Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
Emmanu Myers
  Bruno Lage - Potencial para destruir tudo

Desde 05/2017 • 6 anos de CANAL
Teresópolis/RJ

Profissional


Em 04/09/2023 às 21:44

Volto a postar neste fórum depois de anos, pois quero a opinião de outros botafoguenses sobre algumas questões pertinentes ao Bruno Lage. Questões que ficam borbulhando na minha mente.

Não vim impor minha opinião, até porque já falei muita merda neste fórum, opiniões erradas mesmo, às vezes feitas de cabeça quente, às vezes numa falsa esperança de ver méritos.

Minha opinião:


O Bruno Lage alterou duas coisas importantes no Botafogo. 1-A saída de bola e, 2-a movimentação pendular do Tche-Tche, e em menor medida de outros do meio de campo.


Com Luís Castro e também com Caçapa, a nossa zaga saía jogando com passes verticais para os homens de meio, quebrando a primeira linha de marcação e criando vantagem numérica no meio, que já pegava a bola no costado da primeira linha de marcação, próximos uns dos outros e em bloco. Quando isso não ocorria, os laterais eram utilizados para fazer a triangulação com um dos zagueiros e um dos volantes (pela direita : Adryelson-Di Placido-Tche-Tche. pela esquerda: Cuesta-Marçal-Marlon Freitas) assim funcionava nossa saída em 90% dos casos, ou então o Marlon caía para trás da primeira linha de marcação e dava passes verticais quebrando as linhas e pegando Tche-Tche e Eduardo no pêndulo horizontal. Essas jogadas propiciavam, através das triangulações uma saída de qualidade que já deixava o time direcionado para fazer jogadas pelo lado, pois havia vantagem numérica no setor de meio de campo, caso o time adversário tentasse pressionar os zagueiros estes poderiam tocar entre si, ou recuar para o goleiro, ao contrário do que talvez pregue "a lógica", nossos volantes não voltavam tanto para auxiliar a saída, pois seja por baixo ou pelo alto, eles receberiam a bola. E a movimentação do Tche-Tche, hora se deslocando para a esquerda e hora para a direita, deixava o time mais leve e fluído e forçava a profundidade, com novas triagulações já numa parte mais avançada do campo (ao invés da saída com os zagueiros, tínhamos Tche-Tche + lateral e ponta direitos ou esquerdos), e também o Marlon se liberava mais para cair para a direita e confundir a marcação abrindo espaço para o lateral direito e Eduardo pelos dois lados. Ao meu ver, esse tipo de saída que era feita com o Castro e com o Caçapa, dava certo com os nossos jogadores, pois o setor de meio de campo ficava sempre em maioria, de frente, podendo em caso de pressão tocar a bola entre eles, e também se posicionando não tão avançados, para em caso de contra-ataque já poder ficar na cobertura (além de um lateral ficar na cobertura, quando a jogada se desenvolvia do outro lado.


O Bruno Lage acabou com esse diferencial e o time está mais preso na armação das jogadas. Além disso ele subiu demais a linha de zaga, o que 1-pega o time de calça curta. 2-Força os nossos laterais a terem mais cuidado de se lançar para a frente. Essas alterações do Bruno Lage, matam a movimentação do Tche-Tche (e Marlon e Eduardo em menor medida), pois agora ele precisa voltar mais para auxiliar na saída de bola, uma vez que os nossos volantes estão pegando as bolas com o corpo posicionado para trás ou de lado, estamos perdendo fluidez e maioria numérica no setor do meio de campo após a primeira linha, e estamos além disso perdendo a profundida pelos lados do campo, que aconteciam com o Tche-Tche circulando de um lado para outro e também com Marlon e Eduardo.

Os laterais antes, quando nosso meio pegava a bola de frente, e com pouquíssimas possiblidades de perder a bola, por estarem todos de frente e próximos, já iam se posicionando naturalmente mais avançados, pois um dos homens do meio sempre caía pelos lados, propiciando triangulações entre um deles, o lateral e o ponta, enquando o outro lateral já ficava mais recuado para o contra-ataque. O Botafogo fez isso CONSTANTEMENTE em diversos jogos, e sempre achou gols assim, era a nossa fortaleza. Bruno Lage, está destruindo e podando estas qualidades a cada jogo. Tche-Tche está empacotado agora. Os laterais já não estão com possibilidades de poderem avançar como avançavam. E as duas linhas ficando mais avançadas (tanto zaga como o meio de campo) já força os laterais a ficarem mais precavidos e mais contidos. Ao meu humilde ver, o Bruno Lage com poucos alterações conseguiu prejudicar tanto nossos volantes, como nossos laterais.

 

Dito isso, apesar do título do tópico reconhecer o "potencial" do técnico, eu acredito no título.  

 

Emmanu Myers

Desde 05/2017 • 6 anos de CANAL
Teresópolis/RJ

Profissional


Em 04/09/2023 às 21:47
 

profundidade*****

cadu

Desde o início • 16+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 04/09/2023 às 22:06
 


Acho apenas que ele está inventando na escalação. Deixar de fora um lateral de ofício que vinha jogando bem, ainda que não muito habilidoso, para improvisar o fraco JP na posição; Colocar Segovinha, jogador leve e veloz, bom para jogar da metade final em diante, pegando a defesa adversária cansada, em vez de um grandalhão (Junior Santos) que não só impõe respeito e ajuda a fechar o corredor lateral, mas também sabe imprimir velocidade em contra-ataques; deixar de fora o Tchê-Tchê, 'motorzinho' do time, que corre o tempo todo, dá combate e está totalmente entrosado com os demais do meio-campo (entrosamento é fundamental!).

É muita invenção para um único jogo. Existe uma máxima no futebol com a qual eu concordo, a de colocar em campo sempre os melhores jogadores disponíveis. A outra, com a qual eu concordo parcialmente, "em time que está ganhando não se mexe".

Bruno Lage extrapolou nas mexidas para o clássico e tem feito constantes alterações na escalação.

Espero que tenha aprendido. Tivemos exibições muito boas com ele à frente do time - Bahia e Internacional são bons exemplos. É so não inventar!



Emmanu Myers

Desde 05/2017 • 6 anos de CANAL
Teresópolis/RJ

Profissional


Em 04/09/2023 às 22:13
 

Nisso eu concordo também. Experimentar um jogador aqui ou acolá, quando temos o placar garantido, faz parte. Masficar constantemente inventando, e pior, "inventar" algo TODOS sabiam que não poderia acontecer (Segovia contra o Flamengo, pois o lado esquerdo deles é forte) foi a cereja no bolo. E nem vou comentar do JP, era óbvio que o Di Placido, apesar de fraco na marcação, É O NOSSO LATERAL, querendo ou não, o JP foi tão mal quanto Di Placido na defesa e perdemos a qualidade do argentino, que é ser um escape pela direita além de fazer algumas jogadas boas na frente. Era jogo para o Júnior Santos, ou para a minha avó que seja, mas o Segovinha + JP era óbvio que ia dar ruim. 

Alvinegro21

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
Rio de janeir/RJ

Garrincha


Em 04/09/2023 às 22:21
 

pior é a diretoria encampar esse potencial de SADIM que ele tem.



maiquecoutinho

Desde 10/2016 • 6 anos de CANAL
Porto Velho/RO

Juvenil


Em 04/09/2023 às 22:38
 

Ele errou, e principalmente não admitiu o erro. Isso que eu acho preocupante.

Que esses dias de folga ponha algum juízo na cabeça dele, e faça o basico. Esse título ta pra nós, tudo contribui pra nós, ele que não entregue isso. 



Scott

Desde o início • 16+ anos de CANAL
Feira de Santana/BA

Garrincha


Em 04/09/2023 às 23:02
 

Só resta torcer para vencermos os mais fracos e desavisados e conseguirmos levar isso. Analisar não adianta. O cara viu a avenida que criou e deixou JP até o fim da partida. Ele é banco mais de milhão por mês e ainda acha que está aqui fazendo favor e sem obrigação alguma de nada. Acha que se perdermos essa, teremos outra chance o ano que vem... Vai embora e quem se fode é o botafoguense. Que já viu sábado jogador fazendo chororô sem necessidade alguma, só pela burrice do treinador lixo podre FDP.



"Faz parte do meu trabalho entender como vamos ganhar."

B.T.O.

Desde 02/2007 • 16 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 05/09/2023 às 00:31
 

Eu sinceramente estou muito puto com esse cara e a merda que ele fez não escalando o Diplácido, JSantos e TTchê contra os mulambos foi um crime de lesa-pátria. Ele demonstrou enorme incompetência, burrice. Não foi invenção ou qqr outra coisa pardal, foi burrice mesmo. E o filho da puta não corrigiu o erro no intervalo, o que foi mais burrice ainda! Eu escrevi no primeiro jogo contra o DYJ que pra mim o Lage tinha subido no telhado, na Sula cambaleou e sábado pulou de cabeça. E eu até estava gostando dele, mas coalhou total. Esse desgracado cagou o único jogo que ele não poderia perder, deixou humilharem nossa torcida com o Chororô do Cuca (seu legado aqui no Botafogo, eu o odeio e todo seu time de bonecas trivices choronas). Só esse jogo. O resto pode perder para qqr um, até o Vasco. Mas NUNCA entregar o jogo contra os mulambos como ele fez. Pra mim foi inaceitável, imperdoável e depois da coletiva então, onde destilou todo seu currículo, por mim vazava e ia com o Pantufa, que aguenta mais pressão que esse babaca. Tinha duas ótimas escalações para colocar:

Prr, Dip, Adrlsn, Csta e Mçal; MF, TT, Eduardo; JSantos, TQnho e VSá. Ou Prr, Dip, Adrlsn, Csta e Hugo; Marlon, TT, GPires e Edrdo; VSá e Tqnho. 

A primeira é a que o torcedor sabe de cor. Se ele quisesse um 442, era botar o Hugo com o GPires fazendo a esquerda, Marlon e TTchê entrosados na volância, cobrindo, e o lado direito forte e cascudo e com cobertura.

Segundo tempo tinha todo mundo, até o Segovinha.

Mas não, o cara bota um lado direito fisicamente fraco e desentrosado e desmonta  meio e ataque. Tava na cara que ia dar merda. 

 

Culpo diretamente o Lage por sua péssima estratégia e gerenciamento de grupo, que nos fez perder a Sula e, o pior, perder pros mulambos em casa lotada. Esse merda conseguiu jogar fora uma competição que não ganhamos há 30 anos e, se continuar fazendo essas merdas, vai botar o brasileiro em risco tbm.

Esse derrota de sábado foi o "gran finale" da estratégia que ele traçou desde o primeiro jogo contra os argentinos, que quando era pra entrar com o time tutular e golear os caras, mete um time que até o Nascimento, 3° reserva, que estava passeando na Europa, jogou. Esse time era para jogar lá na Argentina, para garantir o resultado que deveria ter sido feito em casa! Mas "tivemos chances e perdemos gol, poderiamos ter decidido" mas não fizemos. Mas é claro!! MNascimento e LFernandes não decidem. Até constroem, mas não decidem! Por isso não são tirulares. Dar a esses dois esta incumbência é burrice!! Daí, pra tentar salvar a vaga lá e consertar a merda feita aqui, vai com 7 tutilares, dois dias antes do jogo do ANO, coloca o pior lado direito possível para enfrentar o setor mais forte dos caras.

Desculpem, não é pouca merda, é muita merda!

Esse desgraçado, não podia perder esse jogo!!! Nem precisava ganhar, bastava não perder!!

Perfi totalmente a confiança nesse cara. 

 





Fogoooo!!! Este time só me dá alegrias!!!! 

 

 "Don't be afraid, it's only business." (Roger Waters, "What God Wants P. III", Amused To Death, 1992).

 

        In Textor We Trust

 

superstar

Desde 07/2007 • 16 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 05/09/2023 às 08:08
 

Emmanu Myers disse:
Nisso eu concordo também. Experimentar um jogador aqui ou acolá, quando temos o placar garantido, faz parte. Masficar constantemente inventando, e pior, "inventar" algo TODOS sabiam que não poderia acontecer (Segovia contra o Flamengo, pois o lado esquerdo deles é forte) foi a cereja no bolo. E nem vou comentar do JP, era óbvio que o Di Placido, apesar de fraco na marcação, É O NOSSO LATERAL, querendo ou não, o JP foi tão mal quanto Di Placido na defesa e perdemos a qualidade do argentino, que é ser um escape pela direita além de fazer algumas jogadas boas na frente. Era jogo para o Júnior Santos, ou para a minha avó que seja, mas o Segovinha + JP era óbvio que ia dar ruim. 

 


Temos que lembrar que na época do LC, uma das coisas que ele cansou de enfatizar era manter a posse de bola.

 

Isso não ocorre com o BL. 

Jogar com linhas baixas ou altas dependia da postura do adversário, o diferencial era que a nossa defesa começava no ataque com marcação implacavel homem a homem.

Os pontas com LC ajudavam (e muito) na marcação dos alas adversários. Isso diminuia o impeto adversário e muitas vezes ele rifavam a bola que impreterivelmente vinha para os nosso jogadores.

Isso tudo na era LAGE acabou.

 



superstar

Desde 07/2007 • 16 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 05/09/2023 às 08:10
 

superstar disse:
Emmanu Myers disse:
Nisso eu concordo também. Experimentar um jogador aqui ou acolá, quando temos o placar garantido, faz parte. Masficar constantemente inventando, e pior, "inventar" algo TODOS sabiam que não poderia acontecer (Segovia contra o Flamengo, pois o lado esquerdo deles é forte) foi a cereja no bolo. E nem vou comentar do JP, era óbvio que o Di Placido, apesar de fraco na marcação, É O NOSSO LATERAL, querendo ou não, o JP foi tão mal quanto Di Placido na defesa e perdemos a qualidade do argentino, que é ser um escape pela direita além de fazer algumas jogadas boas na frente. Era jogo para o Júnior Santos, ou para a minha avó que seja, mas o Segovinha + JP era óbvio que ia dar ruim. 

 


Temos que lembrar que na época do LC, uma das coisas que ele cansou de enfatizar era manter a posse de bola.

 

Isso não ocorre com o BL. 

Jogar com linhas baixas ou altas dependia da postura do adversário, o diferencial era que a nossa defesa começava no ataque com marcação implacavel homem a homem.

Os pontas com LC ajudavam (e muito) na marcação dos alas adversários. Isso diminuia o impeto adversário e muitas vezes ele rifavam a bola que impreterivelmente vinha para os nosso jogadores.

Isso tudo na era LAGE acabou.

 


Nós éramos eficientes graças a INTENSIDADE de jogo que o time empregava em campo.

Isso também acabou com o LAGE. 



Melhor da pavuna

Desde 12/2018 • 4 anos de CANAL
RIo de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 05/09/2023 às 09:48
 

Eu tenho reparado essas mudanças desde o jogo contra o Santos e dps Coritiba... É preocupante mesmo. É torcer pra ele ter lido a carta aberta que fizeram pra ele.




                                  

                                  Chefão da Milicia Botafoguense linchadora de jornalistas
                                 Vice-Presidente do Fã clube do Lucas Piazon.
                                  Parceiro da Blaze 🔥🔥🔥
                                                                              🗿🍷

                                  O  BOTAFOGUENSE MAIS BONITO 

Sirvieri

Desde 09/2010 • 13 anos de CANAL
brasilia/DF

Garrincha


Em 05/09/2023 às 09:52
 

O aproveitamento do cara está nos 50% e caindo a cada rodada.

 

Esgoto e Palmeiras já passaram dos 70% nos últimos jogos e nitidamente estão numa crescente.

 

Esse português filho da puta precisa parar de fazer merda.

 

Tirando os negocionidtas que acreditam no Botafogo Copeirao das Américas que não teme ninguém, a torcida já está sentindo aquela vibe de Botafogueada e fator DNA.

 

É bom arrumar a casa nesses dias que terá pra treinar.  



superstar

Desde 07/2007 • 16 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 05/09/2023 às 10:11
 


Comentário geral nas mesas redondas do país é:
 
Como o Botafogo vai reagir daqui pra frente a essa bomba que o BL largou no colo do clube.


zandona

Desde 05/2014 • 9 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 05/09/2023 às 10:22
 

Com relação a opção de tirar o Tchê Tchê, talvez ele tenha feito isso porque o homem de confiança dele é o Gabriel Pires que foi comandado por ele no Benfica. Por isso ele vai fazer de tudo para tentar encaixa-lo nesse time. Porém, eu vejo Gabriel Pires fazendo a função do Eduardo. Seria alguém para brigar por posição com o Eduardo e não com o Tchê Tchê. Eu não mexeria no que está dando certo. A volância é Marlon Freitas e Tchê Tchê com o Danilo Barbosa de primeiro reserva imediato, tinha o Kayke que também seria útil, mas foi embora para o RWD. 

Perri

Di Plácido

Adrielson

Cuesta

Hugo (Marçal está em má fase)

Marlon Freitas

Tchê Tchê

Eduardo (Gabriel Pires no segundo tempo ou vice-versa)

Victor Sá (Luis Henrique no segundo tempo)

Tiquinho

Júnior Santos 





"Eu sei que após minha morte, jogarão muito lixo sobre meu túmulo, porém os ventos da história os removerão"

Josef Vissariónovitch Stalin

superstar

Desde 07/2007 • 16 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 05/09/2023 às 10:50
 

zandona disse:

Com relação a opção de tirar o Tchê Tchê, talvez ele tenha feito isso porque o homem de confiança dele é o Gabriel Pires que foi comandado por ele no Benfica. Por isso ele vai fazer de tudo para tentar encaixa-lo nesse time. Porém, eu vejo Gabriel Pires fazendo a função do Eduardo. Seria alguém para brigar por posição com o Eduardo e não com o Tchê Tchê. Eu não mexeria no que está dando certo. A volância é Marlon Freitas e Tchê Tchê com o Danilo Barbosa de primeiro reserva imediato, tinha o Kayke que também seria útil, mas foi embora para o RWD. 

Perri

Di Plácido

Adrielson

Cuesta

Hugo (Marçal está em má fase)

Marlon Freitas

Tchê Tchê

Eduardo (Gabriel Pires no segundo tempo ou vice-versa)

Victor Sá (Luis Henrique no segundo tempo)

Tiquinho

Júnior Santos 

Acho que essa escalação depende do adversário.

Mas o + importante é a forma de jogar que HOJE o Botafogo é um time sem identidade tática.

E isso ele não vai resolver (consertar a cagada) em 1 ou 2 jogos.  



Germer

Desde 08/2007 • 16 anos de CANAL
Florianópolis/SC

Garrincha


Em 05/09/2023 às 13:43
 

Eduardo e Pires juntos dificulta demais, sobrecarrega demais os outros. Talvez quando o Pires voltar a ter mais preparo físico, mas por enquanto não dá não. 



 GESTÃO MUDERNA PACARALHO!!

 BOTAFOGO RUMO A LUA!

B.T.O.

Desde 02/2007 • 16 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 06/09/2023 às 00:02
 

Germer disse:
Eduardo e Pires juntos dificulta demais, sobrecarrega demais os outros. Talvez quando o Pires voltar a ter mais preparo físico, mas por enquanto não dá não. 


Eu acho que dá sim, mas tem que tirar o ponta esquerda e não o direita, como ele fez. GPires ocupa bem melhor a meia esquerda do que o TTchê a direita e não mexe com a dupla de volantes e não tira o Eduardo do lugar e função. Acho que a presença dele até poupa o Eduardo e o TTchê no jogo. Ele não é um Sauer, pode tanto cobrir o latetal, ajudando o Cuesta como construir com Hugo ou Marçal. Daria preferência ao Hugo pela velocidade, Marçal seria mais para fazer 3° zagueiro.

Gtt, Diplacido, Adrlson, Cuesta e Hugo; Marlon, TTchê , GPires e Eduardo; VSá e Tiquinho.





Fogoooo!!! Este time só me dá alegrias!!!! 

 

 "Don't be afraid, it's only business." (Roger Waters, "What God Wants P. III", Amused To Death, 1992).

 

        In Textor We Trust

 

B.T.O.

Desde 02/2007 • 16 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 06/09/2023 às 00:11
 

Tbm pode rolar um 4231 com o ele:

Perri, Diplácido, Adrielson, Cuesta e Marçal; Marlon e GPires; JSantos, Eduardo e VSá; Tiquinho.

E aí yem uma porrada de opções para segundo tempo.





Fogoooo!!! Este time só me dá alegrias!!!! 

 

 "Don't be afraid, it's only business." (Roger Waters, "What God Wants P. III", Amused To Death, 1992).

 

        In Textor We Trust

 

asouza

Desde 12/2008 • 14 anos de CANAL
Ceilandia/DF

Garrincha


Em 06/09/2023 às 17:10
 

Alguem tem informações sobre como foi o título que ele ganhou em portugal? Foi na sorte? O trabalho de outro que ele aproveitou? Não é possível um cara que se diz técnico perder a chance que o Botafogo tem esse ano!

 



Alvinegro21

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
Rio de janeir/RJ

Garrincha


Em 06/09/2023 às 17:15
 

asouza disse:

Alguem tem informações sobre como foi o título que ele ganhou em portugal? Foi na sorte? O trabalho de outro que ele aproveitou? Não é possível um cara que se diz técnico perder a chance que o Botafogo tem esse ano!

 



Não sei muito, mas dizem que foi no mesmo roteiro que chegou no botafogo, pegou o trabalho no meio e foi campeão.

 

no ano seguinte rodou porque o time engatou a marcha-ré.





asouza

Desde 12/2008 • 14 anos de CANAL
Ceilandia/DF

Garrincha


Em 06/09/2023 às 17:34
 

Alvinegro21 disse:
asouza disse:

Alguem tem informações sobre como foi o título que ele ganhou em portugal? Foi na sorte? O trabalho de outro que ele aproveitou? Não é possível um cara que se diz técnico perder a chance que o Botafogo tem esse ano!

 



Não sei muito, mas dizem que foi no mesmo roteiro que chegou no botafogo, pegou o trabalho no meio e foi campeão.

 

no ano seguinte rodou porque o time engatou a marcha-ré.


Valeu.


Tadeu20

Desde 01/2011 • 12 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 06/09/2023 às 17:38
 

Daqui a pouco surge o jackson afirmando que o BL vai parar de fazer merda. Que já somos campeões. E quem não acredita nisso é da turminha do caos.

Fico pasmo como o ser humano tem dificuldade de ler e aceitar as verdades. 



 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas