Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  15.2 - ocupação de espaços

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 01/03/2021 às 15:58

15.2 - OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS

Ocupar espaços é fundamental na prática do futebol e é através dele que são montados os esquemas para cada jogo.

Por outro lado, essa ocupação impede o adversário de fazer uso dos espaços e executar com total liberdade o seu esquema de jogo.

Toda vez que um espaço é corretamente ocupado, a equipe se fortalece ofensivamente e coloca a defensiva adversária em desvantagem.

Dentro desse contexto, surge a prática do que chamaremos de rodízio, o qual permite deslocamentos ofensivos e ocupação de eventuais espaços deixados no setor afeto a quem faz essa ação ofensiva e para tal é necessário um sincronismo entre as peças, pois para manutenção do equilíbrio da equipe, a recomposição defensiva deve ser efetuada de tal forma que não fiquem buracos e aí deve ser aplicada a ação que chamo de vizinho mais próximo, ou seja, que o jogador mais próximo desse buraco o vá preencher e como esse deslocamento abre outro buraco na área que antes era ocupado por esse jogador, outro mais próximo a ocupe e assim sucessivamente, de modo que a recomposição seja sempre completada.

Há, entretanto, vertas regras a serem preenchidas nesse rodízio e vou exemplificar tomando por base a chamada linha base, que é formada pelos laterais e zagueiros.

Numa situação que o zagueiro pela direita tenha que sair e ir fazer o enfrentamento num atacante adversário que foi lançado na sua área de ação defensiva, o zagueiro esquerdo deve vir para a sua posição, o lateral esquerdo pra a posição do zagueiro esquerdo e o atacante de flanco esquerdo ocupar a lateral esquerda.

O lateral direito deve manter a sua posição, pois se ele for ocupar o lugar do zagueiro direito, dará toda a sua faixa lateral para o atacante de flanco esquerdo do adversário e o seu atacante de flanco direito, por estar adiantado em relação ao atacante adversário, não conseguirá ocupar esse espaço a tempo de impedir que o mesmo acionado chegue a linha de fundo para cruzar ou até mesmo para que invada a área e finalize.

Para isto é necessário em primeiro a percepção de ação de cada jogador e em segundo, de muito treinamento, pois tudo deve acontecer com um mecanismo de ação sincronizado.

Vira e mexe, escutamos alguém falar que determinado jogador conhece os atalhos do campo.

O fato na realidade é que seu posicionamento em campo tem que considerar o cenário do lance em que resultará em sua participação e algumas coisas devem ser observadas.

A primeira de todas é que é raríssimo o passe vertical e a maioria, não digo total, mas usaria o temo em sua totalidade é na diagonal.

Assim sendo, você tem que se posicionar considerando o ponto em que está a bola e aquele a quem vai marcar e muita atenção no caso de ser a melhor opção de adversário acionar aquele que está nesse momento sob sua marcação.

Você deve sempre se posicionar na linha que liga a bola a ele, pois assim as suas chances de interceptação de algum passe ou lançamento será elevada.

No caso dos atacantes a prática de se movimentar para receber o passe ou mesmo para arrastar a marcação e criar espaço para a infiltração de um companheiro é importante e a mesma deve ser para o lado oposto de onde está seu companheiro, pois se for na sua direção, permitirá que seu marcador, naquele momento possa marcar você e seu companheiro, trazendo para o seu time, em algum outro espaço do campo, uma temerária desvantagem numérica.

Já os meio-campistas, principalmente os armadores e nem tanto os volantes, quem não estejam com a bola e encarregados do passe ou lançamento, deve observar e se for o caso se infiltrarem nos espaços abertos pela movimentação dos atacantes.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas