Sem a presença de Botafogo Fluminense, que são contra o retorno do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus, dirigentes de clubes e da Federação do Rio se reuniram virtualmente neste sábado. Eles planejam retomar o Campeonato Carioca já a partir dos dias 18 e 19, próximas quinta e sexta-feiras.

Segundo o site Globoesporte.com, a ideia é realizar apenas um jogo ou no máximo dois por dia. Está marcado para a próxima segunda-feira, às 17h, reunião virtual do conselho arbitral para definir o retorno dos jogos. Os estádios a serem utilizados, a princípio, seriam Maracanã, São Januário e Nilton Santos.

Flamengo x Bangu pode ser o primeiro jogo a ser realizado nesta retomada, pela penúltima rodada da Taça Rio. O clube rubro-negro, sem o aval da Prefeitura, voltou a trabalhar no dia 20 de maio, no Ninho do Urubu. O Bangu, por sua vez, retornou no dia 26, quando já havia o aval das autoridades.

Segundo o prefeito Marcelo Crivella havia dito anteriormente, o retorno do Estadual será discutido no próximo dia 17, em debate no qual serão analisados alguns aspectos para que a decisão seja tomada de forma definitiva. Porém, com a reunião deste sábado, tudo já parece bem encaminhado.

Neste sábado, foram relatadas no estado do Rio de Janeiro 175 novas mortes nas últimas 24 horas e 1.052 novos casos da Covid-19. No total, o Rio tem 7.592 óbitos e 78.836 pessoas infectadas pelo novo coronavírus – destes, 62.375 estão recuperados.

Botafogo e Fluminense nem estão treinando

Enquanto a Ferj trabalha para que o Campeonato Carioca volte já na próxima semana, Botafogo e Fluminense sequer retomaram os treinos presenciais. O Glorioso fez, na última semana, testes de Covid-19 nos jogadores, mas mantém o discurso de que só retornará às atividades quando a curva de casos baixar. O Tricolor, por sua vez, fará exames apenas na próxima terça-feira.

Jogos que restam do Carioca:

Taça Rio – 4ª rodada
Botafogo x Cabofriense
Bangu x Flamengo
Portuguesa x Boavista
Fluminense x Volta Redonda
Madureira x Resende
Vasco x Macaé

Taça Rio – 5ª rodada
Flamengo x Boavista
Bangu x Cabofriense
Portuguesa x Botafogo
Vasco x Madureira
Volta Redonda x Resende
Macaé x Fluminense

Fonte:Globoesporte.com e UOL