Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
Tuxo
  Burrice ou Implicância?

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 21/07/2017 às 15:43

Já peço desculpas antecipadamente, pois o que escrevo não é direcionado a nenhum colega do fórum, mas sim a diversos jornalistas, comentaristas, blogueiros e etc.

Todo mundo sabe a forma do Botafogo jogar. Entrega a bola ao adversário, se defende com eficiência e sim, eventualmente, contamos com a sorte. E assim seguimos por 2017 com uma belíssima campanha em todas as frentes.

Achamos um gol, encaixamos um contra-ataque, ganhamos de um a zero, suado, la atrás, brigando muito. Mas ganhamos. E classificamos. E subimos na tabela.

O jogo de ontem, no histórico, o empate é um bom resultado. Jogar fora, contra o Atl-PR, sempre é difícil. A circunstância atual? Bem, poderíamos ter perdido, poderíamos ter vencido. Mas fizemos o que é proposto: defendemos com eficiência e trouxemos mais um ponto.

Nosso time não vai ganhar o Brasileirão 2017. Acho que ninguém aqui tem essa ilusão. Então qual é o foco? Libertadores? Que seja... Pra isso, temos que fazer o dever de casa, beliscar uns pontinhos fora e manter a consistência. E isso foi feito ontem.

Acho muito engraçado as pessoas reclamarem que o JV não ousa, não viu que dava pra ganhar o jogo, não pos o time pra frente.

Ora, sempre que ele fez isso, perdeu e foi duramente criticado, por todos. Imprensa, torcida, todos. Todos sabemos que o Botafogo tem um jeito de jogar, que vem dando certo.

Então por que a insistência de pedir que ele altere o esquema? Pra quando der errado, criticar? Chamar de burro? De professor pardal?

Na boa, é muita burrice insistir que mude um padrão de jogo que vem dando certo, rendendo frutos. Pedir que altere uma fórmula que dá certo desde o ano passado, sabendo das nossas limitações é, no mínimo, não enxergar um palmo na frente dos olhos.

Ou implicância. Vontade incontrolável de criticar o MELHOR time do Rio de Janeiro. Sim, o melhor. Que está em todas as competições. E brigando por mais em todas.

 Paciência. Jair sabe o que faz. Não peçam diferente, e quando dá errado, querer a cabeça do professor. 

Acreditem no que os olhos de vocês veem. Um time guerreiro, brigador, que luta por toda bola e, mesmo dentro de suas limitações, não entrega jogo sem luta, fácil ou difícil, ganho ou impossível.

Esse, agora, é nosso Botafogo. Um Botafogo que tem me dado orgulho de ver jogar. 

Vini-S

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 21/07/2017 às 15:56
 

Todo mundo sabe a forma do Botafogo jogar.

....

Mais ou menos... aqui mesmo, sempre falam em 3 volantes ou que o sistema é 4 4 2.





 

Segue o jogo

tadeu20

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 21/07/2017 às 17:50
 

Tuxo, assistir os jogos do Botafogo nos mostra que 2017 tem sido bastante generoso. E pelo que já foi alcançado, já encerraria de forma positiva. Seria injusto demais dizer que foi sorte. Houve mérito, trabalho e entrega. Isso é bastante visível. É muito triste ver que há no mundo cegueira funcional.

elramo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 21/07/2017 às 19:44
 

Ontem, sem mexer no esquema, ele poderia ter mudado o time apenas colocando o Guilherme no intervalo, no lugar do Roger, que estava morto...

crocodilus

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Joao Pessoa/PB

Garrincha


Em 21/07/2017 às 19:47
 

foi o q eu disse no topico q fala em falta de ousadia, ele fez o obvio q vem dando certo, pra mim so errou pq demorou a mexer e mexeu errado!!!



O BOTAFOGO NÃO É UM CLUBE, É UMA PREDESTINAÇÃO CELESTIAL. FELIZ DAQUELE QUE TORCE POR UM CLUBE QUE TEM COMO SIMBOLO UMA CRIAÇÃO DIVINA, UMA ESTRELA SOLITÁRIA !!!

 

Armando Nogueira

 

 EU AMO O BOTAFOGO, O SANGUE QUE CORRE EM MINHAS VEIAS É ALVINEGRO !!!

 

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 22/07/2017 às 11:16
 

Crocodilus, não me referi ao seu topico, na verdade, usei a palavra pq li seu post, entendi, concordei em partes, e a palavra ficou na minha cabeça. 

 me refero mais a comentaristas de tv, aquele bosta daquele avalone, entre outros, que insistem por desmerecer o ano excepcional que o botafogo vem fazendo, diante da situação que atravessa



ajoaobr

Desde 11/2010 • 13 anos de CANAL
São Paulo/SP

Nilton Santos


Em 22/07/2017 às 11:54
 

Tuxo, normalmente, quem desmerece é quem não gosta do Botafogo e não consegue ser imparcial, que é o caso dos viados do Lofredo e do Edinho. O Avalone eu nem conto, aquilo lá é um idiota, tipo Sergio Noronha.
Mas a grande maioria, mesmo os que são chatos, tem elogiado a organização tática do time, principalmente a turma de ex-jogadores, o Ricardo Rocha então, só fala bem do time. Uma coisa que não muda, é o conhecido boicote geral, pouco se fala do Botafogo, mas isso é assim faz bastante tempo já, e se levarmos em consideração os últimos 2 anos, melhor assim.


B.T.O.

Desde 02/2007 • 17 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 22/07/2017 às 23:35
 

Bom eu insisto que não vejo falta de ousadia, coragem, determinação e etc. Vejo falta de competência mesmo. Inteligência, sagacidade, experiência, saber "ver" o jogo.
O que o Jair fez ontem contra o Furacão foi uma demonstração de indecisão e falta de experiência que me deixou impressionado. Não mexer certo ontem para mim foi muito mais incompetência do que falta de coragem, pois ele não precisava mexer nos volantes e sim nos atacantes e defesa, colocando Guilherme e MVinícius nos lugares de Pimpão e Roger. Não alteraria o esquema e sim a forma de atacar, só isso. A troca do ESantos por qqr jogador era para evitar a expulsão evidente, depois que tomou o amarelo.
Portanto, o Jair não precisava mexer no esquema e sim nas peças, que certamente funcionariam diferente, pois Guilherme e MVinícius é um ataque muito mais veloz e habilidoso do que Pimpão e Roger.




Fogoooo!!! Este time só me dá alegrias!!!! 

 

 "Don't be afraid, it's only business." (Roger Waters, "What God Wants P. III", Amused To Death, 1992).

 

               Textor, the dreamer.

 

mvo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 23/07/2017 às 09:49
 

O pior é que Jair não tirava o Pimpão, de jeito nenhum. Hoje, Pimpão só não entra para jogar e ficar até o final do jogo mesmo não produzindo nada, é porque está suspenso !!!
Alguém precisa falar para ele que o Pimpão não é "imexível"!!


LeoSeabra

Desde 01/2015 • 9 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Nilton Santos


Em 23/07/2017 às 11:01
 

Eu como torcedor e apaixonado pelo futebol, me incomodo em ver o time passar 90 min sem "vontade" de jogar futebol em um campeonato de pontos corridos. Parabenizo a entrega na libertadores e apoio 100%;

Um jogo que nos colocaria no G4 e o adversário há um ponto do Z4; Vejo a falta de ambição da diretoria passando pra torcida, que já acha o ano excepcional pq chegou nas 8º da Libertadores.

Esse é pra ser nosso ano, mas estamos fazendo de tudo pra estragar. Nenhum time conseguiu ser campeão sem vontade de vencer. Estamos indo p uma 4º de libertadores, com elenco pior do que começamos o ano. E a torcida ao invés de cobrar, acha que é implicância ou burrice.


scofield

Desde 12/2011 • 12 anos de CANAL
Hamburgo/Fora do Brasil

Nilton Santos


Em 24/07/2017 às 08:30
 

O que chamam de "covardia", eu chamo de estratégia.

José Mourinho é um bom exemplo disso. Com sua "retranca", ganhou 2 champions leagues com times que nao eram favoritos: Inter de Milao e Porto.
Seu discípulo Di Mateo (substituiu mourinho no meio da temporada) ganhou outra champions league com o Chelsea.

Em ambos títulos, do Chelsea e Inter de Milao, ambas equipes bateram simplesmente 2 dos Barcelonas mais fortes que já se teve.
O Barca simplesmente nao conseguiu furar o esquema defensivo destes times.


Por outro lado, quando o mesmo Mourinho se viu pressionado a montar um time para jogar ofensivamente, diferindo do seu estilo vitorioso, ele fracassou: Real Madrid.


Obviamente nao coloco Mourinho e Jair Ventura no mesmo patamar.
Contudo acredito que ambos enxergam o futebol de maneira similar.
Caso o Botafogo venha a ganhar esta libertadores, tenho certeza que essa semelhanca entre os 2 ficará mais evidenciada na mídia.
Pois a conquista seria muito similar com o feito de Mourinho com o clube do Porto.

Com o elenco limitado que temos, é muito claro que o diferencial tem sido o trabalho do treinador. Ninguém é perfeito, e o Jair erra também.
Mas falar dos erros sem reconhecer os méritos é uma baita injustica, isso eu nao aceito.


sergiosurf

Desde 04/2012 • 11 anos de CANAL
general severiano /RJ

Profissional


Em 24/07/2017 às 11:43
 

falta auxiliar técnico experiente para orienta Jair Ventura , está cometendo vários erros

Pode ser a falta de experiencia e a dificuldade para analisar a partida  



rfabian

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 24/07/2017 às 11:45
 

Sinto muito, o Botafogo nao precisa jogar como o Bangu….

 

A chance de um titulo esse ano é praticamente zero. A vontade de ser campeão está estampada em cada rosto em campo, mas a diferenca de investimento é brutal. Entao pq nao tentar fazer algo diferente? Marcar atras da linha da bola nao é merito do Jair e sim exigencia do futebol de hoje. Mas pq da exigencia? Pq o basico hoje é a compactacao que facilita a defesa e permite chegar com quarto ou cinco no ataque. O tipo de jogo do Jair nao é compativel com isso. A escalacao ja mostra. Nosso meio tem quarto com a bola que ou correm e nao sabem tabelar ou sabem tabelar mas nao correm. Pimpao acompanha o lateral adversario ate o nosso fundo e depois tem que correr ate o fundo adversario. Quem aguenta isso com qualidade o jogo todo? O Roger joga Isolado so recebendo granada e nego ainda quer que ela faca gol todo jogo. Imaginem um adversario olhando nosso jogo ofensivo: 

1)     Um dos quarto volantes rouba a bola na frente da nossa area e toca para o Pimpao(Guilherme) enquanto o Roger corre pelo meio.

2)     Pimpao(Guilherme) que é destro vai ate a linha de fundo e tenta contar para dentro pois nao sabe cruzar de esquerda.

3)     Nisso a zaga inteira ja esta em volta do Roger dentro da area.

4)     JP e Lindoso comecam a chegar no meio campo cinco minutos depois do ataque comecar.

5)     Matheus Fernandes nem foi e o Bruno Silva esta correndo que nem um louco para chegar na area.

6)     Quando o Bruno chega na area, o Pimpao(Guilherme) ja chutaram pois o Roger esta marcado.

7)     Bruno Silva volta para marcar o lateral que saiu nas suas costas…

 

Todos os ataques sao assim….o que muda é a chegada de um lateral que cruza nas costas do marcador….

Não tem compactacao, nao tem infiltracao, nao tem triangulacao

O medo de perder tira a vontade de ganhar. Esse negocio de jogar mais aberto e perder de 2x0 ja nao cola mais. Hoje a gente sabe que foi muito mais excesso de Liberdade do que escalação. Vc pode ser defensivo jogando so com atacantes e mais ofensivo so com volantes que se apresentem….

O Botafogo joga hoje como pequeno com um defeito importante: nao tem a velocidade e nem o treinamento de contra-ataque que esses times têm.

Assumindo na zona de rebaixamento e com pouco tempo de treinamento, serve. Após um ano a frente do clube, teria que ter mais. Sem obrigacao de tiyulo, mas com um futebol que nao nos deixe passar raiva.



xtrajano

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 24/07/2017 às 12:50
 


Tensão Pré-Copa do Brasil e Libertadores.

Remédios indicados:

1) Cerveja.

2) Pensamentos Felizes.

3) Comprar ingressos para os jogos.

4) Mais Cerveja.


Vamos, Vamos, Vamos Botafogoôôô...


LeoSeabra

Desde 01/2015 • 9 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Nilton Santos


Em 24/07/2017 às 13:01
 

scofield, concordo

Mas apenas estacionar o ônibus na frente da área não resolve 60% dos nossos problemas. Pontos corridos é mais que isso, esse tópico é após uma partida que o time não quis atacar o atlético, que ontem levou 2x0 da Ponte Preta;

Na quarta, precisamos ganhar a partida, na teoria o time vai jogar pra frente. E o treinador deixou escapar duas excelentes oportunidades de testar o time jogando p isso.

Vasco ganhou dos galinhos lá, nos só não levamos duas porradas do galo por indisciplina deles. E pior, ainda achamos ótimo perder apenas 1x0.


E hoje em dia, Mou acumula fracassos.


Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 24/07/2017 às 17:49
 

Claro que um time q joga 100% na retranca nao ganha nada... 

Vide Suiça, que foi eliminada da copa invicta... 

mas digo q para nosso elenco, a estrategia é correta. Vamos supor que Valencia e Brenner entrem e comecem a jogar muita bola... Luis Ricardo recupere sua forma... Nos nao temos cabeça de bagre no meio, o time, automaticamente , será mais ofensivo... 

O que não da pra cobrar é com Camilo pessimo, Montillo sem condição de jogo, Emerson Santos na lateral, jogue um futebol total, ofensivo e pressionando o tempo todo... 



scofield

Desde 12/2011 • 12 anos de CANAL
Hamburgo/Fora do Brasil

Nilton Santos


Em 25/07/2017 às 04:59
 

LeoSeabra,
Infelizmente o Botafogo nao tem elenco para ir longe nos pontos corridos, especialmente jogando outras duas competicoes em paralelo.

Já esqueci quando foi a última vez que o Botafogo teve uma semana inteira para trabalhar.
Com isso, temos os seguintes problemas:
- O time titular nao tem condicoes de jogar todos os jogos e se jogar mesmo assim nao tem como dar 100% em todos eles. É evidente a diferenca de como o time joga na libertadores e no campeonato brasileiro.
- Os reservas que sao aproveitados nos jogos em que o time titular é poupado nao tem entrosamento. Isso ficou muito claro nesse jogo contra o Atletico-GO. Aqui voltamos ao ponto anterior de nao ter tempo para treinar.

Se o Botafogo estivesse jogando apenas o campeonato brasileiro, é provável que teríamos mais pontos do que temos hoje.
O Vasco joga apenas o brasileiro e jogou contra um time misto do Galo, time pelo qual sofre com o calendário tal como nós. Tem um elenco muito mais robusto, porém tb tem muitos jogadores machucados atualmente.


 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas