Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
Soul Fogão
  Botafogo deveria contratar Guto Ferreira pra 2016

Desde 10/2009 • 14 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 25/11/2015 às 21:34

Botafogo deveria contratar Guto Ferreira pra 2016

 

O assunto é polêmico e rende um bom debate. Depois de discutir quem fica do elenco atual e preparar uma lista de possíveis reforços, é hora de falarmos sobre um posto importantíssimo - o de técnico do Botafogo em 2016. Ricardo Gomes, atual dono do cargo, está longe de ser unanimidade para a torcida. A pergunta mais repetida nas últimas semanas, com certeza, é "será que ele aguenta uma Série A?"


Diante disso, antes de emitir uma opinião, é necessário estudar o mercado. No momento atual do futebol, a mão do técnico é fundamental - algo que se confirma diante do brilhante trabalho de Tite à frente do Corinthians. Em contrapartida, é notório que não estamos em condições de bancar um nome de ponta; saber aliar as capacidades de um técnico às suas necessidades também é importante.


Usando tudo isso para filtrar as possibilidades realistas, o nome que encabeça a lista é Guto Ferreira, o popular Gutiola (ou, mais "carinhosamente", Gordiola). Fugindo dos figurões que insistem em tentar a profissão na base do "vamo que vamo" - alô, René Simões! -, sai na frente quem busca quem inova com competência. Alegarão que seria uma aposta de risco. Mas, no fim das contas, na situação do Botafogo, quem não é?


1) Capacidade de trabalhar com recursos limitados. É notável a capacidade de Guto em fazer rodar times com investimentos escassos. Mudou completamente o panorama da boa Chapecoense, reviveu a época de "Barcelusa" na Portuguesa e fez excelente trabalho na Ponte Preta, sendo injustamente demitido após figurar entre as primeiras posições. 


2) Conhece bem o mapeamento do mercado. Já que não podemos confiar muito em Antônio Lopes e cia. em termos de montagem de um elenco competitivo e homogêneo em nível de Série A, a participação do técnico no processo seria de grande valia para o nosso planejamento, visto que ele conhece muito bem os jogadores de custo mais baixo, fugindo dos medalhões.


3) Padrão de jogo e esquema bem definidosQuem acompanhou jogos da Ponte, no primeiro semestre, e da Chapecoense, no segundo, pôde ver um padrão de jogo forte e um esquema consistente. Extraindo o melhor de cada jogador em suas posições, é importante ter definidas as funções que você pretende desempenhar para, assim, poder buscar os nomes certos. 


4) Momento ideal para o casamento. O sucesso de Guto Ferreira, por enquanto, se resume a times pequenos e médios. Após estar, mais do que nunca, em evidência nesta temporada, é hora de voos mais altos em 2016 - assim como o Botafogo, que sonha com um time competitivo, consistente e que não passe perrengue. É o momento mais importante para o início da reestruturação do Botafogo. 


5) A nova era de técnicos estudiosos. Em permanente evolução, Guto Ferreira mostra que estudar as novidades de um futebol cada vez mais dinâmico é uma prioridade em sua carreira. Seria o primeiro passo para a tão sonhada profissionalização do clube. 


6) Necessidade do momento do Botafogo. Além de não termos capacidade financeira de buscar um técnico de ponta, talvez essa não seja a nossa necessidade neste momento. Embora Levir, Muricy ou Cuca tenham maior aceitação em qualquer torcida, o momento é de buscar quem saiba fazer muito com pouco. Ou seja, o Botafogo precisa de um treinador que consiga uma campanha consistente, na metade de cima da tabela, tendo um material humano bastante limitado - casos de Guto, Doriva e Nelsinho Baptista, por exemplo.

 

Ricardo Gomes


Não sou oposição do nosso técnico, como era com René Simões. No entanto, apesar de ter conquistado o acesso de forma tranquila, Ricardo nunca fez o Botafogo apresentar um padrão de atuação. Oscilamos muito e, em alguns momentos, senti o treinador um pouco perdido - seja no desenho tático da equipe ou mesmo na escalação do time titular. Jogadores sem função em campo, como Camacho, e a falta de cobertura pelas laterais me deixam severamente preocupado com a disparidade técnica entre os adversários que superamos e os que vamos enfrentar em 2016. 


Sou fã de Ricardo pela sua superação pessoal, mas não acho que isso deva afetar a minha avaliação técnica - algo que ele mesmo frisou em sua apresentação. Fazer nossas escolhas baseando-se apenas no resultado é raso e perigoso demais, assim como não acredito que devemos nos pautar por uma gratidão exagerada. Não creio que Gomes consiga entregar o intenso trabalho que precisamos para sobreviver ao duro salto de qualidade que enfrentaremos na próxima temporada. Não se esqueçam que Carleto, Camacho e Luís Ricardo foram suficientes para sobrarmos na Série B. 


Agradeço a ele pelos serviços prestados e desejo toda a sorte do mundo na carreira, mas enxergo que precisamos dar um salto de qualidade. Diante de nosso orçamento e nossas necessidades, não vejo um nome melhor que Guto Ferreira. Por isso, desejo que o Gutiola venha ser feliz em General Severiano em 2016! 

ricardofr

Desde 02/2009 • 15 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 25/11/2015 às 21:39
 

Apoiado!

thiago matos

Desde 02/2011 • 13 anos de CANAL
rio de janeiro /RJ

Garrincha


Em 25/11/2015 às 22:12
 

seria meu técnico para 2016



 Reage meu botafogo, não deixe adormecer esse gigante forte e bravo que existe dentro de você. 

BFC1

Desde 03/2008 • 16 anos de CANAL
NIT - Brasília/DF

Garrincha


Em 25/11/2015 às 23:26
 

Você não acha que o Antonio Lopes deveria ser substituído por um profissional mais atualizado e com mais conhecimento do mercado de jogadores.



BFC1
SB


O Bota é fogo, o resto é cinza

Botafogo antes de nascer


tadeu20

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 25/11/2015 às 23:56
 

Eu contrataria o Levir Culpi

Macaé fogo

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Macaé/RJ

Nilton Santos


Em 26/11/2015 às 00:14
 

Melhor que Guto Ferreira é Dado Cavalcante. Fez grandes trabalhos no Santa Cruz e no Paissandu. Outro técnico que me agrada, da forma como seus times jogam de maneira bonita e de toque de bola é o Fernando Diniz.




IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 26/11/2015 às 01:37
 

Será que o CEP não poderia chegar e conversar com o Ricardo Gomes:

"Ô Ricardo, se você inventar um migué e sair agora, você vai sair por cima, camarada. Conquistou o título da B pelo Botafogo e oportunidades de trabalho na Série A vão surgir pra você. Arriscar o seu trabalho num Carioca com esse time talvez não seja uma boa... só uma ideia."


Em outra palavras, vaza, Ricardo Gomes.

O foda é que se o Botafogo dispensa ele, seríamos taxados de clube marginal e traidor na mídia, devido ao desrespeito com aquele que nos levou à primeira divisão.

MAS EU JÁ TO PREOCUPADO COM O CARIOCA.

Esse cara vai fazer a gente perder o Carioca ainda.




BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

Michel

Desde 10/2012 • 11 anos de CANAL
Fora do Brasil

Garrincha


Em 26/11/2015 às 07:12
 

as sugestões de nomes de fora do circuito já aparecem aqui há muito tempo. entra ano, sai ano, e as diretorias do Botafogo continuam preferindo o papai-mamãe



Eu sou diferente, eu sou Botafogo!
 

bOTAPIXABA

Desde 04/2009 • 15 anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 26/11/2015 às 07:47
 

A diretoria realmente prefere o papai-mamãe , onde a mamãe é o torcedor.

Mas acho bom deixar o RG pro carioca, e depois no Br , trazer alguém com  mais dinâmica !!





FOGÃO GRAVADO NO CORAÇÃO !!!!

BFC1

Desde 03/2008 • 16 anos de CANAL
NIT - Brasília/DF

Garrincha


Em 26/11/2015 às 10:28
 

Parece loucura, mas não é.

O Botafogo deveria optar por um técnico e um treinador.

O treinador executaria tudo o que for planejado pelo técnico + suas ponderações, colocaria o Jair filho.

O treinador seria a cabeça pensante, uma cara experiente,  capaz de introduzir esquemas táticos interessantes, ajudar a melhor planejar o futebol, propor novas receitas e montar uma base de jogadores que pudessem ser contratos, que melhor se ajustassem ao esquema tático proposto. Um trabalho em conjunto, um planeja e supervisiona e o outro executa e alimenta o planejamento.





BFC1
SB


O Bota é fogo, o resto é cinza

Botafogo antes de nascer


bruno.engenhao

Desde 09/2009 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 26/11/2015 às 10:59
 

QTS TREINADORES SAEM DE TIMES PEQUENOS PROS GRANDES E FAZEM SUCESSO DE PRIMEIRA?

MAS CONCORDO QUE DEVERIAM PROCURAR ALTERNATIVAS... RICARDO GOMES SORTEAVA CAMISA!!!!!




 

fogo_vencedor

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 26/11/2015 às 11:49
 

CONCORDO



http://www.youtube.com/watch?v=glqLfFXuvIg

#HelenoVive

PC CARIOCA

Desde 02/2010 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 26/11/2015 às 13:09
 

A pergunta que deve ser feita é: VOCÊ ACREDITA QUE RICARDO GOMES CHEGARÁ AO FIM DE 2016 COMO TÉCNICO DO BOTAFOGO? ACREDITO QUE NÃO.



Chamamos de ÉTICA o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando.

O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos CARÁTER.  (Oscal Wilde)

Por um BOTAFOGO com ÉTICA e CARÁTER.

Diogenes

Desde 02/2015 • 9 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Nilton Santos


Em 26/11/2015 às 13:18
 

Marcelo Martelotte parece também ser uma boa; recém saído de um espetacular trabalho com o Santa Cruz.

henrique sergio

Desde 01/2007 • 17 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 26/11/2015 às 15:38
 

Para mim nem tanto nem tão pouco.
Sérgio Soares tem excelentes resultados mas é deficiente na parte defensiva.
O cara completo, experiente, que sempre se renova e que nunca tem chances em times grandes por conta de seu temperamento difícil é o Givanildo.
Gosto do cara pois ele monta equipes do zero, não possui um esquema tático dominante, quase sempre cria um esquema adaptado à forma de jogar dos seus comandados e possui anos consecutivos de bons trabalhos. Por fim não é um cara de altos valores salariais.
Só acho difícil que ele conseguisse trabalhar sob a batuta do Antônio Lopes, na primeira divergência mandaria o delegado tomar na tarraqueta.




 

wesfogo

Desde 02/2012 • 12 anos de CANAL
Duque de Caxias/RJ

Infanto


Em 26/11/2015 às 16:15
 


  Na época da saída do RS, houve um nome além do Ricardo Gomes que o Botafogo estava interessado...Fabián Coito, treinador da Seleção Uruguaia Sub-20. Seria uma boa? 
  Acompanhei alguns jogos do Uruguai e pelo menos a seleção tinha padrão de jogo, coisa que não vemos no Botafogo. 




 

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.

                                                                                                          (Mahatma Gandhi) 

                                                                                                  

fidel_garrincha

Desde 08/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 26/11/2015 às 18:49
 

concordo



Botafogo way - A vergonha agora é profissional!! 

 

 

 

Vicente_1988x

Desde 06/2015 • 8 anos de CANAL
AC

Infanto


Em 27/11/2015 às 06:27
 

Eu traria o Guto Ferreira e deixaria o Ricardo Gomes em alguma funcao no futebol, junto com o Lopes.
Nao acho que o RG aguente uma Serie A.


 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas