Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
Electroclub
  BAITA ENTREVISTA: O FURACÃO EXPLICA O SUCESSO DO FILHO!

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 21/10/2016 às 15:07

(Legal!) Furacão do Tri, Jairzinho revela pilares do sucesso de Jair Ventura no Botafogo

Compartilhe:

Jairzinho é um pai orgulhoso. Teve a sorte de ver de perto cada passo de seu filho Jair Ventura no futebol, desde a inflamação no púbis, que encurtou a sua carreira de jogador, até a trajetória de mais de sete anos dentro do Botafogo para assumir o cargo de treinador principal. O Furacão da Copa de 70 garante que o sucesso de seu filho de 38 anos não é por acaso.

 

– Essa boa fase que o Botafogo está vivendo não é por acidente. É por capacidade do meu filho. Ele é um bom profissional, estudou bastante para chegar a esse cargo, conhece o clube e o elenco. Os jogadores têm confiança nele, e ele tem confiança nos jogadores. Para se ter uma ideia, teve jogador (Neílton) jogando gripado contra o Santa Cruz só porque confia no trabalho do Jair. Pode ver também que nenhum jogador sai chateado quando é substituído – diz Jairzinho.

O pai lembra que o filho viveu um drama muito grande quando tinha apenas 20 e poucos anos. Jair Ventura queria viver de futebol, jogando bola, e chegou a passar pelo profissional do Bangu e futebol francês. Mas a lesão no púbis não o deixou seguir na carreira.

– Ele cresceu indo no Botafogo comigo. Foi um baque muito forte quando viu que não poderia mais ser jogador de futebol. Mas ele ergueu a cabeça e foi fazer um curso de preparador físico para continuar vivendo de sua paixão, que é o futebol. Ele trabalhou duro. Quando chegou no Botafogo, trabalhou nos juniores, juvenil… Foi subindo cada degrau que era preciso para chegar ao comando do time principal – conta Jairzinho.

Durante sua trajetória em General Severiano, Jair Ventura chegou a ser demitido pela antiga diretoria no fim de 2013, mas retornou em 2015 para ajudar o time a voltar à elite do Brasileiro. Aos poucos, em sua época de auxiliar, Jair Ventura foi conquistando a confiança dos técnicos que passavam pelo clube alvinegro. Jairzinho conta que seu filho ficava responsável por analisar as estatísticas do time e dos adversários para passar os pontos fortes e fracos de cada um.

Essa escola de estatísticas que Jair Ventura fez como auxiliar técnico ajuda a explicar porque suas táticas e substituições têm surtido efeito. Ele vem de cinco vitórias consecutivas, sendo que, nas últimas quatro (contra Figueirense, Inter, Atlético-MG e Santa Cruz), os gols decisivos saíram nos minutos finais, o que mostra, também, sua atenção e conhecimento sobre a preparação física.

Para Jairzinho, a humildade é um dos principais trunfos de seu filho. Jair Ventura sabe que não constrói nada sozinho. Por isso, na semana passada, fez questão de reunir comissão técnica e funcionários do clube, sem a presença dos jogadores, para dizer que todos eram responsáveis por essa boa fase. Disse que ele era o único a receber elogios da imprensa, mas que tem a exata noção da importância do trabalho de cada um.

A humildade de Jair Ventura também demonstra que ele sabe exatamente como as coisas funcionam em General Severiano. Sempre com os pés no chão, o treinador gosta de evitar o oba-oba. Mesmo embalando uma vitória atrás da outra, Jair Ventura custou a mudar o discurso de que a luta era contra o rebaixamento. Quando ele assumiu, o time estava na 17ª colocação, na zona de rebaixamento, com apenas 20 pontos. Hoje, é quinto colocado com 53 pontos, próximo da vaga na Libertadores ano que vem. O pai também gosta de manter os pés no chão:

– Meu filho está fazendo um belo trabalho, mas ainda não cumpriu com seu objetivo, porque o campeonato ainda não acabou. Espantamos o risco de rebaixamento. Agora, vamos para o que era impossível até bem pouco tempo, que é ficar no G-6 e garantir uma vaga na Libertadores.

Apesar dos elogios aos estudos do filho no futebol, é na relação com os jogadores – até pela experiência que teve como campeão do mundo – que Jairzinho não titubeia na hora de tirar o chapéu para o trabalho que está sendo feito.

– A confiança que os jogadores têm nele é impressionante. A imprensa diz que o grupo é fraco, mas ele acredita no elenco e sabe usar o melhor de cada um. Ele recuperou, por exemplo, a personalidade do Sassá, após a grave lesão no joelho. Hoje, o garoto é o artilheiro do time e só não é do campeonato também porque jogou menos partidas que os concorrentes na artilharia – diz Jairzinho, lembrando que o filho já fazia a primeira preleção com os jogadores quando ainda era auxiliar e que isso também ajudou a ter o elenco na mão.

Jair Ventura exaltou o bom momento do Botafogo no Brasileiro e a opção por um time ofensivo – Vitor Silva/SSPress/Botafogo

O campeão do mundo garante que não tenta influenciar seu filho na montagem do time. O pai combinou que só dá conselhos sobre isso quando o próprio filho vem pedir. Normalmente, ele pede. Mas, depois da última vitória contra o Santa Cruz, isso ainda não aconteceu.

– Quando o Jair assumiu o time, eu dei só um conselho. Falei para ele acertar com a própria decisão e errar com a própria decisão. Portanto, eu só respondo quando ele pergunta. Jamais vou interferir no seu trabalho. Estou aqui para ajudar. E é uma honra ver o meu filho e o Botafogo brilhando juntos. A semente é forte. No momento, não imagino ele treinando qualquer outro clube que não seja o Botafogo.

Jairzinho só não sabe explicar porque o time não empata com seu filho. Em 16 jogos, foram 11 vitórias e cinco derrotas. De resto, Jairzinho sabe que têm coisas que só acontecem a Jair Ventura, porque ele se qualificou muito para chegar aonde chegou. 

Fonte: O Globo Online





Fogo loco

Desde 03/2010 • 14 anos de CANAL
Juiz de Fora/MG

Garrincha


Em 21/10/2016 às 16:34
 

Bacana,
Essa filosofia de trabalho deveria perdurar!!
Trabalhar a identificação com o clube, desde o infanto!!
Vida longa ao Jairzinho no Botafogo!!


Electroclub

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 21/10/2016 às 17:10
 

Essa parte final da entrevista é sensacional, vale e muito apostar num trabalho de longuíssimo prazo com o Jair Ventura; ele me parece inquieto, sempre buscando evoluir. Essa postura é essencial para o sucesso.





tadeu20

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 21/10/2016 às 17:59
 

Entrevista bastante sincera. Foco na questão da preparação física mesmo. Número de lesionados caiu muito, time joga inteiro os 90 minutos. O time tem esquema tático, sabe atacar, defender, recompor. A questão da dedicação do Neilton, que até então não era uma sumidade entre os torcedores.

Electroclub

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 21/10/2016 às 18:22
 

E termos no comando do time, um botafoguense, que conhece profundamente o clube, faz toda diferença. Vida longa ao Jair Ventura no fogão!





fbasto

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Cabo Frio/RJ

Garrincha


Em 21/10/2016 às 22:31
 

Comecei a torcer para o nosso Glorioso BOTAFOGO, graças a geração do pai dele, em 1969. Torço muito pelo sucesso do JV.



Fernando Basto

Cabo Frio - RJ

http://www.fbasto.com

 

 

Calango

Desde 09/2008 • 15 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 21/10/2016 às 23:30
 

Olha como são as coisas:

Juarez era um ponta-direita do time juvenil alvinegro com uma puta visão de jogo, que sabia onde colocar a bola.

Um dia, durante um treino, caiu desmaiado. Ao ser examinado pelo depto. médico, constatou-se que tinha miocardiopatia dilatada (o popular "coração-de-boi), o que o inviabilizou para o futebol profissional.

Eu seu ligar entra um tal de Jairzinho, que era seu reserva imediato no juvenil.

O resto é história.

Por que contei isso? Porque Juarez é meu tio.





"Não sou jogador de futebol. Sou jogador do Botafogo!"

Heleno de Freitas 

Electroclub

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 21/10/2016 às 23:42
 

Incrível Calango! Que história!!!





camisa_7

Desde 05/2016 • 7 anos de CANAL
AC

Garrincha


Em 22/10/2016 às 11:21
 

Excelente! Mt bom ter como treinador alguem que eh botafoguense de berço! Que o jair ventura nos de muitas alegrias como seu pai!!

Soufogao

Desde 01/2008 • 16 anos de CANAL
Brasilia/DF

Garrincha


Em 22/10/2016 às 12:05
 

É.... mas não vai ganhar sempre. E aí há de ter paciência.

Trabalho de longo prazo é a chave do sucesso.

Tite foi eliminado de uma pre libertadores pelo Tolima e foi campeão brasileiro no mesmo ano.

Tem que ter uma diretoria forte e firme.





 

Rafaellopes

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Maceió/AL

Garrincha


Em 22/10/2016 às 13:44
 

O Botafogo tinha que aproveitar o final do ano pra mandar ele pra Europa... Um estágio num Barcelona da vida... Tem que investir nele.

Electroclub

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 22/10/2016 às 14:09
 

Jair não estudou pouco pra estar onde está, não foi por acaso sua ascensão. Quer sempre aprender, seria uma ótima um intercâmbio de pelo menos uma semana, antes das férias.





Paulo Bakardy

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 23/10/2016 às 21:44
 

Muito boa a entrevista !

 Gosto muito do Jairzinho Furacão ! Não o vi jogar, mas sempre que o encontrei no Botafogo (mourisco ou GS) ele me tratou muito bem, deu atenção e assinou com paciência minha camisa (que hoje está numa moldura). Sendo assim, torço muito pelo sucesso do Jair, nosso treinador.

Espero que nos classifiquemos para a liberta e quem sabe, com o jair ventura no comando, conquistemos o impossível e apoteótico título da libertadores ... seria lindo ...



dlink

Desde 01/2010 • 14 anos de CANAL
Brasília/DF

Nilton Santos


Em 23/10/2016 às 21:54
 

Jair Ventura estará no Sportv amanhã

Zigue

Desde 10/2010 • 13 anos de CANAL
são josé dos campos/SP

Garrincha


Em 23/10/2016 às 22:13
 

Se perder 3 seguidas vira de bestial a besta, como todos.

Dlink

Desde 01/2010 • 14 anos de CANAL
Brasília/DF

Nilton Santos


Em 23/10/2016 às 22:27
 

Não vai perder.

botapixaba

Desde 04/2009 • 15 anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 25/10/2016 às 09:31
 

Temos q nos preparar para qusndo aderrota vier, que seja encarada  como parte do processo. Ele n]ão vai ganahr tudo. Espero muiuto que essa idntificção ajude a irmos pra liberta e que com uns 5 reforços de nível, ganharmos essa tão sonhada taça !!



FOGÃO GRAVADO NO CORAÇÃO !!!!

mané caieira

Desde 07/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 25/10/2016 às 10:12
 

Grata surpresa. É um cara que deve ser valorizado e preservado. Excelente trabalho. Que continue assim e nos dê muitas alegrias.
Parabéns, JV!


 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas