Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
rfabian
  Valentim está testando o Marcelo como volante....

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 22/04/2018 às 17:09

Quando eu disse fui criticado...cadê agora os que não viam sentido?

 https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/de-zagueiro-a-volante-benevenuto-tenta-se-adaptar-ao-meio-de-campo-no-botafogo.ghtml

fams

Desde o início • 17+ anos de CANAL
SP

Garrincha


Em 22/04/2018 às 18:58
 

Não achava sem sentido de início, mas agora, acho desnecessário, dada a quantidade de volantes no elenco. Mais sentido no momento, seria tentar adaptá-lo a jogar pela esquerda quando necessário.

johnnypimp

Desde 04/2010 • 14 anos de CANAL
João Pessoa/PB

Garrincha


Em 22/04/2018 às 19:36
 

Concordo FAMS, teria que ter essa ADAPTAÇÃO PRO LADO ESQUERDO, mas vejo com BONS OLHOS ESSA TENTATIVA, assim como a que o TIGRÃO FEZ COM O MATHEUS FERNANDES, onde o muleque era a BASE DE SUSTENTAÇÃO DA MARCAÇÃO, não conseguiu ser, mas melhorou muito em POSICIONAMENTO COM ANTECIPAÇÕES E ROUBADAS DE BOLA, mas jogando de SEGUNDO VOLANTE, enfim acho que ficou um pouco mais completo.

E acho que pode vir a acontecer o mesmo com o MARCELO, essa ADAPTAÇÃO PRA VOLANTE, pode ser que o faça EVOLUIR COMO ZAGUEIRO, com MARCAÇÃO MAIS FORTE, dava muito espaço, e marca sempre RECUANDO, pode pegar a MANHA E A CANCHA DE CHEGAR JUNTO, DAR O BOTE NO MOMENTO CERTO, MELHORAR POSICIONAMENTO E DESLOCAÇÃO PRA SAÍDA DE BOLA.

O cara é novo e toda TENTATIVA DE EVOLUÇÃO É BEM VINDA. Quem sabe não possa vir a ser O FAMOSO CARRAPATO.

Temos o YAGO emprestado e encostado, o MOISÉS titular, o JEAN possivelmente TITULAR e o AGUIRRE possivelmente TITULAR, 4 JOGADORES EMPRESTADOS QUE DIFICILMENTE FICARÃO, com os 3 PRIMEIROS SAÍNDO NO FIM DO ANO + o MARCELO BAIANO e + o BRENER QUE DEVERÁ VOLTAR PRO INTER, então temos que rodar o elenco bastante, e AMADURECER TODOS ESSES MOLEQUES DA BASE, ano que vem tem uma NOVA LEVA DE JOVENS PROMISSORES.


lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 22/04/2018 às 21:13
 

olha, acho que vai dar certo, pois é muito veloz e excelente desarmador. talvez tenha dificuldade no passe, mas isso é treinamento. gostei que o valentim teve olhos de enxergar e está arrumando m jeito de o encaixar, pois não temos nenhum volante com a rapidez dele.

lscunha




LUIZ SERGIO CUNHA

ultra

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 22/04/2018 às 21:44
 

em tese vai ajudar muito o Marcinho que marca mal

TiD

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Administrador


Em 22/04/2018 às 21:56
 

Tem que testar mesmo, porque como zagueiro é um desastre



Valério

henrique sergio

Desde 01/2007 • 17 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 23/04/2018 às 03:08
 

Tid,
Nenhum zagueiro presta antes dos 23 anos.
A base dos times deveria ter idade diferenciada para ter fim.
Zagueiro deveria ir com goleiros até 22 anos.
Volantes e meias até 21 anos.
Laterais e atacantes até 20 anos.




 

West Jr

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
nova Friburgo/RJ

Juvenil


Em 23/04/2018 às 03:50
 

henrique sergio

eu comecei lendo achando graça essa tese, mas faz sentido pra caralho, goleiros, talvez, até mais, 25...

(embora ache que laterais serão posição de origem inexistente em breve e volantes serão as melhores sobras dos meias menos habilidosos).

quanto ao teste em si, tem que testar mesmo, o Palmeiras não precisa testar, porque eles podem ir comprar um de origem, a gente, o Valentim tem que se virar nos 30, é fazer mudanças depois de teste ou fazer mudanças sem teste nenhum, melhor o primeiro.

além do mais, se sou ele, testo outros, porque a nossa média de lesões graves é uma por mês até agora. ele vai precisar.


henrique sergio

Desde 01/2007 • 17 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 23/04/2018 às 03:51
 

Continuando, estou no celular e fica ruim escrever.

Foi-se a época que o Brasil produzia garotos a rodo para o profissional.
Hoje o moleque estoura a idade, poderia servir em outra frente de futebol de base, mas sem amadurecimento adequado é descartado ou aproveitado no profissional. Às vezes faltava uma pequena coisa a ser trabalhada para o descartado ter um salto de qualidade. Às vezes o escolhido o foi e não tinha muito mais a evoluir.

Igual menino de 12 a 14 anos. Uns disparam e crescem antes, usufruem do fato de serem os mais altos da turma por um tempo, mas logo após estacionam e vêem os demais, aos poucos, irem os superando em altura. Muitas vezes o baixinho da turma se torna o mais alto, demorou um pouco a crescer mas logo após disparou e cresceu até um pouco mais que deveria.

Na Europa existem torneios sub 21 e sub 23.

No Brasil cabe criar categorias mistas com idades elevadas em torneios de base e/ou torneios de divisões mais baixas. Acho que a série C deveria ser sub23 com 3 excedentes à idade inscritos. A série D deveria ser sub21 com 3 excedentes à idade inscritos. Os times grandes da série A poderiam manter times na série C por si só ou por associação com um time de lá. Os times da série B poderiam manter times na série D por si só ou por associação com um time de lá.

Fora esse toque que é necessário sobre a evolução dos zagueiros, gostaria de ressaltar a exceção que vi jogar e vem a confirmar a regra, Mauro Galvão, que com 17 anos era maduro e titular do Internacional com sobras e sem questionamentos.

Por fim, cada dia que passa as obrigações táticas obrigam uma aproximação entre a primeira e a segunda linha. Zagueiros necessitam posicionamento de volantes e vice-versa. Entre todos, Marcelo é o único com capacidade física para ser zagueiro, lateral, volante, meia e até atacante, se quiser.
Tem que treinar muito para poder exercer essas funções, não só para caso precise em um jogo substituir alguém que não possa jogar, mas, principalmente, para poder durante uma partida, em posicionamento de momento, exercer o posto que ocupa fisicamente e acelerar as jogadas em possível retomada de bola.

Temos:
Bochecha que veio para jogar com a 10 na base;
Matheus Fernandes que já foi 10 na base;
Wenderson que já foi pontinha na base;
Jordan que já foi lateral canhoto e extrema na base;
Rickson que já foi 10 na base;
Leandrinho que já foi segundo atacante na base;
Marcinho que já foi atacante na base;
Yuri que já foi atacante na base;

Todos jogadores que buscam espaços para desenvolverem suas habilidades cada vez mais atrás em campo, fugindo da marcação intensa e buscando postura reativa, com ganho na velocidade de retomada das ações.

Porém não fabricamos:
Centroavantes e camisas 5.

Bochecha vem treinando a muito na posição e Wenderson também, mas ambos são leves e ainda possuem deficiências contra rompedores entre linhas. Marcelo, como zagueiro, poderá exercer essa função e terá que treinar o tempo de reação após a roubada de bola, pois esse é o instante crítico de abafa do adversário e melhor instante para encontrar jogadores livres de marcação ao passe vertical ou viradas de jogo.

Isso apesar de ser fácil fazer em tese, nas frações de segundo que se seguem à roubada de bola, só conseguem realizar a saída, que possui memória muscular treinada e velocidade de raciocínio apurada.

Valentim está conhecendo as peças que possui. Sabe que na base, a qualquer momento que precise poderá contar com Gabriel, Luca e Marco para a zaga, mas que para a 5 tem adaptações incompletas com Lindoso, Matheus, Marcelo II e Wenderson+Bochecha que não possuem as características de explosão necessárias.

Jean foi contratado, mas a posição demanda um reserva pelo alto número de cartões.

Marcelo possui explosão muscular, força e continuidade na arrancada o que o coloca à frente da marcação, tranquilidade e passe vertical superior ao de Carli, por exemplo, bom chute de longa distância... falta-lhe viradas de bola, concentração, habilidade com a condução da bola, velocidade final... na pior das hipóteses a melhora de qualidade nas valências a serem treinadas o tornará melhor zagueiro.




 

West Jr

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
nova Friburgo/RJ

Juvenil


Em 23/04/2018 às 03:54
 

"Os times grandes da série A poderiam manter times na série C por si só ou por associação com um time de lá. Os times da série B poderiam manter times na série D por si só ou por associação com um time de lá."

2x


West Jr

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
nova Friburgo/RJ

Juvenil


Em 23/04/2018 às 03:57
 

desculpa interromper ser raciocínio, à moderação poderia apagar o que eu disse entre as partes 1 e 2 dos seus posts e este aqui também.

mirandafac

Desde 08/2011 • 12 anos de CANAL
rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 23/04/2018 às 10:53
 

E não fazia sentido mesmo escalar sem um período anterior de treinamento e adaptação.

Bruno.engenhao

Desde 09/2009 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 23/04/2018 às 12:44
 

Não faz o menor sentido, logo agora q temos vários volantes no elenco.



 

Bruno.engenhao

Desde 09/2009 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 23/04/2018 às 12:45
 

MAIS FÁCIL TREINÁ-LO NA DIREITA



 

ptarsomenezes

Desde 01/2010 • 14 anos de CANAL
rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 23/04/2018 às 12:49
 

concordo com o bruno,

ele não é mau jogador, na LD ele pode render mais, já que de volantes temos as pencas


e LD nenhum.




DE ONDE NÃO SE ESPERA NADA
 
PORRA NENHUMA SAI.

marceloip

Desde 05/2017 • 6 anos de CANAL
CAMPINA GRANDE - PB/PB

Mirim


Em 23/04/2018 às 13:36
 

Ele não sabe atacar na LD, não é a dele. Isso não é PES.

Hollow

Desde 04/2018 • 6 anos de CANAL
-/RJ

Nilton Santos


Em 23/04/2018 às 13:46
 

Talvez ele como volante vai render muito mais que MF.

BrunoGospel

Desde 01/2013 • 11 anos de CANAL
Taguatinga/DF

Garrincha


Em 23/04/2018 às 13:47
 

Henrique, seus comentários são sempre lúcidos. Parabéns... Zagueiro atinge maturidade, aos 27,28 anos, alguns com 30. pra mim é a posição que exige maior inteligência do atleta.... Fui zagueiro e dos bons, escalava time... Tinha uma maturidade fora do comum, infelizmente fiz uma cirurgia aos 16 anos que não me permitiu prosseguir, mas tinha categoria pra ser um zagueiro de ponta....

Enfim, Marcelo é muito rápido, mas tem o tempo de bola ruim bem como o posicionamento, diferente do Rabelo que tem melhor tempo de bola e se posiciona bem, mas tem um problema "é lento". Igor Rabelo, vai ser um otimo zagueiro quando atingir os 28 30 anos, pois é um jogador serio e muito responsável, Já o Marcelo não vejo caracteristicas que o farão....

A opção por torna-lo volante pode ser positiva, porem terá de ser segundo volante, poi como primeiro fará muitas faltas. Eu na verdade tentaria ensina-lo a lateral. Vejo caracteristicas semelhantes as do Maycon ex seleção brasileira.


ultra

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Fortaleza/CE

Garrincha


Em 23/04/2018 às 13:49
 

Alana, MF é muito bom

mirandafac

Desde 08/2011 • 12 anos de CANAL
rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 23/04/2018 às 15:05
 

Alana detected! 



Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 23/04/2018 às 15:16
 

Desculpe, mas acho um absurdo falar q é um desastre na zaga.. Segurou um rojão na Liberta, jogou muita bola!

O moleque vai ser estilo o Marquinhos do PSG, lateral, zagueiro e volante. Tem velocidade, desarma bem, sabe se antecipar e ainda alguma qualidade. 

Problema é a composição do time. Sem volante nenhum (Lindoso e JP) e  preocupado em cobrir Marcinho ou Arnaldo, e ainda segurar uma ou outra pixotada do Rabelo (que diga-se de passagem, acho um otimo zagueiro), fica dificil mesmo pra um moleque de 20 anos. 

Ele , tecnicamente, é MUITO superior ao Carli (não acho q deva ser titular no lugar desse), mas carece de experiencia e tranquilidade ainda.  



West Jr

Desde 02/2018 • 6 anos de CANAL
nova Friburgo/RJ

Juvenil


Em 23/04/2018 às 17:26
 

bicho, ces tão pegando pesado nas comparações.

sergiosurf

Desde 04/2012 • 11 anos de CANAL
general severiano /RJ

Profissional


Em 23/04/2018 às 19:39
 

Wenderson no elenco merecia essa chance 

Melhor coloca Marcelo na lateral direita em jogos fora 



Emmanu Myers

Desde 05/2017 • 6 anos de CANAL
Teresópolis/RJ

Profissional


Em 23/04/2018 às 22:42
 

Eu critiquei SIM colocar ele de volante na FINAL, como alguns queriam, e me baseei em duas coisas 1-Ele erra muitos passes, apesar de ter melhorado em relação ao ano passado. 2-Ele nunca havia jogado na posição.

Agora, eu sou favorável a experimentar ele ao longo do campeonato, em jogos mais tranquilos, entrando no segundo tempo. Isso sim, não custa nada tentar.


tuti

Desde 02/2007 • 17 anos de CANAL
Belem/PA

Garrincha


Em 23/04/2018 às 22:46
 

Marcelo é um zagueiro mediano. Não o considero ruim.
Não sei se tem características para jogar de volante.
Tem a seu favor a velocidade e o vigor físico.
Mas uma coisa é jogar de trás, outra é dominar o espaço da entrada da área e cobrir bem as laterais. Sair bem com a bola.
Precisa de treino, muito treino.
Sinceramente, não vejo isso como prioridade para o atual elenco do Botafogo.


charlespcoelho

Desde 02/2010 • 14 anos de CANAL
sao mateus/ES

Garrincha


Em 23/04/2018 às 23:42
 

Acho tão engraçado como o Botafoguense desse canal é pessimista, conseguem criticar todos. Acho que temos uma equipe que com 3 ou 4 reforços pontuais briga até por título, nossos zagueiros são bons, vejo tanto zagueiro ruim em outros times e criticam o nosso. Pimpão se mata de correr e marcar e para nossa torcida não vale nada. Não temos dinheiro para contratar craques. Essa é a realidade do Botafogo. Vamos apoiar....



Nunca tivemos chances tão claras de ganhar um brasileiro. Com uns tres reforços para serem titulares, jogadores de qualidade podemos chegar. Campeão 2023 tá bem aos nosso olhos.

starsax

Desde 05/2009 • 14 anos de CANAL
DF

Garrincha


Em 24/04/2018 às 14:32
 

Na verdade, lançaria Benevenuto no lugar do Marcinho (muito irregular). Faria dele, um falso terceiro zagueiro, com liberdade na direita (assim como aquele Leandro Almeida, no time do Cuca de 2007). Com a volta do Moises e a entrada do Jean, como primeiro volante, o time ficaria bem defensivamente:
1-Gatito. 4-Benevenuto, 2- Rabello, 3-Carli, 6-Moises. 5-Jean. 8-Lindoso (enquanto João Paulo não volta), 10-Renatinho, 11-Luis Fernando. 7-Aguirre, 9-Brenner.
...
Jogaria com Luis Fernando de meia, mais aberto pela direita. Aguirre e Brenner, trocando de posição. Um, ora fazendo o pivo, outro, ora aberto pela esquerda.
Renatinho centralizado. Lindoso e Jean de volantes, com o primeiro (enquanto o JP nao volta) tendo mais liberdade para chegar como fator surpresa. Jean, mais plantado na frende da zaga. Moises, tem plena liberdade para avançar pela esquerda. Benevenuto, fecha o lado direito... ora, fazendo tres zagueiros com Carli e Rabello, ora se aventurando um pouco mais pela direita, conforme ganhasse confiança.
...
Teríamos um time mais sólido. Ainda mais, quando JP puder jogar na vaga do Lindoso.


Bruno.engenhao

Desde 09/2009 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 24/04/2018 às 19:49
 

OUTRA BURRICE, ALÉM DE 5 VOLANTES NO ELENCO, O CARLI NÃO AGUENTA 2 SEMANAS COM JOGOS QUARTA E DOMINGO, DEVERIA SER POUPADO



 

rfabian

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 24/04/2018 às 20:07
 

Tem que ser volante sim. Ele não tem categoria para ser lateral e ajudaria menos na marcação, preso na direita. Como zagueiro é baixo e só tem impulsão parado. Bola aérea cruzada ele fica olhando...se entrar no lugar do Carli, vamos tomar gol de cruzamento o tempo todo. Ele é perfeito para fazer a cobertura pois tem velocidade e força, bem diferente do Lindoso. O que ele marcaria como lateral num pedaço só, faria cobrindo os dois lados. Nem precisa sair para o jogo. É roubar a bola e entregar para Jean ou Renatinho. Quando formos atacado, pode fazer um terceiro zagueiro...faz todo o sentido. Nenhum volante que temos tem a sua velocidade. Basta ver Lindoso e Bochecha que correm 10 metros por hora....será um ótimo volante e medíocre lateral/zagueiro...

BrunoGospel

Desde 01/2013 • 11 anos de CANAL
Taguatinga/DF

Garrincha


Em 25/04/2018 às 07:46
 

Rfabian, O marcelo não tem bom tempo de bola, não sabe dosar a velocidade "meio burro" ou joga de segundo volante "sem muita habilidade!", zagueiro "com falhas em jogadas aereas", ou trabalha ele pra ser lateral. Tem velocidade e força, precisa aprender a se posicionar apenas... Cara, o Maicon não tinha muita habilidade, mas foi um otimo lateral.

camisa_7

Desde 05/2016 • 7 anos de CANAL
AC

Garrincha


Em 25/04/2018 às 09:43
 

pra ser lateral necessita de menos técnica do que volante..

carlitooliver

Desde 01/2008 • 16 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 25/04/2018 às 11:29
 

Acho temerário o Marcelo como volante. Ele não tem bom passe e esse item é essencial para o volante, pois um erro no passe naquela posição quase sempre permite jogadas de gol para o adversário.

rfabian

Desde 11/2016 • 7 anos de CANAL
SAO PAULO/SP

Nilton Santos


Em 25/04/2018 às 12:25
 

Vcs estão falando do Marcelo ou do Falcão? Vcs falam dele como lateral mas não sabe cruzar, como zagueiro não tem bom jogo aéreo defensivo. No meio ele iria comprometer bem menos. Seria roubar a bola e entregar para que sabe jogar. E outra, ele não é essa negação com a bola não. A mesma velocidade que teria na lateral, teria no meio. Qual a dificuldade nisso? Vcs preferem o Lindoso que não desarma ninguém pois não tem condições de acompanhar as jogadas? Se o Lindoso saiu de um meias de merda, para ser um volante de merda, pq o Marcelo, que tem mais condições de exercer a função de primeiro, não pode? Nos não temos Iniesta, Xavi, Gerrard, lampard...nossos volantes tem que marcar forte antes de tudo...

camisa_7

Desde 05/2016 • 7 anos de CANAL
AC

Garrincha


Em 26/04/2018 às 19:43
 

ngm falou que preferia o lindoso..abs

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas