Nike quer continuar com Flamengo e Corinthians
A Nike sofreu durante o ano de 2008 no futebol brasileiro. Durante quase todo o ano Corinthians e Flamengo reclamaram do atendimento, dos produtos, da distribuição e, principalmente, dos valores dos contratos – que é, na verdade, o real motivo da insatisfação. Fato é que ambos os clubes, desde o momento em que assinaram os papéis, sabiam dos valores e do tempo de duração. Porém, com propostas melhores de outras empresas, resolveram bradar, pedindo o rompimento da relação.
O Corinthians, com o tempo, recuou e parece ter acalmado, pelo menos até o fim do ano, que é quando termina o atual acordo. O Flamengo, que tem uma proposta milionária da Olympikus, foi mais longe. Chegou a jogar e treinar com outro material, sem a logomarca da Nike. Depois de uma primeira derrota na justiça, o time teve que voltar a usar Nike e o assunto esfriou até o fim do campeonato brasileiro. Mas foi só 2009 começar para o relacionamento novamente entrar com a crise, com o declaração de Delair Dumbrosck, dirigente rubro-negro, de que tudo já está acertado com a Olympikus (a empresa já que negou).
Falta de profissionalismo dos clubes brasileiros, que simplesmente desprezam os contratos assinados, ou eles estão com a razão?
Para entender qual a real situação, o blog Jogo de Negócios conversou com David Grinberg, Gerente de Comunicação da Nike do Brasil, que garante: “Estamos muito satisfeitos com Corinthians e Flamengo e comprometidos com as nossas parcerias.”
Qual a situação atual dessa crise entre Flamengo e Nike?
Em maio do ano passado a Nike foi surpreendida com a informação de que o Flamengo havia fechado um contrato com a Olympikus e que, por conta disso, o clube estaria quebrando, de forma unilateral, o acordo com a Nike. Em virtude disso, nós fomos buscar os nossos direitos. Afinal, existia e existe um contrato válido, assinado por ambas as partes, que vai até junho de 2009 (Nike e Flamengo estão juntos desde 2000). O Flamengo, para tomar essa atitude, alegou uma série de fatos que estaria motivando-os a trocar de fornecedor. Nós tínhamos respostas para todos esses fatos levantados, então o caso foi para a justiça, que comprovou isso.
E como está esse processo?
Existe um processo correndo na Câmara do Comércio Internacional, mas, além disso, nós precisávamos tomar uma ação imediata para evitar os danos que estavam sendo causados à Nike por conta da não exposição da nossa marca nos uniformes, site do clube, placas de campo e em todos os outros lugares que tínhamos direito. Sendo assim, conseguimos, em primeira instância, uma liminar que manteve o contrato e obriga o clube, sob pena de multa diária, a continuar cumprindo o que foi assinado. O Flamengo recorreu, nós ganhamos de novo. Depois, em mais um julgamento, manteve-se a decisão.
Como se posicionou a matriz da Nike, nos EUA?
A gente sempre teve todo o suporte para tomar as medidas que fossem necessárias. O que queremos é que se cumpra o contrato vigente. Existem formas de rompê-lo que podem ser conversadas, cláusulas. Existe multa, por exemplo. Mas não pode ser assim. Temos vários compromissos que precisam ser cumpridos e acredito que até junho não ter como mudar essa situação. Depois disso, apesar do direito que temos de tentar cobrir qualquer proposta pela renovação de contrato, ainda não sabemos o que vai acontecer.
Com relação ao Corinthians, como está a situação, já que também houve reclamações por parte do clube no ano passado?
A situação está muito boa, realmente as coisas se acertaram, está tudo bem encaminhado e as duas partes estão satisfeitas. Quer dizer, se perguntarem para o Corinthians eles vão dizer que querem receber mais, mas esse é o contrato que está assinado e vai até o fim de 2009. Do ponto de vista operacional, a parceria está redonda e existe empatia.
Caso ocorra o rompimento com uma dessas equipes, a Nike já tem planos?
No momento estamos satisfeitos e comprometidos com as duas parcerias. Estamos nos esforçando ao máximo para oferecer os melhores serviços e as reclamações que existiam pararam. Queremos desenvolver ações diferenciadas que levem motivação para os torcedores. O objetivo é se consolidar de vez no mercado do futebol brasileiro, através dos clubes, dos jogadores e da seleção brasileira.