Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  realidade e alternativa

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 20/05/2018 às 19:52

Eu já venho me manifestando aqui, em comentários feitos em postagems de outros amigos que o time do Botafogo é fraco.

Assim posto pode parecer má vontade, então é necessário dissecar um pouco mais o assunto, antes de o conceituar.

Nosso elenco está entre os 6 piores participantes e recorrendo a formação que é dos vencedores, a qual sempre tem uma coluna vertebral formada por um grande goleiro, um xerife para comandar a zaga, um volante com alta capacidade de desarme e dinamismo, um meio campista criativo, bom de passes curtos, médios e longos, além de não emprenhar com a bola e matar contra-ataques, saiba se posicinar para o rebote e um centro-avante matador.

Até que começamos bem, com jeferson(em que pese a péssima saída em bolas e reposição imediata de bolas, para armar contra-ataques) ou mesmo gatito, que sofre dos mesmos males, passamos por um xerife bem razoável, pois Carli compensa sua pouca velocidade, com ótimo senso de colocação e qualidade nas bolas altas.

Daí para frente começa o nosso calvário, pois não temos esse grande marcador como elemento estratégico de protetor defensivo de nossa zaga, muito menos alguém que minimamente pense o jogo e obrigue com seus passes e lançamentos o ataque a se mover e permita lances de finalização e nossos centro-avantes só jogam de costas para o gol e se prestam apenas a pivotear, mas nem isso podem fazer de forma costumaz, pois não temos atacantes agudos nas extremas que se projetem e ninguém que chegue de trás para com perfeição fazer com ele essa tabela.

somado a isso tudo, não vejo ninguém diferenciado na arte de jogar bola, que o faça de forma inteligente e tudo fica por conta do acaso, às vezes fortuito, mas quase sempre mal sucedido.

Não basta habilidade para jogar bola, mas de inteligência, pois só o talento pode garantir um emprego de malabares num circo, mas não de jogador diferenciado de futebol. 

No restante das posições, temos e não temos ninguém.

na lateral direita alguém que até vai bem nos cruzamentos  (e me lembro do quanto sofri com o Alecsandro), mas muito fraco na marcação, que tem que ser o seu ponto mais forte, como característica da posição e na esquerda quando joga o moisés, estamos bem servidos, mas com gilson. a burrice entra em campo.

Como volantes,  temos até duas promessas com perfil de bons marcadores, mas o passo seguinte, que é o início de uma ação ofensiva já que a bola foi roubada, falta mais que ousadia e sim coragem para tentar e se tentar tem que ser com muita qualidafe, pois a perda da bola nesse momento, gera o contra-ataque do contra-ataque e esse normalmente é fatal.

atacantes pelas extremas, têm que ser imprevisíveis. hora explorando a chegada a linha de fundo, hora entrando na dagonal e têm que ser bons dribladores em velocidade e os nossos além de não serem, são previsíveis.

Então chegamos no técnico, que  embora trabalhador e exigente nos treinamentos e acrescentaria, ótima pessoa, ainda não descobriu e temo que seja por falta de capacidade, não só a formação ideal, mas a formatação adequada para o elenco mediano que tem a disposição.

Também faço reparos a forma teimosa que insiste com certas coisas e falta ousadia de barrar certos elementos e até mesmo de lançar outros.

criticar por criticar não trás grande contribuição e sou daqueles que acha que o esquema básico não deve ser imposto pelo treinador, mas se impor ao treinador e reunir as potencialidades exiistentes no plantel e assim, vou colocar minha escalação, com base do que conheço de nosso elenco.

no gol, acho que podemos ter jefersom e gatito, mas hoje prefiro mais o gatito pelo fato de fazer a reposição de bola mais rápida e com melhor qualidade, pois jeferson é irritante nessa ação que é imperativa; a de imprimr velocidade de ataque na saída com a mesma.

na lateral direira, ainda ficaria com o marcinho, em que pese a sua deficiência defensiva, que pode ser reforçada com a ajuda de um dos volantes e porque vejo nele, pelo menos uma inteligência que não vejo na maior parte do elenco;

a zaga é a que vem jogando, com carli e igor rabello, que é o que temos de melhor.

utilizaria dois volantes de contenção, um pela direita e outro pela esquerda e gostaria de testar o marcelo benvenuto pela velocidade e experência de zagueiro em desarmes e pela esquerda o jean, como o vi no vasco no ano passado.

o meia encarregados da criação e da boa ocupação de campo, já que será um elemento de ida e vinda e meio que flutuante em campo, o que é muito desgastante e torna impossível que ainda combata, pelo menos saiba se colocar em campo para se interpor na diagonal de forma que dificulte o passe mais contundente do adversário nos espaços ocasionalmente existentes em nossa linha defensiva e saiba se movimentar para se livrar daa marcação e ser a referência de disponível para início de nosso contra-ataque nas roubadas de bola e aí temos um grande problema, pois não temos ninguém com essa leitura de jogo e nem com a capacitação criativa necessária e temos que analisar o que temos no elenco e o que menos distante está dessas características é o renatinho.

estamos caminhando para um clássico e vitorioso 433, que é o sistema que foi desenvojvido pelo Botafogo dos anos 60 de saudosa memória aqueles que como eu o viram jogar.

então, agora temos que pensar em dois extremas que voltem para pelo menos fecharem com o renatinho a primeira linha defensiva e que quando exercerem a atividade ofensiva, sejam capazes de acordo com os seus posicionamentos e os da defensiva adversária, tentar a jogada na vertical em busca do cruzamento ou a entrada em diagonal para tabelar e finalizar.

quem temos para isso?

eu vejo 4 nomes que teremos que testar nas duas alternativas.; pela direira luiz fernando e ezequiel e pela esquerda pimpão e joão pedro.

no início, ficaria com luiz fernando e joão pedro.

e aí chegamos ao matador e dos três, brener, kieza e aguirre, acho que o que tem mais potencial para essa função é o uruguaio, pelo que vi jogar no nacional, mesmo porqque se coloca de lado para a bola, o que permite se livrar da marcação, mesmo que cerrada e tem corpo para isso e velocidade para escapulir em direção ao gol adversário.

então eu formataria e treinaria esse time, com as funções e desdobramentos que as circunstâncias do jogo oferecem, com a seguinte formação:

gatito,

marcinho, carli, igor rabello e moisés 

marcelo benvenuto, renatinho e jean

luiz fernando, aguirre e joão pedro. 

bem, ninguém é dono da verdade e pode ser que essa minha análise e escalação esteja completamente equivocada, mas o mais importante é que nossa direção técnica tenha consciência de nossas limitações e esteja de fato pensando em montar a equipe com base no potencial dos perfis de seu elenco e pode ser que com a janela de junho, percamos alguns titulares e acho que esse será o caso do igor rabello e acho que o matheus fernandes também será vendido e teremos que fazer contratações pontuais.

não sei se para o lugar do general, pois temos o yago que ainda não jogou e não sei do seu potencial, mas a melhor contratação e diria imperativa as nossas pretenções de disputar uma vaga para a libertadores, seria alguém para ocupar as funções que na minha escalação cabe ao renatinho, pois um meia criativo, ardiloso em se posicionar e que acelere o conta-ataque, nos colocaria em outro patamar de protagonismo.

lscunha 

 



LUIZ SERGIO CUNHA

IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 20/05/2018 às 20:21
 

Cunha, acho que o elenco conta com MUITAS peças para o Valentim trabalhar. Você pode até achar que temos quantidade e não qualidade, mas eu vejo o time do meio pra trás dando um banho nos times rebaixados e do meio pra frente não tão bom quanto os 8 primeiros times do Brasileirão, mas com capacidade, se bem treinados, a fazerem parecido.

O Botafogo não vai cair. Mas se por algum motivo caísse, a culpa seria totalmente do treinador.




BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 20/05/2018 às 20:23
 

Acho um completo absurdo Valentim não colocar Moisés e Jean pra jogar.A gente espera alguma evolução tática depois do time ficar treinando uma semana e vê esse show de horrores.Meu meio hoje seria Jean,MF, Lindoso e Valencia,sim, Valencia,pois os outros conseguem ser piores que o baixinho chileno.
Precisamos na parada da copa contratar dois jogadores mais rodados.
É uma irresponsabilidade disputar o brasileiro com esse time,que além de ser pobre tecnicamente é muito jovem, vão tremer nas horas de pressão.


IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 20/05/2018 às 20:24
 

Em relação AO MEIA CRIADOR. UM CARA INTELIGENTE, DE PENSAMENTO RÁPIDO PARA FAZER ESSE TIME JOGAR.

Vou te falar a verdade: esse elenco não possui esse jogador, concordo com você nesse quesito.



Mas existem 3 jogadores que poderiam se aproximar disso, no esquema certo, forçando um pouco a barra:

Rodrigo Lindoso, Leandrinho ou Marcos Vinicius.




BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 20/05/2018 às 20:26
 

Esses 3 jogadores são os que tem melhor capacidade criativa do time. Não deu pra avaliar o Aguirre, pois o Valentim tá botando ele pra jogar lá na frente.

Mesmo assim, esse 3 jogadores não tem raciocínio rápido. Então, sim. Nós não temos um meia criador decente nesse elenco.




BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

zigue

Desde 10/2010 • 13 anos de CANAL
são josé dos campos/SP

Garrincha


Em 20/05/2018 às 20:28
 

Cunha,
Os que não estão jogando só são melhores porque... não estão jogando.
Não há diferenciação em nomes.
Quem vai ter que ser diferente é o treinador.
Mas esse só vai no calça de veludo ou bumbum de fora. Ou o time é um queijo ou é acovardado.
Que falta faz o Jair...


IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 20/05/2018 às 20:33
 

Eu tentaria isso:

 

4-2-3-1

                                                 

                                                  Gatito 

                                       Carli                 Rabello

                      Marcinho                                            Gilson

                                    Jean                  M. Fernandes

 

                     Aguirre              Lindoso              Moisés 

 

                                                     

                                                    Brenner 

 

 

Se não desse certo, eu mudaria pra isso:

 

4-2-3-1

                                                 

                                                  Gatito 

                                       Carli                 Rabello

                      Marcinho                                             Moisés

                                    Jean                  M. Fernandes

 

                     Aguirre              Lindoso            João Pedro

 

                                                     

                                              Brenner 

 

 

E se não desse certo, eu trocaria pra isso:

 

4-4-2 clássico

 

                                                      Gatito

                                           Carli                Rabelo

                             Marcinho                                    Gilson

                                            Jean           M.Fernandes 

                                     Aguirre                           Moisés

 

                                                 Kieza

                                                               Brenner  

 

 

Ou até mesmo isso:

 

4-4-2 clássico

 

                                                      Gatito

                                           Carli                Rabelo

                             Marcinho                                    Moisés

                                            Jean           M.Fernandes 

                                     Aguirre                           João Pedro

 

                                                 Kieza

                                                               Brenner  

 

 

 

E se nada der certo eu tentaria isso:

 

 

4-3-1-2

 

                                                  Gatito

                                        Carli                Rabello

               Marcinho                                                            Moisés

 

                               Bochecha         Jean           M. Fernandes

                                            

                                                     Lindoso

 

                                       Aguirre                  Brenner  

 

 

 





BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 20/05/2018 às 20:37
 

As peças tão aí. O treinador é que tá com a cabeça na órbita terrestre. Tem que puxar ele de volta pra Terra, dar uns 3 tabefes na cara e um balde de água pra ver se ele acorda.



BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

ultra

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 20/05/2018 às 20:42
 

não acho que time esta entre os piores e muito menos entre os melhores, temos que ficar r na primeira tela nas ultimas 5 rodadas e ver o que acontece

andreadz

Desde 08/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 20/05/2018 às 20:48
 

Não existe formação que faça o Botafogo jogar com "mentalidade vencedora",
é um elenco limitado, burro e o pior nesse momento, desmotivado.

Pra jogar igual cagão, sendo engolido todo jogo e fazendo gol com ajuda divina qd faz, é melhor fechar a casinha, põe um 4-4-2, 3 volantes, joga no contra ataque, soma os pontinhos necessários pra se manter na A, eventualmente beliscar uma liberta se os outros times forem ainda mais incompetentes, ganha confiança, reconquista a torcida e faz o trem andar, até ter estrutura suficiente pra dar o próximo passo...

time bosta com essa forçação de barra de "mentalidade vencedora" só se fode.
Quer pular etapa, não vai ser nunca campeão com esse time e ainda vai flertar com eliminações/rebaixamento vergonhosos.

Reclamavam de fazer campanhas aguerridas mas sem títulos e agora vemos isso, baile todo jogo de qualquer um e um comportamento humilhante em campo com o time todo aberto, brigando entre si, sem entender o que ta acontecendo e sem saber o que fazer.

Pelo andar dar carruagem e a postura dos personagens a porrada contra o Z4 vai comer até dezembro.


lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 20/05/2018 às 21:22
 

in fire,

na minha modesta mas firme opinião, qualquer formação em que nosso centro-avante seja brener, para mim é uma temeridade.

lscunha





LUIZ SERGIO CUNHA

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 20/05/2018 às 21:24
 

GENTE,

O PROPÓSITO DO TÓPICO É DE FORMA EDUCADA COLOCARMOS NOSSAS OPINIÕES E QUEM SABE, ACENDER UMA LUZ PARA NOSSA COMISSÃO TÉCNICA QUE ESTÁ INSEGURA E SEM SABER O QUE FAZER.

ACEITA-SE OPINIÕES SENSATAS E CONSTRUTIVAS.

LSCUNHA




LUIZ SERGIO CUNHA

macae fogo

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Macaé/RJ

Nilton Santos


Em 20/05/2018 às 21:25
 

Amigo Cunha . Há que se mudar o esuqema de jogo para o classico 4 4 2, já que não temos externos rápidos e habilidosos que quebrem a marcção e rebebam em profundidade. Escalaria: Gatito, Marcinho, Carli, Rabelo e Gilson. Jean, Mateus Fernandes, Renatinho (Luiz Fernando) e João Pedro. Brenner e Aguirre. Lembrando que os dois meias tem que jogar por dentro armando o jogo. Luiz Fernando se destacou no Atletico PR jogando de meia atacante por dentro vindo de trás. Os dois atacantes têm boa movimentação e podem abrir pelas extremas quando necessário.

macae fogo

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Macaé/RJ

Nilton Santos


Em 20/05/2018 às 21:29
 

Amigo Cunha. Considero Brenner um bom atacante. No esquema sofrível que temos jogado eleinvariavelmente só recebe bola na podre, ou seja, de costas pro gol brigando com 2 ou 3 defensores. Quando a bola chega em condições ele finaliza bem e na maior parte das vezes tem guardado. Brenner é de muita entrega. Muitas vezes voltando até o meio campo pra tentar armar o jogo.

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 20/05/2018 às 21:52
 

Macaé, não me convence.

fui centro-avante e acho que sei um pouco da posição;

quando vejo ajguém de moto na rua, só de ver sua posição na mesma, já sei se dirige bem ou não.

o mesmo se dá com os centro-avantes. é bem verdade que a bola pouco chega a ele, mas quando chega, ele está posicionado errado e impedido de progressão pela marcação.
além disso um centro-avante tem que saber driblae e sempre para o lado em que o zagueiro está com o pé em apoio e ter velocidade e não sabe fazer a primeira e nem tem a segunda. ocasionalmente faz gol? sim, mas sempre na bola de sobra ou em cruzamentos. na individualidade, nunca.

lscunha




LUIZ SERGIO CUNHA

rfabian

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 20/05/2018 às 21:55
 

Concordo. Não temos jogadores para um 4-2-3-1. Esses novos treinadores acham que é só copiar os esquemas da moda que já podem ser considerados modernos. Outra coisa, time que joga toda a responsabilidade de criação de jogadas nos laterais , não pode ser considerado treinado. Simples assim. Muito fácil passar a semana inteira fazendo cruzamento como se os adversários não pegassem esse limitado jeito de jogar. Esses são o futuro do comando técnico no Brasil. Não é atoa que se busquem tantos estrangeiros ultimamente...

Pensador alvinegro

Desde 11/2017 • 6 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Profissional


Em 20/05/2018 às 22:00
 

Gatito

Carli Rabello

Marcinho Moisés

Jean M. Fernandes



Luis Fernando Aguirre




kieza Brenner


in fire

mudei de opinião sobre 3 volantes, quanto mais 4.

esse time tem fogo zero no ataque.

dos q estáo no elenco eu colocaria esses 4 na parte ofensiva.

para dar fogo ao ataque, não temos 10 q precisamos e pela lentidão do ataque, por o lindoso não vai resolver.



Pensador alvinegro

Desde 11/2017 • 6 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Profissional


Em 20/05/2018 às 22:04
 

putz armei o time igual o in fire e bugou tudo.

mais mandaria esse time ai.

não temos poder nenhum de ataque, pq não temos criatividade, velocidade e habilidade no meio campo.

talvez com aguirre e o luiz fernando saia algo.

e sim, é desespero, mais chega de ver esse time passivo sem poder nenhum do ataque.

hoje temos um dos piores setores ofensivo, pqp.


johnnypimp

Desde 04/2010 • 14 anos de CANAL
João Pessoa/PB

Garrincha


Em 20/05/2018 às 22:14
 

Nesse elenco, considero a PAPA na defesa e o ZERO GOLS no ataque, eu entraria com 2 NOVES JOGANDO DE FALSOS NOVES, num 4-4-2 LOSANGO:

1- Gatito
2- Marcinho
3- Carli
4- Igor
6- Moisés
5- Jean
8- Matheus
11- AQUI UM PROBLEMA (Buchecha, Leandrinho, Lindoso)
10- Valência (Marco Vinicius 2 tempo)
7- Kieza
9- Aguirre


johnnypimp

Desde 04/2010 • 14 anos de CANAL
João Pessoa/PB

Garrincha


Em 20/05/2018 às 22:19
 

O Valência é o RUIM COM ELE e PIOR SEM ELE.

E o Luís Fernando se crescer poderia ir na do KIEZA.

JOÃO PAULO voltando era o CAMISA 11 ABSOLUTO.



johnnypimp

Desde 04/2010 • 14 anos de CANAL
João Pessoa/PB

Garrincha


Em 20/05/2018 às 22:20
 

Ahh ESQUECI DO JOÃO PEDRO, poderia ser testado na função do meia no lugar do VALÊNCIA.

camisa_7

Desde 05/2016 • 7 anos de CANAL
AC

Garrincha


Em 20/05/2018 às 22:54
 

EUtbm iria num 4-4-2 clássico como alguns apontaram ao longo do tópico, acho que pode dar certo com esse time..

rfabian

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 20/05/2018 às 23:05
 

Agora, não adianta mudar o esquema e continuar dando aos laterais a criação das jogadas. O America cercou o Brenner e foi mais uma atuação vexatória. Acho que o Valentim não será capaz de mudar nada. Ou trás outro ou vamos cair...

IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 20/05/2018 às 23:06
 

camisa,

O problema é que parece que o Valentim não conhece as peças que ele tem em mãos.

Ele já arriscou um 4-2-3-1 com o Kieza como ponta. Aí é quando você decide desligar a TV. O 4-2-3-1 poderia funcionar, mas não com o Kieza de ponta e nem com o Lindoso de volante.




BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

starsax

Desde 05/2009 • 14 anos de CANAL
DF

Garrincha


Em 20/05/2018 às 23:14
 

Cunha. Boa! Gosto da escalação. E acho que é por aí mesmo... 4-3-3. Com dois volantes de pegada e folego... e acho boa a ideia de treinar o Benevenuto por ali.
...
Nessa escalação só colocaria o Marcinho, pq não tem outro. Muito fraco na marcação o menino. Seria uma boa buscar outro lateral.
...
Discordo do Renatinho como número 1. Só se for no meio da rua. rsss... Muito fraco esse rapaz. Me decepcionou. Tá tão ruim (ou até pior) que o Camilo.
Dai...seria muito relevante buscar um 10 no futebol argentino pra ontem.
...
O Luis Fernando me irrita. Acho ele bem burrinho. Tentaria o Leandro Carvalho por ali.
...
Gatito.
Marcinho (enquanto não tem outro);
Carli
Rabello
Moises.
Benevenuto
Jean
? (um futuro camisa 10 argentino);
Leandro Carvalho
Aguirre
João Pedro (Pimpão).


B.T.O.

Desde 02/2007 • 17 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 21/05/2018 às 03:14
 

Gatito, Marcio, Carli, Rabelo e Moisés; Jean, Marcelo Santos, Lindoso e Valência; Pimpão e Aguirre.
Como Jean e Marcelo não jogam nunca, tem-se que ir de MFernandes (mais rodado) e Bochecha (claramente sentindo a falta de forma. Jogou bem contra o Fluminense porque era "Campeonato Carioca").
No segundo tempo troca qqr um por qqr um, para dar gás ao time. E vai para o Abafa.
Essa é a minha sugestão de tática.





Fogoooo!!! Este time só me dá alegrias!!!! 

 

 "Don't be afraid, it's only business." (Roger Waters, "What God Wants P. III", Amused To Death, 1992).

 

               Textor, the dreamer.

 

Marechal Severiano

Desde 09/2008 • 15 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 21/05/2018 às 05:21
 

Eu não entendo por que o Jean até agora não teve uma chance de começar jogando. Será que ele está tão mal assim?

fams

Desde o início • 17+ anos de CANAL
SP

Garrincha


Em 21/05/2018 às 09:35
 

O elenco é limitado e precisa de um meia que saiba organizar o time. Porém, creio que o AV vai se perdendo a cada jogo. É impressionante ler as entrevistas pós-jogo dele e constatar que ele viu um jogo que ninguém mais viu. Erra e não aprende com os erros. Não é possível que ele não enxergue que o time, com o elenco que tem, precisa de um volante que dê segurança à zaga. No elenco atual, tem o Jean a ser testado, já que Marcelo não convenceu e os 3 utilizados até agora, não têm o menor cacoete de volante que marque. Não é possível que ele não enxergue que jogar com Lindoso, Matheus Fernandes e Gustavo é redundante. Os 3 têm as mesmas virtudes e os mesmos defeitos. É preciso que os dois escolhidos sejam capazes de fazer a cobertura dos laterais. A posição de meia é mais difícil de resolver, pois não tem ninguém minimamente qualificado para desempenhá-la. Para mim, seria a contratação pontual urgente. Por enquanto, tentaria o João Pedro, pois Renatinho é medíocre e Valência não tem o menor cacoete de meia. No ataque, precisa de um ponta e um centroavante ou de dois que consigam fazer esses papéis e se revezem durante o jogo. No último caso, os dois que possuem características que possam se encaixar são Aguirre e Kieza. Brenner é centroavante, mas não consegue fazer o papel de ponta. Pimpão é ponta, mas não consegue ser centroavante. Leandro Carvalho é uma incógnita e Ezequiel é café com leite.

bmartinsinfo

Desde 01/2008 • 16 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Profissional


Em 21/05/2018 às 09:46
 

3-4-1-2
Gatito
Marcelo - Carli - Rabello
Marcinho - Jean - Matheus - Moisés
Renatinho
Aguirre - L Fernando

Precisamos dar mais liberdade para o Marcinho e o Moisés e começaria com 3 zagueiros, embora eu não goste dessa formação.

É quase a mesma coisa que jogar com 3 volantes, sendo o Marcelo Benevenuto o primeiro volante.


mineirow@hotmail.com

Desde 09/2013 • 10 anos de CANAL
zona rural/MG

Garrincha


Em 21/05/2018 às 10:00
 

Pode parecer que alguns, e eu me incluo nessa lista, critica por criticar e não isso o que acontece. O problema é que a suposta solução ao problema, ou seja, a crítica, esbarra na tão citada falta de dinheiro.
Por isso, muitas vezes a crítica se torna repetitiva, já que não teremos a médio prazo, uma solução para ela.
Resumindo, o time é fraco e sem perspectivas de melhora a médio prazo.
Unabraço






 

Mineiro

 

 

 

camisa_7

Desde 05/2016 • 7 anos de CANAL
AC

Garrincha


Em 21/05/2018 às 10:51
 

Um 3-5-2 também cairia muito bem nesse time, visto que nossas armas ofensivas mais fortes atualmente são as jogadas pelas laterais com Moisés e Marcinho.. Gatito, Marcelo, Carli e Rabello; Marcinho(direita), Jean(volante central), Matheus Fernandes(volante central), Renatinho ou Leo Valencia ou MV (meia armador) e Moisés (esquerda); Kieza e Aguirre (ou Brenner e Aguirre)

fams

Desde o início • 17+ anos de CANAL
SP

Garrincha


Em 21/05/2018 às 12:00
 

Eu tinha até esquecido do Marcos Vinícius. Sem contratações, voltaria a insistir com ele no meio, no lugar de Valência e Renatinho. Só não dá para esperar que ele volte para recompor.

IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 21/05/2018 às 12:17
 

Tem Marcos Vinicius, tem Benevenuto, tem Marcelo das arábias. Tem muitas peças nesse elenco. O negócio é saber explorar o forte de cada jogador.



BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

tuti

Desde 02/2007 • 17 anos de CANAL
Belem/PA

Garrincha


Em 21/05/2018 às 12:34
 

Acho que em termos defensivos com os nomes que temos no elenco podemos formar um sistema defensivo consistente.
Gatito
Marcinho-Carli-Igor-Moises.
Não temos ninguém na direita além de Marcinho e barrar Moisés para jogar Gilson só na cabeça do AV.

Agora começa o nosso drama: Que volantes colocar em campo?
Jean. Pelo que vi no Vasco é bastante voluntarioso, chegando as vezes ao exagero. Não é um volante de qualidade principalmente no passe. Arremata razoavelmente de média distância.
Marcelo. Ainda não disse a que veio. Até aqui decepcionou.
Marcelo Benvenuto. Improvisação! Gosto dele, é veloz e poderia cobrir o lado direito do fraco Marcinho. Mas repito, é improvisaão. Tem que treinar ali para ver se funciona.

MF, Gustavo e Lindoso. Apesar do gosto sem sal e sem tempero do trio, iria de MF e Lindoso. Com o MF fazendo a de volante 2. Lindoso um pouco mais adiantadomas auxiliando no 1º combate.

Meia: Renatinho, MV, LV, Leandro? Nenhum deles tem qualidades para assumir essa posição sem sérias restrições. Eu iria de LV para compor o 4º homem de meio campo.

Na frente: LF e Aguirre (por falta de opção melhor).

O velho 4-4-2 sim! Acho que é o que podemos fazer.


mineirow@hotmail.com

Desde 09/2013 • 10 anos de CANAL
zona rural/MG

Garrincha


Em 21/05/2018 às 15:24
 

Também tinha me esquecido do Marcus Vinicius.
O problema é que agora no inverno, a asma vai judiar ainda mais do menino.
Ja pensou ele la no sul, jogando as 21:45h ?




 

Mineiro

 

 

 

zandona

Desde 05/2014 • 9 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 21/05/2018 às 15:44
 

4 - 3 - 1 - 2

Esse esquema do Infire, na minha opinião, é o mais ideal com esse elenco que o clube dispõe.

 

                                                  Gatito

                                        Carli                Rabello

               Marcinho                                                            Moisés

 

                               Bochecha         Jean           M. Fernandes

                                            

                                                     Lindoso 

  (Renatinho, LV, MV, Leandrinho)

                                       
Aguirre                   Brenner
(Kieza/ Ezequiel, Luiz Fernando)
 
 

Deveríamos repetir a fórmula do Jair Ventura na campanha do ano passado, no que diz respeito ao esforço de "não sofrer gols" em primeiro lugar. Valorizar a marcação com intuito de anular as jogadas do adversário. A proteção à zaga foi um dos quesitos mais elogiados no Botafogo de 2017 e como o elenco continua tão limitado tecnicamente é uma estratégia que não se deve abrir mão. Continuamos a sofrer nas armações de jogadas, no entanto o clube voltou a sofrer menos gols com a volta e permanência de Joel Carli. 





"Eu sei que após minha morte, jogarão muito lixo sobre meu túmulo, porém os ventos da história os removerão"

Josef Vissariónovitch Stalin

IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 21/05/2018 às 16:18
 

zandona, Valentim não QUER ou não CONSEGUE enxergar Lindoso como meia armador, sendo que é esse o único jogador que consegue CRIAR para o time. Ai de quem falar que eu estou mentindo. Aqueles que não concordam com o que eu acabei de escrever, me digam quem nesse elenco já criou mais jogadas perigosas do que o Lindoso.


O problema é esse. O Valentim não enxerga o Lindoso como armador e como o Lindoso também não jogava armando no esquema do Jair, pra todo mundo no elenco o Lindoso é e sempre foi volante. Nem o próprio jogador é capaz de chegar no Valentim e falar "professor, se quiser eu estou disposto a jogar de meia centralizado". Até porque eu também acho que o Lindoso quer mais é continuar se omitindo do que ter essa "RESPONSABILIDADE" nas partidas.




BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

botafogoreal

Desde 12/2008 • 15 anos de CANAL
Brasília/DF

Nilton Santos


Em 21/05/2018 às 16:57
 

Com o elenco que temos hoje já pensando no próximo jogo e sem pensar na perda de jogadores que devo s ter no meio do ano,entraria com:
Gatito
Zaga com 3 zagueiros:Carli e Igor e o Marcelo Benevenuto fazendo cobertura para o Marcinho e dando os botes à frente da zaga sendo um falso volante.
Laterais:Marcinho e Moisés
Volantes:Jean e Matheus Fernandes
Meia de ligação:começaria com Lindoso e depois caso não desse retorno tático tentaria o Renatinho(Leandrinho)
Ataque:Aguirre e Kieza


botafogoreal

Desde 12/2008 • 15 anos de CANAL
Brasília/DF

Nilton Santos


Em 21/05/2018 às 16:59
 

*que devemos ter no meio do ano...

elramo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 21/05/2018 às 17:19
 

Pimpão tem vaga fácil nesse time. É um jogador voluntarioso, que erra muito mas cria pelo menos duas ou três chances de gols para o time. Um ótimo jogador para o segundo tempo... Eu não o descartaria.

henrique sergio

Desde 01/2007 • 17 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 21/05/2018 às 20:38
 

Meu sempre sóbrio amigo Cunha, quero antecipar que embora não adepto da espinha dorsal, concordo plenamente que às vezes temos de nos apegar a ela.

O futebol tupiniquim a tempos se recente de qualidade em diversas posições e isso dificulta a qualquer time série A dizer que possui uma espinha dorsal nos termos que você nos trás. Todos se ressentem de qualidade em um dos postos.

No gol é inquestionável que estamos bem servidos.

Na zaga perderemos o quarto zagueiro e é possível percamos o zagueiro destro também. Dizem que a dupla Marcelo e Yago vem bem nos treinos, mas necessitaremos reposição.
Caso Carli fique, creio não teremos problemas em substituir Rabello no mesmo diapasão.

O Tal volante ladrão de bola é o reserva Jean. Creio que ele será efetivado quando da venda do Matheus que é campeão de roubada de bolas. Jean entrando agora deslocará o Matheus para jogar mais adiantado, onde seu rendimento não será o mesmo. Acho que nos solidificaremos com a venda do Matheus e efetivação do Jean na 5 com Lindoso e Renatinho fazendo uma meia mais recuada.

Vejo potencial de crescimento até o final do ano em Bochecha, Jean, Renatinho, Leandrinho entre outros.

Vou pular uma casa e vou ao comando de ataque. Kieza é o mais próximo de um centroavante clássico que temos. Brenner, como bem observou você, não é um centroavante de origem, ele está mais para um um atacante que sai da área para tabelar com os que venham de trás, algo moderno e que aproveita os espaços da penúltima bola no entre linhas defensivas adversárias. Kieza é isso aí enquanto Brenner evoluirá com a adaptação ao esquema, mas hoje eu escolheria Kieza para formar junto ao Aguirre que trás peso, velocidade e força ao ataque.

O 10 que aproximava por de trás do comando de ataque não existe no plano de Valentim, mas é um posto a ser ocupado por qualquer um que se ponha a movimentar-se sem bola quando na ofensiva, extremas Luís Fernando, João Pedro, Leandro Carvalho, Pimpão, Valência...
volantes Lindoso, Matheus, Bochecha, Marcelo, Renatinho...
Atacantes Kieza, Brenner, Aguirre, Ezequiel...

Tirando 2 ou 3 veteranos, a briga será boa nessa ocupação de espaços até o fim do ano. Muitos vão crescer.

Nas nossas laterais, acho que Moisés e Marcinho só possuem crescimento pela frente e nós sempre sobreviveremos aos dias de Gilson e Luís Ricardo nos cartões e contusões.

Sou otimista,

Creio que a venda de Rabello e Matheus vai melhorar o time,
Acho que Marcelo ou Yago podem dar a mesma sustentação que o General dá, desde que ladeado ao experiente Carli.
Acho que Jean não é tão inspirado quanto o Matheus mas apresenta maior vigor e explosão para a cobertura do Marcinho que hoje deixa o veterano Carli em dificuldades, deixando mais espaço para o Lindoso avançar quando necessário. Bochecha possui a mesma característica de toque rápido e vertical.
Um mês de treino da nova formação durante a copa do mundo, sem estresse se nós recuperarmos os pontos perdidos até a parada, e vamos brigar por vagas na Libertadores.




 

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 21/05/2018 às 21:33
 

vejam como é possível cada um dar sua opinião e respeitar a do outro sem xingamentos e baixarias.

quando escrevi o tópico que na verdade é fruto do meu imaginário e sem qualquer garantia de certeza, foi no propósito de debatermos alternativas para a nossa realidade e quando chegamos até aqui nesse nível, nasce em mim a esperança que nosso canal ainda pode dar certo como antes.
agradeço e continuem dando suas opiniões, sem querer ter supremacia com as mesmas.

lscunha




LUIZ SERGIO CUNHA

charlespcoelho

Desde 02/2010 • 14 anos de CANAL
sao mateus/ES

Garrincha


Em 23/05/2018 às 08:28
 

OS Gols de cabeça de Rabelo podem ser um ponto negativo. Boa análise do comentarista do tópico acho que é válida mudanças sim na equipe e o principal tem que ter mente de time vencedor e grande o que hoje o Botafogo não tem. Jogar recuado contra América Mineiro não condiz com o tamanho da história do Botafogo.



Nunca tivemos chances tão claras de ganhar um brasileiro. Com uns tres reforços para serem titulares, jogadores de qualidade podemos chegar. Campeão 2023 tá bem aos nosso olhos.

bruno.engenhao

Desde 09/2009 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 23/05/2018 às 09:28
 

TROUXERAM O JOÃO PEDRO PARA SER O ÚNICO MEIA CANHOTO DO TIME E ELE SÓ JOGA PELA DIREITA?!

NOSSO MAIOR PROBLEMA É NA ESQUERDA (APENAS VALÊNCIA E PIMPÃO)

ATÉ RESOLVERMOS EU INSISTIRIA NOS 3 VOLANTES, MAS DESSA VEZ COM O JEAN COMO TITULAR E O RENATINHO CENTRALIZADO.




 

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 23/05/2018 às 10:13
 

Perder para o América não é o fim do mundo. O time deles é super ajeitadinho. Só perderam para o Framengo por aborto da natureza, e por milagres que Júlio César nunca fez na carreira.

NO campeonato mineiro ficaram fora da final por perderem para o Atlético, em jogo que o juiz errou 4x clamorosamente a favor do Atlético, e foi a maior polêmica aqui em Minas.

Eles tem um excelente jogador chamado conjunto, um técnico há muito tempo no clube, um goleiro razoável para bom, um zagueiro que se não for o melhor em atividade no Brasil, se equipara a Dedé e Antônio Carlos do Palmeiras. Tem o Serginho que veio do Santos que é melhor que qualquer meio-campista nosso, e o resto do time se equivale. Só temos mais nome e tradição do que eles.

Importante ressaltar que é um clube rico.




Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

tuti

Desde 02/2007 • 17 anos de CANAL
Belem/PA

Garrincha


Em 23/05/2018 às 19:33
 

Perfeito, Emílio.
Tem gente aqui que disse que o América é sério candidato ao rebaixamento. Eu arrisco dizer que esse América fica entre os 10 primeiros.


henrique sergio

Desde 01/2007 • 17 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 24/05/2018 às 12:52
 

João Pedro tem forte o chute a gol, como é canhoto, jogar na direita facilita cortar para dentro e chutar ou passar, estando com o corpo protegendo a bola da marcação. Para mim precisa mais para ser titular.

Os destros devem fazer o mesmo pela esquerda.

Os laterais já sobem para chuveirar e cruzar com a perna da lateral.

Renatinho e Valência juntos estão disputando os mesmos espaços, ambos seriam banco para o João Paulo, que possui maior poder de marcação e mobilidade semelhante à do Renatinho.

Para mim, Luís Fernando joga junto com Aguirre e Kieza, todos são ofensivos, com mobilidade e boa marcação alta.

Aproximando, com o que temos hoje, Marcinho, Matheus, Jean, Lindoso e Moisés, com Renatinho buscando vaga nos jogos de maior ofensividade.




 

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas