Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  2.1.1 - findamentos técnicos

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 23/09/2019 às 15:11

2.1.1- FUNDAMENTOS TÉCNICOS

 

Antes de iniciarmos os estudos para capacitação dos fundamentos considerados decorrentes, precisamos aprender e desenvolver os que classifico como recorrentes e os separo em três, pois num jogo de futebol é necessário o uso dos pés, da cabeça, do corpo e no caso dos goleiros, também as mãos.

 

2.1.1.a – FUNDAMENTOS RECORRENTES

A- USO DOS PÉS

Os pés são as principais ferramentas na prática do futebol e há quatro formas de serem utilizados: com o seu lado interno, com o lado externo, com a sola do pé e com o peito do pé.

- LADO INTERNO DO PÉ.

É o mais utilizado, pois é o mais natural e fácil para direcionar a bola para onde se deseja. Normalmente é utilizado nos passes de curta e média distância, para cobranças de faltas próximas ao gol adversário e principalmente nos penalties, pois permite uma precisão admirável.

Como treinamento, no caso de passes em situação de jogo, recomendo que se coloque marcos em distâncias curtas, médias e a até mesmo longas, para que se pratique o mesmo e se faça uma avaliação de seu potencial de acertos e isso é um treinamento permanente.

Ele pode ser efetuado de forma rasteira, a meia altura ou por cima, que requer uma altura que encubra os jogadores, mesmo seus companheiros, que estejam entre a bola e o companheiro para o qual se quer enviara a mesma.

Aqui vamos chegar a um outro conceito que é o posicionamento do pé na sua entrada na bola, para a enviar na forma que desejamos, já que o modo de tocar a bola para ir na direção e altura desejadas, abre possibilidades diversas e a isso temos que somar a força a ser dada de forma que a mesma chegue numa velocidade que permita o aeu domínio por parte de quem ela foi endereçada.

Há também a possibilidade de se acrescentar na forma como se toca a bola de um efeito que ocasionará uma curva no trecho final do percurso desejado, ao qual nos referimos em linguagem futebolística de “tirarmos” a mesma de obstáculos que estejam interceptando a trajetória que desejamos, o que é muito utilizado nas cobranças de faltas próximas a área, em cobrança a meia altura, efetuada pela lateral da barreira, quando houver possibilidade para isso ou como ocorre com frequência, nas cobranças sobre a barreira de adversários.

Na minha opinião pessoal, a cobrança de penalty deve ser sempre efetuada com essa parte do pé, dado o seu grau de precisão e a força que se pode imprimir, de modo que a mesma contenha uma velocidade que impeça qualquer ação do goleiro adversário.

 Eu era batedor de penalties e comecei meus treinamentos para tal, avisando o goleiro, pois também é um treinamento para ele, onde iria bater, no princípio ele pegava um bom número de penalties, mas com os treinamentos fui adquirindo confiança e precisão de tal forma que ele não mais conseguia os pegar, pois eu fazia com tal arte que ele não tinha como evitar e meu raciocínio lógico me dizia que eu não perdia dizendo onde ia bater, imagina no jogo, onde eu nada diria ao goleiro adversário.

Ainda devo acrescentar que um pênalti deve sempre treinado com batidas nos dois cantos: com máxima segurança no pé das traves, com risco nos ângulos superiores e jamais a meia altura, pois é o caminho mais curto para o goleiro alcançar a bola.

Também é importante não olhar para o canto que se vai bater e o mesmo será decidido no momento em que se posiciona o pé para o lado que se fará a cobrança, de acordo com o pé de apoio do goleiro, pois a mesma deve ser sempre feita no pé que não está naquele momento sendo o de apoio, pois assim não terá impulsão imediata e até que consiga se arrumar para tal, a bola já está a caminho e ele não terá mais tempo para a alcançar.

 

- LADO EXTERNO DO PÉ

Esse fundamento e conhecido no futebol como o mais sutil e nobre, pois é a base utilizada pelos grandes jogadores não só na condução da bola, como nos passes de meia distância e lançamentos.

Se não permite, ou melhor, se é muito difícil alcançar a precisão desejada com ele, no entanto é capaz de conseguir o impossível, pois no futebol ele assim como na matemática comprova que a reta é a menor distância entre dois pontos, o lançamento de “trivela” ou de “três dedos” como é conhecido, lhe permite imprimir uma curva que impossibilita a interceptação da bola pelo adversário e nas cobranças de falta de curta e média distância, sendo um terror para os goleiros, pois ocasiona que bolas que têm a trajetória indicando que passarão pelas laterais das traves ou por cima do travessão, súbito apresentem uma curva que as reposiciona para dentro do gol, sendo que a última ação citada, ficou conhecida como “folha seca” em decorrência de sua trajetória e foi consagrada pelo seu maior mestre, o qual foi o Didi, que dessa forma marcou o segundo gol do Brasil contra a França na Copa de 1958.

Por conta do posicionamento da bola, é muito mais difícil desarmar um jogador que conduza a bola com o lado externo do pé, do que um que a conduza com o lado interno e o domínio dessa técnica é indicativo de se tratar de jogador com recursos mais elevados de técnica individual.

O lançamento com o lado externo do pé, enseja que a bola, por conta do efeito a ela imprimido, não se alongue para a frente, sofrendo com seu impacto no solo, um amortecimento que a desacelera e assim possibilita e em muitos casos até dispensa o domínio da mesma, pois a mesma lhe chega “amortecida”, já pronta para ação, sem perda de tempo.

É possível fazer lançamentos que proporcionem mesmo em bola rolando a curva desejada, mas isso requer um domínio profundo dessa técnica e muito treinamento em sua prática.



LUIZ SERGIO CUNHA

FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 25/09/2019 às 07:34
 

Explicações muito boas.
Seus tópicos deveriam ser compilados numa apostila e repassados para os técnicos da base ensinarem algum fundamento para essa garotada.
O que mais me desanima é ver esses jogadores da nossa base subindo pro profissional sem fundamentos,um lateral que não sabe cruzar,um zagueiro que não sabe se posicionar num escanteio,defensores que marcam a bola,e por aí vai.
Só lembrando que os entendidos dizem que uma falta bem cobrada,a bola deve passar sobre o terceiro homem da barreira,contando de fora pra dentro.


lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 25/09/2019 às 12:16
 

a proposta é essa.

estou esrevendo um manual de futebol e coloco minha experiência, pois fui jogador de futebol e de muita qualidade e quero aproveitar a experiência que outros amigos aqui do canal, também possuem e montarmos junto esse manual, para entregarmos ao departamento responsável pela base.

toda contribuição ou mesmo reprovação de algo que coloquei, serão benvindas.

estou fugimdo dessa coisa de criticar diretoria, pois nossa situação é crítica e como vem aí o novo CT, está na hora de ser implantada a escola botafogo de jogar futebol.

abraços,

 

lscunha 

 





LUIZ SERGIO CUNHA

Paulo Bakardy

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 26/09/2019 às 18:15
 

Nem sei porque quando criança perdi meu tempo assistindo ao vhs "Isto é Pelé" ... bastava ler o Canal Botafogo! 

Manda esse texto pro barroca e seus jogadores ...  



lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 26/09/2019 às 21:31
 

ainda tem muito a ser escrito, pois são vários os aspectos que serão abordados, mas tudo ficaria mais fácil e autêntico, se eu recebesse contribuições e críticas construtivas.

abraços.

 

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas