelo fim da omissão a realidade Botafoguense.

Nosso lema é "Por amor ao BOTAFOGO". Tudo que estiver ao nosso alcance, e até o impossível, será feito por esse ideal. Nossas diretrizes são Ética, Respeito e Atitude, que pareciam ter sido esquecidas, mas que a partir de agora marcarão a nova E.R.A. do Glorioso.

Nosso rápido crescimento pode ter surpreendido alguns. Mas o fato é que muitos Botafoguenses tem visto a seriedade e honestidade da nossa proposta e estão se juntando a essa legião de "furiosos" que vai fazer de tudo para ver o BOTAFOGO brilhando novamente.

A escolha do cachorro como nosso símbolo foi unânime, já que somos conhecidos como a cachorrada, e naturalmente não deixaríamos isso se perder. Seguindo a analogia canina, nossas divisões são chamadas de "Canis", que divididos por bairros e cidades vão permitir uma maior proximidade dos componentes e organização da torcida.

Já no 1º jogo, contra o America-MG no Maracana, dividimos o estádio meio-a-meio com a nossa antiga organizada, fato nunca antes ocorrido na história das torcidas brasileiras.

Em pouquíssimo tempo, conseguimos baixar o preço dos ingressos dos torcedores botafoguenses de oito para cinco reais. Fizemos as torcidas organizadas comparecerem aos treinos (feito que não ocorria à alguns anos). As caravanas, que antes eram de 1 ônibus (com exceção aos jogos onde o time estava bem), agora são de 3, 4 no mínimo. Por estes e outros fatos, já nos consideramos vitoriosos.

Nossa sede encontra-se no centro, num dos locais de mais fácil acesso de qualquer parte da cidade.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Nome: TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO
Estado: Rio de Janeiro
Fundação: 09/09/1969
Sede: Rua do Senado, 206, Centro - Rio de Janeiro - RJ 
Time: Botafogo de Futebol e Regatas
Site Oficial: www.jovemfogo.com.br

Historia da Torcida Jovem do Botafogo :

No dia nove de setembro de 2008, comemoramos 39 anos de fundação da TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO.

Muito antes disso, contudo, os jovens do BOTAFOGO somavam-se à torcida do legendário Tarzan, chefe da Torcida Organizada do BOTAFOGO, fundada em 57, que animava a turma de megafone na mão.


Em meados dos anos 60, a torcida do BOTAFOGO não parava de crescer e a aglomeração em volta da TOB era muito grande. Eram muitas bandeiras e uma multidão festiva que queria ficar sempre perto do líder, num verdadeiro sufoco. Nessa época, o pessoal da rua Miguel Lemos, Copacabana, teve a idéia de formar uma nova facção, o PODER JOVEM DO BOTAFOGO, que permaneceu com este nome por apenas três jogos para, depois, chamar-se, definitivamente, TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO.


A nova torcida se estabeleceu nas arquibancadas atrás do gol, uma tradição que permanece até hoje.

Os fundadores da TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO foram: Jorge Maumau, Jorge Wellington, George Cachaça, Leno, Jacques, Bené, Geraldo, Hamilton, Nilton, Antônio Carlos, Caio, Zé Carlos e Renatinho, entre outros grandes botafoguenses, que até hoje se mantêm fieis ao seu amor pelo BOTAFOGO.


A TORCIDA JOVEM se manteve assim até dezembro de 1976. Em janeiro do ano seguinte, a TJB absorveu a UNIFOGO, comandada por Fernando Mesquita, e fundou-se a JOVEM-UNIFOGO, que durou até 1980.

A partir das adesões, além da UNIFOGO, da COPAFOGO, das ÁGUIAS ALVINEGRAS e da FOGO LIVRE,a TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO renasceu mais forte do que nunca, em 18 de outubro de 1980, vindo a tornar-se, para orgulho de toda a Família Botafoguense, a MAIOR TORCIDA JOVEM DO BRASIL.

Contribuíram sobremaneira para aquela composição de forças os torcedores: Marcos Portela, Fernando Mesquita e Paulo César (pela UNIFOGO);

Luciano, Ique, Lúcio, Vinicius e Júnior (pela COPAFOGO); Ângelo e Antônio José (pelas ÁGUIAS ALVINEGRAS); e André e Alex Sinkel (pela FOGO LIVRE).
Em meados de 1990 um novo presidente (Roberto) assumiu, com a missão de reestruturar a torcida. Pois, mesmo com a conquista do Bicampeonato Estadual, a situação da torcida não era nada boa. O cadastro estava em estado precário, havia apenas 1.000 fichas. A torcida não existia como instituição, éramos informais.


Em 1993, nascia, então, o GRÊMIO RECREATIVO E CULTURAL TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO, uma entidade sem fins lucrativos, mas que deu base legal à nossa atividade.


Durante a década de 90 a Torcida Jovem do Botafogo cresceu muito, chegando a ser a maior Torcida Jovem do Brasil, fazendo lindas e inesquecíveis festas, tendo inclusive patrocinado o futsal do Botafogo. A TJB chegou a ter um cadastro informatizado com mais de 30 mil componentes, onde os associados possuíam descontos especiais na compra de produtos da TJB e caravanas e podiam usufruir de serviços de academia de musculação e artes marciais.


No meio de 2001 a Torcida Jovem do Botafogo sofreu um grande baque, onde ocorreu um racha e uma nova torcida se formou. Os motivos para este ato nunca foram bem explicados.Passamos por grandes dificuldades neste período, mas com a força de nossos componentes a TJB veio se reerguendo aos poucos. Em 2006, por exemplo, após a conquista do Estadual, a TJB fez algo que nenhuma outra torcida realizou; colocou o seu Camisão (Bandeirão) estendido no relógio da Central do Brasil por 24 horas, ato que impressionou e surpreendeu a todos.


A TJB hoje vem passando por uma grande reestruturação e vem crescendo a cada dia, uma prova disso é a nova sede que temos no centro do Rio de Janeiro, na Rua do Senado, próximo a praça Cruz Vermelha.


A TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO é uma instituição independente. Prova disto é este site, feito exclusivamente por nossos integrantes. Contudo, sabemos, ainda estamos longe do que almejamos em termos de serviços e benefícios para os nossos componentes, mas, certamente, avançamos muito. Com a sua participação, certamente, atingiremos nossos objetivos.

____________________________________________________________

Marechal Severiano
  RE: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 01/01/2012
04:16
 

Contribuíram sobremaneira para aquela composição de forças os torcedores: Marcos Portela, Fernando Mesquita e Paulo César (pela UNIFOGO); Luciano, Ique, Lúcio, Vinicius e Júnior (pela COPAFOGO); Ângelo e Antônio José (pelas ÁGUIAS ALVINEGRAS); e André e Alex Sinkel (pela FOGO LIVRE).

 

Lúcio. Prazer. 



fmesquita
  RES: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 01/01/2012
12:21
 

O meu amigo Lucinho, sem dúvida alguma, junto com os primos Luciano e Ique, foram um dos principais pilares da refundada TJB.
O outro grande pilar da nova torcida veio da minha contribuição e a do Portella, com o Paulo Cesar também.
A terceira parte dessas vitoriosa história veio com a contribuição do Angelo, do Petu, do André Barros e do Alex.
Também, como esquecer a participação fundamental do Arnaldo, do Orelha, do Mau e do companheiro, egresso da Folgada, que agora a memória me faz esquecer o nome, e que cuidava da nossa sala e do imenso patrimônio material da torcida, principalmente das bandeira.
Todos num mesmo ideal: TUDO PELO BOTAFOGO E NADA DO BOTAFOGO.
Com esse lema, contribuímos DECISIVAMENTE na derrota do grupo do Borer em 1982.
Hoje, desse grupo, são conselheiros do BFR pelo menos uns 20 ex integrantes da saudosa TJB.
Pena, que nos anos 90, já com outro grupo no poder, tenha traído os nossos ideais e se imiscuído com a política Botafoguense, principalmente com a desastrada administração do Mauro Ney. Desse episódio sombrio vindo a nascer a Fúria.
Memórias de uma época inocente onde torcer para o BFR não implicava em aferir vantagens pessoais.
A todos os companheiros daquela época GLORIOSA as minhas melhores SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES E UM FELIZ 2012.


Marechal Severiano
  RE: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 01/01/2012
15:07
 

Grande Fernando, quem cuidava das bandeiras era o Gilson.

Aproveitando: um feliz 2012 pra você e sua família.

 



ANDRE_IORAS
  RES: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
salvador/BA

Nilton Santos


Em 01/01/2012
16:30
 

Boa tarde amigos;
Olhando a história das organizadas podemos constatar a mudança radical em relação a comportamento e ética. Nosso amigo Mesquita definiu muito bem a decadência e podemos notar a diferença de prioridades, uma das prioridades atuais é dar desconto aos integrantes em aulas de artes marciais.



Sócio torcedor c/ voto

Marechal Severiano
  RE: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 01/01/2012
17:03
 

Grande Fernando, você se lembrou de saudosas figuras: os falecidos Ângelo e (Luiz Cláudio) Orelha. Além do mais, nunca mais soube notícias do Gilson, do Arnaldo, do Mau e do Paulinho.

SERGIO-BFR-G10
  RE: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Rio de Janeiro/RJ

Profissional


Em 02/01/2012
08:27
 

Muitos antigos de torcida ficaram neutros em 2001 por causa do Racha entre FJB X TJB até que no ano de 2003 fundamos a Botachopp.

Saudações Alvinegras !!!

Serginho - Botafogo - G-10 - Botachopp - Velha Guarda - Futebol, Samba e Cerveja  



eg2382
  RES: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
AL

Garrincha


Em 02/01/2012
13:47
 

Só acreditaria nessas organizadas se eles protestassem contra o que vêm fazebdo os atuais dirigentes alvinegros.

Claudio Delman
  RE: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Copacabana/RJ

Garrincha


Em 02/01/2012
13:50
 


   


Contribuíram sobremaneira para aquela composição de forças os torcedores: Marcos Portela, Fernando Mesquita e Paulo César (pela UNIFOGO);

Luciano, Ique, Lúcio, Vinicius e Júnior (pela COPAFOGO); Ângelo e Antônio José (pelas ÁGUIAS ALVINEGRAS); e André e Alex Sinkel (pela FOGO LIVRE).

 

 Conheço eles !!! (participei disso).

Não notai se Baloeiro (um dos últimos discidentes) foi falado (o conheço tb.)





 
 

ahmiragaya
  RES: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 02/01/2012
14:26
 

foda...
a TJB foi criada no auge do botafogo e do botafoguismo, naquela época era mole ser botafoguense...
lembrem q foi em 1969 q o botafogo conquistou a Taça Brasil de 1968, ou seja, a torcida já nascia campeã brasileira...
mas mal sabia q a amargura estava começando justamente na maior conquista da década.

já a fúria foi criada em 2001, quando vinhamos de bons anos mas acabavamos de entrar em declínio...e logo seriamos a 4a força novamente... claro q naquele ano, isso ainda não era perceptível, dado q tinham apenas 6 anos desde o brasileirão de 95, apenas 5 fora da liberta, apenas 3 sem título, não tinhamos caido pra serie b ainda, n tinhamos sido tri-vice roubados com chororo ainda, e o flu n tinha ganho ainda uma copa do brasil e um brasileirão, e ainda todos nossos rivais n tinham ido para a liberta em um mesmo ano...mas isso tudo estava logo na esquina.

resumindo, não devemos criar torcidas organizadas.

ISSO DA AZAR PRA CARALHO PORRA!!!!! SÓ TOMAMOS FERRO QUANDO CRIAMOS ISSO, MELHOR NUNCA MAIS CRIARMOS NENHUMA, E, IDEALMENTE, EXTINGUIRMOS TODAS, POIS AI SIM É CAPAZ DE ENTRARMOS EM UMA MARÉ DE SORTE!!!!!!

Claudio Delman
  RES: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Copacabana/RJ

Garrincha


Em 02/01/2012
16:30
 

ISSO DA AZAR PRA CARALHO PORRA!!!!! SÓ TOMAMOS FERRO QUANDO CRIAMOS ISSO, MELHOR NUNCA MAIS CRIARMOS NENHUMA, E, IDEALMENTE, EXTINGUIRMOS TODAS, POIS AI SIM É CAPAZ DE ENTRARMOS EM UMA MARÉ DE SORTE!!!!!!

?????????

>>> realmente >> acho que é tudo culpa da torcida...



 
 

Claudio Delman
  RES: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Copacabana/RJ

Garrincha


Em 04/01/2012
22:17
 

JOVEM FOGO !!!



 
 

SERGIO-BFR-G10
  RES: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Rio de Janeiro/RJ

Profissional


Em 05/01/2012
11:40
 

Torcida Jovem do Botafogo - Baile Funk:

Com todo respeito de quem gosta mas tudo começou lá pelo final dos anos 80 quando eu ainda fazia parte da TJB com essa coisa horrorosa e pavorosa de Baile Funk.

O Luciano mais conhecido como Cabeça do Rajah se destacava mas a Violência nas Torcidas Organizadas explodiu e continua nos dias atuais.


http://www.youtube.com/watch?v=OMTMSLcm6qI

Saudações Alvinegras !!!

Serginho - Botafogo - G-10 - Botachopp - Velha Guarda - Futebol, Samba e Cerveja

TJB bota os buchas pra correr!


Eu hoje fui para o CCIP


Chegando lá...


Cadê?


Eu hoje fui para o CCIP


Chegando lá...


Cadê?


Te procurei pra te matar, pra te esmagar


Sou da Cruz Vermelha o terror do Lado A


Te procurei pra te matar, pra te esmagar


Sou da Cruz Vermelha o terror do Lado A


Oh Lado B eu só quero você!


Saí pegando todo mundo pra valer


Já peguei um, já peguei dois, já peguei três


Olha alemãozada vai correr mais uma vez


Já peguei um, já peguei dois, já peguei três


Olha alemãozada vai correr mais uma vez


Sou da Jovem Fogo eu sei


Terror do Rio que chegou para abalar


Perdi as contas de quanto eu te bati


Encara a Cruz Vermelha o terror do Lado A


Eu fecho a mão e pulo, na sua cara


Eu fecho a mão e pulo, na sua lata


Eu fecho a mão e pulo, na sua cara


Eu fecho a mão e pulo, na sua lata


Sou TJB, sou TJB, sou TJB


Esquadrão da GCV


Sou TJB, sou TJB, sou TJB


Sou Cruz Vermelha até morrer!


DJ! Xuxa!


Abala!


Num tem alemão, mas quem vai a festa é a Jovem!


No ritmo do...


Sacode!


Quebra!


Vamos lá! É o Vermelho!


A Cruz Vermelha é rei


É o terror de vocês!


Vira, virei para lhe mostrar


Esse bonde guerreiro que vai te sufocar


Tradição eterna do funk a reinar


E canta o terror onde ela chegar


Renascida das cinzas pra te atormentar


É o show que maravilha, vamos arrebentar


Com fé em Deus, raça e união


Respeitada e admirada por amigo e alemão


Terror do Centro, inventar pra quê?


Se no Rio de Janeiro somos donos do poder


Fica pra algumas essa ilusão


Sou Praça Cruz Vermelha


O terror dessa nação!


Terror do Rio aê


Correr pra sobreviver!


A Cruz Vermelha é rei


É o terror de vocês


Liberdade de mentes num festival


Que levam o funk num só ideal


Alta, Fazenda, “Oto”, Marechal


Banderô Baixada, Vigário bonde do mal


Morro do Adeus, Caju, Maracanã


Guaxa, Querosene e a Vila Canaã


Parque União, Irajá terror


Jardim, Outeiro Cruz, Jovem do Botafogo


O funk é cultura, o funk é lazer


Para ter a eternidade só depende de você


O funk é cultura, o funk é lazer


Para, pense, rala bosta, o fedorento é você!


Terror do Rio aê


Correr pra sobreviver!


A Cruz Vermelha é rei


É o terror de vocês


Lembrando o combate eu vou finalizar


Pra todos os amigos guerreiros do Lado A


Disposição é o lema pode vir tentar


Se entrar no meu caminho eu vou te atropelar


No corredor vê se sai da frente


Eu vou quebrar o seu braço, e arrancar todos seus dentes


A morte te espera, vou te esmagar


São dez anos de glórias, de guerras a lutar


Não tem mula grande, eu sou mais eu


Escreveu não leu, pode crer que o pau comeu


No mano a mano eu levo pro chão


Te boto pra dormir num belo mato leão


Mas a ideia foi dada


Chora alemão


Tu vai levar soco, tirão


Vermelho de sangue, branco da razão


Chapolim Colorado! É o Curta e o Tião!


Terror do Rio aê


Correr pra sobreviver!


A Cruz Vermelha é rei


É o terror de vocês


Urubuzada rala peito!


Demorô!


Terror do Rio aê


Correr pra sobreviver!


A Cruz Vermelha é rei


É o terror de vocês


Esquadrão Central, Jovem do Botafogo


Eu dou um dois, pra ficar namoral


Torcida Jovem! Esquadrão Central!


Eu dou um dois, pra ficar namoral


Torcida Jovem! Esquadrão Central!


Demorô rapaziada!


Ôô Ôô Ôô TJB!




JPedro
  RE: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Botafogo/RJ

Fraldinha


Em 05/01/2012
14:54
 

É bom ver o pessoal da antiga e valorosa TJB presente neste fórum, eu só lamento o fato de muitos deixarem de lado a torcida, o que não aconteceu com a FJV e tampouco com a TJF, tenho certeza que o surgimento da Fúria só ocorreu por isso.



Miguel
  RES: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 05/01/2012
15:42
 

Do tempo de Manequinho,
Dá vontade de chorar,
Solta o Hino, Jovem-Fogo,
Pros muleques da selva!

Entorta o corredor
acaba com o renascer,
a maior da baixada
Banderô TJB


Aonde o Botafogo estiver
Eu estarei com meu coração
Para exaltar o preto e branco
E cantar com toda emoção
Eu sou Fogão, sou Fogão
Da Jovem eu sou...
Essa estrela solitária guia
Esse time do meu coração
Essa estrela solitária brilha
Esse time vai ser o campeão,
Sou Fogão, sou Fogão
Da Jovem eu sou...

Playboy é o caralho,
Nós somos é vagabundo,
Esquadrão Sul,
Vem varrendo todo mundo

Esquadrão Sul terror,
Jovem do Botafogo Tropa de elite,
Osso duro de roer,
Esquadrão Sul, bandero TJB

Agora fudeu
Esquadrão Sul,
Apareceu

Se for guerrilheiro vai pra puta que paril
A torcida do flamengo é a mais frouxa do Brasil
Se é pra morrer
Se é pra matar
Encara a cachorrada que a porrada vai rolar
Aiatolá - É tudo cú
Aiatolá - É tudo cú
É pau no cú do aiatolá, pau no cú do aiatolá
a jovem fla só tem babaca
falange só tem cuzão

estava indo a cachorrada, cachorrada
caminhando pro maraca, pro maraca
para o jogo assistir
mais derrepente ali estavam
todos os cuzões de torcida organizada
torcida jovem e raça fla juntou falange
e não deu pra encarar

o pau comeu, o leo correu
e a urubuzada no beline se fudeu
não é mole não, não é mole não
pra encarar a cachorrada
tem que ter disposição
yeyeye eu quero ver
quem tem coragem
de encarar a TJB
não é mole não, não é mole não
pra encarar a cachorrada
tem que ter disposição

e a raça
é a maior mas não tem disposição!!


São Gonçalo é suicida,
Niterói só nego brabo,
Só da TJB,
Pra esses muleques revoltados!

Tática de Guerra
Guerreiros da emboscada
Esquadrão Jacarepaguá
São os melhores na porrada!


Se bater de frente,
Vai voltar com a cara inchada,
Esquadrão Oeste,
Desenrola é na porrada!



Era uma tarde e eu estava no maraca,
Tomando uma cerveja e vendo jogo do Fogão,
Escute amigo o que agora vou te dizer,
Esse bonde é sinistro é o bonde TJB,


SERGIO-BFR-G10
  RE: Historia da Fúria Jovem do Botafogo - Historia da Torcida Jovem do Botafogo


Localização:
Rio de Janeiro/RJ

Profissional


Em 06/01/2012
09:26
 

Salve, Salve ESQUADRÃO DINOSSAURO

Aonde o Botafogo estiver

Eu estarei com meu coração

Para exaltar o preto e branco

E cantar com toda emoção

Eu sou Fogão, sou Fogão

Da Jovem eu sou...

Essa estrela solitária guia

Esse time do meu coração

Essa estrela solitária brilha

Esse time vai ser o campeão,

Sou Fogão, sou Fogão

Da Jovem eu sou...

Saudações Alvinegras !!!

Serginho - Botafogo - G-10 - Botachopp - Velha Guarda - Futebol, Samba e Cerveja



 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas