Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
oluapavlis
  25 dias de Carlos Eduardo

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 21/12/2014 às 16:03

25 dias de Carlos Eduardo



 

Carlos Eduardo Cunha Pereira completou ontem 25 dias como presidente do Botafogo. Façamos um balanço desse início de mandato do período eleitoral até hoje.

Carlos Eduardo: trabalho já vem sendo recompensado

A eleição

Já escrevemos aqui que sua vitória foi construída ao longo da atuação como oposição a Maurício Assumpção no último mandato, o que lhe conferiu credibilidade e expectativa de uma grande mudança. Mas para vencer, o Mais Botafogo precisou compor com o Botafogo Acima de Tudo, de Antonio Carlos Mantuano e do vice Nelson Mufarrej, o que garantiu a vitória na urna de beneméritos e eméritos. Essa composição se reflete também na montagem do Conselho Diretor, em que a estratégica vice-presidência de futebol foi entregue 


Consciência da realidade financeira

No primeiro semestre de 2014, um grupo de investidores encomendou à KPMG um estudo sobre a situação financeira. O estudo foi apresentado a todas as correntes políticas do clube que tinham pretensões eleitorais. O grupo Mais Botafogo foi o que melhor entendeu o choque de realidade, tomando ciência de que os próximos anos serão de extrema austeridade, num processo que pode levar até uma década. Por isso Carlos Eduardo foi o candidato mais realista nas entrevistas, o que menos fez promessas.


Reaproximação política

Muitas das questões envolvendo clubes de futebol podem ser facilitadas ou prejudicadas pelo bom relacionamento com políticos e autoridades. Não para vantagens indevidas, mas para acelerar processos ou facilitar parcerias. Nesse início de mandato, Carlos Eduardo já  se reuniu com o Botafoguense governador do estado Luiz Fernando Pezão

Também houve aproximação com o prefeito Eduardo Paes, passo importante para a reabertura do Engenhão. E aqui cabe destacar o importante papel de Vinicius Assumpção, secretário municipal e candidato à presidência do Botafogo, que tem sido o grande articulador desse entendimento. Vinícius mostra que o Botafogo está acima de questões políticas ou pessoais dentro do clube. A expectativa é que o alcaide libere o estádio, mesmo que parcialmente, já para o Campeonato Carioca. 


Dívidas

As prioridades mais urgentes do Botafogo todos sabiam: equacionar as dívidas trabalhistas e fiscais, deliberadamente ignoradas por Maurício Assumpção e que tem por consequência penhoras e bloqueio de receitas, paralisando o clube.

Na última sessão do CD, no dia 17/12/2014, o presidente destacou a atuação de sua equipe na área jurídica, citando o vice geral Nelson Mufarrej, o vice jurídico Domingos Fleury e o advogado trabalhista Vagner Barroso. Este trabalho teve como resultado o retorno do clube ao Ato Trabalhista, confirmado nesta semana. Foi um trabalho árduo tanto dentro quanto fora do clube. Internamente para investigar a real situação interna e se organizar para resolver as diversas pendências que vem surgindo. Externamente, convencer o tribunal de que a nova diretoria cumprirá o que promete, que não haverá sonegação e que o Botafogo é capaz de honrar o acordo. Isso foi feito com sucesso.

Outra parte importante e urgente das dívidas é a fiscal. O Botafogo pagou as parcelas atrasadas da Timemania e se organiza para pagar as próximas do Refis. O desbloqueio de receitas a partir do Ato Trabalhista permitirá esse pagamento.


Patrocínio

O Botafogo fechou nessa semana novo acordo com a Viton 44, que estampará sua marca na parte frontal do uniforme ao longo de 2015 por 9,5 milhões. O contrato com a Puma foi estendido até o fim do Campeonato Carioca, ganhando tempo para um acordo melhor para o resto do ano, visto que já havia sido adiantado o dinheiro do contrato que ia até fevereiro.

Falta agora negociar bons contratos para o restante do uniforme, permitindo uma boa receita anual, e bons contratos para o Engenhão, caso liberado. Neste caso, é bom lembrar que há pendências com as empresas que tinham contrato em vigor quando da interdição.


Austeridade interna

A nova diretoria pretende cortar o máximo de gastos possível. Já foram identificados pagamentos excessivos a pessoas jurídicas, reflexo ainda da Confraria da Praia instaurada por Nininho. O vice de finanças, Bernardo Santoro, que assumiu um cargo do qual muitos fugiram, já avisou que será extremamente rigoroso com tudo que tiver de assinar e com as contas do clube.


Sócio torcedor com direito a voto

O sócio torcedor com direito a voto é um compromisso de campanha. Após a eleição a nova diretoria continua manifestando desejo de por isso em prática. Evitando uma reforma estatutária que pode ser complexa e demorada, a alternativa será adaptar o já existente sócio contribuinte. O formato final do programa dependerá da liberação ou não do Engenhão. 


Ponto fraco: o futebol

O setor mais preocupante da nova diretoria é justamente o futebol, aquele que também é urgente, demandando soluções imediatas. Já explicamos por que o Botafogo não pode errar na escolha do comando do futebol também já criticamos muito a escolha de Renê Simões para técnico. Renê Simões é quase uma unanimidade negativa na torcida.

O futebol tem sido o preço mais caro do acordo eleitoral com o grupo de Antonio Carlos Mantuano, que assumiu a vice de futebol. De trato difícil e muito contestado, Mantuano não tem o perfil desejado para o momento, que seria o de alguém capaz de gerenciar crises, estabelecer bons relacionamentos e atrair valores. É o mesmo perfil desejado para o cargo de técnico ou gerente, isto é, alguém reconhecido no meio do futebol e que seja acapaz de atrair jogadores.

Em entrevista a O Dia, Bebeto de Freitas comentou sobre a montagem do time de 2003:

“Haviam 15 jogadores. Quem contratou os atletas que atuaram na Segunda Divisão, obviamente, foi o Botafogo, mas quem os fez vir foi o Levir Culpi. Ele telefonava e pedia que viessem. O Valdo voltou a jogar por causa dele. Levir, Valdo, Túlio e Sandro... Eu e o Botafogo não esqueceremos jamais deles.”
O Botafogo de 2003 não tinha credibilidade nem bom relacionamento com o mercado do futebol. A solução foi trazer alguém experiente e reconhecido capaz de emprestar ao clube naquele momento a credibilidade e os atrativos que lhe faltavam. Levir desempenhou este papel. O mesmo deveria ser feito agora, e definitivamente não é com o trio Mantuano, Carlos Alberto Torres e Renê Simões que conseguiremos isso.

Todas essas boas medidas administrativas podem ser jogadas fora se o futebol for mal administrado. Quando há escassez de recursos, a margem de erro diminui, e precisamos de muita eficiência nos investimentos. 

Torçamos para que esse trio que comanda nosso futebol vá contra todos os prognósticos e contra tudo que seu histórico nos sugere e façam o melhor trabalho de suas vidas. Vamos precisar.

 



Paulão

Michel

Desde 10/2012 • 11 anos de CANAL
Fora do Brasil

Garrincha


Em 21/12/2014 às 17:02
 

Acertando nas finanças: O vice de finanças, Bernardo Santoro, que assumiu um cargo do qual muitos fugiram, já avisou que será extremamente rigoroso com tudo que tiver de assinar e com as contas do clube.

 

Errando feio no futebol: Mantuano, Torres e Renê Simões 





Eu sou diferente, eu sou Botafogo!
 

FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 21/12/2014 às 17:19
 

Realmente é preocupante o rumo que o departamento de futebol está tomando.

Que o Carlos Eduardo fique atento a isso para não por o trabalho a perder.Se alguma concessão tem que ser feita ao grupo do Mantuano graças a acordos políticos é bom lembrar que ele(CEP)é autoridade máxima do clube e tem que se impor quando se fizer necessário.


Cachorrada

Desde 12/2013 • 10 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Profissional


Em 21/12/2014 às 20:37
 

21/12/2014 16h59 - Atualizado em 21/12/2014 16h59

Botafogo dá início a projeto de marketing para manter Jefferson

Reunião de diretoria alvinegra nesta segunda-feira será pontapé inicial de planejamento para atrair projeto que viabilize permanência de ídolo

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro

Jefferson Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress)Jefferson é prioridade para o Botafogo em 2015 (Foto: Vitor Silva / SSpress)

Por conta da crise financeira, o Botafogo será obrigado a limitar muito seus gastos, principalmente no futebol. Por isso, estabeleceu o teto salarial de R$ 50 mil para os novos contratos. Ídolo e referência do clube,Jefferson, será, obviamente, uma exceção. A diretoria promete fazer o máximo esforço para convencer o goleiro a permanecer em 2015. Para isso, além de um plano para quitar as dívidas, o Alvinegro prepara um projeto de marketing específico para o goleiro, que começará a ser traçado em reunião nesta segunda-feira.

No encontro, a equipe de comunicação e marketing saberá exatamente quais os planos do Botafogo para o restante do contrato de Jefferson, incluindo valores salariais e composição da dívida existente. A partir de então, será acionada a rede de publicitários e diretores comerciais de empresas avaliados como potenciais parceiros do clube e, dentro disso, aqueles que se encaixam no perfil de possíveis patrocinadores específicos do goleiro.

A ideia principal é explorar comercialmente a imagem de Jefferson, que é ídolo da torcida e titular da seleção brasileira. Isso seria possível atraindo empresas que poderiam, direta ou indiretamente, financiar a permanência do goleiro. Paralelamente, o Botafogo pretende apresentar um planejamento para quitar a dívida de cerca de R$ 2 milhões, relativa a salários e premiações atrasados.

Em um segundo momento, os dirigentes vão apresentar o projeto de marketing e o plano de carreira a Jefferson e seus representantes. Desde a volta do Botafogo ao Ato Trabalhista passaram a ser constantes quase diárias as conversas do Alvinegro com os empresários do goleiro.

Jefferson é considerado peça fundamental para a composição do elenco em 2015. A imagem do goleiro é vista pelo clube como importante para elevar a autoestima da torcida, ainda abalada com a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, a presença do camisa 1 seria inegavelmente um reforço no processo de remontagem do elenco.

A intenção do Botafogo é que somente poucos jogadores fujam do teto de R$ 50 mil estabelecido, principalmente aqueles com contrato em vigor. Além de Jefferson, o clube pretende manter Marcelo Mattos, outro que foge do novo padrão salarial. Para contratar jogadores de maior valor no mercado, o Alvinegro pode contar com o auxílio de empresários, mas deixando claro que não pretende tornar-se refém de qualquer agente



Sérgio

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 22/12/2014 às 02:04
 

Tô cantando essa pedra tem quanto tempo ???

 

" - O setor mais preocupante da nova diretoria é justamente o futebol, aquele que também é urgente, demandando soluções imediatas





Se tua estrela não brilha não tente apagar a minha.
Que tal ir reclamar com Deus ?

Sérgio

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 22/12/2014 às 02:06
 

 E mais essa:

 

" - Todas essas boas medidas administrativas podem ser jogadas fora se o futebol for mal administrado"





Se tua estrela não brilha não tente apagar a minha.
Que tal ir reclamar com Deus ?

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 22/12/2014 às 06:38
 

Me preocupa muito que foi conseguido o tão desejado retorno ao ato trabalhista.

E os barnabés do Nininho já foram demitidos? entrarão na cota penhorável?

Ou será que serão pagos religiosamente, e com que dinheiro? Ou será que irão melar o acerto celebrado?




Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

stemp

Desde 02/2008 • 16 anos de CANAL
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 22/12/2014 às 12:27
 

Emilio, você sabe quantos funcionários tem o Botafogo?





 

 

“Algumas pessoas nunca vão gostar de mim porque o meu espírito irrita os demônios delas”

Tô cagano!

 

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 22/12/2014 às 12:35
 

Quando começou o inchaço com a inclusão dos irmãos do Rodrigo Souto e da turma do time de futebol de praia do Nininho, mais os barnabés tecnológicos e cibernéticos do forum do Marcelo Guimarães, erm menos de 200. Já ouvi falar em mais de 500.




Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

stemp

Desde 02/2008 • 16 anos de CANAL
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 22/12/2014 às 12:47
 

Pois é.
Agora o ato trabalhista está assinado.

Tic tac tic tac tic tac...




 

 

“Algumas pessoas nunca vão gostar de mim porque o meu espírito irrita os demônios delas”

Tô cagano!

 

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas