Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
stemp
  O Nosso Botafogo

Desde 02/2008 • 16 anos de CANAL
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 17/07/2019 às 14:31

O Nosso Botafogo

Quando um ator se torna popular, a vida dele – de certo modo – não mais lhe pertence. A sua individualidade morre junto com sua privacidade. Se ele atua como um vilão, passa a ser hostilizado na rua, por outro lado, se interpreta um personagem bom, passa a ser assediado, tira selfies, etc. O fato é que ele precisa estar preparado para isso, precisa estar consciente de que terá fãs, sua responsabilidade aumenta na proporção em que a partir da fama, precisará cuidar da sua imagem.

A mesma coisa ocorre com um clube de futebol. Na medida em que ele se torna popular, de certa forma, deixa de ser uma agremiação esportiva, passa a ser quase uma religião. Seus torcedores apaixonados travam verdadeiras batalhas pelas suas cores. As implicações vão desde crianças com nome de jogadores de futebol até tatuagens na pele, declarando o amor pelo seu time.

As pessoas mais equilibradas têm a consciência de que um ator é uma pessoa que interpreta um papel, mas que na vida real tem sua individualidade. E que um clube de futebol é, nada mais que isso, um clube de futebol. Mas não na cabeça daqueles que torcem fervorosamente nos estádios ou das mulheres que se emocionam na frente de uma TV.

O Botafogo tem dono. Pode não parecer, mas tem. As pessoas comuns vão ao estádio torcer pelo Botafogo sem se dar conta disso. O amor delas é tanto que este detalhe não vem ao caso. A história do Botafogo não é mais do Botafogo. É nossa! Ela se mistura com a história das nossas vidas. Todos nós somos Biriba, Carlito Rocha, Heleno de Freitas, Jairzinho, Bebeto de Freitas, Loco Abreu, Mendonça e Jefferson. Mesmo sem ir ao estádio, o nosso coração bate mais forte, a gente vibra e perde a cabeça, ri, grita, solta fogos...

Eu dizia que o Botafogo tem o que mesmo? Dono? Mas quem lembra disso?

Quando você leva seu filho na loja oficial para orgulhosamente gastar uma grana comprando um uniforme novo pra ele, quando compra um ingresso para o próximo jogo, quando coleciona itens com aquele escudo eleito o mais bonito do mundo...

O Botafogo tem dono. O quê, heim???

O Botafogo ficou 21 anos sem ganhar um título, e quem deixou de amar o Botafogo? O Botafogo vendeu a sua sede e quem deixou de torcer para o Botafogo? O Botafogo fez a gente sorrir e fez a gente sofrer tantas vezes que a gente nem consegue lembrar direito de tudo o que vivemos durante nossa vida inteira!

E o nosso hino, quem não sabe de cor? Botafogo, Botafogo, campeão, desde 1910... Não, é 1907! Ah, o Botafoguense... Ele definitivamente não é igual aos outros torcedores. Não é não. Não que seja mais apaixonado, é porque ele é diferente mesmo. Ele não escolheu, ele foi escolhido! Mas por quem, pelos donos do Botafogo? Caramba, o Botafogo tem dono...

Eu acredito na Predestinação Celestial do Botafogo, venho falando disso desde 2012. Eu acho que o futebol tem uma mensagem e que o mensageiro é o Botafogo. Eu acredito – acredito mesmo! – que ele foi criado para isso, para transmitir uma mensagem para nós. E é claro que era preciso que fosse uma agremiação com estádio, com endereço, com donos, é claro que sim, nós estamos falando de coisas terrenas! Com origem celestial, mas algo daqui, da nossa dimensão.

Seria interessante que os tais donos do Botafogo abrissem mão de seu verdadeiro orgulho em prol de uma entidade que, moralmente falando, socialmente falando, celestialmente falando, já não os pertencem há muito tempo... O Botafogo é nosso, é meu, é do meu amigo, é do meu primo, é de tanta gente que não dá pra contar porque a cada minuto nasce um novo botafoguense, neste momento que escrevo este texto, em alguma parte do planeta uma roupinha com o escudo do Botafogo espera uma criança chegar do berçário para ostentar as nossas cores!

O Botafogo é de uma multidão que se aglomera aguardando que dois irmãos cheguem para levar o Botafogo de Futebol e Regatas para o lugar que ele merece!

Dizem que a gente cria os filhos para o mundo. Está na hora do Botafogo ganhar o mundo, ser feliz e fazer a gente feliz também!

 

Vem, Moreira Salles!


Um abraço do Stemp, da Luana Carolina

e da Lara, a doninha do meu coração!



 

 

“Algumas pessoas nunca vão gostar de mim porque o meu espírito irrita os demônios delas”

Tô cagano!

 

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas