Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
andmarques
  Banco: "Luz do fim do túnel do Bota é um trem"

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 01/10/2014 às 16:11

Banco: 'Luz do fim do túnel do Bota é um trem'; Vasco: sem 'terra à vista'

Publicado em 01/10/2014, 08:00 /Atualizado em 01/10/2014, 12:33Camila Mattoso, do ESPN.com.br
Gazeta Press
Jogadores do São Paulo e Flamengo entram em campo com faixa do protesto do Bom Senso
Itaú faz uma crítica generalizada às gestões de clubes de futebol

Em mais uma edição da sua análise anual das finanças no futebol, o Itaú BBA, um dos braços do banco Itaú Unibanco, detonou a gestão dos clubes brasileiros. Em um estudo de mais de 160 páginas divulgado nesta semana, o banco privado avaliou como foi o ano de 2013 para os 20 times da Série A do Brasileiro (mais Vasco, Portuguesa e Ponte Preta) e fez duras críticas aos dirigentes que comandam as equipes. 

Para começar, "Dinheiro na mão é vendaval" é o título do texto, que já foi mais otimista nos anos passados (2011: "Como o mundo das finanças enxerga o futebol"; 2012: Clubes apresentam evolução econômico-financeira; 2013: "Não falta dinheiro"). Para cada um dos 23 clubes, o Itaú deu um título para resumir o balanço, utilizando as demonstrações contábeis de cada um e considerando também acontecimentos mais recentes. 

Entre os grandes, o único que se salvou foi o Flamengo, que segundo o Itaú está "nadando contra a maré", mas que acaba sofrendo para competir com clubes que seguem utilizando velhas práticas na gestão esportiva. 

Vale destacar logo de cara o que a instituição financeira escreveu a respeito do Palmeiras. Com mais de R$ 90 milhões colocados por Paulo Nobre no alviverde, o estudo admite que a política deu certo para tirar o time da segunda divisão, mas questiona ao final: "até quando o presidente colocará dinheiro no clube?".

O banco faz também uma ironia fina com o Corinthians, com quem também é duro na análise. Ao resumir a gestão pela frase "Encantador de Serpentes", o estudo explica que a direção alvinegra se vendeu como moderna quando não foi nada disso - citando o atraso de impostos.

"Mais que isso, por algum momento fez acreditar que se tratava de uma gestão moderna, quando na realidade realizava as práticas mais comuns e antigas da gestão do Futebol", afirma, além de falar sobre o não pagamento de impostos e deixar uma pergunta: "Mas como ficam os clubes que pagam em dia?".

Botafogo e Vasco, do Rio de Janeiro, também são muito criticados. Para o primeiro, a instituição faz um alerta de que se não melhorar, o trem pode passar por cima - "A luz no fim do túnel é um trem". Para o segundo, a frase é "Não há terra à vista", resumindo a péssima fase pela qual o clube está passando.

Logo na introdução, a Área de Crédito do Itaú BBA, setor responsável pela pesquisa, diz que os cartolas do futebol brasileiro não deram atenção para as categorias de base, que só pensaram na torcida durante a administração e ainda fala que gastaram muito mal - um dos exemplos citados foi o do São Paulo, que tem na folha de pagamento seis laterais esquerdos (Álvaro Pereira, Clemente Rodriguez, Carleto, Cortez, Reinaldo e Henrique Miranda). O clube do Morumbi é ainda classificado como na "vala comum".

"Completando este cenário, vários clubes continuaram a utilizar velhas práticas de gestão financeira do Futebol, como atraso de contribuições e impostos relacionados aos salários dos atletas, o que de certa forma se constitui numa vantagem financeira em relação aos clubes que pagam em dia", afirma o estudo.

"Os clubes precisam reforçar investimentos nas Categorias de Base, captando melhor, orientando melhor, retendo mais e colocando-os para atuar, pois esta é uma alternativa substancialmente mais barata e de melhor solução financeira para o clube. Parafraseando Keynes, a manter este padrão de gestão, no longo prazo os clubes estarão todos mortos".

Veja abaixo, os títulos para o resumo do ano de cada equipe e as perspectivas projetadas pelo banco para este ano, que está quase no final.

Corinthians: Encantador de Serpentes

"É possível que tenha que reduzir investimentos, seja mais eletivo e busque redução de custos. Já faz muita receita recorrente, de forma que é um movimento mais fácil de fazer que clubes com receita bem menores. Em contrapartida, em breve iniciará os pagamentos da dívida no Arena Itaquera, e isto consumirá parte importante das receitas com Bilheteria, retirando ainda mais dinheiro do Futebol. A realidade é sempre mais difícil do que se imagina, ou se vende".

São Paulo: Na vala comum

"Clube que gera muito mas gasta muito e mal, o São Paulo precisa rever sua gestão esportiva e financeira, afinal, além de não conquistar títulos ainda deteriora seus números e sua saúde financeira. Não é à toa que vimos na mídia informações sobre novas antecipações de cotas de TV, necessidade de venda de atletas para fechar as contas de 2014 e supostos atrasos de salários. Costuma não acabar bem".

Palmeiras: As aves aqui não mais gorjeiam

"Considerando que o clube continua sem patrocínio master, que as demais receitas permanecem estáveis, e que o clube não é um grande vendedor de atletas, resta ajustar os custos para tentar fazer com que sobre mais dinheiro no caixa. Mas é Ano do Centenário, e na avaliação equivocada dos dirigentes, em anos assim o clube precisa vencer mais que em outros. Resultado esperado é aumento dos custos, política descontrolada de gastos e mais problemas no futuro.

O Palmeiras se mantém no círculo vicioso e 2014 tem todos os ingredientes para ser mais um ano difícil em termos financeiros. Até quando o presidente colocará dinheiro no clube?".

Santos: A canoa virou

"O Santos sai da condição de clube equilibrado, com gestão financeira cuidadosa e passa a ingressar o rol de clubes com gestão de Torcedor. O resultado é gastar mais do que deveria, elevar custos sem contrapartida de Receitas recorrentes e, consequentemente, elevar endividamento e colocar em risco seu fluxo de caixa. Não parece nada saudável o caminho que o clube adotou. 2014 tende a ser ainda pior".

Flamengo: Nadando contra a maré

"Com investimentos limitados o clube fica distante de ter um elenco com muitas alternativas. Vai ter que continuar utilizando as categorias de base, tradicionalmente forte reveladora de talentos, e usar de contratações cirúrgicas para manter um elenco minimamente competitivo. O difícil, além de lidar com uma torcida que quer sempre títulos, é competir contra clubes que ainda se utilizam das velhas práticas de gestão esportiva".

Fluminense: A independência necessária

"É sempre difícil falar do Fluminense em função das ações tomadas pela Unimed e que não transitam pelo balanço do clube. Do que vemos temos um clube mais redondo, aparentemente mais organizado. Mas que precisará começar a pensar em caminhar com as próprias pernas. Hoje, se isto fosse uma necessidade, o clube se colocaria numa situação bastante inferior à vista nos últimos anos".

Botafogo: A luz no fim do túnel é de um trem

"As piores possíveis. O Botafogo terá que buscar alternativas de receita cada vez mais difíceis, certamente vai onerar ainda mais seu futuro com Adiantamentos e se não fizer um corte de custos profundo, encontrará o trem pela frente".

Vasco: Não há terra a vista

"O ano de 2014 tende a ser muito difícil para o Vasco. O clube carrega o peso de anos de dívidas acumuladas e da necessidade de atender aos anseios de uma das maiores torcidas do Brasil. Como equilibrar isto? Esta é o enigma da nau. Acreditamos em outro ano difícil e que será sucedido por outros anos difíceis".

Atlético-MG: Nem tudo que reluz é ouro

"2014 tende a ser bastante difícil. Pode conseguir alguma receita adicional com o Estádio novo, mas precisará recorrer a venda de atletas e reduzir custos se quiser diminuir o esforço para fechar suas contas".

Cruzeiro: Os Caçadores estão chegando

"O clube manteve sua base, seu treinador, fez mais alguns investimentos e possivelmente aposta na força da torcida e na obtenção de resultados esportivos para sustentar sua estratégia. Não dá para saber até quando isto funcionará, mas sempre há chance do castelo de cartas ruir a qualquer momento. Esportivamente tem chances elevadas de sucesso em 2014, como vemos até o momento no Campeonato Brasileiro".

Internacional: Acabou-se o que era doce

"A situação apresentada para início de 2014 não é confortável. Há mais desafios e menos gordura para queimar. O clube precisará apertar os custos se quiser voltar a viver uma situação confortável em termos financeiros, além de continuar a constante busca de atletas para serem vendidos. A vida do Internacional não deve ser fácil em 2014".

Grêmio: Avalanche

"Nada animadoras. Não há sinal de que as receitas devem crescer, mas os Custos são de longo prazo. Ainda há a necessidade de pagar o que ficou de 2013. Logo, 2014 tende a ser um ano de dificuldades financeiras caso não tenha conseguido enxugar os Custos".

 

Fonte: http://espn.uol.com.br/noticia/443887_banco-detona-gestao-de-clubes-corinthians-atrasado-sao-paulo-na-vala-comum-e-ate-quando-dinheiro-do-presidente-no-palmeiras



Botafogo Acima de Tudo!

Torcedor sim! Mas crítico também  ;-)

andmarques

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 01/10/2014 às 16:14
 

Corte de custos passa por diminuição desse quadro de funcionários (segundo o que o MA já disse são mais de 300), redução de salários de dirigentes, interrupção de esportes olímpicos que não conseguem se sustentar sozinhos e por aí vai...



Botafogo Acima de Tudo!

Torcedor sim! Mas crítico também  ;-)

sandes

Desde 03/2010 • 14 anos de CANAL
Recife/PE

Garrincha


Em 01/10/2014 às 16:24
 


É o retrato da administração do futebol brasileiro: Falta de governança, salarios astronomicos, demagogia e corrupção.

O Botafogo pode ser o primeiro a ruir mas certamente não será o único. O que não nos isenta das barbeiragens cometidas em nossas gestões.

Vai ter que cortar no osso, porque carne não tem mais, se quiser ter expectativas de uma existencia razoavelmente digna no futuro.

Como eu sempre digo aqui, não tem dinheiro de tv que salve quem não sabe, ou não tem compromisso com, Gestão.




Mdias

Desde 10/2009 • 14 anos de CANAL
Mim Acher/RJ

Garrincha


Em 01/10/2014 às 18:45
 

Com esse trem nós vamos até a Lua!!



4.2) Não é permitido (através de escrita ou de imagens):

 

   - Criar clones/"fakes" mesmo que o intuito não seja o de tumultuar. A detecção de clones implicará no banimento de todos os usuários relacionados por tempo indeterminado.

       - Provocar, xingar, ofender ou difamar outros usuários ou pessoas relacionadas a esses (família, amigos etc.)

 

Calango

Desde 09/2008 • 15 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 01/10/2014 às 18:57
 

300 funcionários. A Viton 44 tem 300 funcionários...

É vagabundo demais sendo sustentado pelo Botafogo. 





"Não sou jogador de futebol. Sou jogador do Botafogo!"

Heleno de Freitas 

fbasto

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Cabo Frio/RJ

Garrincha


Em 01/10/2014 às 20:30
 

Segundo soube, ontem, por uma Conselheira da atual gestão, são 580 o número de funcionários, atualmente, no BFR ! Um verdadeiro descalabro !!!!



Fernando Basto

Cabo Frio - RJ

http://www.fbasto.com

 

 

Calango

Desde 09/2008 • 15 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 01/10/2014 às 20:43
 

580 vagabundos?????

Cara, nem uma indústria de médio porte emprega tanta gente! 





"Não sou jogador de futebol. Sou jogador do Botafogo!"

Heleno de Freitas 

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 01/10/2014 às 22:55
 

Quantos desses vagabundos vinculados ao vagabundo mor do lido terão rescisão cheia de direitos por serem demitidos "sem justa causa" no final do mandato do vagabundo mor?

Antes do segundo mandato dele, foi denunciado aqui pelo Didi que estavam empregando a família do Rodrigo Souto e todo staff do time de areia do vagabundo mor. Insurgiram profissionais de defesa, inocentes úteis, e toda tropa de defesa do mal feito.




Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

MSB_HISTÓRIA

Desde 01/2008 • 16 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 02/10/2014 às 07:48
 

A festa das empresas investindo no futebol iria secar depois da copa.....e do vexame da seleção.... Só vai ficar o minimo possível, só os antigos....

andmarques

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 02/10/2014 às 08:03
 

Lembro bem disso, Emílio.

Aliás, todas as denúncias que foram feitas ao longo desses 6 anos eram rechaçadas pelos escudeiros. Muitos desses escudeiros hoje querem posar de oposição.




Botafogo Acima de Tudo!

Torcedor sim! Mas crítico também  ;-)

fogo_vencedor

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 02/10/2014 às 08:21
 

Meu deus



http://www.youtube.com/watch?v=glqLfFXuvIg

#HelenoVive

sirvieri

Desde 09/2010 • 13 anos de CANAL
brasilia/DF

Garrincha


Em 02/10/2014 às 10:18
 

Esse banco devia começar a cuidar da sua própria casa.

O bancários do Itaú estão sempre doentes, estressados, deprimidos e fudidos financeiramente.
Fazer dinheiro como ele faz, só no mesmo Brasil que permite a existência de administrações amadoras no futebol.

Ambos se fazem valer da nossa cultura, Banqueiros e Cartolas são iguais.


FOGAO MANAUS

Desde 04/2010 • 13 anos de CANAL
manaus/AM

Garrincha


Em 02/10/2014 às 10:44
 

 



"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida". "Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos"...Nelson Rodrigues                                                                                                                                                                                            

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas