Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  16.5 Conceitos Técnicos Para Análise

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 22/03/2021 às 10:13

16.5 - CONCEITOS TÉCNICOS PARA ANÁLISE

O futebol, como já vimos no início desse Manual, deixou de ser um caos, quando estabeleceu regras e esquematizações táticas e dessa forma, abriu espaço para serem estabelecidos conceitos técnicos e suas análises.

Muitos desses conceitos são princípios axiomáticos, ou seja, não necessitam ser demonstrados, mas se explicam por si mesmo.

Sem tática de jogo, o jogador fica sem saber onde se posicionar e o que fazer, pois é ela quem define sua posição e o setor para exercê-la, bem como a sua função em campo.

Hoje a errada ideia de estabelecer a priori um esquema básico de jogo e suas variações de transições defensiva, criativa e ofensiva, exige muitas contratações e no meu entender, o esquema básico deve ser a resultante natural das potencialidades que o elenco fornece, somado ao estudo prévio do adversário e assim, somente uma ou outra contratação pontual deve ser efetuada, mas só depois de ver se na base não encontra a peça que se encaixe para que seu esquema de jogo seja alcançado na plenitude.

Para isto, dois conceitos me parecem fundamentais: o primeiro é que o presidente com aprovação de sua diretoria defina a forma de como sua equipe deva atuar, para que o treinador contratado conheça a mesma e segundo que este, a partir dessa forma exercida pelo time principal, irradie a mesma para todas as demais categorias e assim teremos uma matriz única e então poderemos montar o que chamo de Escola de Futebol, no nosso caso, dedicado ao Botafogo, que já teve isso nos tempos de Neném Prancha, mas no sentido inverso, pois vinha da base para o principal.

Os treinamentos devem estar voltados para posicionar adequadamente os jogadores em campo para o esquema escolhido e suas transições de movimentação e sincronismo, pois colocar jogadores em campo qualquer um pode fazer, mas os fazer assimilarem posicionamentos, movimentação e conduta é que diferencia a qualidade de trabalho dos treinadores.

Os jogadores devem aprender a saber jogarem e fazerem uso quando necessário de suas versatilidades para a equipe assim como na vida comunitária, o coletivo deve se sobrepor ao pessoal.

Jogadas individuais são decorrências de habilidades e e/ou circunstâncias específicas de determinados lances que exijam esses tipos de soluções, mas não devem ser a prática comum.

Diferentemente, as jogadas coletivas, com participação de dois ou mais jogadores, que normalmente se processam nos setores do campo são planejadas e aprimoradas nos treinamentos e não se encerram em si mesmo, pois possuem uma consequência em futuro imediato e bem vantajosa para a equipe.

Cada setor do campo possui tipos de jogadas que lhes são necessárias e os jogadores que participarão da execução das mesmas, têm que possuir características que lhes permita dela participar.

É muito mais fácil ensinar os habilidosos criadores a marcar, pois para isso vão necessitar a factível obtenção de preparação física para tal, do que ensinar marcadores a criar, pois a obtenção de capacitação técnica, mesmo com muitas horas de treinamento, será muito difícil e na maioria dos casos até impossível de ser alcançada.

Para marcar, basta querer, mas para criar tem que poder!

Deve haver sempre margem para inovar, pois quando se faz sempre a mesma coisa, ficamos previsíveis e o futebol é um jogo de surpresas, a não ser aquelas jogadas que as circunstâncias permitam a sua execução e que são verdadeiros xeque-mates no adversário e fatalmente redundarão em gols e que chamamos de movimentações táticas vencedoras.

Uma equipe vencedora deve somar conceitos atemporais que se consagraram na história do desenvolvimento do futebol e que estabeleçam um espírito vencedor em todos os elementos da equipe e o somatório dessas vontades individuais, formem uma egrégora coletiva e assim a equipe como um todo se unge dessa vontade de vencer.

 



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas