O Juventude terá de pagar uma multa de R$ 10 mil em função do caso de injúria racial no Alfredo Jaconi na partida diante do Botafogo, pela Copa do Brasil. Em julgamento realizado nesta quarta-feira (15), no STJD, o clube foi punido em pena que podia chegar a R$ 100 mil. O torcedor envolvido terá de ficar 720 dias afastado do Estádio Alfredo Jaconi.

No julgamento, o clube foi representado pelo advogado Osvaldo Sestário. O presidente do Ju, Walter Dal Zotto Jr e a assistente jurídica Letícia Giacomet também se fizeram presente no julgamento. A defesa alviverde esteve baseada no fato de o clube ter identificado o torcedor para as autoridades.

— Pela gravidade do fato e por ser uma punição pedagógica também, acreditamos que a medida foi  adequada, mas reiteramos a conscientização definitiva de nossos torcedores, mesmo que isolados, para o fato. O torcedor em questão, além do pedido de impossibilidade de frequentar o Jaconi por 720 dias, poderá ainda sofrer denúncia na esfera criminal, o que está sendo analisado pelo advogado e pelo atleta do Botafogo, que têm até seis meses após o fato para tal. Não podemos mais tolerar esse tipo de comportamento em nossa sociedade — disse o presidente do Ju.

Lembre o caso

Gustavo Bochecha, volante do Botafogo, estava no banco de reservas e recebeu um insulto racista por parte de um torcedor, que foi prontamente identificado pelo clube e pelos órgãos de segurança e encaminhado para o Juizado Especial Criminal (Jecrim) do Alfredo Jaconi para registro da ocorrência.

O clube, na época, enviou nota de repúdio e, posteriormente, o presidente lamentou o ocorrido, a previsão de multa e garantiu que medidas serão tomadas diante dos torcedores para evitar reincidência.