Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Gramado Natural x Sintético

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 27/04/2024 às 14:18

Hoje, num papo com uns amigos no café de um Hiper-Mercado, um dos amigos, meio de cabeça quente com a derrota do seu Famengo na Libertadores, trouxe para a conversa a afirmativa do téecnico de La U que o gramado artificial prejudicou seu time, pois ficando a bola mais rápida, embora sem os problemas de respiração, como ocorre na altitude, o Botafogo é favorecido e pediu a minha opinião.

Eu lhe disse que nunca havia jogado em gramado sintético e não poderia lhe falar com conhecimento de causa, mas joguei muito futebol de salão, em cujo início as quadras tinham o piso de cimento chapiscado, o famoso rala côco, depois passaram para cimento liso, em seguida para azulejos, para de tacos, depois laminados e por fim em epoxy e em todos estes eu joguei e com a evolução do tipo de ranhuras das solas dos tênis, nos adaptamos sem maiores problemas  até a bola de crina e cavalo pesada e que não quicava, evoluiu para as de câmaras de ar e capa de sintético, que tornaram o jogo com outra dinamica.

Acho que o debate deve ser direcionado para a qualidade de jogo que pode oferecer. 

O sintético permite utilizar o campo para outras atividades e se torna mais rentável e penso que o gramado natural, mais adiante ficará apenas na memória.

lscunha 



LUIZ SERGIO CUNHA

emílio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 27/04/2024 às 21:29
 

gramado sintético não é futebol, mas é solução num país que não sabe cuidar de espaço urbano para acessibildiade, vai querer pasto em bom estado?

Assim com futsal não é futebol de salão, jogo em grama sintética não se pode comparar com grama natural. Na Europa onde o profisisonalismo impera está prestes a ser banico o uso de grama sintética. E lá tem inverno intenso.

A Saf Botafogo está usando inclusive para treinos, e o que vemos é uma quantidade fora de controle de lesões.

Jogadores mais experientes evitam jogar neste tipo de solo. Se tivéssemos jogados no Nilton Santos não teríamos tomado a lavada do Grêmio pois o Suarez não entraria em campo se o gramado fosse sintético.





Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 27/04/2024 às 23:42
 

Eu sei que há diferenças entre futebol de salão e futsal, mas eu joguei futebol de salão e não futsal.

Eu perdi os meniscos internos e externos do joelho esquerdo num campo de grama (Náutico-Recife), pois é muito difícil evitar a formação de buracos nos mesmos.

Nada posso falar do sintetico, pois não tenho nenhuma experiência nos mesmos, mas para mim o que importa é se tem condiçôes de jogo ou não.

Pode até ser que a aderência cause algumas lesões, mas com certeza muto menos do que gramados com buracos. que é quas a totaldade do que ocorre aqui.

Vi muitos jogos na Europa: na França, na Alemanha e principalmente na Itália, inclusive com retirada de gelo no dia e nessa condiço o campo fica um mingau.

O único gramado que de fato fica nivelado por igual é o sintético e uns poucos naturais que têm jogo uma ou no máximo dois jogos por mês, pois se tiverem muitos jogos,mmesmo sendo recuperados, não são homogêneos.

O fato é que tudo no mundo passa pela reengenharia de aperfeiçoamento e o piso sintético é um deles.

Pensem na evolução que ocorreu na fabricaçao das bolas, que ficaram mais velozes, sujeitas a incríveis efeitos e mantendo o peso no seco e no molhado.

lscunha 

 

 





LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas