Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
Sérgio
  Toma essa Ibope (Chupa que é de uva !)

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 30/03/2015 às 18:24

Após 14 anos, Justiça determina que o Ibope abra 'caixa-preta' da audiência para o SBT

Famosidades2 horas atrás

 

FAMOSIDADES © Divulgação/SBT FAMOSIDADES

Depois de 14 anos, o SBT venceu uma disputa judicial contra o Ibope. Agora, a Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que a empresa - que mede a audiência televisiva - abra sua “caixa preta” para a emissora.

A Justiça recusou o recurso da organização e manteve, em decisão final, a sentença que obriga o instituto a revelar dados confidenciais de sua metodologia de apuração de audiência, principalmente a chamada “real time” (tempo real), segundo o “Notícias da TV”.

O processo foi declarado “transitado em julgado”, ou seja, não cabem mais recursos. A emissora de Silvio Santos, por sua vez, aguarda o cumprimento da ordem.

A briga começou em 2001, depois de o SBT questionar a verificação de audiência minuto a minuto. Em 12 de agosto, o canal foi punido pelo Ibope e ficou com o serviço suspenso por 24 horas.

Na ocasião, o instituto argumentou que a turma da Anhanguera havia violado as regras de divulgação de números. A rede se sentiu lesada e entrou na Justiça contra a organização

 

 

 

 

 



Se tua estrela não brilha não tente apagar a minha.
Que tal ir reclamar com Deus ?

mvo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 30/03/2015 às 19:34
 

Não duvido nada que uma determinada rede (uma tal toda poderosa) poderá manipular dados de audiência (ibope) para poder obter mais propaganda etc. Só que, um dia, a casa cai.

lolacampo

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
nova venecia/ES

Garrincha


Em 30/03/2015 às 20:16
 

minhas preces estão sendo ouvidas.



ßOTAFOGO FR - O MAIS BONITO DO MUNDO!

Sneak

Desde 12/2014 • 9 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 31/03/2015 às 09:21
 

Sbt, estamos com vc. kkkk
Em tempos de Lava jato, qualquer espirro espalha merda pra todo lado.




O GLORIOSO

Sneak

Desde 12/2014 • 9 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 31/03/2015 às 09:41
 

"Ibope diz que não abrirá 'caixa-preta' da audiência para o SBT"

Por PAULO PACHECO, em 31/03/2015 · Atualizado às 06h08

Única referência na medição de audiência de TV durante as últimas décadas, o Ibope discorda da interpretação de que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) o obrigou em sentença definitiva a abrir sua "caixa-preta" ao SBT. O STJ acaba de declarar "transitado em julgado" uma ação movida desde 2001 pela rede de Silvio Santos, confirmando sentença de 2003 que determina que o Ibope revele à emissora dados confidenciais da metodologia de aferição de audiência em tempo real. Em nota oficial, o instituto diz que "a decisão, na prática, não implica qualquer mudança na conduta já adotada". Em outras palavras, não abrirá sua "caixa-preta".

Leia abaixo o posicionamento do Ibope sobre a decisão judicial:

"O Ibope Media esclarece que, em fevereiro de 2015, o STJ proferiu sentença definitiva em um processo movido em 2001 pelo SBT, no qual a emissora buscava uma indenização por descumprimento contratual. O pedido foi rejeitado pela Justiça, que apenas determinou que o Ibope Media divulgue ao SBT sua metodologia de medição de audiência de televisão, já de amplo conhecimento do mercado e principalmente dos clientes. A decisão, na prática, não implica qualquer mudança na conduta já adotada pelo Ibope Media.

Além disso, não é de aplicação imediata, pois depende do retorno do processo para o juízo de origem para determinação do cumprimento da sentença. O Ibope Media reforça que seus processos metodológicos são validados pela Comissão ABAP-Redes e auditados anualmente pela E&Y - Ernst & Young, que segue padrões internacionais de qualidade na medição de audiência de televisão".

O argumento do Ibope é o de que seus clientes, entre eles o SBT, já conhecem detalhes de sua metodologia e que assinam acordo de sigilo em contrato de prestação de serviços. O SBT discorda (assim como a Record, que também tentou abrir a "caixa-preta" do Ibope na Justiça, mas não conseguiu). Com a sentença do STJ, executivos do SBT acreditam que terão direito a dados sigilosos, como a localização dos peoplemeteres, aparelhos usados na medição.

Nessa análise, eles se baseiam na sentença de 2003, em que o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) reconheceu "o direito das autoras [SBT e Liderança Capitalização] de obter conhecimento sobre a forma, a metodologia e os elementos utilizados pelo réu [Ibope] em todos os mecanismos para pesquisa de audiência e apuração de resultados".

A briga começou em 2001. O SBT questionava a medição de audiência minuto a minuto, quando em 12 de agosto daquele ano foi punido pelo Ibope com a suspensão de 24 horas do serviço. Na época, o Ibope argumentou que a emissora havia violado as regras de divulgação dos números. A rede de Silvio Santos sentiu-se lesada e processou o Ibope. Além de questionar a punição, pediu acesso aos dados confidenciais da medição.

Em 2003, o SBT perdeu o direito à indenização, mas viu o Ibope ser obrigado a revelar dados confidenciais. O Ibope recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que manteve a sentença. O instituto, então, apelou ao STJ, em Brasília. Em dezembro, a Terceira Turma, formada por cinco ministros, rejeitou o recurso do Ibope. No dia 19 de fevereiro, o STJ declarou o processo "transitado em julgado", ou seja, não é mais possível recursos.

Procurado, o SBT disse que não vai se manifestar.




O GLORIOSO

andmarques

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 31/03/2015 às 09:55
 

Já ouviram a frase "quem não deve não teme"?



Botafogo Acima de Tudo!

Torcedor sim! Mas crítico também  ;-)

Celo

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 31/03/2015 às 10:23
 

Isso aí André..

Mas aredito que não vá fazer muita diferença não...

80% da população, mesmo com TV a cabo, só liga a TV pra assistir a um canal.




Para ser um time, é preciso ter 11 jogadores e 1 técnico.

Para ser um clube, é preciso ter uma história.

Mas para ser uma LENDA, é preciso ser BOTAFOGO

 

 #ParabénsCBF #LiberouABraquinha 

#tamujunto #pracimadeles #tenhoestrela #contratudoecontratodos 

andmarques

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 31/03/2015 às 10:33
 

Vejo muita gente questionando e defendendo estatísticas aqui.
Eu sou um verdadeiro fã de dados estatísticos e mineração de dados. E sei que da mesma forma que, mesmo com muita gente duvidando, esses dados são bem próximos da realidade, sei também que é perfeitamente possível manipulá-los.

É possível conseguir dados de uma pesquisa com alto índice de rejeição ou aprovação do Governo, basta saber onde pesquisar. Por isso é sempre importante conhecer o universo utilizado na coleta dos dados, bem como o método de coleta dos mesmos. E acho que é justamente isso que o Ibope quer esconder.




Botafogo Acima de Tudo!

Torcedor sim! Mas crítico também  ;-)

sandes

Desde 03/2010 • 14 anos de CANAL
Recife/PE

Garrincha


Em 31/03/2015 às 11:57
 


And,

Eu sou um que defende os levantamentos estatísticos, entre outras coisas por uma questão simples: o mercado acredita. E para o mercado acreditar é preciso que quem apresente seus resultados tenha construindo um lastro e respaldo, não em um evento específico mas ao longo de uma série trabalhos apresentados. O mercado move quantias enormes de recursos baseado nestas péssimas e dinheiro deixa todo mundo atento a veracidade das premissas. Pode até errar eventualmente, mas o normal é acertar.

Mas falando especificamente da audiência de TV, tem uma questão que é relevante, o IBOPE não é um serviço compulsório, tampouco oficial, é um serviço privado ao comprar o serviço o cliente acorda com questões contratuais, uma delas é o sigilo da base de medição, não da metodologia. A metodologia é amplamente divulgada , as agências que cuidam das contas dos grandes anunciantes movem seus recursos com base na medição desta metodologia. Se a premissa de manipulação da medição for verdadeira, lesa não apenas as TVs mas principalmente os anunciantes, a mínima evidência deste caso já teria provocado um espremo total por esta medição. E isto não ocorre.

Acho muito bom que venha outra empresa fazer medição de audiência, quanto mais concorrência melhor, em qualquer segmento. Certamente vamos avançar na qualidade dos serviços.






Celo

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 31/03/2015 às 12:08
 

Sandes,

Então me diz uma coisa: por que não existe no mercado outra empresa que faça essa medição? Acho isso muito estranho..

abs,




Para ser um time, é preciso ter 11 jogadores e 1 técnico.

Para ser um clube, é preciso ter uma história.

Mas para ser uma LENDA, é preciso ser BOTAFOGO

 

 #ParabénsCBF #LiberouABraquinha 

#tamujunto #pracimadeles #tenhoestrela #contratudoecontratodos 

andmarques

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 31/03/2015 às 12:13
 

Eu também defendo, Sandes.
Gosto muito de estatística, acho uma aplicação muito legal da matemática.

Só que sabemos que é sim possível, manipular. Para saber se houve ou não manipulação, basta olhar o universo da pesquisa e o método utilizado. Se o Ibope fez tudo certinho não tem por que se esforçar para esconder.




Botafogo Acima de Tudo!

Torcedor sim! Mas crítico também  ;-)

sandes

Desde 03/2010 • 14 anos de CANAL
Recife/PE

Garrincha


Em 31/03/2015 às 13:17
 


Celo,

Custo de entrada, essa é a resposta mais plausível. O Ibope construiu uma base e uma mística em torno de si e seus resultados, que praticamente é sinônimo de pesquisa no Brasil. Desde a década de 80 que se fala que gigantes mundiais (Nielsen, Gallup) do segmento entrariam no Brasil para disputar o mercado de medição de audiência mas eles nunca vieram, pq não valia a pena concorrer com o Ibope. Essas empresas atuam no Brasil mas não no mercado de audiência.

O Gallup trabalha uito forte com pesquisa de mercado qualitativa, o Nielsen é a grande ferramenta de pesquisa para produtos de varejo e consumo, mas não querem saber de TV.

Agora apareceu a GFK, de pronto o ibope, que abriu a participação afinaria, anunciou que terá a base GFK mais um, como forma sempre de garantir a maior base. A briga vai ser boa.


And,

Tudo é possível de ser manipulado, o que não é é provável. Não trabalho para o ibope e nem com dados do ibope, mas já lidei muito com pesquisa de mercado para poder entender perfeitamente o pq da base em sigilo: evitar o viés!

Se você divulga quem é a sua base, ela se torna sugestionável, a manipulação passa a existir por ação indireta do pesquisado, ou do promotor do item pesquisado, não sei se fui claro.

Por exemplo, eu não posso participar de pesquisa de mercado, porque profissionalmente eu já lidei com o assunto, então eu sei responder de um jeito que vai criar um viés na pesquisa. Quando me abordam para pesquisa (sim, já fui abordado para pesquisa de mercado), eu informo que não posso participar. Se eu quero obter um resultado para um produto meu e sei qual será a base onde a pesquisa será feita, eu tenho ferramentas para produzir uma sugestão de respostas que vão distorcer a pesquisa. O importante não é conhece a base, é conhecer a metodologia, e a metodologia é divulgada.

Se um instituto porém distorce uma metodologia para obter um resultado agradável ao cliente, esteja certo que para os concorrentes deste ele não vende mais, nem para este mais adiante esteja certo.







 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas