Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
Tuxo
  Analise Tatica - Botafogo x Lusa

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 17/01/2018 às 12:35

Não quero discutir parte técnica, afinal, a maioria dos jogadores que ali estão, nós sabemos o que eles podem oferecer. 

Não vou discutir resultado. A lusa treina desde novembro, vem disputando jogos a vera, nós temos ~10 dias de preparação, sem ritmo, introduzindo uma nova filosofia de jogo. 

O que quero discutir é o posicionamento do time, a ideia que o Tigrão tenta implementar. E essa mudança passa basicamente pela não utilizaçao de 3 volantes, e dois atacantes abertos + 1 centroavante. 

Não gostei. 

Pode ser que com o passar do tempo, se ajuste e funcione, mas não gosto dessa formação, a principio. Explico:

- Nossos laterais são muito ruins defensivamente, só um volante de contenção (MF) não dá conta de proteger a defesa;

- Os atacantes jogam abertos demais, deixando o Brenner ainda muito isolado. Isso acaba fazendo ele sair demais da area;

- Atacantes abertos demais, os laterais afunilam, não chegam a linha de fundo. Ou seja, cruzamentos na maioria da intermediaria.

Gostaria muito de ver o MVinicius no lugar do Pimpão, ou ate mesmo do Brenner. Traria o LFernando (acho q é isso) pra jogar como segundo atacante, e não como ponta.

 

Zamasu

Desde 10/2017 • 6 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 17/01/2018 às 13:17
 

Faltam trocas de passes. Os caras erram bolas simples e por isso passam a insistir nos chutões depois

Os atacantes também por errarem quase tudo, não encostam no centro avante pra ter alguma jogada de bola trabalhada e o resultado é que também se valem dos chutões. Próprio Brenner quando tentou fazer pivô fora da área só fez cagada nas poucas bolas que recebeu.

E os laterais são o principal problema: erros de juvenis. Gilson nunca marca na lateral-esquerda, sempre fecha pelo meio, resultado: avenida no lado dele e Infinitas bolas nas costas. O Arnaldo é uma anta que toda jogada vai igual um louco pra dar logo o bote e... é driblado facilmente. Isso além dele nunca encostar nos adversários em bola parada ou cruzamentos




Valeu Durcesio e Jorge Braga!

Ibra do Cerrado

Desde 01/2018 • 6 anos de CANAL
Brasília/DF

Fraldinha


Em 17/01/2018 às 13:45
 

É cedo pra avaliar a parte tática também. Qualquer ideia nova só pode se desenvolver com muito treino e com os jogadores entrando em forma. 

Acho válido o Tigrão utilizar o Carioca pra tentar trabalhar uma alternativa de jogo mais ofensiva, principalmente contra os menores. 



FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 17/01/2018 às 13:51
 

Concordo com os colegas

Zamasu,perfeita sua observação dos nossos laterais,tanto a precipitação do Arnaldo nos botes como a mania do Gilson de fechar a marcação pro meio da área.

Se a gente,meros torcedores,saca isso vendo duas partidas do jogador, será que esses técnicos não enxergam isso?

Tem que chamar a atenção do jogador e corrigir esses defeitos nos treinamentos.


rfabian

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 17/01/2018 às 14:22
 

A questao é compactacao. Pode trocar todo mundo que nao vai resolver. Nosa defesa é grudada no goleiro, temos um volante, dois meias que marcam mal, dois letarais como liberdade excessiva, um atacante de canto que joga na linha lateral e um centroavante que sai da area. Nao existe tabela, ultrapassagem, pivo....nada. É um bando. O Tite ganhou tudo no Corinthians, ensinou o Carille, recuperou a seleção e nosso treinador mantem o esquema do Jair. É muita falta de observacao. Os caras foram compeoes com jogadores meia boca e o segredo é a compactacao. Time junto marca melhor e ataca melhor pois sempre tem gente suficiente para isso. Alem disso corre menos e se desgasta menos. Sao 12 dias de preparacao, mas qualquer idiota pode ver que uma marcacao no meio com MF, JP e Valencia, vai dar merda. Para que insistir nessa merda que o Jair inventou? Só mudam os nomes. O Bochecha sem fisico vai marcar muito mais que JP e Valencia. Nao da para bater no peito que não coloca marcador classico na protecao da zaga, se vc nao tem um Lampard, um Gerrard, um Pirlo, um Xavi. É pedir para passar vergonha. Nao é possivel que nao tenha alguem na base mais dinamico e forte que esses anoes do nosso time titular. Não é pssivel que a solucao seja dar liberdade para Gilson e Arnaldo atacarem a todo momento. Nao tem qualidade para isso. entao pq insistir com a mesma merda que faziamos em 2017? Dar chance a auxiliares é uma saida para a falta de dinheiro. Só preisam perguntar na entrevista os seus exemplos de profissionais vitoriosos. O Conceicao pelo visto nao consegue extrair nada que o Tite faz....sua fonte de inspiracao, deve ser mesmo o Jair....

                        



vini-s

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 17/01/2018 às 14:31
 

É cedo pra avaliar a parte tática também. Qualquer ideia nova só pode se desenvolver com muito treino e com os jogadores entrando em forma.

....

Mais do que tudo, isso.

Avaliar estrutura tática tão rápido é foda. O próprio Carille foi igualmente massacrado no começo de 2017 - não to comparando ele com o Felipe, mas prazo pra desenvolver trabalho tático.

Eu vi o jogo sem muita atenção ontem, tava num churrasco, mas me parece que a idéia é mudar o estilo de jogo, deixá-lo mais propositivo - que era como o Felipe jogava na base.

Porra, pra fazer essa mudança radical de jogo do Jair (reativo), vai levar muito, mas muito mais que 12 dias.

Se der sinais em 2 meses, já dá pra dizer que foi rápido.




 

Segue o jogo

MarvinM.

Desde 12/2014 • 9 anos de CANAL
Brasilia/DF

Profissional


Em 17/01/2018 às 14:58
 

Eu particularmente gosto desse esquema 4-3-3 atacando, mas acho que não confere com a qualidade dos laterais. Tanto os direitos (Arnaldo, Luís Ricardo e Marcinho) quanto aos canhotos (Gilson e Yuri) possuem características ofensivas. No caso do Botafogo, acredito que o correto seria jogar com um 352 parecido com o do Chelsea treinado pelo Antonio Conte. Dando maior liberdade para os laterais subirem.

rfabian

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 17/01/2018 às 14:59
 

Me desculpe, mas nao mudou nada. Mesma formacao. So trocou peca. O discurso do Felipe nao casou com o que vimos em campo. É natural que o Felipe queira surfar na onda do 
"grande" sucesso do Jair, que conseguiu um belo contrato, mas esse filme a gente sabe como acaba: na base do Everest. Tem que ter personalidade para trocar e mudar. Até contusao nego inventa para nao magoar os substituidos. 

Com o Carile teve a desconfianca normal, mas ganharam o Paulista só com duas derrotas e fizeram um primeiro turno no brasileiro com quase 90% de aproveitamento. Eu cito os caras pq o time era fraco em comparacao a outros, mas bem treinado. 

O Jair saiu pois o vencimento do trabalho já tinha acontecido. Pelo jeito, o Conceicao vai tentar continuar....



MarvinM.

Desde 12/2014 • 9 anos de CANAL
Brasilia/DF

Profissional


Em 17/01/2018 às 15:07
 

Só a título de exemplo de um Botafogo no 352
----------Jefferson-----------------
------Marcelo---Carli-----Igor Rabelo-----
Luís RIcardo----Matheus Fernandes----João Paulo----Gilson
-------------------Marcos Vinícius---------------------
---------------------------------Luiz Fernando---------
-----------------Brenner--------------------------


camisa_7

Desde 05/2016 • 7 anos de CANAL
AC

Garrincha


Em 17/01/2018 às 15:11
 

esse meio campo formado por matheus fernandes, jp e leo valencia n vai dar certo nunca

BrunoGospel

Desde 01/2013 • 11 anos de CANAL
Taguatinga/DF

Garrincha


Em 17/01/2018 às 15:17
 

Achei o time muito mais veloz e objetivo, tivemos algumas chances..... Aquele comentarista viadinho RAFAEL sempre queima o botafogo...

mineirow@hotmail.com

Desde 09/2013 • 10 anos de CANAL
zona rural/MG

Garrincha


Em 17/01/2018 às 15:34
 

Análise tática : um bando correndo atrás da bola.
Análise técnica : arnaldo, gilson, pimpão e mateus fernandes não podem jogar futebol profissional.

resumo : o que é ou era ruim, pode ficar ainda pior.




 

Mineiro

 

 

 

camisa_7

Desde 05/2016 • 7 anos de CANAL
AC

Garrincha


Em 17/01/2018 às 16:56
 

mateus fernandes n eh essa ruindade nao..ta perseguindo o jogador errado

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 17/01/2018 às 17:17
 

Claro que uma mudança tatica nao vai encaixar em doze dias. Isso concordo

Problema é que não vejo como essa estrutura tatica pode dar certo com essas peças. 

Matheus Fernandes é bom de  bola. Mas ele não pode marcar sozinho. Nesse time todo, só quem marca é ele e os dois zagueiros. JP não tem força pra isso. 

Acho que o negocio é nao inventar mesmo. Jogar no famoso 442, com o time compacto e correndo. Se não tem inspiração , tem q ter transpiração. 

vale tentar jogar assim, experiencia tem q ser feita. Mas pra mim, o ideal ainda é jogar com 2 volantes, dois meias e dois atacantes. 



zigue

Desde 10/2010 • 13 anos de CANAL
são josé dos campos/SP

Garrincha


Em 17/01/2018 às 20:09
 

“O que quero discutir é o posicionamento do time, a ideia que o Tigrão tenta implementar. E essa mudança passa basicamente pela não utilizaçao de 3 volantes, e dois atacantes abertos + 1 centroavante”

Tuxo, não entendi nada da sua análise tática. Quando o time do Jair jogou dessa forma que escreveu? 3 volantes e 2 atacantes abertos?

A alteração do Felipe é muito sutil. Em vez de um triângulo com um volante a direita, outro a esquerda e um meia centralizado, ele inverteu o triângulo. Colocou um volante centralizado (Matheus) e dois meias lado a lado (JP e Valência).

Isso não faz o time mais ofensivo ou defensivo. Tudo depende da dinâmica entre os 3.

E não é novidade. Na Europa se joga assim (cito o Real com Casemiro no lugar do Matheus e Modric e Kroos nos lugares de JP e Valência). O Tite só joga assim. Etc.

O resto é tudo igual! Dois extremamente a (antes: Bruno e Pimpão e agora: Luiz Fernando e Pimpão).

O que eu já vi de precipitação de ontem para hoje é um absurdo. De dar desgosto. Só porque o cara é o Felipe. Se fosse o Tite, iria usar o mesmo esquema com o mesmo time titular. Todos iriam dizer que o Tite precisa de tempo! Parei!!


vini-s

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 17/01/2018 às 21:05
 

A alteração do Felipe é muito sutil. Em vez de um triângulo com um volante a direita, outro a esquerda e um meia centralizado, ele inverteu o triângulo. Colocou um volante centralizado (Matheus) e dois meias lado a lado (JP e Valência).

Isso não faz o time mais ofensivo ou defensivo. Tudo depende da dinâmica entre os 3.

....

Bem isso.

Na real, não vi o jogo com atençao ontem, mas tu pode manter a mesma formação e mudar estilo e característica de jogo.

Em tese era a mesma formação do Jair, 4 2 3 1 (com as diferenças de característica entre BS e LF), e tudo pode mudar a mecânica de jogo com essa mesma formação.

Afinal, não tinha um monte de gente reclamando do estilo 'reativo' do Jair? De pouca posse e contra ataque rápido, bola longa?

Bom, daí tu pega um time que passou um ano e meio praticamente jogando de um jeito, e quer em 12 dias implantar uma nova mecânica pra esse mesmo grupo? Não tem como.


E até pela ruindade defensiva dos laterais, acho complicado abrir mão do Pimpão agora.





 

Segue o jogo

bernardo98

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Santos/SP

Juvenil


Em 17/01/2018 às 21:14
 

Acho muito cedo para fazermos qualquer tipo de análise, mas taticamente o time já demonstra uma mudança de postura considerável. Sendo mais ativo ofensivamente e detendo mais a posse de bola. Entretanto, tudo ainda é muito novo. Falta o entrosamento.

Apesar de não gostar do esquema, ainda acho que o ideal para o que temos seria um 3-5-2. Mais ou menos como o Marvin armou no comentário acima (mudaria uma ou outra peça, mas por questão de gosto).

Felipe não pensa assim e espero que não fique "mudando muito de ideia", mantenha suas convicções (ao modo Jair Everest) e vá aperfeiçoando com o passar dos jogos. O que não pode é se perder e sair dando tiro pra todo lado, coisa que não vejo ele fazendo.

Vamos aguardar...




"Nos momentos mais difíceis o Botafogo sempre se levanta!"
 

fams

Desde o início • 17+ anos de CANAL
SP

Garrincha


Em 17/01/2018 às 21:24
 

Para defender o indefensável, muitas desculpas são criadas. Não adianta pensar um esquema em que as peças existentes não sabem fazer determinados papéis. Matheus Fernandes nunca vai ser um primeiro volante de contenção que seja firme na marcação e saiba sair jogando. João Paulo e principalmente Valências, podem até melhorar, mas nunca serão os meias para organizar o time. Luiz Fernando é um bom extremo, mas não vai jogar bem de meia e nem irá fazer o papel de recompor a defesa. Pimpão, ao contrário, vai fazer o papel de recomposição bem, mas não vai melhorar sua atuação ofensiva. Brenner é um bom atacante, mas não sabe fazer o pivô e nem tem habilidade para buscar o jogo. Tudo isso, já se sabe desde o ano passado. Os demais contratados concorrem com os extremos. Têm maior capacidade ofensiva, mas pior capacidade de recomposição defensiva. Dessa forma, é difícil conseguir compactação com essa combinação de elenco e esquema.

FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 17/01/2018 às 21:32
 

Pelo que dizem do Renatinho qdo ele puder jogar a tendência é melhorar a qualidade do toque de bola no meio.

Quero ver quem o Felipe vai sacar do time para colocá-lo.

E a marcação atrás tem que ser reforçada urgentemente.


fams

Desde o início • 17+ anos de CANAL
SP

Garrincha


Em 17/01/2018 às 22:27
 

As pessoas parecem ver o que querem. Mudança de postura? Pasou o primeiro tempo passivo, sendo dominado, tocando a bola de lado. O primeiro chute a gol aconteceu depois dos 20 minutos. No 2o tempo, continuou tocando a bola de lado. Achou um golem uma falha absurda do jogador da lusa que errou a cabeçada e a bola bateu na mão dele. Fez o gol. Continuou com os passes laterais e só começou a pressionar no final, de forma desordenada, fazendo o gol de empate no último lance do jogo. Qual foi a mudança de postura a que se referem?

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 17/01/2018 às 22:33
 

Mal zigue, digitei errado, ou o corretor me ferrou ahahahha me expressei mal mesmo

quis dizer que essa mudança de 3 volantes (Lindoso, MF e BS) + JP de meia PARA 2 volantes (MF e JP) + 1 meia + 3 atacantes vai demandar tempo para encaixar.. isso se encaixar. 

Não vejo nossos atacantes com caracteristicas pra tal esquema, e nem nossos meias com capacidade de marcação.  

Enfim.. Sei que mesmo taticamente é precoce analisar. Mesmo assim, nao consigo ver LV e JP como a dupla ideal pra fazer esse esquema funcionar 



rfabian

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 17/01/2018 às 22:45
 

Desculpe, mas não houve mudança alguma. O esquema é o mesmo. São três no meio dando liberdade aos fracos laterais, o Pimpão joga no mesmo faixa de campo, o Brenner isolado e os meias/volantes não chegam com qualidade. É exatamente o time do Jair mais enfraquecido pois o Bruno Silva tinha fôlego para voltar. Geralmente uma burrice não é repetida mas o Conceição está quebrando esse paradigma. Meias como os nossos, atuando  como volantes, é uma burrice com B maiúsculo que deveria ser proibida no estatuto do clube. Pode treinar dez anos que não vai dar certo. Quem viu mudança, dormiu em 2017 e ainda não acordou. Minha opinião.

Glorioso7

Desde 12/2016 • 7 anos de CANAL
São Paulo/SP

Garrincha


Em 18/01/2018 às 02:12
 

Eu acho que não da pra julgar por resultados ou desempenhos, mas da pra se ver os conceitos em campo e o que eu vejo antes de tudo é que a escalação já começa errada. Eu não consigo ver de maneira nenhuma o João Paulo como volante e como contra improvisações que sou, preferia até a entrada do Lindoso ou do Bochecha pra formar a dupla de volantes e aí adiantar o João Paulo pra fazer o cara da armação ou um 3o homem de meio campo, com mais um jogador que aí pode ser o Valencia ou o Marcos Vinicius, de repente até os dois descansando o Pimpão ou descansando o Brenner deixando o Pimpão de centroavante, o que acho mais difícil de acontecer porque o Pimpão fecha bem o corredor por onde joga, é uma função tática importante então não acredito nisso. Outra coisa que poderia ajudar é o Marcos Vinicius de centroavante como muitos clamam. Mas aí demandaria tempo. Uma sequencia de formação já demanda tempo, imagina um esquema "novo" com "novos jogadores".

 

Mas eu quero esperar e ver o que o Conceição tem pra nos mostrar, pode ser que saia um trabalho interessante. Resta esperar. 



DNL194

Desde 06/2009 • 14 anos de CANAL
Botafogolândia/RJ

Garrincha


Em 18/01/2018 às 07:52
 

Minha observação fica por conta do Valência. Ele se movimenta, não se esconde do jogo, participa, no entanto desde o ano passado esta muito abaixo tecnicamente. Erra praticamente tudo.



 

R.I.P BFR

 

gustavomotta

Desde 12/2009 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Nilton Santos


Em 18/01/2018 às 09:26
 

Concordo com o fams.
Matheus Fernandes não tem força para ser primeiro volante e, sobretudo, quando é o único volante.

JP nao é volante, apesar do seu esforço. É um bom meia.

O Valencia é fraco pelo meio. É mais facil impor-lhe uma obediência tática de recomposição, do que ensinar-lhe a articular jogadas.

O time continua sem criar nada, o que dificulta até mesmo uma avaliação sobre o Brener.

Enfim, espero que melhore mas estou um pouco cético quanto a isso.


MarvinM.

Desde 12/2014 • 9 anos de CANAL
Brasilia/DF

Profissional


Em 18/01/2018 às 10:51
 

O problema com o Brenner, na minha opinião, é que a bola não chega até ele, daí ele faz o que se espera de um jogador normal que é buscar a bola. Só que ele com a bola é uma desgraça.

rfabian

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 18/01/2018 às 12:53
 

Centroavante que sai da área é como olhos azuis em gente feia: não serve para nada. A posição vive de gols. É só ver quando alguém indica um atacante. A primeira pergunta é quantos gols está fazendo por temporada. Se eu sou treinador eu ameaço com a reserva. 

vini-s

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 18/01/2018 às 16:00
 

Centroavante que sai da área é como olhos azuis em gente feia: não serve para nada. A posição vive de gols. É só ver quando alguém indica um atacante. A primeira pergunta é quantos gols está fazendo por temporada

...

Com base nisso, venho falando: Botafogo não tem bala na agulha pra trazer ningúem com mais gols ou média mais alta no ano do que o Brenner - 19 gols em 45 jogos.

E outra, né... centroavante matador que ainda tenha alguma habillidade fora da área? Até tem por aí, mas vale 35 milhões de euros e vai rapidinho pro Manchester City, que nem o Gabriel Jesus.




 

Segue o jogo

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas