Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
EDFOGO
  MAURICIO ASSUNPÇÃO O HOMEM TÁ K TÁ.

Desde 06/2010 • 13 anos de CANAL
Feira de Santana/BA

Garrincha


Em 16/01/2011 às 08:09

     

Assumpção: 'Só se falava no impeachment se caíssemos'

Em entrevista exclusiva ao LNET!, presidente do Botafogo faz balanço de sua gestão e revela dificuldades

Mauricio Assumpção do Botafogo (Crédito: Paulo Sérgio)Mandato de Mauricio Assumpção vai até novembro deste ano (Crédito: Paulo Sérgio)

Daniel Leal, Hugo Perruso e Leo Burlá
Publicada em 16/01/2011 às06:25 
No Rio de Janeiro

O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, viveu intensamente os dois últimos anos. Pegou um clube em complicada situação administrativa e financeira, enfrentou resistências políticas ("A única coisa que se falava era no impeachment se o Botafogo fosse rebaixado em 2009", conta) e abriu mão da maior parte de seu tempo para se dedicar ao Glorioso. Hoje, se diz recompensado pelos feitos que sua gestão conseguiu, mas quer mais. Em entrevista exclusiva aoLANCENET!, o dirigente fez um balanço do trabalho feito no Alvinegro e revelou os pontos que ainda tiram seu sono. Confira:

LANCENET!: O que você vê de diferente nesse modelo de gestão adotado a partir do início de 2009?
O que eu entendo é que não há um novo modelo de gestão. Há a implantação de um modelo de gestão que qualquer empresa faz no dia a dia. É um modelo de governança empresarial que está aí, já existe. O Botafogo não criou. A única coisa que o Botafogo fez foi trazer esse modelo para dentro do clube, adaptando-o às suas características e ao seu estatuto. Não podíamos atropelar o estatuto.

LNET!: O que mais o assustou na sua chegada ao clube? 
Existe uma máxima da odontologia que diz o seguinte: você, cirurgião-dentista, não é responsável por aqui que encontra, mas por aquilo que você deixa. Então, não era da minha responsabilidade aquilo que encontrei. Minha responsabilidade é deixar o clube, em 2011, com atrativos para que mais candidatos queiram ser presidente do Botafogo.

LNET!: O que você planeja deixar para o clube?
Meu sonho é que o próximo presidente possa encontrar um ambiente que ele encontraria numa empresa. Pode substituir uma, duas ou três pessoas? Claro, por pessoas da confiança dele. Mas que a estrutura dos departamentos seja tão enxuta e organizada que encontre um ambiente positivo de trabalho. É o sonho maior em termos administrativos que temos.

LNET!:  Se o Botafogo tivesse sido rebaixado em 2009, que mudanças haveria no planejamento do clube para o ano passado?
Se o Botafogo tivesse sido rebaixado, você acha que eu estaria aqui hoje? Politicamente, você acha que eu estaria aqui hoje? As movimentações todas eram no sentido de impeachment do presidente. Não se falava em outra coisa no conselho e nos bastidores políticos do Botafogo. A única coisa que se falava era no impeachment se o Botafogo fosse rebaixado. Essa é uma questão complicada. Futebol tem disso.

LNET!: O caminho para os clubes é mesmo se tornarem clubes-empresas?
A questão do clube-empresa existe por outras questões, até para responsabilização dos atos do presidente. O Botafogo, hoje, tem uma S/A, tem uma companhia Botafogo, tem uma estrutura até diferente nisso. Eu diria que, em algumas situações, ser um clube social sem fins lucrativos é vantajoso, é importante. Não sei se vale a pena abrir mão disso por completo. Acho que esse modelo misto que existe no Botafogo é interessante. O que eu vejo, principalmente em relação ao que temos feitos aqui, é justamente tentar trazer um modelo de governança empresarial que dá certo aí fora para dentro do clube.

LNET!: O Real Madrid talvez seja o único clube do mundo que consegue lucrar independentemente de seus resultados esportivos. Na sua visão, é possível um fenômeno como esse no Brasil?
Acho que é possível chegar num nível parecido com esse. Mas não são um, dois ou três anos de trabalho. Isso demora, cara. Você tem de se planejar em ações para mostrar para esse torcedor o quanto ele é importante para o clube. Que esses resultados só vão aparecer dentro desse contexto. Vem uma temporada ruim e o Barcelona vai estar lá em cima. Você, hoje, pode ter a infelicidade de perder um torneio, mas o torcedor sabe que no próximo você vai estar nas cabeças de novo. Você muda isso, mas a primeira coisa que você tem de mostrar é que o clube mudou também. Para isso, você precisa de prática repetida. O cara vê uma ação hoje e também vê amanhã. Vê um discurso hoje e o mesmo amanhã. Ele vê coerência no que é falado no clube. Aí você começa a ver um cenário parecido com o do Barcelona ou do Real Madrid.

LNET!: De cara, em 2009, vocês cortaram 30% do orçamento previsto para aquele ano. Foi difícil lidar com essa situação?
Desde o início de 2009, que foi um ano extremamente turbulento, tivemos um controle orçamentário rigoroso. No momento de maior sufoco, digamos assim, seguramos a tentação de estourar, na questão do cai não cai. Sabíamos que, se tivéssemos estourado naquela época, não sobreviveríamos para 2010. Foi um risco que o conselho diretor assumiu. Toda a diretoria assumiu. Os caras foram  muito parceiros. O André Silva sofreu muito no ano passado com essa questão. Foi duro, foi pesado.

LNET!: Em quais momentos esse planejamento se mostrou decisivo?
Esse planejamento eu acho fundamental, porque, na hora da crise, você comete qualquer tipo de besteira. A facilidade de fazer "ême" em momento de crise é imensa. Foi um planejamento feito sem emoção, sem crise, sem cornetada... O planejamento foi feito com base em estatística, mercado, trabalhos que pegamos de empresas de consultoria.

LNET!: O que ainda pode ser melhorado pela diretoria?
Acho que ainda temos alguns acertos a serem feitos. Quando chegamos, tínhamos toda semana uma reunião com os diretores executivos. Agora, o modelo de reuniões é um pouco diferenciado. Temos um trabalho de metas para cada departamento que é controlado pelo diretor executivo. O conselho diretor se reúne mensalmente. Até em função do que aprendemos ao longo desses dois anos, temos mudado algumas formas de atuação dentro desse modelo que estamos implementando. E aí, meu amigo, isso é clube de futebol, vai ter sempre fator político. Ano que vem é ano de eleição, você vai ver isso mais forte ainda.

LNET!: A sua reeleição já está em pauta? O lado político pode atrapalhar a temporada?
O que tenho dito para todo mundo, e aí acho que o presidente tem de dar exemplo para todo mundo, é o seguinte: chegamos nesse patamar, que ainda não é o ideal, mas é o caminho, porque trabalhamos 24 horas por dia pelo Botafogo. Se formos parar para trabalhar pensando em reeleição de Mauricio Assumpção, talvez a gente comece a fazer um monte de besteiras. A ordem que todos os diretores têm é trabalhar pensando apenas no Botafogo, que esqueçam eleição. Até porque isso não é uma coisa que eu vou decidir já. Vou levar até o último momento que eu puder. São várias coisas que vão pesar na balança dessa minha decisão.

LNET!: O que mais o incomoda por não ter conseguido ainda fazer?
Não ter resolvido ainda a questão do CT me deixa chateado, mas vamos resolver agora, porque o governador (Sérgio Cabral) disse que vai resolver essa situação. E a questão de alguns jogadores que ainda devíamos de 2009 para cá. Isso não era novidade para ninguém. Mas é óbvio que aí tem uma questão de prioridade. Priorizar quem está aqui, quem ficou comigo. Até o fim da minha gestão, tenho certeza de que todas as pessoas com as quais tenho alguma questão para resolver estarão resolvidas.

LNET!: Falta união entre os quatro grandes do Rio?
No ano passado, tentamos fazer uma parceria com uma empresa de bebidas, mas a coisa não evoluiu. Acabamos fechando individualmente, o que é ruim. Acho que tem um problema muito grande quando você coloca os quatro grandes para conversarem sobre isso. Se na hora de conversar sobre essa questão, começarmos com o papo de que "tenho mais torcida, tenho estádio, sou campeão todo ano, de que não sei o quê", não iremos a lugar nenhum. O que eu acho é que os diretores executivos dos departamentos de marketing dos clubes deveriam falar mais entre eles. O problema, amigo, é que tem tanto pepino no dia a dia para resolver, que falta tempo para isso. O que é ruim, porque deveríamos encontrar.

LNET!: Os quatro já se alinharam em relação ao Engenhão. É um indício de que essas parcerias podem dar certo?
Quando deixamos isso mais no nível executivo, a coisa anda. Quando leva mais para o presidencial, às vezes as coisas não andam por causa de vaidade, ego ou qualquer outro motivo. Essa questão ficou muito focada nos executivos dos clubes. E aí a coisa evoluiu, andou.

LNET!: Você ainda vê muito amadorismo nos outros clubes?
O futebol teve uma época amadora e não era só o Botafogo, eram todos os clubes. Não é só a questão de ser amador. Tem muita gente que era amador e era competente dentro do seu modo amador de ser e de gerir. Eu sou amador, porque não sou remunerado. Mas a forma como você vai administrar e gerir o clube é que faz a diferença. Até porque não dá mais para pensar de forma amadora. Você está dentro de um grande negócio. O esporte é um grande negócio.



  EU ACREDITO SEMPRE. POR ISSO SOU BOTAFOGO. FORAM-SE OS HOMENS, FICOU O BOTAFOGO E SUA HISTÓRIA.

crocodilus

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Joao Pessoa/PB

Garrincha


Em 16/01/2011 às 08:30
 

ele tem feito um bom trabalho, ta de parabéns!!!



O BOTAFOGO NÃO É UM CLUBE, É UMA PREDESTINAÇÃO CELESTIAL. FELIZ DAQUELE QUE TORCE POR UM CLUBE QUE TEM COMO SIMBOLO UMA CRIAÇÃO DIVINA, UMA ESTRELA SOLITÁRIA !!!

 

Armando Nogueira

 

 EU AMO O BOTAFOGO, O SANGUE QUE CORRE EM MINHAS VEIAS É ALVINEGRO !!!

 

EDFOGO

Desde 06/2010 • 13 anos de CANAL
Feira de Santana/BA

Garrincha


Em 16/01/2011 às 08:52
 

CONCORDO, SE DEMITIR O BARROS VIRA NOTA DEZ, POR ENQUANTO É 9.



  EU ACREDITO SEMPRE. POR ISSO SOU BOTAFOGO. FORAM-SE OS HOMENS, FICOU O BOTAFOGO E SUA HISTÓRIA.

fogao_cuiaba

Desde 05/2009 • 14 anos de CANAL
Cuiabá/MT

Profissional


Em 16/01/2011 às 09:10
 

Independente de politica tbém acho q a gestão dele ta muito boa.

PC CARIOCA

Desde 02/2010 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 16/01/2011 às 09:29
 

pra mim foi mal no primeiro ano, melhorou no segundo. na média tá razoável.
Mas se o time melhorar em relaçao ao ano passado, conseguindo um título nacional (Brasileiro ou Copa do Brasil) levando o time a libertadores, aí a última impressão é que fica. E a maioria dos seus erros serão esquecidos e ele poderá sonhar com a reeleição.




Chamamos de ÉTICA o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando.

O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos CARÁTER.  (Oscal Wilde)

Por um BOTAFOGO com ÉTICA e CARÁTER.

EDFOGO

Desde 06/2010 • 13 anos de CANAL
Feira de Santana/BA

Garrincha


Em 16/01/2011 às 09:38
 

PC CARIOCA, SE GANHAR-MOS UM TÍTULO DE EXPRESSÃO ELE FICA IMBATÍVEL



  EU ACREDITO SEMPRE. POR ISSO SOU BOTAFOGO. FORAM-SE OS HOMENS, FICOU O BOTAFOGO E SUA HISTÓRIA.

aqui é botafogo

Desde 06/2009 • 14 anos de CANAL
Afonso Cláudio/ES

Garrincha


Em 16/01/2011 às 09:43
 

PArece ser um cara sincero e honesto,parece esta dando o sangue pelo botafogo e parece enteder de administração empresarial.





 

EDFOGO

Desde 06/2010 • 13 anos de CANAL
Feira de Santana/BA

Garrincha


Em 16/01/2011 às 10:01
 

PARECE?



  EU ACREDITO SEMPRE. POR ISSO SOU BOTAFOGO. FORAM-SE OS HOMENS, FICOU O BOTAFOGO E SUA HISTÓRIA.

FOGAO MANAUS

Desde 04/2010 • 13 anos de CANAL
manaus/AM

Garrincha


Em 16/01/2011 às 11:03
 

Galera Alvinegra não acredito que o homem cidadão que estudou e formou-se emvá permanecer com a mesma atitude inicial,e sabido e esta aprendendo,e aos poucos vai se adaptando aos confrontos futebolisticos dos bastidores. 

Grd abraço !!!





"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida". "Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos"...Nelson Rodrigues                                                                                                                                                                                            

toninnho

Desde 06/2007 • 16 anos de CANAL
rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 16/01/2011 às 11:09
 

Se renovar com o Matos e contratar um dez craque de bola o futebol do clube terá evoluído muito em relação ao ano passado.

julio036

Desde 03/2010 • 14 anos de CANAL
rio de janeiro/RJ

Nilton Santos


Em 16/01/2011 às 12:51
 

PRA MIM ESTÁ SENDO O MELHOR PRASIDENTE,SÓ LHE FALTA UM TÍTULO DE EXPRESSÃO.

Fogo Amigo

Desde 10/2010 • 13 anos de CANAL
Juiz de Fora/MG

Garrincha


Em 16/01/2011 às 12:56
 

No geral vejo o BOTAFOGO evoluindo! Só não entendo a presença de Anderson Barros no clube!

Soul Fogão

Desde 10/2009 • 14 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 16/01/2011 às 19:16
 

O interessante é que a postura é cobrar dos funcionários, principalmente dos executivos remunerados, o atingimento de metas, mas dos JOGADORES, o que é o mais importante, a cobrança não é feita.

Por isso Alessandro permanece até hoje, mesmo sem ter feito um único cruzamento de linha de fundo em 4 anos de BFR.


FMOURA

Desde 01/2007 • 17 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 16/01/2011 às 19:20
 

ele ta muito bem mesmo!!!!
so falta mandar embora o cabessandro e o fahel!!!!!




Ser BOTAFOGUENSE é uma dádiva celestial, felizes somos nós, pois somos selecionados, assim como um bom vinho, não somos encontrados em qualquer esquina, somos os mais apaixonados de todos, temos um anjo das pernas tortas, uma enciclopédia e um furacão, o que a concorrência teve??? um frango???? Ser BOTAFOGO é orgulho e Paixão!!!!!

Como diria o grande mestre Vinicius de Morais:

"QUE ME DESCULPEM AS FEIAS, MAS BELEZA É EXCENCIAL!!!!"

andrealag69

Desde 02/2010 • 14 anos de CANAL
rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 16/01/2011 às 19:26
 

vejamos da seguinte forma:PODIA SER PIOR!

Manequinho

Desde 01/2010 • 14 anos de CANAL
Blumenau/SC

Nilton Santos


Em 16/01/2011 às 21:10
 

Com erros e acertos segue na media com um bom trabalho. Principalmente por parecer manter as folhas de pagamentos em dia para todos os profissionais, o que é fundamental.
Que continue assim para melhor.
Com ousadia, etica, transparencia, sinceridade, e sem ingenuidade.
Está de parabens até aqui.




     

andrealag69

Desde 02/2010 • 14 anos de CANAL
rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 16/01/2011 às 21:16
 

Manequinho,ousadia,transparência ???Onde ???Só se for na França.

Sabe Deus como os salários estão sendo mantidos em dia,talvez o aumento no passivo financeiro e os R$4 milhões que pagaremos de juros em 2011 expliquem alguma coisa.


IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 18/09/2014 às 00:09
 

E agora, a opinião dos amigos mudou?



BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

Crocodilus

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Joao Pessoa/PB

Garrincha


Em 18/09/2014 às 00:59
 

Mudou muito amigo , se arrependimento matasse!!!! PQP



O BOTAFOGO NÃO É UM CLUBE, É UMA PREDESTINAÇÃO CELESTIAL. FELIZ DAQUELE QUE TORCE POR UM CLUBE QUE TEM COMO SIMBOLO UMA CRIAÇÃO DIVINA, UMA ESTRELA SOLITÁRIA !!!

 

Armando Nogueira

 

 EU AMO O BOTAFOGO, O SANGUE QUE CORRE EM MINHAS VEIAS É ALVINEGRO !!!

 

Soul Fogão

Desde 10/2009 • 14 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 18/09/2014 às 01:25
 

A mim, esse fdp nunca enganou.

Haraújo

Desde 01/2010 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 18/09/2014 às 07:46
 

A mim, esse fdp nunca enganou. [2]



 

Major Nelson

Desde 04/2007 • 17 anos de CANAL
Rio/RJ

Nilton Santos


Em 18/09/2014 às 08:59
 

Enganou a mim, que como um perdido no deserto vê esperança em qualquer grão de areia.

Desgraçado anão do Lido!





Saudações Botafoguenses

 Nelson Milesi

DOGÃO

Desde 08/2013 • 10 anos de CANAL
anti-mulanbo/RJ

Profissional


Em 24/09/2014 às 17:50
 





 

 

 

" Cedo ou tarde você descobrirá a diferença entre saber o caminho e percorrer o caminho."      
                                                
                                                                                                                          
 
 
 
                                                                                            
 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                  

andmarques

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 24/09/2014 às 19:47
 

Já falei: elogiei algumas ações que achei que mereciam ser elogiadas, mas nunca aprovei o conjunto da obra. A forma como se comportaram em 2009 e comemoraram aquele não rebaixamento como título mundial já mostrava qual era o caráter dessa diretoria.



Botafogo Acima de Tudo!

Torcedor sim! Mas crítico também  ;-)

Fogo Amigo

Desde 10/2010 • 13 anos de CANAL
Juiz de Fora/MG

Garrincha


Em 24/09/2014 às 21:06
 

Claro que mudou...
Quem não mudou de opinião sumiu... rss


andmarques

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 25/09/2014 às 06:54
 

Alguns realmente mudaram de opinião.
Outros julgaram que não era mais interessante ficar ao lado dele por motivações pessoais...




Botafogo Acima de Tudo!

Torcedor sim! Mas crítico também  ;-)

playerjr

Desde 07/2011 • 12 anos de CANAL
Além Paraíba /MG

Mirim


Em 25/09/2014 às 09:23
 

presidente de merda.....
mandando um salve pra galera do zap zap botafogo...


 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas