Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  - finalizações

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 22/10/2019 às 07:14

C – FINALIZAÇÕES

De uma maneira geral, as finalizações são efetuadas através de chutes e cabeçadas.

A primeira coisa que se deve adquirir é o conhecimento das características e comportamento das bolas que são utilizadas nos jogos, o que hoje é bastante difícil, pois são muitos os campeonatos e muitos são simultâneos em determinados períodos do ano e por conta de patrocínios, cada um jogado com uma bola, um pouco diferente das chuteiras que apesar das inúmeras marcas, permite o jogador utilizar o mesmo modelo de um fabricante durante todo o ano e em muitos casos fabricadas com a modelagem correta para cada pé.

Mas voltemos a moça caprichosa.

Hoje as bolas não possuem mais enchimento com birro, cujo dispositivo utilizado para encher as bolas, proporcionava diferentes comportamentos, em decorrência de não ser balanceada de forma correta e dependendo da posição que se colocada a mesma, ela tinha comportamentos diferentes. Isso se encerrou, mas o material utilizado na confecção das mesmas e até entre modelos de um mesmo fabricante, pois há um estudo aerodinâmico no projeto das mesmas, as deixam mais leves, mais velozes e mais ariscas nas comparações entre elas.

Dado o sequencial de jogos e o entrelaçamento de competições, excluído o campeonato mundial de seleção em que há um modelo de bola padrão, já fica difícil treinar e muito mais “conhecer as bolas” e nessa condição os planejamentos, embora ainda efetuados, ficam por conta do acaso e dessa forma, tudo é possível.

Aqui estaremos fundamentados no exposto no ítem 2.1.1.a.

 

C.1 - FINALIZAÇÕES COM OS PÉS

Então temos as situações de finalizações de faltas, penalidades máximas e situações de lances do jogo e há duas coisas muito importantes em relação as finalizações com os pés.

 A primeira é a entrada do pé na bola para a impacta-la da forma que se deseja e a outra é a posição do pé que servirá de apoio, em relação a bola.

 

- POSICIONAMENTO DO PÉ PARA FINALIZAÇÃO

O objetivo primeiro de quem finaliza é acertar a bola dentro do gol, pois assim o problema passa a ser do goleiro de a defender ou não.

Claro que no ato de chutar, há uma direção de trajetória, mas alcançar o que se deseja, impõe um posicionamento perfeito do pé na bola, isso somado a força que se deseja e ao percurso a ser dado, que na maioria das vezes necessita de se colocar o efeito correto.

Veremos esse assunto de forma específica mais adiante, no que diz respeito aos exercícios necessários para que se tenha flexibilidade e rotativa do pé para tal.

No momento é importante saber que se batermos com a parte debaixo do pé, a bola será alçada, o que é o movimento correto para encobrir o goleiro.

Já o arremate com o peito do pé, tende a diminuir o ângulo de partida da bola e ela ganha pouca altura e, em sequência, tende a descer abruptamente.

O arremate com a parte um pouco acima do peito de pé ou digamos com a parte superior do peito do pé, direciona a bola para o chão e aí teremos o que se chama de chute rasteiro.

- POSICIONAMENTO DO PÉ DE APOIO

Quando o pé de apoio para a finalização se encaixa completamente com o eixo transversal da bola para ser chutada, se alcança a potência máxima e balisticamente o alcance da mesma será maior possível, quando o ângulo do pé que finaliza for de 45°.   

Quando o pé de apoio se coloca antes do eixo central da bola, a finalização perde em potência e alcance, tendo a bola uma trajetória de ganhar altura.

Já quando o pé de apoio se posiciona depois do eixo central da bola, a finalização é bem menos potente e a bola faz sua trajetória rolando pela grama.

É importante que se saiba que todas essas finalizações podem, em decorrência da situação do lance de serem a mais recomendada para aquele momento e essa percepção da forma adequada é que diferencia um grande finalizador.

 

C.2 – FINALIZAÇÕES COM A CABEÇA

No futebol, a utilização da cabeça não é a tônica, mas ocorre com frequência.

As partes mais usadas são a testa, as têmporas e o cocuruto e cada qual tem seu objetivo delineado e servem para ações ofensivas e defensivas, para passes e finalizações.

A testa é usada quase sempre para imprimir maior força e velocidade a bola e o centro da testa e os dois lados da mesma, direito e esquerdo, servem para direcionar a bola para a direção que se deseja.

Com a prática, até mesmo uma ação de efeito pode ser obtida, pois o mesmo sempre depende da forma como se vai entrar na bola.

Dependendo da forma de finalização, se pode imprimir uma ação por cobertura ou direcionada para o chão.

Não temos uma estatística, mas estimamos que os gols assinalados através de cabeçadas, estejam na faixa de 1/3 dos ocorridos, o que convenhamos, é um belo porcentual e isso se deve as finalizações decorrentes de cruzamentos, quer por jogadas de linha de fundo, de escanteios ou de cobranças de faltas indiretas, ou sejam, as chamadas bolas paradas.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas