Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Como enfrentar o Palmeiras

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 13/06/2023 às 12:29

Na coluna anterior, eu coloquei o fato de considerar o jogo contra o Palmeiras como emblemático, pois ele traz a mais conclusiva prova sobre o patamar técnico que estamos nesse momento.

Eu considero o Palmeiras como o  melhor time fora da Europa e se lá estivesse, certamente estaria entre os 6 melhores.

Devemos usar uma postura mais reativa de deixar a bola com o Palmeiras e esquemartizarmos contra-ataques rápidos ou devemos fazer a marcação alta e dar a eles o contra-ataque?

o Botafogo tem nas laterais seus pontos mais fracos e o Palmeiras têm nas extremas seus pontos mais fortes, então esse duelo não nos é favorável e acho que a chave do jogo está justamente aí.

Se conseguirmos dominar os corredores laterais, teremos dado um bom passo, mas temos que fazer isso sem abrirmos o nosso corredor central, pois eles possuem no meio de campo excelentes jogadores e exímios finalizadores de média distância.

Por outro lado, eu acho o miolo de zaga deles tecnicamente muito bom, mas são pesados e em lances de velocidade, podem ser superados.

Isto posto, acho que deveríamos adotar uma postura reativa e com um esquema de contra-ataque e o Tiquinho deve fazer o pivô para permitir a projeção dos dois ponteiros em velocidade em facão de fora para dentro de tal forma que qualquer bico para frente, nas costas da zaga deles funcione como um lançamento em profundidade.

Vai ser importante o sincronismo de cobertura, não só dos nossos laterais e aí temos que aproveitar o potencial de nossa zaga, pois o fato de não terem um centro-avante especialista, vão permitir que nossa zaga central jogue com um plano de cobertura dos nossos laterais, mas como eles possuem um meio de campo criativo e infiltrante, esse aspecto deve ser contemplado de forma a não permitir as temidas infitrações.

Para as finalizações de média distância, fica tudo literalmente nas mãos do Perri. 

bBem, gostaria de ouvir as opiniões.

Como devemos enfrentar o Palmeiras?

lscunha 

 



LUIZ SERGIO CUNHA

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 13/06/2023 às 12:57
 

Acho que em relação a escalação , a dúvida reside somente no meio campo. 

Tchetche e Marlon? GPires volta? Independete disso, acho q a nossa forma de jogar nao vai mudar, então a discussão é mesmo em relação a postura. 

Não vejo o Botafogo se dando bem se marcar pressão, com linha alta. Justamente pelo que vc disse, amigo cunha,  nossos laterais sao fracos defensivamente, justamente onde reside o ponto forte do adversário. 

dar campo para Dudu, Arthur e Rony, para partirem pra cima de Hugo e Di Placido, acho q é assinar o contrato com a derrota. 

Penso que o Botafogo deve jogar mais recuado. Jogamos fora de casa, o Palmeiras tem mais interesse na vitória do que nós mesmos, pois estamos a frente e jogando no domínio do rival. 

Recuar as linhas, trazer os pontas para ajudar na marcação, acho primordial. E apostar na força do contra ataque, com Jr Santos forçando a lateral esquerda e Tiquinho segurando os zagueiros. 

Eu não sei se seria arriscado optar por outro meia no lugar do Victor Sá. Pra ajudar o Hugo na commposiição defensiva. Em tese é uma ideia mais segura, mas não sei se o time se adaptaria com essa mudança. O lado direito do Palmeiras é muito forte, com Mayke/Marcos Rocha e Arthur.


Eu iria com: Perri, Di Placido, Adryelson, Cuesta e Hugo, Tchetche, Marlon e GPires, Eduardo , Jr Santos e Tiquinho. 

OU (e aí venho de professor pardal) : Perri, Di Placido, Adryelson, Cuesta e Segovia, Tchetche/GPires, Marlon e Hugo, Eduardo, Jr Santos e TIquinho 

Explico: A primeira formação, obviamente entraria com uma trinca de volantes, com dois deles apoiando os laterais na marcação e saída de bola, Eduardo a frente deles e Tiquinho e Jr Santos a frente. 

Na segunda opção (aqui é muito professor pardal) deixaria o Segovia que é zaueiro/LE ali pela esquerda, com o Hugo ajudando ele e ainda espetando nas costas do Mayke. Essa dupla de laterais já funcionou em diversas vezes em outros lugares, émais pela consciencia tatica e cacoete de lateral, pra ajudar a compor a defesa, já que um Victor sa por ali, ou ate mesmo um volante, não tem esse hábito


lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 13/06/2023 às 17:59
 

TUXO,

pelo que percebo, temos a mesma visão do jogo e o cerne do mesmo está direcionado para o combate nas laterais, entre os ponteiros deles e os nossos laterais e convenhamos que a vantagem é toda deles, mesmo se tivéssemos o Marçal em campo.

assim, nossa estrategia de defesa passa por reforçar a marcação nesses setores.

por outro lado, a recíproca também é verdadeira, pois os laterais deles, mesmo superiores aos nossos, também terão um dobrado para segurar nossos ponteiros, não que eles sejam tão efetivos como os palmeirenses, mas são velozes.

em outras circunstâncias, dado a velocidade, eu diria que temos um coringa que se estiver em plena condição de jogo, poderia jogar na lateral ou na ponta direita. pois é tanto ou mais veloz que os dois extremas palmeirenses e estou falando do Kayque, que tem uma capacidade não só de velocidade, mas tambem de intensidade para ir e vir.

o 2Tchê também poderia ser usado como lateral.

seria um risco e se der certo será o maior técnico do mundo e se não der será apedrejado, mas eu estudaria a possibilidade da seguinte escalação: Perri, Kayque, Anryelson, Cuestas e 2Tchê , Marlon, Gabriel Pires e Eduardo, Júnior Santos, Tiquinho e Victor Sá (prefiro por ser mais coletivo que LH).

minha proposta seria reativa de espera, mas de armação de contra-ataques com lançamentos nas costas da zaga central deles.

é um jogo como outras alternativas, mas o certo é que virão para cima, por conta da pessão da torcida e temos que considerar essa atitude.

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

PC CARIOCA

Desde 02/2010 • 14 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 13/06/2023 às 18:53
 

Eu queria ver esse jogo com o Botafogo tendo todo o plantel a disposição.  Como no jogo contra o Fla.  Acho que nossos desfalques fazem muita falta.  Danilo Barbosa, Marçal e Gabriel Pires.  Todos em forma e jogando bem como naquele jogo.  Acho que da um caldo.  Vamos ver como será .



Chamamos de ÉTICA o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando.

O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos CARÁTER.  (Oscal Wilde)

Por um BOTAFOGO com ÉTICA e CARÁTER.

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas