Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Algumas apreciações

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 12/12/2022 às 17:22

Quando o Brasil é eliminado em uma copa do mundo e não vejo sinal de tristeza me aflorar, fico certo que de fato sou apenas botafoguense e isso já é suficiente para nos deixar cabeça branca como eu ou mesmo careca como muitos outros.

eu vou falar um pouco sobre os erros que achei mais crassos cometidos nessa copa.

começamos com a convocação, que teve em sua lista alguns atletas que não estão em patamar para vestirem a camisa amarela e outros que não possuem mais sumo e são hoje bagaços e nesse caso me refiro ao Daniel Alves, cuja a história na seleção brasileira se fundamenta num gol fortuito de faltá e na enorme sorte de estar em alguns clubes na hora certa, o que lhe proporcionou um rosário de títulos, mas nunca me convenceu com algo mais que não seja um bom jogador.

passo para a esquematização tática para o jogo e aí vi do lado da Croácia um lateral direito esforçado que descia entre a linha formada pelo Vini e o Danilo, muito inferior ao Arana e coberto pelo volante que caia em cima do Vini e não lhe dava espaço e assim foi todo o primeiro tempo e nada aconteceu de relevante.

veio o segundo tempo e o Brasi corrigiu sua postura em campo e foi melhor, mas as substituições foram infelizes e alguns jogadores estiveram abaixo do esperado e cito o Rafinha como exemplo.

prorrogação e o panorama continuou o mesmo e sai nosso gol, na genialidade do Neymar, criticado por muitos, mas numa prateleira bem acima dos demais em termos de recursos técnicos.

o futebol é cruel e o Brasil é punido com um gol acidental e de contra-ataque, quando deveria estar adminstrando o tempo, coisa que faz muito bem, girando a mesma de flanco para flanco.

antes de terminar a prorrogação, temos no banco o melhor de nosso 3 goleiros em defender penalties, que é o goleiro do Palmeiras e o "loser" Tite que já devia ter instruído o time no segundo tempo da prorrogação para matar o tempo restante, deixa de fazer a substituição e inverte a ordem básica para cobrança e colocar pressão, ainda mais que ganhamos o sorteio e com razao escolhemos bater por primeiro, pois se tanto fazendo ou perdendo a primeira cobrança, a pressão em cima do croata seria imensa.

aconteceu o que aconteceu e cadê o pseudo comandante?

acho que a era Tite se findou e o a soberba e postura pernóstica se escoaram ralo abaixo.

mas isso não me interessa muito

E O BOTAFOGO?

 

lscunha 



LUIZ SERGIO CUNHA

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 13/12/2022 às 10:29
 

Cunha, dessa vez vou discordar de alguns pontos. Mas claro, aí invadimos um contexto de opiniao, mas acho importante trocar essas ideias

Acho q o DanielAlves foi um grande lateral direito. Pode nao ser o mais habilidoso, o mais forte, oq seja. Mas ele sempre cumpriu uma função importatntissima por onde passou, qdo esteve atuando em bom nivel. Até pq, parece q sabia q seu local nao era de protagonismo, e sempre utilizou sua capacidade pra valorizar o talento de quem com ele joga. Eu acho isso um grande valor. Craque? Não. Mas, na minha opinião um excelente jogador. 

Não acho o Neymar genial, nunca achei. Acho ele um jogador de uma habilidade extrema, que tem seu valor. Mas genial? Não. Sem contar que ele tenta se colocar num lugar de liderança q nao pertence a ele. Ele é egoista, egocentrico, coisas que para um lider nao sao cabiveis. Xingar os companheiros dps do gol da Croacia? Sendo engenheiro de obra pronta, dizendo que nao era pra ter subido? Pq ele entao qdo viu isso, não voltou e ocupou o espaço? Infelizmente, eu acho que o fracasso dessa geraçao (que tem bons valores) se da por essa personalidade especificamente do Neymar e esse endeusamento ao entorno dele.

O comentario em relação ao Weverton pode ate ter razao, e eu ate concordo com ele ser o melhor em penaltis, mas os 3 goleiros pra mim estao no mesmo nivel, nao acho q seria cabivel uma alteração. Mas aí tb é contar com o "se". Do mesmo jeito que falar do Arana é mera especulação. Jogador que eu nunca vi jogando em nivel internacional (q é sabidamente muito mais alto que aqui no brasil), nem mesmo em times de pequenissima expressao. vale lembra q o proprio daniel alves passou por esse caminho e brilhou nos maiores clubes do mundo.



Mas acho q tudo isso esta no campo da opiniao. E respeito o seu ponto de vista e acho valido tentar ver pela sua otica. 


So vou discordar solenemente ao ler que o gol da croacia foi acidental. Eles tem uma final de copa, e estao na semifinal agora contando só com "acidentes". Pode perder hoje, mas é uma seleção que sabe jogar e sabe como jogar um mata mata.

O brasil perdeu por um erro tatico , o famoso "rec5" do tite. O brasil nao fez sequer UM bom jogo pq , apesar de habiliddosos, os jogadores brasileiros sao estaticos em campo. Nao tinha Vini e Raphinha passando por dentro, não tinha richarlison saindo da area pra fazer a diagonal, o Neymar nao caiu uma vez pela ponta. o brasil foi MUITO facil de marcar nessa copa.


Logico que hoje, dizer tudo isso, é muito mais facil... Mas acho q esses erros claros desse TIME do brasil tem de ser observados, e nao creditar a eliminação a um gol acidental, que de acidente nao teve nada. Faltou liderança, faltou repertorio tatico, faltou entendimento de jogo por parte do brasil. Alias, tres coisas que sobram na Croacia


lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 13/12/2022 às 14:54
 

Tuxo,

obrigado pelas considerações. 

como nós dois sabemos, não somos donos da verdade e alguns pontos eu posso estar certo e você em outros.

o fato é que a Croácia tinha um plano de jogo e nós não,

ficamos por conta do acaso e ele eventualmente pode dar certo, mas normalmente não leva ao sucesso.

no caso do Alex Alves, eu o acho, digamos convencido, e concordo que o Neymar é deslumbrado e tem a cabeça pequena e por isso desperdiça sua enorme capacidade técnica, a qual concordo e ter exagerado em a adjetivar como genial.

quanto ao gol croata. eu me refiro ao fato de ter sido acidental, por conta do desvio, mas podiam ter aberto o placar no ataque que deram antes do nosso gol, pois sabiam o que estavam fazendo em campo.

também acho os 3 goleiros nivelados nos seus prós e contras, mas se havia a probabilidade de penalidades, nesse quesito quem mais se destaca é o Weverton e a substituição deveria ter sido feita.

no mais eu acho que as divergências no canal poderiam ser tratadas como fizemos aqui e não nesse bate-boca de xingamentos em que até as veneraveis senhoras mães são colocadas para arder nas fogueiras das  vaidades.

mais uma vez agradeço como sempre a sua conduta gentil para comigo.

lscunha 

 





LUIZ SERGIO CUNHA

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 14/12/2022 às 14:24
 

A discordância, agregada de respeito, é sempre produtiva, na minha opinião. Até por isso seus topicos sao os que mais me agrada comentar, pelo nível da discussão

No caso do uso da palavra acidental, tenho q concordar com vc, pois o desvio casual ocasionou o gol da croacia




 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas