Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  16,11 - Equipe vencedora

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 03/05/2021 às 20:16

16.11 - EQUIPE VENCEDORA

Não basta um elenco de excelente qualidade, pois embora necessário, não é suficiente!

A primeira coisa a se fazer é ter de fato uma equipe e não um bando e isso só se consegue com o que chamo de efetividade.

Digamos que ser eficiente seja produzir em alta escala e eficaz produzir com qualidade;

Há jogos que se vence até com folga de gols, mas meio por acaso, pois o comportamento em campo do time foi abaixo do padrão e outros que esse padrão foi acima do considerado ideal, mas não logrou marcar e perdeu por 1x0, em decorrência de uma isolada escaramuça gerada por um contra-ataque do adversário.

No primeiro caso, o time foi eficiente, mas não eficaz e no segundo ao contrário, não foi eficiente, porém eficaz.

Isso nos leva ao ideal de sermos simultaneamente eficientes e eficazes e a resultante desses dois vetores é que chamamos de efetividade.

Então chegamos à conclusão que uma equipe vencedora tem que ser efetiva e alguns parâmetros são imperativos para se atingir essa excelência.

Assim, a qualidade técnica do elenco, devemos consolidar ideias e comportamentos e entre eles, quero citar a união, o compartilhamento e a determinação, que podemos ligar a fraternidade, a humildade e a ambição saudável da equipe.

Esse é um estado mental a ser cristalizado em todos os elementos da equipe, da diretoria aos roupeiros.

O adversário pode saber suas características, seus dribles e seu posicionamento em campo, mas não sabe o que está pensando!

As mentes devem estar abertas e desejosas de sucesso e todos os obstáculos devem ser adequadamente superados.

Todos os seres animados estão sujeitos a movimentação e o mesmo se dá por reflexo vagal, ou seja, por um automatismo natural e isso só é possível e vamos ficar na física elementar, porque nosso corpo possui um feixe de nervos e músculos e ossos articulados, que permitem essa movimentação.

Podemos entender que dirigentes, equipes técnicas e médicas, jogadores e funcionários de apoio sejam esses agentes de movimentação e uma vez encontrado através da melhor performance individual de cada um, a mesma será efetuada com perfeição e no mais alto padrão possível, pois só assim a supremacia se estabelecerá.

Sucesso é um estado mental e quando atrelamos o mesmo, não a um ser individual, mas a uma coletividade, como é o caso de uma equipe vencedora, é fundamental que cada um ofereça o melhor de si.

Todos devem estar dispostos e determinados.

Não basta estar comprometido, mas sim envolvido com o objetivo!

 



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas