Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  9-4. Volantes

Desde 12/2007 • 12 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 31/08/2020 às 08:04

9.4 - VOLANTES

Eu não conheço um grande time que foi formado no mundo, sem que seu camisa 5, tradicional número utilizado pelos volantes de contenção, não tenham sido um excepcional jogador e vou ilustrar essa afirmativa com dois entre muitos casos que presenciei, que me parecem emblemáticos.

O grande Santos, bicampeão mundial, chamado Santos de Pelé, tinha como volante o Zito.

Pois bem, quando o Zito se aposentou, esse mesmo Santos com Pelé, levou 7 anos para voltar a ser campeão paulista e só conseguiu o título, quando a camisa 5 foi vestida por outro monstro chamado Clodoaldo.

Muitos falam do excelente Flamengo do Zico, sem dúvida uma grande craque, mas minha atenção sempre foi mais aguçada, ao invés do talento do Galinho, para a eficiência defensiva e criativa do Andrade e os números me mostram que a maioria das derrotas daquele Flamengo, ocorreram quando o Andrade não estava em campo.

Um volante tem que ser fisicamente veloz e resistente, pois é a função que mais participa do jogo e nas fichas de estatísticas dos mesmos, é ele que maior distância percorreu durante o jogo.

Tem que ter capacitação técnica elevada nos fundamentos de passes curtos, médios e lançamentos longos, ser ótimo finalizador de média e longa distâncias, um mestre na arte de domínio de bola, além de ótima leitura de jogo e normalmente é quem orienta os companheiros para os posicionamentos ofensivos e defensivos e a peça chefe do sincronismo de uma equipe.

Tem que ter intensidade dinâmica para retornar em velocidade e sempre chegar na bola na frente do adversário inteligência e capacidade de raciocínio veloz, saber tocar e se movimentar para receber a bola de seus companheiros e ocupar os eventuais espaços que surgem com a movimentação do adversário quando de posse da bola.

Tem que ter consciência que o time tanto defensivamente como ofensivamente depende dele, dando segurança aos seus zagueiros e laterais, alimentado seus meia e atacantes e possuir bom poder de finalização de longa e média distância.

Suas funções dependem do esquema básico adotado como estratégia para o jogo e sempre ser opção para zagueiros e laterais nas saídas de bola e ter consciência de sua importância naquilo que se chama segunda bola, ou seja, nos rebotes, principalmente os defensivos, pois deve estar obstaculizando a finalização do adversário de fora da grande área, se posicionando entre as linhas para fechar o seu sistema defensivo e acionar o ofensivo.

Tem que ter uma compleição física que lhe dê uma base segura para as disputas corporais, embora não deva ser alto, variando entre 1.65 e 1.80 metros de altura e como todo virtuose do futebol, calçar chuteiras no máximo o número 40, pois é a faixa de números que vai do 37 ao 40, em que os tamanhos de pé mais se adequam a esfericidade da bola de jogo.

Eu não poderia deixar de citar aquele que vi jogar e para mim foi o mais técnico de todos, que se chamava Zizinho e tratado por Mestre Ziza e o mais elegante que se chamava Dequinha.



LUIZ SERGIO CUNHA

Ilsonestrela

Desde 05/2011 • 9 anos de CANAL
Anchieta/ES

Garrincha


Em 31/08/2020 às 23:36
 

Vi Luisinho, vi Rocha, vi wescley, vi Tulio Lustosa, vi jamir e Leandro Ávila, vi alemao, e hoje não temos um jogador na posição, Aliás hoje o Botafogo não tem um meio campo que seja brigados, e sem um jogador desse e difícil ter um time brigados...



Aonde estiver um movimento alvinegro  sempre estarei presente...

Ilson Estrela...

lscunha

Desde 12/2007 • 12 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 01/09/2020 às 08:47
 

ilsonestrrela,

talvez não tenha visto, Bob, pampolini, mas certamente se esqueceu do carlos roberto e do carlos alberto santros e também do maro galvão jogando por ali.

o fato é que não temos um grande volanta há algum tempo e sem ele, o sucesso é improvável.

abraços,

lscunha 

 





LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas