Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
Na Real
  Justiça chama Flamengo, Botafogo e Arão para audiência de conciliação

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 26/08/2016 às 22:30

TRT-RJ marca sessão dia 5 de setembro para tentar dar fim ao litígio pela saída do jogador do Alvinegro. Fora do processo, Rubro-Negro é convidado para tomar parte

Na Real

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 26/08/2016 às 22:32
 

Com o fim da Olimpíada, os tribunais de Justiça cariocas reabriram nesta semana, e o caso Willian Arão ganhou mais um capítulo. Após o Botafogo recorrer em segunda instância no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, em junho, o desembargador Bruno Louzada agendou uma audiência de conciliação para o dia 5 de setembro, às 11h (de Brasília), em seu gabinete no TRT-RJ. A novidade é que, após analisar o processo, ele intimou não só o jogador e seu ex-clube, como também convocou o Flamengo, que originalmente não faz parte do processo. Caso não haja acordo, o juiz irá marcar uma data para julgamento. Independentemente do resultado, ainda caberá recurso em última instância no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília.

Após duas derrotas na Justiça, o Botafogo está mais otimista desta vez. Em General Severiano, o fato de advogados do Flamengo terem sido intimados a comparecer é visto como um sinal de que o desembargador dará razão à ação alvinegra e vai propor ao rival pagar uma quantia para encerrar o caso. Na Gávea, o departamento jurídico ainda não recebeu a intimação, mas já tomou ciência do assunto e está analisando o fato para saber se vai querer ou não tomar partido a favor de seu jogador, que é um dos destaques do time na temporada.

Arão já obteve duas vitórias na Justiça até o momento: em dezembro do ano passado, recebeu tutela antecipada que o permitiu se desligar do Alvinegro até o julgamento e deixou caminho livre para se transferir para o Rubro-Negro. E em março, viu a juíza da 27ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro considerar nula a cláusula de renovação automática que havia em seu contrato no Botafogo

Arão já obteve duas vitórias na Justiça até o momento: em dezembro do ano passado, recebeu tutela antecipada que o permitiu se desligar do Alvinegro até o julgamento e deixou o caminho livre para se transferir para o Rubro-Negro. E em março, viu a juíza da 27ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro considerar nula a cláusula de renovação automática que havia em seu contrato em General Severiano.

Em novembro do ano passado, o Botafogo chegou a fazer duas vezes o depósito de R$ 400 mil para acionar o dispositivo de renovação automática, mas ambos foram devolvidos por Arão, que já desejava se transferir para o Flamengo. A Justiça tornou sem efeito a cláusula por entender que o contrato fere a nova resolução da Fifa que proíbe investidores de ter direitos econômicos de atletas. Na visão da juíza da 27ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, o próprio volante foi considerado seu "investidor" e dono de parte do montante econômico na renovação. O Botafogo discorda da interpretação e por isso leva o caso adiante, mas o departamento jurídico acredita que o processo pode durar meses ou anos para uma definição devido ao ineditismo da matéria.

O "caso Arão" azedou o clima entre os clubes, pois a diretoria do Botafogo acusou o Flamengo de ter assediado o jogador. Por isso, o Alvinegro se recusa a conversar sobre outros assuntos com o rival enquanto não receber uma indenização que julga ter direito. Tanto que, quando membros da direção cogitaram alugar a Arena Botafogo, na Ilha do Governador, para outros times, o presidente Carlos Eduardo Pereira avisou que não há negócio com o Rubro-Negro.

Nos últimos meses, também chegou a ser especulado por alguns veículos de imprensa que o clube da Gávea estava abrindo diálogo com o Alvinegro para administrar o Engenhão, rebatizado de Nilton Santos. Porém, rapidamente o Botafogo usou as redes sociais para negar a informação e postar foto do estádio com a legenda: "A casa é do BOTAFOGO e ponto final!"


xtrajano

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 27/08/2016 às 00:22
 

Justiça do trabalhador.

FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 27/08/2016 às 12:01
 

Se o Botafogo ganhar uma bala Juquinha que seja nesse processo pra mim vai ser uma grande surpresa.

Fabio Arruda

Desde 01/2010 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 27/08/2016 às 17:09
 

Da maneira que a gente via a coisa, parecia que não tinha como o Botafogo perder essa, já que o jogador assinou um contrato que previa renovação automática. A partir daí, todo mundo achou que a coisa era simples e não tinha nenhuma complicação. Parecia que era o óbvio.

Mas se, como explicaram aqui, o contrato foi mal formalizado e o Botafogo não tem direito a nada, pra que essa porra de conciliação?



carlitooliver

Desde 01/2008 • 16 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 27/08/2016 às 17:55
 

Imagino ter sido uma forma encontrada pelo magistrado pera por fim à demanda, talvez com uma reparação pelo Flamengo de uma quantia como forma de indenização pelo imbróglio. Acho, tb, que a iniciativa para a realização da tal audiência possa ter sido iniciativa do próprio Flamengo.

pietrantonio

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 27/08/2016 às 21:34
 

Entao, o Botafogo nao esta tao errado.



Nao desejo receber mensagens por email. 

Obrigado 

Rafaellopes

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Maceió/AL

Garrincha


Em 27/08/2016 às 22:23
 

O Botafogo ter que pagar os custos judiciais do Arão?

B.T.O.

Desde 02/2007 • 17 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 28/08/2016 às 11:47
 

Se chamou para conciliação, é porque o Botafogo tem direitos. A conciliação é claramente para proteger o Flamengo e eles saírem desta com pouco prejuízo. Espero que ganhemos, pelo menos, metade do que pleiteamos, no caso, 10 milhões.



Fogoooo!!! Este time só me dá alegrias!!!! 

 

 "Don't be afraid, it's only business." (Roger Waters, "What God Wants P. III", Amused To Death, 1992).

 

               Textor, the dreamer.

 

kakarotto

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 28/08/2016 às 11:52
 

Acho dificil BTO... No maximo a gnt leva 5 milhões.



"Não se compara, quando você joga não importa nada... É diferente, esse sentimento ninguém entende!!" 

 

 


tinoveiga

Desde o início • 17+ anos de CANAL
maceio/AL

Profissional


Em 28/08/2016 às 12:37
 

1 milhão ja ta bom. Vida que segue. Ah,Arão e fra que se explodam.

Vini-S

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 28/08/2016 às 13:37
 

Conciliação é um procedimento padrão em qq demanda trabalhista, ainda mais em causas milionárias e de matéria nova.

Já teve tentativa de conciliação em 1a instância tbm, não significa que alguém tem direito.

Se sair algo melhor, se for pra julgamento, não vamos levar. Contrato porco.




 

Segue o jogo

FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 28/08/2016 às 13:50
 

Vice jurídico traça estratégia e se diz otimista sobre caso Willian Arão: ‘Foi imoral’

Compartilhe:

A briga entre William Arão e Botafogo ganhou um novo capítulo. A justiça marcou para o próximo dia 5 de setembro, às 11h (de Brasília), a terceira audiência entre jogador e clube. Entretanto, desta vez, vai ter a participação do Flamengo, time o qual o volante está atuando. Depois de duas derrotas, o setor jurídico recorreu em segunda instância, e o desembargador Bruno Louzada agendou um novo “embate” entre as partes.

 

Em contato com o Esporte Interativo, Domingos Fleury, vice-jurídico do Botafogo, revelou que o otimismo está grande para a próxima audiência.

“Olha…eu sempre falei que o direito do Botafogo é o melhor. Na medida que a causa fosse sendo apreciada pelos tribunais superiores, as chances aumentariam. Porque os juiz de primeiro grau é muito parlamentarista. Tem uma cultura reclamante. Na medida que sobe (de hierarquia), os juízes são mais estudiosos e não tão parciais e as chances aumentam. É o que está acontecendo. Essa questão do Arão negar que o contrato é nulo é uma imoralidade. Ele assinou um compromisso com o Botafogo e estabeleceu as bases salarias do novo contrato. Foi aliciado pelo Flamengo e descumpriu o acordo. Então é uma atitude nitidamente de má fé. Então, isso vai ficar claro para os desembargadores, que são mais experientes do que os juízes das varas. E vou lhe dizer mais…não vai acabar no TRT não. Quem vai dar a palavra final vai ser o tribunal superior do trabalho em Brasília. Porque a parte que sair derrota, e nós acreditamos que agora seja o Arão e o Flamengo, vai haver recurso em Brasília, pois é uma questão de direito. Esse caso do Arão é o famoso “leading case”. Então, por ser uma questão de direito e de repercussão geral, quem perder vai lá no tribunal de Brasília, onde vai ser dada a palavra final. O relator estudou o caso e está tentando resolver amigavelmente. Se não tivéssemos razão alguma, ele não ia perder tempo marcando audiências de conciliação. Ele está tentando compor de uma forma mais amigável. Então é isso…vamos aguardar e estamos otimistas”.

Diferentemente do que aconteceu nas audiências anteriores, o Flamengo, clube que Arão veste a camisa atualmente, foi intimado a participar da conciliação. Segundo Domingos Fleury, essa decisão é única e exclusiva da Justiça.

“O Botafogo não tem nada a ver com isso. Os recursos chegaram ao tribunal e o procedimento normal. Cabe o desembargador estudar e convocar a pauta. Ele estudou e resolveu determinar essa audiência e determinou também a presença do Flamengo. Então, essa audiência vai ser na segunda-feira, dia 5 de setembro, às 11 horas da manhã, no gabinete do desembargador do TRT. Isso foi uma iniciativa da própria justiça e não do Botafogo”.

Ainda segundo Domingos Fleury, o Botafogo busca receber o valor da multa rescisória, que seria de 20 milhões de reais. Caso o Flamengo não concorde em pagar a quantia, Arão volta a General Severiano e treinará à parte.

“A nossa intenção é receber o valor da multa rescisória, que é de 20 milhões (de reais). Se ganharmos a causa, e não recebermos a quantia, ele (Arão) vai voltar ao Botafogo e vai ficar treinando à parte, até que apareça algum clube interessado”. 

Fonte: Esporte Interativo



Na Real

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 28/08/2016 às 14:54
 

Queria ouvir as considerações do Vini sobre A matéria acima.

POWER GUIDO

Desde 09/2010 • 13 anos de CANAL
niteroi/RJ

Garrincha


Em 29/08/2016 às 10:45
 

Botafogo leva essa, a justiça há de prevalecer e como medida punitiva o FRAMINGO terá que pedir desculpas formalmente em pelo menos 2 veículos de mídia aberta, TVE e TV SENADO.

Vini-S

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 29/08/2016 às 14:06
 

Olha, Na Real, ele tá jogando pra torcida (ou talvez realmente não saiba patavinas sobre o matéria, tendo em vista que foi o setor dele que cometeu o erro grotesco de redigir um contrato sem observar as mudanças da Fifa).

Analisando friamente, a decisão de 1o grau, do juiz, foi certeira. O contrato realmente é nulo.

Tem uma chance de reversão no 2o grau? Talvez. Se eles mudaram a tese de defesa e melhoraram o recurso, tem uma chance mínima. Eu mandei inclusive email pra esse Domingos, com uma longa explicação pq a tese de defesa era completamente errada. Não tive nem resposta.

Sem ler o recurso, fica difícil de dizer. Se mantiveram os mesmos argumentos (errados) da contestação, a chance é praticamente zero.

Como eu falei acima, a Justiça do Trabalho tem o costume de tentar acordos. Ainda mais esses casos que envolvem milhões e não há precedentes (fiquei sabendo, p ex, que no Caso Damião, trancaram os advogados por mais de 10 horas até chegarem num acordo, pq os ministros não queriam se incomodar numa decisão daquele valor).

Por isso que esse papo dele que "foi designada audiência pq o direito do Botafogo é melhor, pq o desembargador estudou..." é balela. Não é assim.




 

Segue o jogo

pietrantonio

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 29/08/2016 às 14:07
 

A lógica nos leva a pensar que se o desembargador sugeriu uma audiência de acordo, é porque ele vê o Botafogo com alguma razão nesse processo, é óbvio ou não?



Nao desejo receber mensagens por email. 

Obrigado 

Vini-S

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 29/08/2016 às 14:17
 

só pra reiterar....

a atitude do jogador foi 'imoral'? Foi, realmente foi malandro.

Mas não é só isso que a justiça julga.

Não quer sofrer com imoralidades? Não dê bobeira e redija um contrato certo.

Um exemplo mais mundano...

Tu contrata alguém pra pintar tua casa no fim do ano por mil reais, condicionado ao pagamento da entrada. Tu deixa de pagar essa entrada. Ou tu deu o contrato pro filho dele, menor de idade, assinar. Chega no fim do ano e o cara muda de idéia, vê que pode pedir 2 mil. Foi 'imoral', mas o Judiciário não vai obrigá-lo a cumprir um contrato que foi mal feito.

Ou tu aluga um ponto comercial que tava abandonado por 500 reais por 10 anos, mas no contrato tu coloca prazo de um ano e renegociável pra renovações. No meio do 1o ano, inaugura um shopping do lado e o ponto se valoriza demais. O proprietário desiste de manter o valor de 500 e só vai alugar de novo por 2 mil. Se tu colocou errado no contrato, o proprietário não vai ter que cumprir esses 10 anos.




 

Segue o jogo

Vini-S

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 29/08/2016 às 14:21
 


A lógica nos leva a pensar que se o desembargador sugeriu uma audiência de acordo, é porque ele vê o Botafogo com alguma razão nesse processo, é óbvio ou não?

...

Não.
Ou talvez veja mínima razão, mas não de direito, sim por entender que faltou lealdade contratual do Arão e esteja tentando compensar. Mas,,se ele tiver que julgar, vai ser com base no direito e deve dar ganho de causa igual ao jogador.



Enfim, espero estar muito errado, mas isso é o que concluí após estudar bastante o assunto e o contrato.




 

Segue o jogo

Na Real

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 29/08/2016 às 15:19
 

Obrigado Vini pelas considerações. Pedi a vc pois acompanho os seus comentários sobre o assunto.

pietrantonio

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 29/08/2016 às 17:27
 

Então, alguma coisa se leva.



Nao desejo receber mensagens por email. 

Obrigado 

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas