Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Centroavantes

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 14/09/2020 às 10:00

9.7 - CENTROAVANTES


Aqui vamos encontrar dois tipos.O que se fixa entre os dois zagueiros e funciona como pivô, criando situações para os outros atacantes e os armadores que se infiltram e aquele que se movimenta e abre buracos entre os dois zagueiros, para penetração dos companheiros.

Um centroavante deve saber utilizar as duas pernas, finalizar bem, tanto com potência como com precisão, ser muito veloz, um requintado matador de bolas, seja com os pés, coxas, peito e até mesmo com a cabeça e serem exímios assistentes.

Um centroavante tem que ter explosão, para estar sempre a frente na jogada e força, para aguentar os trancos dos robustos zagueiros.

Ao centroavante não basta a velocidade de movimentação, mais muito importante a antevisão, para que possa se colocar a frente dos zagueiros nos lances.

Assim sendo, tem que ter porte robusto e altura elevada para o confronto corpo a corpo com os zagueiros e se mais leves, bem encorpados e muito habilidosos e voluntariosos e com muita movimentação.

Suas principais características técnicas são:

- Finalização com os dois pés (seja de chapa, com o peito do pé ou até mesmo de bico) e o cabeceio

- Domínio, não só da bola, protegendo a mesma quando sob seu domínio, mas também de espaço, pois é o único jogador que sofre dupla marcação.

- Entrada na bola e para isso deve ter capacidade de posicionar seus pés na angulação mais próxima possível de 180°, quer na movimentação vertical, quer na horizontal, para que qualquer que seja o posicionamento da bola, ele a ataque numa finalização que direcionará a mesma para dentro do gol.

- Finalizar de primeira, pois esse tipo de finalização surpreende o adversário e, principalmente os goleiros, que mentalmente estão acostumados a pensar que irá dominar a bola e a ajeitar para a chutar.

- Melhorar a impulsão para o alcance aéreo, bem como a potência e precisão de cabeceios, que devem ser efetuados com olhos abertos e considerar a posição do goleiro

-  Abrir espaço para os que vem de trás e dos flancos, arrastando consigo ou confundindo a marcação.

- Ter presença de área, quer na antecipação ao zagueiro adversário, como na desmarcação, se posicionando nos prováveis locais de eventuais rebotes.

- Deve se posicionar entre os dois zagueiros para os confundir e ocasionalmente os puxar ao seu encontro e abrir espaços nas suas laterais e/ou entre as duas linhas defensivas do adversário.

- Explorar a possibilidade de ser lançado nas costas dos zagueiros.

- Têm que ter a mentalidade de matador e sempre acreditar nos lances e nunca desistir do mesmo e entender que tem que ser decisivo e jamais se abalar com gols perdidos ou até mesmo penalidades máximas, pois o jogo por si só, conspira para lhe dar oportunidades.

- Voltar rápido a posição de legalidade, pois no nosso futebol, ocorre com muita frequência a zaga ir para sua linha alta de marcação, para além da intermediária e o centroavante voltar lentamente e se anular como opção de uma roubada de bola, face estar em posição de impedimento.

Centroavantes devem entender que jogar bem não impõe necessariamente que pegue na bola inúmeras vezes e tem que saber jogar sem a bola e temos para observar isso, a atuação do Tostão na Copa de 1970.

Seu objetivo e diria obstinação é marcar gols, mas com a ressalva que faz parte de um time e se na jogada puder passar a bola para um companheiro posicionado em situação de maior porcentual de sucesso, deve lhe passar a bola.

Devem ter personalidade marcante, pois são referências para o time e o desafogo da defesa, pois quando a mesma passa por situação de risco, deve dar um chutão para o campo do adversário, para um local previamente combinado, o qual se tornará um passe em profundidade.

 

Entre os que vi jogar, teve muita gente boa, mas ao invés do Ronaldo e do Romário, que eram mais de explosão, gostava muito da técnica refinada do Toninho Guerreiro e do Careca e do Ademir como finalizador.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas