Primeiramente gostaria de parabenizar a diretoria do Botafogo e sua equipe, que transformaram o Engenhão numa verdadeira casa alvinegra, a customização ficou ótima, a sensação de criar uma atmosfera alvinegra é algo que a torcida sempre quis e finalmente foi feito. É uma prova que, com vontade política e mente aberta para novas ideias, é possível realmente fazer as coisas acontecerem, mesmo com limitações financeiras. Espero que essa mentalidade sempre exista nos membros da diretoria atual e das futuras. 😉

Porém, acho que ainda tem muitos pontos a evoluir nesse quesito e este é o primeiro artigo no site que mostro uma sugestão para o nosso estádio.

A proposta

A minha sugestão é utilizar painéis de LEDs nos frisos das arquibancadas do Nilton Santos. A instalação dos painéis permitiria que essa nova mídia pudesse ser explorada pelo Botafogo para a inserção de anunciantes e marcas de patrocinadores. Além disso, seria possível explorar esse espaço para inserir informações referentes ao jogo, como cartões, substituições, gol e etc, deixando o estádio mais ‘vivo’, com informações visuais para criar uma conexão maior entre estádio e torcida, o que, particularmente, acho que é o mais legal.

Estádios no mundo inteiro, como podemos ver nas imagens a seguir, utilizam painéis de LED nos frisos das arquibancadas de diversas formas.

LEDs Friso - Estadios Mundo

Diversos estádios já utilizam os LEDs nos frisos das arquibancadas

Como é no Niltão

Na arquitetura do nosso estádio, são dois os frisos das arquibancadas e bem próximos, formando duas faixas paralelas na parte de cima e de baixo dos camarotes.

O estádio já explorou esses espaços com placas físicas, como mostram as imagens abaixo. O problema principal que vejo é a poluição visual de marcas que é gerado pelo fatiamento de espaços. Um outro problema é que nem sempre é preenchido todos os espaços com anunciantes, ficando alguns espaços vazios.

LEDs Friso - Como e hoje

Como já foi: Antes, o estádio Nilton Santos possuía placas físicas. (Vítor Silva / SS Press/Botafogo)

Atualmente essas placas estão desativadas, sem nenhum anunciante.

LEDs Friso - Como e hoje

Como é: Fotos tiradas em jogo da Libertadores de 2017, contra o Olímpia. (Vítor Silva / SS Press/Botafogo)

Um detalhe no formato criado

Na pesquisa que fiz, observei que nenhum dos estádios pelo mundo exploram o formato dos LEDs, são sempre retangulares. E é possível criar alguns formatos diferentes.

Pensei em um formato que remetesse a parte superior do escudo do Botafogo. Nessa parte central e ondulada entraria o placar do jogo. Abaixo, uma visualização planificada do formato que imaginei.

LEDs Friso - Design remete escudo

Portanto, só seria possível esse detalhe na ala Oeste, onde fica a parte reservada para a imprensa. Na Leste prejudicaria um pouco a visibilidade dos torcedores. Pelos meus cálculos, essa expansão do painel afetaria a visibilidade apenas de uma fileira da arquibancada, que seria na parte inferior e de um pequeno trecho. A parte de imprensa não seria afetada por essa expansão.

Acho que vale a pena criar esse detalhe, esse diferencial, algo mais com a cara do Botafogo e não apenas pegar e instalar painéis de LED retangulares nos frisos. Ao meu ver, traria originalidade ao projeto.

As animações

Então pois bem, definido o formato, vamos ver como poderiam ser explorados as animações que entrariam nos painéis. Criei alguns exemplos tanto para anunciantes quanto para informações do jogo.

Anunciantes:

A animação abaixo mostra como o clube poderia criar uma peça conectando todos os patrocinadores do clube, utilizando elementos da identidade visual alvinegra.

Patrocinios

 

Patrocinios

 

Informações do jogo:

Além da publicidade, é possível explorar nestes espaços informações do jogo, deixando o estádio mais vivo, mais conectado com o torcedor.

Placar do jogo: Na parte central, onde há a ondulação, seria exibido o placar, com os escudos e nomes dos times:

Placar Ondulado

 

 

Gool: Animação para quando saísse gol no Niltão:

Goool

 

Goool

 

Cartões amarelos e vermelhos. A ideia aqui é que o estádio fique com uma cor amarelada ou avermelhada quando sairem os cartões com a luz gerada pelos painéis de LEDs.

Cartoes

 

Cartoes

 

Nas substituições, as partes de cima e de baixo poderiam ser exploradas utilizando uma diferença de cores para informar quem vai entrar e quem vai sair. Outras informações também poderiam utilizar essa possibilidade de diagramação nos frisos de cima e de baixo.

Substituicao Entra

 

Substituicao Sai

Como eu imagino, em 3D

Tenho certeza que em algum momento isso vai acontecer, pois os painéis de LEDs estão ficando cada vez mais populares mundo afora, é uma questão de tempo, espero eu. Porém, enquanto não acontece, podemos visualizar no video que produzi, com simulações em 3D, como ficaria a implementação desses painéis de LEDs nos frisos do Niltão.

 

 

Imagens

A seguir, algumas imagens das perspectivas geradas de diversos ângulos:

LEDs Friso - Imagem 01

Vista mostrando um lado do estádio com os LEDs

LEDs Friso - Imagem 03

Uma vista mais próxima, mostrando anunciantes nos painéis.

 

LEDs Friso - Imagem 02

Perspectiva mostrando como ficaria a parte central e ondulada do painel.

 

LEDs Friso - Imagem 07

Simulação informando substituição

Caso o jogador tome cartão amarelo ou vermelho, as luzes indicariam.

Caso o jogador tome cartão amarelo ou vermelho, as luzes reforçariam a informação.

LEDs Friso - Imagem 04

Uma vista geral de como ficariam os LEDs no Niltão

 

Portanto, fica aqui mais um estudo e sugestão para o Botafogo. Este estudo demorou um bom tempo para ser feito pois queria utilizar 3D para ajudar na compreensão da ideia. Como foi o primeiro, tive que recriar o estádio todo com as cores do Botafogo. Nos próximos estudos com o estádio, terei menos trabalho pois já tenho uma base para trabalhar. Foi suado, mas um estudo bem legal que gostei muito de fazer. Espero que gostem. 😉

Um agradecimento especial a Rebus Farm, que me ajudou e possibilitou que eu fizesse os renders em 3D do projeto.