Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Com gosto ou com desgosto, lá vamos nós

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 11/04/2022 às 15:15

Normalmente, eu fujo da tentação de expor na coluna a minha apreciação do time como um todo ou das atuações idividuais, mas hoje resolvi trilhar esse caminho, para sentir pelas discordâncias ou concordâncias dos que teimosamente insistem em ler meus escritos, em que fase da deficiência visual e da ignorância futebolística, eu me encontro.

Vamos começar pela equipe como um todo e vi dois Botafogos em campo.

O primeiro um Botafogo mais especulativo e ingênuo, se achando atrevido, mas que não funcionou, pois foram cometidos erros graves de quem não considerou os pontos fortes do adversário, por não conhecer seus jogadores, o que me surpreendeu, pois William e Paulinho, que fizeram toda a arruaça, são jogadores de seleção brasileira e nessa condição não podem ser desconhecdos em suas características individuais ou tão pouco em suas jogadas combinadas e o caso típico foi o primeiro gol, pois quando o William recebe a bola no espaço Saravia, completamente desocupado, onde o William como um atrevido membro do MST tomou posse, ele sai desembalado para a marca do penalty, na certeza de que ali é o ponto do futuro gol e nosso menino de 55 milhões de reais, o deixa penetrar sem qualquer combatividade.

O fato é que não funcionamos, pois os 4 mosqueteiros estavam do outro lado e não eram Oyama, Pk, Piazon e Chay, que não estabeleceram nem ofensivamente ou defensivamente, algo funcionando com resquício de inteligência de um sincronismo que esteve emperrado o tempo inteiro. 

Todos 4 jogaram muito mal e ficamos sem meio de campo e sem inteligência em campo.


No segundo tempo, com o Chay passando a jogar flutuante, como é sua característica exigida por quem teve como base o futebol de 7, com a inversão de posicionamento do PK que passou a ser o primeiro volante e o o Oyama como segundo e a entrada do Diego Gonçalves, também sem precisar vir por dentro, pois o Daniel Borges é mais lateral e o Saravia é mais ala e com a entrada do MN, que veio mais buscar jogo, o time cresceu e poderia até ter empatado, pois tivemos duas chances com ele e uma com o kanu, que poderiam ter sido gols, se bem que o Gatito também fez duas defesas monumentais, mas não foram gols perdidos e sim duas bolas por ele defendidas.

quanto ao aspecto individual, tivemos: 

GATITO, muito bem no jogo, mas sempre com o problema de não saber sair jogando, tanto com os pés como com as mãos. gosto do posicionamento dele para os chutes, pois se coloca na bissetriz do ângulo formado pelas duas traves e a posição da bola e tem noção de leitura corporal e quando percebe que vai ser chute, se adianta dois passos para ter alcance de trajetória dos mesmos e quando cabeçada, fica debaixo do pau, para não dar a chance de ser encoberto.

SARAVIA ainda está sem condições, mas é mais ala que lateral e se não tivermos um zagueiro direito que seja rapido como era o Marcelo Benevenuto,vamos passar muitos apertos, pois tanto o Felipe Sampaio e o Carli, não possuem explosão muscular para acompanharem as arrancadas dos Willians da vida.

DANIEL BORGES é mais lateral que ala e aí a disputa pela titularidade vai ser bem acirrada e vai ter situações que um ou outro vão atender melhor.

FELIPE SAMPAIO tem essa inconsistência da explosão para o arranque e é mais um zagueiro de sobra e foi mal até o William sair e o Daniel entrar.

KANU é muito vigoroso, mas açodado e estabanado e não o vejo como titular mais adiante e ontem, não sei se por estar inseguro, nem rifar a bola conseguiu fazer e a maioria das vezes a transferia para o adversário e tem que treinar e trocar chutões por lançamentos.

JONATHAN me deu pena, pois estava perdido, tal era o patamar de insegurança em campo. quando eu joguei no juvenil do América, o Osni Vieira nos dizia que quando a torcida pegasse em nosso pé, deveríamos escolher num lance sem risco de dar o contra-ataque, partir para 1x1, pois se fossemos bem sucedidos, mudaríamos o comportamento da torcida em relação a gente e se não fossemos, ganharíamos o respeito de que mesmo estando mal, estávamos nos doando, ou seja, nada a perder e tudo a ganhar. infelismente ele se apequenou e acho que não será mais sequer relacionado.

HUGO é um daqueles garotos que não tinham minha simpatia,mas fez exatamente o que o Jonathan não fez e ganhou meu respeito e uma certa esperança de que tem potencial para crescer. foi um dos melhores em campo.

PK, completamente fora de tempo e domínio de bola e acabou inibindo o Oyama, que ficou inseguro no jogo. sabemos do seu potencial, mas vai ter que se dedicar muito aos treinamentos, pois sua posição é a que mais sofre desgaste no campo e acho que pelo potencial de finalizão, deveria jogar como segundo volante.

OYAMA. também está carente de rítmo e sentiu insegurança, pois não sabia se ia ou ficava, ou seja, que tipo de volante seria e acho que devia ver uns vídeos do Carlos Roberto e do Luizinho Quintanilha ou do Alemão, para ver como deve funcionar como primeiro volante.

ROMILDO tem potencial, joga de cabeça erguida e não emprenha a bola e acho que pode vir a ser muito útil, mas  tem que trabalhar algumas carências, que vai dar um belo jogador. foi bem, também.

PIAZON foi para mim a maior decepção, pois não foi ponta e nem meio campista, mas apenas uma impedância ao nosso sistema de sincronização do setor criiativo. posso estar errado, mas acho que vai ser banco.

CHAY é um peladeiro e não pode ser fixado numa posição, pois é um cara que flutua muito e gostei de mesmo não estar bem, da sua doação, poiso vi até dando cobertura ao Hugo e já no fim do jogo, alem do passe que deu para o MN. 

DIEGO GONÇALVEZ, jogou bem e mostrou versatilidade no limite que há de um ponta esquerda jogar na direita e nesse momento, seria o titular dessa extrema. muita personalidade em chamar para si a cobrança da penalidade e o fez de forma séria e eu gosto dessa conduta.

ERISSON foi muito sacrificado, pois a bola não chegou nele e quando chegou, na única vez, perdeu o domínio corporal e o tempo de bola, o que é vedado aos artilheiros. precisa treinar mais posicionamento e domínio corporal, mas vai ser bastante útil.

MN é a jóia que eu ainda não sei como se tornará, pois tem tanta coisa a ser lapidado. o achei mais encorpado, mas precisa fazer alguns exercícios comuns aos bailarinos, para aumentar a capacidade rotação e ângulo do pé, pois não sabe entrar na bola para ter certeza que a vai colocar dentro do gol e aí o problema passa a ser do goleiro. tem que entender que o pé num ângulo de 45º obtém o alcance máximo para os chutes por cobertura e com 165º em relação ao eixo vertical os chutes deprecisão. também saber que com o pé na a 90° na horizontal, sem colocar efeito vai haoar a bola com precisão e com ele entrando na bola a 60° colocando efeito, no que chamamos de trivela, também irá tirar a bola do goleiro e dar a curva para ela se dirigir para dentro do gol. São as posturas mágicas de encaixe na bola e se se tivesse feito os exercícios de balet para ter essas amplitudes verticais e horizontais, não teria perdido os dois gols que perdeu ontem. Precisa ser trabalhado e esse trabalho vai exigir mais uma temporada na Equipe B, onde terá tempo de adquirir e aperfeiçoar fundamentos comos esses, mas sem dúvida, pode a vir ser um jogador histórico.

VICTOR SÁ, foi o melhor dos estreantes e precisa de ter espaço para exercer seu individualismo e aí tem que ter por trás um lateral e não um ala.

Acho que o fato de termos perdido o jogo não foi legal, mas foi merecido pela forma como o adversário se comportou, porém fiquei satisfeito com a doação do time e lamento que o Jonathan tenha sido o único a se apequenar e a torcida tem que entender que no futebol o momento é importante e se eu fosse dirigente, hoje ele estaria conversando com um psicólogo, para sabermos o que está se passando com ele e não atirar pedras, pois é um ativo financeiro e até para o vender. temos que lhe valorizar.

lscunha 

  



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas