Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Aumento da capacidade mental

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 27/07/2020 às 10:30

8.2 -MENTAIS

Reza a lenda que Pelé tinha o estranho hábito de dormir no vestiário, antes de entrar em campo para jogar!

O que ele nunca disse é que na verdade ele já tinha começado a jogar, pois ao invés de dormir, ficava imaginando lances hipotéticos e soluções para serem bem-sucedidas na ocorrência dos mesmos, pois assim quando eles ocorriam e ocorriam com considerável frequência, seu automático já lhe levava a ação anteriormente idealizada.

Num jogo de futebol, você é marcado como também marca e quase sempre o mesmo adversário e assim sendo, você tem que estabelecer uma lógica para ele de sua supremacia nos embates pessoais e sempre que for 100% garantido o sucesso, uma desmoralização deve ser imposta e no caso o drible entre as pernas ou o chamado lençol, são os mais agudos, mas sem gozação e sim de forma natural, pois é essa postura que decreta a supremacia e o deboche despertará somente a ira e a violência por parte dele.

Uma equipe tem que entrar em campo ligada no jogo e com espírito ganhador, mas “respeitando” o adversário e nunca se deve debochar ou humilhar o mesmo, pois a derrota já é um prato muito amargo para ainda se colocar pimenta, pois assim também fica ardida.

Nada de prepotência ou de olé e sempre jogue de forma objetivando fazer gols, pois a goleada é indigesta, mas não provoca ira.

No boxe os “jabs e hooks”, são os golpes utilizados para minar o planejamento defensivo do adversário e no futebol as jogadas pelos flancos e infiltrações fazem esse papel e devem ser conscientizadas em todas as suas formas e impostas ao adversário, pois o reconhecimento em campo de uma supremacia esquemática, abate a moral do adversário e o fortalece mentalmente.

Dentro de campo, nunca se deixe levar pela vaidades, pelo egoísmo e, principalmente pelo desânimo, pois mesmo as situações adversas merecem que você as torne as menores possíveis e o exemplo mais clássico sobre isso é o saldo de gols, que pode ser a causa de uma classificação e até de um campeonato

Futebol é um jogo pensado com a cabeça e jogado com os pés e você pode ser o jogador que deseja ser e para isto basta treinar de forma adequada, para aperfeiçoar suas aptidões naturais e adquirir aquelas que acha que elevarão seu nível técnico para um patamar diferenciado.

Futebol requer um talento natural, mas o tendo, tudo mais é possível com dedicação e determinação.

Seja competitivo e persistente sempre, pois desafios existem para serem superados, como naquela citação:

“Ninguém lhe disse que era impossível e por isto ele foi lá e fez!”

 

8.2.1 – AUMENTO DA CAPACITAÇÃO E APRIMORAMENTO DA REFLEXÃO

Os reflexos são reações musculares aos estímulos externos inesperados ou não que são induzidas por sinais nervosos.

Num jogo de futebol, muitas vezes a bola em seu contato com o chão, face o efeito nela introduzido pela ação centrífuga que nela foi introduzida, muda abruptamente de direção e nesse exato momento, quem primeiro terá acesso a as posse, será o jogador que captou com mais rapidez sua nova trajetória.

Ter bons reflexos ajuda não apenas no desempenho esportivo, nos exercícios ou mesmo nas atividades físicas cotidianas como cruzar a rua ou dirigir.

Algumas pessoas nascem com maior predisposição à rapidez nos reflexos, enquanto outras devem praticar exercícios específicos para conquistar um tempo de reação mais veloz aos estímulos de percepção e assim obter o ampliar os mesmos.

Alguns exercícios são tidos como de praxe para isso e destacaremos alguns deles.

 

8.2.1- AUMENTO DA CAPACITAÇÃO E APRIMORAMENTO DA ACUIDADE VISUAL

Essa capacitação deve ser obtida através de treinamentos específicos de forma a que seu raio de visão se amplie tanto na horizontal como na vertical.

Na horizontal, permitirá ver o que se passa em quadro ligeiramente atrás dos ombros e assim visualizar um cenário de jogo importante como as aproximações. A grosso modo, podemos ter uma noção desse benefício, quando por analogia, nos conscientizamos das vantagens dos espelhos laterais e do retrovisor no ato de dirigir. Claro que nesse caso o alcance é brutal, mas um jogador que tenha uma acuidade horizontal num arco visual mais amplo horizontalmente, está em grande vantagem em relação a um que a tenha mais limitada no cenário lateral.

A acuidade visual vertical, é característica dos grandes craques pois ela lhe dá uma supremacia gigantesca e lhes permite jogarem da forma que chamamos de “cabeça erguida”, ou seja, mesmo você olhando bem adiante para o posicionamento de companheiros e adversários, você ainda continua tendo a bola sob sua visão e total domínio da mesma.

Ter um tempo de reação veloz depende de estar bem atento ao que está ao redor e sugerimos as seguintes práticas de treinamento.

Você pode fortalecer a capacidade de perceber obstáculos e objetos no ar prestando atenção à visão periférica ao realizar as suas atividades cotidianas.

1-    Olhe uma janela que tem uma boa vista e concentre-se em um objeto distante. Enquanto o observa à distância, permita-se reconhecer cada vez mais os objetos que o rodeiam por todos os lados. Faça esse exercício uma vez por dia, ampliando o campo de visão sempre um pouco mais. Gradualmente, você se habituará a notar mais os objetos que aparecem em sua visão periférica.

2-    Outro exercício muito utilizado é ao caminhar ou andar de carro, observe o que surge na visão periférica. Pratique identificar a cor do cabelo das pessoas e o fabricante e o modelo dos carros que passam, tão rapidamente quanto possível.

3-    Procurar por vídeos de técnicas usadas nas artes marciais para melhorar a visão periférica.

4-    Os jogos eletrônicos, como o próprio futebol, que necessitam o uso e um domínio enorme dos “joy sticks”, é muito bom para obtenção e aprimoramento e cada nível de dificuldade do jogo, deve ser considerado como passo a serem alcançados. Para jogar bem, é preciso ter uma boa coordenação entre mãos e olhos. Você deve ser capaz de ir do pensamento à ação sem pausas, ou acabará perdendo rapidamente. Jogos de tiro costumam ser os mais exigentes em coordenação, mas qualquer opção servirá bem a esse propósito.

5-    Pegar uma bola de borracha, ou "bola de reação": essas bolas de seis lados quicam em ângulos imprevisíveis e podem ser encontradas na maioria das lojas de artigos esportivos. Compre uma dessas, ou use uma bolinha de quicar e jogue-a contra uma parede fora de casa. O seu objetivo é pegá-la quando ela voltar em sua direção. À medida em que o seu tempo de reação melhora, jogue-a com mais força e desafie-se a saltar e mergulhar para conseguir pegá-la.

6-    O jogo da bugalha (também chamado de "cinco-marias": é um jogo infantil clássico, que costuma vir com uma bolinha e doze peças de metal. Comece quicando a bolinha levemente e pegando tantas peças quanto conseguir antes que ela volte ao chão. À medida em que vai se aprimorando, desafie-se quicando a bola com ainda maior velocidade. Também é possível afastar as peças para aumentar a dificuldade do jogo.

7-    Queimada (ou "carimbada") com um amigo: nesse exercício, além do amigo, você precisará de uma bola grande de borracha ou espuma. Fique de frente para uma parede, na academia ou em um ambiente externo, perto de uma construção. Peça ao amigo que atire a bola em sua direção, a uma distância de aproximadamente três metros, enquanto você tenta se desviar. Com o tempo, você pode pedir a ele que atire a bola com maior velocidade e a uma menor distância.

Para aumentar ainda mais o desafio, convide um segundo amigo e peça a ele que jogue outra bola logo depois de você ter desviado da primeira.

Peça aos jogadores que tentem ser imprevisíveis, fazendo lances falsos ou de ângulos inesperados, e assim por diante.

Essa prática como esporte coletivo também é uma ótima forma de melhorar os seus reflexos. Pratique pegar e chutar as bolas atiradas em sua direção.

8-    Tênis de mesa: esse esporte, também chamado de "pingue-pongue", é ótimo para aprimorar os reflexos e a coordenação entre mãos e olhos.

 

 

1.      



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas