Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  continuação do tópico findamentos técnicos

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 30/09/2019 às 07:42

- SOLA DO PÉ

Essa é uma técnica muito utilizada no futsal e no chamado futebol de campo se faz necessária em várias situações de jogo, como aquelas quer requer puxar a bola para si ou a parar, mas as travas da chuteira podem ser um agente complicador.

Uma vez assimilada, ela será uma ferramenta notável na execução de direcionamento da bola, ensejando dribles de belíssimas plasticidades.

O treinamento de “pentear a bola” como é chamada essa técnica é simples, mas como tudo no futebol, exige treinamentos adequados.

Os jogadores oriundos do futsal e nas últimas décadas, todos os nossos craques tiveram nele o seu berçário, necessitam uma adaptação quando passam para a prática do futebol de campo e alguns não conseguem bons resultados, pois de tal forma se condicionaram a utilizar a sola da bola, que perdem muito do potencial nessa troca e muitos só conseguem alcançar um patamar insuficiente para desenvolverem sua arte nessa modalidade.

 

- PEITO DO PÉ

Essa é uma técnica basicamente de finalização e muito utilizada para cobranças de faltas de distâncias longas.

Ela imprime uma potência muito grande a bola, mas tem pouca precisão e como descreve uma trajetória reta, não oferece dificuldade de mudanças para os goleiros e por isto, no futebol atual, pouco e usada, mesmo porque os goleiros através de treinamentos, praticamente as anula, o que levou os treinadores a desenvolverem estratégia de efetuarem lançamentos nas áreas. Ao invés de chutes diretos, no que é chamado de “bola parada”.

No caso das finalizações com o peito do pé, a entrada na bola é um quesito fundamental para não chutar a mesma na arquibancada e assim, a posição do pé que servirá de apoio, deve estar perfeitamente na paralela com o eixo transversal do centro da bola, pois isso além de permitir chutar na direção do gol, lhe oferece a potência máxima no arremate.

Hoje s cobranças diretas são feitas com as partes laterais dos pés. As efetuadas com o pé direito, normalmente são endereçadas ao canto esquerdo do goleiro e com o pé esquerdo no canto direito do goleiro, sendo impresso na bola um efeito que lhe permite tomar uma trajetória que na sua primeira metade parece estar se encaminhando para fora da meta e depois bruscamente efetuar uma curva que a direciona para dentro da meta, traindo os goleiros, em especial os viciados em adotar o chamado “golpe de vista”, no qual os goleiros ficam estáticos e só acompanhando a bola.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas