Como é a integração entre as categorias de base e o futebol profissional no BotafogoEduardoBarroca e Alberto Valentim, técnicos dos times sub-20 e principal do clube, respectivamente, bateram uma bola sobre essa parceria e a aquisição do novo centro de treinamento foi enaltecida pelos “professores”.

Barroca afirmou à Botafogo TV que o trabalho feito com equipe de cima nunca foi tão próximo desde a chegada de Valentim, que assumiu o comando do Glorioso em fevereiro.

– O trabalho de base só faz sentido se o topo da pirâmide ajudar nesse processo. Desde a chegada do Alberto, estamos mais integrados do que nunca. Alberto tem dado a oportunidade de estar próximo ao trabalho. Não tenho dúvida alguma que os jogadores vão colher os frutos, tanto jogando imediatamente pela base como em um futuro próximo para servirem o futebol profissional.

Eduardo Barroca e Alberto Valentim são técnicos do Botafogo

JUNTOS! Barroca e Valentim trabalham integrando base e profissionais (Foto: Reprodução/Botafogo TV)

E os frutos dessa relação já começam a ser vistos, quando atletas da base são erguidos por Valentim. Neste início de Campeonato Brasileiro, SauloMarcinhoIgor RabelloMarceloBenevenutoJonathanGustavo BochechaMatheus Fernandes Pachu, todos formados pelo Fogão, já foram relacionados.

– Quando eles forem para o banco, têm que estar cientes que eu posso usá-los. Eles têm me dado uma resposta muito boa. O Botafogo não está deixando cair a qualidade do nosso jogo junto com os jogadores da base, que têm entrado e mostrado seu valor – disse Alberto.

Salto de qualidade com novo CT do Botafogo

Se a agregação já está boa, ela ainda pode melhorar. Com a mudança para o novo CT prevista para 2019, esse intercâmbio deve ser intensificado com a proximidade dos trabalhos.

– O clube vai dar um salto enorme de qualidade. A gente vai estar mais próximo ainda da base, ver mais de perto o crescimento dos jogadores. É uma conquista importante ter esse centro de treinamento, é uma segunda casa. Quando estiver pronto, vai ser muito bom para gente – projeta Valentim.