Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
Gestor
  Pensar Botafogo: Um novo olhar sobre o clube

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 15/03/2018 às 07:55

No exato momento em que escrevo este texto, não consigo parar de rir só de pensar na reação do irmão de camisa Pietrantônio que, com certeza, vai “descer a lenha na cacunda” do autor. No mínimo, dirá que sou “prepotente, metido a professoral, chato, pernóstico, metido a querer ensinar o Pai Nosso a vigários” ou, até, que utilizo o canal errado para expor “propostas mirabolantes”, já que este Fórum não passa de uma espécie de mesa de bar – lugar dedicado apenas para falarmos sobre amenidades botafoguenses. (rsrsrs...)

Apesar disso, prosseguirei tentando mostrar o que penso sobre o que o clube poderia fazer para aproximar-se mais do torcedor e, por via reflexa, aproximar o torcedor da instituição para, com isso, ampliar, no médio e longo prazos, a sua torcida.

Ninguém precisa ser dirigente de clube de futebol para saber que, no Brasil, a maioria dos clubes de futebol são associações civis, sem fins lucrativos, administradas por uma Diretoria (eleita por sócios, geralmente, “Proprietários” ou “Efetivos”), fiscalizadas por um Conselho Fiscal e supervisionadas por membros de um Conselho (deliberativo composto por sócios denominados de “Grandes Beneméritos”, “Beneméritos”, “Eméritos”, “Permanentes”, que possuem cadeiras cativas no clube e que, por isso mesmo, são também conhecidos pelos torcedores comuns como “Caciques”).

Variando para mais ou para menos, é assim que funciona todo clube de futebol brasileiro. Eles mandam. O torcedor, que é a razão maior de ser da instituição, apenas morre de amores e sofre pelo clube que escolheu para torcer.

E por que é assim, há uma certa incompreensão mútua na relação clube/torcedor: Embora um não viva sem o outro, vivem relação de amor e ódio, já que, quando o clube vai mal (em campo ou fora das quatro linhas), o “bode expiatório” será sempre o “outro”, nunca o “eu”. Ou seja: para quem está fora da instituição, o culpado será sempre os que administram e mandam no clube; para estes, o culpado é o torcedor, que apenas reclama, mas não participa do dia a dia do clube, conhecendo a sua realidade e as suas dificuldades extracampo, tais como dívidas, finanças, material humano etc.

Como, embora respeitando as opiniões em contrário, não acho que, necessariamente, um Fórum deva se prestar apenas a ser uma “mesa de bar”, mas um local para debatermos ideias, penso que já passou da hora de o Botafogo começar a criar uma agenda positiva com os seus torcedores, não somente para deles se aproximar, como também para ampliar o seu quadro de seguidores.

Nesse sentido, poderia, por exemplo, fazer algo “diferente” em termos de aproximação do clube com a comunidade; instituir um “Projeto” (o nome pouco importa, poderia ser um “Congresso”, “Simpósio”, “Seminário”, “Encontro” ou “Feira”) voltado para se “pensar o Botafogo” sob o olhar crítico do torcedor.

E por que sou um sonhador inveterado, fico a imaginar o quanto o clube poderia crescer se, de fato, quem o administra resolvesse abrir a instituição para a comunidade botafoguense em geral, de desse “Projeto Pensar Botafogo”, composto por torcedores comuns (crianças, jovens e adultos de todas as camadas sociais, especialmente da periferia) e para profissionais botafoguenses de diversas áreas de atuação (educadores, médicos, psicólogos, administradores, economistas, ex atletas de futebol, advogados, contabilistas etc.) para conhecerem, a fundo, a sua história e para antever o seu futuro, através de exposições temáticas, painéis de debates, exposição de novas estratégias e apresentação de soluções para os principais problemas que o clube enfrenta atualmente.

Utopia? Reconheço. Mas estou convencido de que se assim agisse, com certeza, no médio prazo, o clube passaria a ser visto pela mídia como um clube “referência” e, no longo prazo, aumentaria significativamente a sua torcida.

Pronto, Pietrantônio: Com mais esta minha loucura, o irmão de camisa já pode “descer a lenha na cacunda” deste velho e chato torcedor que morre de amores pelo Botafogo. De qualquer modo, estou convencido que, se o clube instituísse o “Pensar Botafogo” – um espaço anual dedicado paras todo tipo de manifestações sobre o clube, com mostras e oportunidades para torcedores e dirigentes, no mínimo, a instituição passaria a administrada sob nova ótica, realizando novas experiências – e não sob mesmice que ocorre em todos os clubes brasileiros.

danvalerio

Desde 01/2010 • 14 anos de CANAL
Brasília/DF

Infanto


Em 15/03/2018 às 12:39
 

Colega, utópico. Futebol é dinheiro. Parte social é para enganar os bobos e dizer que se preocupa com a sociedade.
Abrir o clube?? Ele está aberto!! Seja proprietário que você vota, pode ser votado...participa dos rumos/decisões do clube.

Não existe fórmula mágica. Não temos dinheiro e nem força de captação.

Temos que fazer forum em hospitais psiquiátricos...quem sabe um doido milionário aceite gastar dinheiro no Fogão.

Brincadeira...#paz


Pietrantonio

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 15/03/2018 às 12:40
 

Gestor, vou responder somente sobre o primeiro parágrafo, pois, estou fora do RJ, trabalhando.nao fui eu quem falou em mesa de bar, nem bebo. Continuo depois.
Abs




Nao desejo receber mensagens por email. 

Obrigado 

mineirow@hotmail.com

Desde 09/2013 • 10 anos de CANAL
zona rural/MG

Garrincha


Em 15/03/2018 às 13:40
 

Eu também não bebo.




 

Mineiro

 

 

 

Gestor

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 15/03/2018 às 14:07
 

"De boa", Pietroantonio. Desculpe-me a falha. Coisa de velho caduco, afinal. Mas gosto muito das suas intervenções aos meus tópicos. Servem, no mínimo, para futuras refllexões.

Gestor

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 15/03/2018 às 14:09
 

Danvalerio: Mas aí o amigo vai querer me "quebrar" (mais quebrado do que já sou) de vez. Já adquiri para a família, sabe-se lá como, 4 títulos de sócios proprietários, somente para votar nas eleições do clube, pois moro longe do Rio e ainda que o desejasse, com a minha chatisse, nem eu mesmo votaria em mim...kkkkk

Pietrantonio

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 15/03/2018 às 18:54
 

Meu caro botafoguense quebrado, só lhe digo, que, não é somente inócuo, como tb, num clube de futebol, utopico



Nao desejo receber mensagens por email. 

Obrigado 

pietrantonio

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 15/03/2018 às 20:13
 

Gestor, precisamos urgente de dinheiro, até conseguirmos fazer caixa com atletas de base, isso, toma tempo e investimento. A situação é terrível e, com essa eliminação precoce da CB e não ida a libertadores, foi um golpe fatal em nossas pretensões.
Sim, nao sei o que propor e, pelo jeito, ninguém saberia, digo, propostas viáveis, factíveis e de breve retorno. Acaba de me ocorrer uma proposta:
Ajoelhemos e rezemos!!!




Nao desejo receber mensagens por email. 

Obrigado 

Gestor

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 16/03/2018 às 09:24
 

Pietrantônio: De fato, a saída precoce da Copa do Brasil e a não participação na Libertadores causou um estrago terrível nas já depauperadas finanças do clube. Isso leva o Botafogo a ter quen encontrar uma forma capaz de equacionar o pouco que tem para receber, com o muito que tem a sair do seu Caixa. Os motivos das dificuldades financeiras que o Botafogo atravessa no momento são vários e não precisamos repeti-los aqui. Para os mais interessados, recomendo a leitura de uma resposta que o Emílio deu a um dos meus tópicos neste fórum, onde o mesmo expôs toda sorte de dificuldades que os clubes brasileiros estão enfrentando com a instabilidade da economia atual. Ali, ele, o Emílio, fez vários questionamentos sobre como enfrentar a crise, diante das novas tecnologias, da moeda virtual, Bitcoin, dos escassos recursos que estão repassados pelas TVs, que, ante a internet, cada dia perdem audiência, enfim, uma série de fatores que dariam excelentes tópicos de discussões.

Mas, no específico (falta de dinheiro x encontrar alguém para injetar capital no clube, que é o que a maioria dos foristas desejam, citando, inclusive os Moreira Sales), mais uma vez, sou obrigado a concordar com o Emílio: Na atual conjuntura, com a crise que estamos vivendo, muito dificilmente o Botafogo terá esse Mecenas para injetar, sem mais, capital no clube. Assim, penso que talvez o Botafogo devesse estudar a fundo como, recentemente, Portugal, Espanha, Grécia e Itália sairam das suas crises econômicas utilizando um instituto novo na ordem ecoômica chamado de "Cooperação Mútua". Até tentei traçar um paralelo sobre isso, quando iniciei e não conclui o tópico sobre "Cooperativa dos Torcedores". O texto foi abortado por que nas entrevistas que fizemos com os empresários sobre o assunto me obrigaria a transcrever TEXTOS LONGOS. Na medida do possível, e se me permitirem mostrar o que eles estão fazendo pelo clube goiano, voltarei a este assunto, resumindo o tema. Nem que seja para debatermos a matéria.



Pietrantonio

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 16/03/2018 às 10:24
 

Acho precipitado vc dizer q a Grécia saiu da crise, esse discurso é conveniente pro europa. Sabemos q a Grécia, se não contar com a Bia vontade alheia, quebra. A Grécia está comendo na mão da Alemanha.



Nao desejo receber mensagens por email. 

Obrigado 

Gestor

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 16/03/2018 às 11:09
 

Pietrantônio; entendi o que você quis dizer em relação à Grécia e compreendo a comparação. No momento estou no interior do Tocantins (Palmeiróolis/TO, mais precisamente). À noite, no hotel, tentarei explicar-lhe, com mais cuidado, o porque da comparação que fiz - até mesmo para não correr o risco de postar texto longo..

rfabian

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 16/03/2018 às 13:02
 

Confesso que acho a ideia utópica também pois os clubes são caixas pretas desde que o mundo é mundo e muita gente sempre se beneficiou com isso. Nesse sentido, qualquer abertura que se dê, será apenas superficial. A verdade é que o brasileiro é inteligente e sabe como fazer a coisa certa, mas em 99% das vezes a coisa certa não permite o ganho por fora, o que inviabiliza o negócio. Resta a esperança para que o dinheiro seja suficiente para a manutenção do sistema e o ganho técnico. No Botafogo, tudo que foi arrecadado nos últimos 100 anos foi apenas para a manutenção do sistema. Por isso vejo tão complicada a profissionalização dos clubes em suas administrações. Um profissional buscaria a transferência, a excelência e o máximo resultado. Para o participante do sistema, muitas vezes interessa apenas que o clube continuem sendo uma fonte de receita inesgotável, mesmo que reduzida. 

Gestor

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 16/03/2018 às 16:38
 

Rfabian: Tudo que diga respeito a modernização da gestão botafoguense é "utópica", não apenas segundo os seus torcedores, mas também para quem administra o clube. Não o culpo por pensar assim. Enquanto isso, os nossos concorrentes possuem agendas preocupadas em modernização. Só para citar um exemplo, confira a posição assumida pelo SANTOS:
- É impossível que tenhamos em mente um time profissional, uma gestão inovadora e não pensar no segmento de e-Sports. Ou o Santos olha para frente ou não olha. E nós estamos olhando - disse o presidente José Carlos Peres.

fonte: https://sportv.globo.com/site/games/noticia/santos-anuncia-entrada-no-cenario-de-esportes-eletronicos.ghtml

São por essas e outras que, ora e outra, os torcedores passam a fazer bulling com os diretores do clube, nominando-os de "velhos broxas", "turma da sauna" e outros adjetivos de igual qualificação. Não é o que penso sobre quem administra o clube, mas fica um sentimento de que a cabeça de que dirige o clube ainda está parada no século passado e, de certo modo, isso reflete aqui no Canal, já que a maioria é reacionária a qualquer post que diga respeito a modernização do Botafogo.


ultra

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 16/03/2018 às 17:21
 


Bulling quem faz são os diretores com a torcida, só aceitarão modernização da sauna, eu nem quero dizer o que penso de quem "manda" no clube seja oposição ou situação
e bulling é chamar de reacionário quem discorda de post utópico e que tenta manipular ou ser autoritário com suas idéias mirabolantes


Pietrantonio

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 16/03/2018 às 18:21
 

Discordo, Gestor. Muitos aqui querem ver e ter muitas modificações, mais, do que, inovações. Isso soa mais uma vez como algo redentor uma panacéia. Ao meu ver não é por aí. a maior modernidade no nosso momento e ter dinheiro.



Nao desejo receber mensagens por email. 

Obrigado 

ultra

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 16/03/2018 às 19:07
 

Nininho tinha gestão "muderna" cheia de idéias de levar clube a lua

Gestor

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 16/03/2018 às 22:56
 

Ultra, meu caríssimo interventor-opositor-radical e irmão de camisa:  Há quem vai se interessar, ler e gostar. Ou não. O objetivo não é que concordem com minha opinião, mas que minhas palavras sirvam, ao menos, como reflexão. Se causar inquietude, seja ela qual for, o objetivo foi alcançado.

Major Nelson

Desde 04/2007 • 16 anos de CANAL
Rio/RJ

Nilton Santos


Em 17/03/2018 às 09:15
 

Prezado Gestor,

Esse desconhecimento, quem sabe arrogância, do “social” do Botafogo em relação à sua torcida é uma das causas que conjecturo para nossa decadência. MAC, candidato de oposição na última disputa eleitoral, fez uma boa análise de como todos os recém-chegados ao BFR, mesmo querendo mudanças, acabam sendo abduzidos pelo status quo botafoguense. É este modus que temos que transformar, revolucionar ou, mesmo, acabar.





Saudações Botafoguenses

 Nelson Milesi

Gestor

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 17/03/2018 às 10:46
 

Major Nelson: Entendo, perfeitamente, a tua colocação. Até que enfim um forista percebeu a real intenção dos meus posts. De fato, todas as publicações de minha autoria são utópicas – entendida a locução “utopia” como significado secundário, ou aquilo que vem depois do hoje; aquilo que não se refere ao agora, mas que pode ser construído no futuro.

Por isso, jamais vou postar algum tópico para falar de mesmices, sobre o “hoje”, o “agora” (que, no Canal Botafogo, se resume apenas no fato de que “a questão do Botafogo é falta de dinheiro” e que, por isso mesmo, “precisa que apareça alguém para injetar capital nas suas contas” ou coisas do tipo), já que, salvo raras exceções, o que  tenho observado neste Fórum são tão somente publicações que, ou tratam do passado de glórias do clube, ou da terrível crise financeira que o Botafogo vive no presente.

Assim, recebo como elogio atribuir aos meus textos uma tentativa de abrir os olhos de quem administra o clube para tentar construir modelos de gestão que não existem no presente (não apenas do Botafogo, mas em todos os clubes brasileiros), pois, como diz a letra da conhecida canção,

Você não sente, não vê

Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo

Que uma nova mudança em breve vai acontecer

O que há algum tempo era novo, jovem

Hoje é antigo

E precisamos todos rejuvenescer”.

Que o diga o “Sócio-Torcedor com direito a voto”, que, ontem, aqui mesmo neste Canal Botafogo era, por muitos, considerado uma “utopia” e hoje já é antigo. O clube, aos poucos, através de uma utopia, nesse ponto, rejuvenesceu.



ultra

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 17/03/2018 às 10:47
 

Meu caro Gestor autoritário-doutrinador-manipulador uns vão gostar outros não do que escrevemos aqui , as entrelinhas do que se escreve é o que determina a verdadeira intenção de cada um, se a intenção é ajudar o clube ou se promover pelo clube.

Gestor

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 17/03/2018 às 12:42
 

Ultra, você é uma "figuraça". Por mais que eu tente, não consigo sentir raiva de você. Assim, vou te dizer uma coisa: se você quiser, vou ser sem amigo; se não quiser, serei do mesmo jeito. E se achar ruim, aí, então, é que seremos amigos. rsrsrs

ultra

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 17/03/2018 às 18:52
 

para um gestor financeiro voce até que é engraçado e isso é bem raro, não costumo ser inimigo de quem discorda do que penso, aliás , nem os tenho

Major Nelson

Desde 04/2007 • 16 anos de CANAL
Rio/RJ

Nilton Santos


Em 17/03/2018 às 20:18
 

Obrigado, Gestor.

Acredite, também sou utópico. Pudera, vi no mesmo time Jairzinho, Marinho, Zequinha, Ney, Brito, Fischer...
Já saí do Maracanã cantando que "seis foi pouco"...
Utopia é comigo, caro botafoguense.




Saudações Botafoguenses

 Nelson Milesi

Gestor

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 17/03/2018 às 21:04
 

PERGUNTINHA BÁSICA: VOCÊS QUEREM MAIS TIRINHAS? O aion está aqui ao meu lado... É meu secretário há 14 anos....kkkkk SE PEDIREM MANDAREMOS AINDA HOJE... KKKK

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas