Uma dúvida surgiu na madrugada deste sábado nas redes sociais e deixou a torcida do Botafogo preocupada com possível perda de pontos no Campeonato Brasileiro. Luiz Fernando, cotado para começar como titular diante do Internacional neste sábado, estaria suspenso e não poderia atuar. O FOGÃONET checou as súmulas disponibilizadas no site da CBF e constatou: ele não está suspenso para a partida, apenas pendurado.

Luiz Fernando levou cartões amarelos contra Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Cruzeiro e Chapecoense. O ponto de dúvida parece ser o clássico contra o Flamengo, no qual recebeu dois cartões amarelos e foi expulso. Porém, nesse caso, os cartões não entram na contagem.

O caso é diferente do de Leandro Castán, citado por botafoguenses. O zagueiro do Vasco estava pendurado contra o Palmeiras, levou cartão amarelo (o que significaria suspensão automática) e no fim do jogo o cartão vermelho direto, não o segundo amarelo. Nesse caso, cumpriu dois jogos de suspensão (um pelo terceiro cartão amarelo e outro pela expulsão).

Cartões de Luiz Fernando:

1 – 17ª rodada – Internacional 3 x 2 Botafogo
Reclamar / protestar (verbalmente ou por gestos) ostensiva e ofensivamente contra decisão da arbitragem. – Reclamar verbalmente e ostensivamente contra as decisões da arbitragem.

2 – 18ª rodada – Botafogo 2 x 1 Atlético-MG
Outro motivo (somente neste caso, abriria um campo livre para o árbitro digitar o que quiser) – Por empurrar adversáriode forma temerária com a bola fora de jogo.

3 – 20ª rodada – Botafogo 1 x 2 São Paulo
Outro motivo (somente neste caso, abriria um campo livre para o árbitro digitar o que quiser) – Por haver simulado ter sofrido uma falta.
*Cumpriu suspensão em Bahia 2 x 0 Botafogo

4 – 29ª rodada – Botafogo 0 x 2 Cruzeiro
Desaprovar com palavras ou gestos as decisões da arbitragem – Reclamar de forma acintosa, protestando contra a decisão da arbitragem

5 – 35ª rodada – Chapecoense 0 x 1 Botafogo
Reclamar / protestar (verbalmente ou por gestos) ostensiva e ofensivamente contra decisão da arbitragem. – Reclamar de forma acintosa contra as decisões da arbitragem.

*os dois cartões amarelos no clássico contra o Flamengo não entram na contagem porque se transformaram em cartão vermelho

O Botafogo tem dez pendurados para o jogo com o Internacional. São eles: Alex Santana, João Paulo, Cícero, Luiz Fernando, Diego Souza, Victor Rangel, Marcinho, Bochecha, Lucas Campos e Leo Valencia