Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  9.2 Laterais

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 17/08/2020 às 09:45

9.2- LATERAIS

Antigamente os laterais tinham funções quase que exclusivamente defensivas e suas eventuais descidas para o ataque, eram consideradas uma temeridade e lembro o lance do gol do Nilton Santos em nossa estreia contra a Áustria na copa de 1958, que à revelia dos gritos de volta de nosso técnico, Vicente Feola, resultou em gol.

 Com a extinção dos pontas do futebol, mortos e assassinados pela nova ordem esquemática, coube aos laterais se tornarem um híbrido resultante do acúmulo das funções do antigo lateral com as dos pontas, que recebeu o nome de ala e como dizia o João Saldanha, que o macaquinho arrumou de namorar a girafa e toda hora tinha que subir pescoço acima, para dar os beijinhos solicitados por ela e logo percebeu que acabava o namoro ou o namoro iria acabar com ele e aí uma nova função veio a existir, pois o ponta de lança passou a cair pelas extremas municiado pelos não mais alas e de novos laterais em suas ações ofensivas, que é o que é a prática corriqueira nos tempos atuais.

Assim os laterais, para não se extenuarem com as sucessivas idas e voltas, abriram mão da chegada a linha de fundo, que eventualmente ocorrem por ação de um atacante que caia pela lateral e assim sendo, lançam mão do cruzamento sobre a área em pontos previamente combinados.

Isto posto, percebemos que aos laterais se soma a velocidade de escapar pela lateral e cruzar a bola sobre a área e marcar o adversário para impedir que ele faça a mesma coisa no seu setor.

Velocidade, marcação forte e reduzida, além de qualidade nos cruzamentos são suas principais funções e para isso devem ser treinados e ainda devemos introduzir a movimentação no sentido de ocupar áreas livres e posicionamento que permita ao companheiro lhe efetuar o passe.

Outros dois aspectos a considerar são as viradas de bola, que exigem um lançamento comprido e de forma aérea para evitar a interceptação da bola pelo adversário e dar início a seu contra-ataque e a finalização direta.

Laterais devem ter estatura mediana, pois precisam ser velozes, mas que também tenham condições de disputas de lances aéreos e creio que a altura de 1.75/1.80m sejam as mais indicadas.

Outro fundamento importante, é só tentar o desarme com certeza de sucesso e quando a cobertura puder impedir uma progressão ofensiva como consequência de um drible tomado.

Matematicamente falando, nenhum atacante faz costumeiramente a sua trajetória de arranque em linha paralela à lateral. Mas sempre em direção a área e isso traz uma vantagem para os laterais, pois os atacantes assim procedendo, a trajetória do lateral, qualquer que fosse o ângulo que sua linha de trajetória forma com a do atacante, seria uma distância menor que a ser percorrida pelo atacante e a isso, se chama encurtar o campo e é comum ouvirmos dizer que tal defensor conhece os atalhos do mesmo.

Os laterais devem sempre se posicionarem em relação aos ponteiros, de forma a que sua movimentação com a bola sempre seja num sentido que a distância que eles tenham que percorrer, seja maior que a dele para alcançar a posse de bola.

Quando o ponteiro se movimenta para dentro da área ou abre na direção da linha lateral, terá uma distância maior a percorrer que o lateral, mas quando se movimenta na vertical, a diagonal passa a ser a trajetória do lateral e aí terá uma distância maior a percorrer para atingir a bola,

O pleno conhecimento da adequada movimentação de combate dos defensores de uma maneira geral aos atacantes, formam o conceito de encurtar o campo e se diz que o defensor conhece os atalhos do campo

Entre os que vi jogar, e foi uma safra bem grande, mas destaco o Leandro pela direita e o Nilton Santos pela esquerda como os melhores na minha opinião.

 



LUIZ SERGIO CUNHA

mvo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 17/08/2020 às 13:46
 

Excelentes esclarecimentos 

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 17/08/2020 às 19:59
 

MNVO,

obrigado pelo elogio, mas seria muito bom se me mandasse sugestões em geral sobre  laterias, assim como outros amigos aqu do canal.

todas serão apreciadas e creo que possam ser aproveitadas.

abraços,

 

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 17/08/2020 às 20:01
 

obrigado, mas seria legal sugestões sobre aspectos que eu não tenha abordado,

vale o mesmo para todos que lerem meus comentários.

abraços,

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 19/08/2020 às 09:05
 

Muito difícil acrescentar algo às análises do Cunha,venho aqui para aprender,rs.

A única coisa que me ocorre é frisar que essa subida dos laterais nunca pode ser simultânea,sempre que um subir o outro fica guarnecendo a defesa.

 



lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 19/08/2020 às 09:09
 

FogãoBR,

muito obrigado pelos elogio, mas é claro que todos podem contribuir, mesmo porque, eu não sou o senhor da razão. 

você deu a sua, mas já a fiz em outro tópico, no qual falo de movimenbtação, mas obrigado.

abraços,

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas