Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
elramo
  118 ANOS

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 11:31


Pode ser uma imagem de texto que diz "PARABÉNS BOTAFOGO! ক 118 ANOS BFR 1942"

alvinegro21

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
Rio de janeir/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 11:38
 

vamos comemorar um tiquinho!



Mdias

Desde 10/2009 • 14 anos de CANAL
Mim Acher/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 11:44
 

Parabéns Fogão... Minha Cachaça diária!!



4.2) Não é permitido (através de escrita ou de imagens):

 

   - Criar clones/"fakes" mesmo que o intuito não seja o de tumultuar. A detecção de clones implicará no banimento de todos os usuários relacionados por tempo indeterminado.

       - Provocar, xingar, ofender ou difamar outros usuários ou pessoas relacionadas a esses (família, amigos etc.)

 

elramo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 12:16
 

Estou ansioso pelos presentes que certamente receberemos ainda hoje...

alvinegro21

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
Rio de janeir/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 12:40
 

elramo disse:
Estou ansioso pelos presentes que certamente receberemos ainda hoje...


IDEM!




cadu

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 13:00
 


O Botafogo e eu - Armando Nogueira
Amar um clube é muito mais que amar uma mulher. Ao longo da vida, troquei de namorada, sei lá, mil vezes. E outras mil fui trocado por elas, mas a recíproca não está em jogo, agora. Jamais trocaria o Botafogo, nem por outro clube, nem por nada neste mundo.
Guardo até hoje, integro, o sentimento do primeiro encontro. Foi no minúsculo estádio de General Severiano, na tarde do dia 10 de setembro de 1944. Tinha eu acabado de chegar de Xapuri, minha terra, e estava embasbacado com a beleza da cidade do Rio de Janeiro.
O jogo era Botafogo e Flamengo.
Meu primo Carlos gosta de assistir em pé, bem no meio da arquibancada; e é aqui que já estamos os dois. O primeiro degrau de cimento fica tão perto do campo que dá até pra ouvir o respirar ofegante dos jogadores. Como eles se xingam! Nunca pensei que fosse assim.
A partida começa. A multidão, dividida ao meio, alterna silêncios e gritos de guerra que me assustam um pouco. Até agora, já se foram 15 minutos de jogo e nada de gol. Meu coração, porém, já dá os primeiros sinais de uma simpatia que não tardará em palpitar dentro do meu peito. Sei que esse time do Flamengo está cheio de craques. Meu primo vai me cantando, um por um: "aquele é o Zizinho - um monstro... aquele outro é o Jaime - joga como um príncipe... esse aí é o Pirilo".
Do outro lado, só há um craque de fama nacional: é Heleno de Freitas. O resto é de currículo modesto. Mas, todos trazem no peito uma estrela de cinco pontas, radiosa como a luz da tarde ensolarada.
Pois se bem me lembro, foi de vê-la reluzir no peito de Heleno que se deu a revelação. Hoje, mais de meio século depois, eu me pergunto, por mera curiosidade, por que será que não escolhi torcer pelo Flamengo? Afinal, o Flamengo já era o time mais querido do Rio. Dava - pra usar uma expressão mais moderna - dava ibope torcer pelo Flamengo. Tinha acabado de sair bicampeão carioca. Era certeza de alegrias pela frente. E, no entanto, eu preferi trocar o certo pelo duvidoso. Em nome de que ideia? Por que o Botafogo da estrela solitária simbolizada em Heleno e não o Flamengo de Zizinho, de Biguá, de Pirilo - uma soleníssima constelação de craques?
Afinidades eletivas, meus amigos. Coisas do coração. Mistérios da alma. Premonição, talvez, pois, no final do jogo, o Botafogo daria a volta olímpica saudando a sua torcida. Tinha goleado o Flamengo, ganhando de cinco a dois. Heleno marcou dois belos gols, um deles de cabeça. Uma testada bíblica!
Nascia, ali, uma simpatia de mão única, pois o Botafogo nem sabia da minha reles existência. Não sabia, nem precisava saber. O futebol é assim: desperta na pessoa um sentimento virtuoso que transcende a amizade, que vai além do amor e culmina no santo desvario da paixão. Tem de tudo um pouco, porém, é mais que tudo. Torcer por uma camisa é plena entrega. É mais que ser mãe, porque não desdobra fibra por fibra o coração. Destroça-o de uma vez no desespero de uma derrota. Em compensação, remoça-o no delírio de uma vitória.
O Botafogo tem tudo a ver comigo: por fora, é claro-escuro, por dentro é resplendor; o Botafogo é supersticioso, eu também sou. Quantas vezes, vi o roupeiro Aloísio sair dando nós nas cortinas da sede imperial pra amarrar as pernas dos times visitantes, em General Severiano. E eu acreditava piamente nos trunfos do feiticeiro Aloísio. Dava-lhe força pra que os sortilégios do futebol não traíssem o Botafogo.
Houve uma partida em que o Botafogo perdia de um a zero. Carlito Rocha, o grande bruxo da história do clube, me perguntou quanto tempo ainda restava de jogo. Meu relógio estava parado. Começou a esbravejar comigo. Gritava que a desgraça do time estava ali, no meu relógio. Relógio parado dá azar. Arrancou do meu braço a pulseira e jogou fora, com relógio e tudo. Era um reles "patek-cebola". No dia seguinte, Carlito me daria outro, de presente. Igualmente reles, mas, pelo menos, funcionando.
O Botafogo é bem mais que um clube - é uma predestinação celestial. Seu símbolo é uma entidade divina. Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo. O caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus.
Estrela solitária.
O Botafogo sempre oscilou entre Heleno de Freitas e Garrincha: pássaro de fogo, pássaro de luz; um era glória e tormento, o outro, humor e encantamento. Heleno era impiedoso como a ironia, que fere; Garrincha era límpido e generoso, como o riso, que conforta. Entre os dois jogadores, cujos tempos míticos se somam, e se eternizam, nasceria também para a perpetuidade alvinegra, um craque magistral.
Um dia, consumido de saudades botafoguenses, escrevi um breve poema sobre Nilton Santos. Quanta majestade no trato de uma bola! O moço jamais fez um truque com a bola. Só fazia arte. Nilton não era um jogador de futebol, era uma exclamação. Tu em campo parecias tantos/ E, no entanto - que encanto - eras um só: Nilton Santos.
O torcedor do Botafogo tem um coração repleto de memoráveis cintilações: convivem, na mesma estrela, dribles insondáveis de Garrincha, passes impressentidos de Didi, antevisões de Nilton Santos, cismas de Carlito Rocha e gols, muitos gols, de Heleno de Freitas, cada um mais épico que o outro.
O Botafogo sou eu mesmo, sim senhor! "
Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas jogando futebol americano, pessoas em pé e ao ar livre
Curtir
Comentar
Compartilhar


vini-s

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 12/08/2022 às 13:35
 

dá-lhe, glorioso. 

Nâo tá muito bom, mas tbm já teve bem pior.  





 

Segue o jogo

lfcarneiro

Desde 04/2008 • 16 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Mirim


Em 12/08/2022 às 13:42
 

Fogão para sempre!!!



Não podes perder, perder pra ninguém!

Zamasu

Desde 10/2017 • 6 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 14:11
 

Vamo meu Fogão, na esperança de dias melhores 



Valeu Durcesio e Jorge Braga!

elramo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 14:23
 

Inferno astral acabando hoje. Daqui pra frente, só coisa boa... 

Aliás, Cadu. Que bela crônica do Eterno botafoguense Armando Nogueira. 



mineirow@hotmail.com

Desde 09/2013 • 10 anos de CANAL
zona rural/MG

Garrincha


Em 12/08/2022 às 15:19
 

Na estrada dos louros...



 

Mineiro

 

 

 

MVPS

Desde 02/2009 • 15 anos de CANAL
Fora do Brasil

Garrincha


Em 12/08/2022 às 15:38
 

"Amar um clube é muito mais que amar uma mulher. "

A mais pura verdade. Time de futebol é igual filho, você fica puto, briga, ameaça abandonar, mas no final o amor está sempre lá e nunca acabará. 





 

elramo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 15:41
 

Imagem

elramo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 15:41
 

E quem veste essa camisa, jamais a esquece....

Paulo Murilo

Desde 01/2010 • 14 anos de CANAL
Juiz de Fora/MG

Nilton Santos


Em 12/08/2022 às 15:44
 

O Botafogo e eu

Paulo Mendes Campos

25/08/1962

 


Que partilhamos defeitos e qualidades comuns, não há dúvida. Nos meus torneios, quando mais preciso manter os números do placar, bobeio num lance, faço gol contra, comprometo, tal qual o Botafogo, numa difícil campanha.  

A mim e a ele soem acontecer sumidouros de depressão, dos quais irrompemos eventualmente para a euforia de uma tarde luminosa. Sou preto e branco também, quero dizer, me destorço para pinçar nas pontas do mesmo compasso os dualismos do mundo, não aceito o maniqueísmo do bem e do mal, antes me obstino em admitir que no branco existe o preto e no preto, o branco.

Sou um menino de rua perdido na dramaticidade existencial da poesia; pois o Botafogo é um menino de rua perdido na poética dramaticidade do futebol. Há coisas que só acontecem ao Botafogo e a mim. Também a minha cidadela pode ruir ante um chute ridículo do pé direito do Escurinho.

O Botafogo tem uma sede, mas esqueceu a vida social; também eu só abro os meus salões e os meus jardins à noite silenciosa. O Botafogo é de futebol e regatas; também eu sou de bola e de penosas travessias aquáticas. O Botafogo é um clube com temperamento amadorístico, mas forçado, a fim de não ser engolido pelas feras, a profissionalizar-se ao máximo; também sou cem por cento um coração amador, compelido a viver a troco de soldo.

Reagimos ambos quando menos se espera; forra-nos, sem dúvida, um estofo neurótico. Se a vida fosse lógica, o Botafogo deixaria de levar o futebol a sério, fechando suas portas; eu, se a vida fosse lógica, deixaria de levar o mundo a sério, fechando os meus olhos.

O Botafogo é capaz de quebrar lanças por um companheiro injustiçado pela Federação; eu aguardo a azagaia de uma justiça geral. O Botafogo pratica em geral o 4-3-3; como eu, que me distribuo assim em campo: no arco, as mãos, feitas para proteger minha porta; na parede defensiva, meus braços, meu peito aberto, meus joelhos e meus pés; no miolo apoiador, trabalho com os pulmões e o fígado; vou à ofensiva com a cabeça, a loucura e o coração. Falta um, Zagalo. Em mim, essa energia sem colocação definida é a alma, indo e vindo, indistinta, atônita, sarrafeada, desmilingüindo-se até o minuto final.

O Botafogo é capaz de cometer uma injustiça brutal a um filho seu, e rasgar as vestes com as unhas do remorso; como eu.

O Botafogo põe gravata e vai à macumba cuidar de seu destino; eu meto o calção de banho e vou à praia discutir com Deus. O Botafogo não se dá bem com os limites do sistema tático; tem que ser como eu, dramaticamente inventado na hora.

Miguel Ângelo é botafogo, Leonardo é flamengo, Rafael é fluminense; Stendhal é botafogo, Balzac é flamengo, Flaubert é fluminense; Bach é botafogo, Beethoven é flamengo, Mozart é fluminense. Sem desfazer dos outros, é com eles que eu fico, Miguel, Henrique, João Sebastião.

Dostoiévski é Botafogo, Tolstói é flamengo (na literatura russa não há fluminense); Baudelaire é fluminense, Verlaine é flamengo, Rimbaud é Botafogo; Camões não é vasco, é flamengo, Garrett é fluminense, Fernando Pessoa é Botafogo. Sim, Machado de Assis é fluminense, mas no fundo, no fundo, debaixo da capa cética, Machado, um bairrista, morava onde? Laranjeiras!

O Botafogo é paixão, é Brasil, é confusão; Paulo Mendes Campos é paixão, Brasil, confusão. O Botafogo conquistou um campeonato esmagando inesperadamente o Fluminense de 6 x 2; uma vez, enfrentei um dragão enorme e entrei no castelo encantado.

O Botafogo, às vezes, se maltrata, como eu; o Botafogo é meio boêmio, como eu; o Botafogo sem Garrincha seria menos Botafogo, como eu; o Botafogo tem um pé em Minas Gerais, como eu; o Botafogo tem um possesso, como eu; o Botafogo é mais surpreendente do que consequente, como eu; ultimamente, o Botafogo anda cheio de cobras e lagartos, como eu.

O Botafogo é mais abstrato do que concreto; tem folhas-secas; alterna o fervor com a indolência; às vezes, estranhamente, sai de uma derrota feia mais orgulhoso e mais Botafogo do que se houvesse vencido; tudo isso, eu também.

Enfim, senhoras e senhores, o Botafogo é um tanto tantã (que nem eu). E a insígnia de meu coração é também (literatura) uma estrela solitária.





"Se fazer fosse tão fácil quanto saber o que seria bom fazer, as capelas seriam igrejas, e as choupanas dos pobres, palácios de príncipes."

 William Shakespeare

 

michel

Desde 10/2012 • 11 anos de CANAL
Fora do Brasil

Garrincha


Em 12/08/2022 às 15:44
 

Não escolho, fui escolhido



Eu sou diferente, eu sou Botafogo!
 

Na Real

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 15:55
 

PARABENS BOTAFOGO !!!!

tua estrela solitária te conduz....

 

PS: só espero não ganhar um presente de grego  



asouza

Desde 12/2008 • 15 anos de CANAL
Ceilandia/DF

Garrincha


Em 12/08/2022 às 16:02
 

vini-s disse:

dá-lhe, glorioso. 

Nâo tá muito bom, mas tbm já teve bem pior.  


Resumo da situação atual. Mas, as perspectivas são boas, pelo menos.


vini-s

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 12/08/2022 às 16:23
 

elramo disse:
Imagem

Sempre respeitou e foi correto com o clube, por isso fiz tópico sugerindo que fosse repatriado qdo tava dando sopa em janeiro (e sem imaginar que ele ia fazer gol feito louco). 




 

Segue o jogo

JUVENAL

Desde 11/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Nilton Santos


Em 12/08/2022 às 16:52
 

FERJ | Parabéns, Botafogo!!

JUVENAL

Desde 11/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Nilton Santos


Em 12/08/2022 às 16:53
 

Mensagens de aniversário para botafoguenses. Parabéns aos alvinegros!

fidel_garrincha

Desde 08/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 17:33
 

Ser Botafogo é orgulho, ser Botafogo é paixão!! Eternamente alvinegro será  o meu coração!! Brilha a sua estrela, canto com muita emoção!! O preto e branco é minha vida, te amo ó meu fogão!!!!!



Botafogo way - A vergonha agora é profissional!! 

 

 

 

Flavi0_M4rques

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Macaé/RJ

Garrincha


Em 12/08/2022 às 19:23
 

Botafogo, meu ETERNO PRIMEIRO AMOR!



"A insatisfação é a principal motivadora do progresso." (Thomas Edison)

"Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo." (Provérbios 4:25-27 - NTLH)

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas