Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  D- posicionamentos

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 28/10/2019 às 11:00

D- POSICIONAMENTOS

Ocupar espaços é fundamental na prática do futebol e é através dele que são montados os esquemas para cada jogo.

Por outro lado, essa ocupação impede o adversário de fazer uso dos espaços e executar com total liberdade o seu esquema de jogo.

Toda vez que um espaço é corretamente ocupado, a equipe se robustece ofensivamente e coloca a defensiva adversária em desvantagem.

Dentro desse contexto, surge a prática do que chamaremos de rodízio, o qual permite deslocamentos ofensivos e ocupação de eventuais espaços deixados no setor afeto a quem faz essa ação ofensiva e para tal é necessário um sincronismo entre as peças, pois para manutenção do equilíbrio da equipe, a recomposição defensiva deve ser efetuada de tal forma que não fiquem buracos e aí deve ser aplicada a ação que chamo de vizinho mais próximo, ou seja, que o jogador mais próximo desse buraco o vá preencher e como esse deslocamento abre outro buraco na área que antes era ocupado por esse jogador, outro mais próximo a ocupe e assim sucessivamente, de modo que a recomposição seja sempre completada.

Para isto é necessário em primeiro a percepção de ação de cada jogador e em segundo, de muito treinamento, pois tudo deve acontecer com um mecanismo de ação sincronizado.

Observamos que na cobrança de bolas paradas, os zagueiros pelo meio, quase sempre os mais altos do time, junto com os goleiros, se deslocam para a grande área do adversário e os homens de meio de campo os substituem provisoriamente, ocupando as posições que aqueles ocupavam e normalmente o terceiro meio-campista, o qual possui mais qualidade de arremate de fora da área, se coloca próximo da risca da grande área, num local que o permita alcançar o rebote e tentar a finalização.

Merece uma análise mais aprofundada, as posturas defensivas e ofensivas de cobranças de bolas paradas, quer sejam de faltas nos arredores das áreas ou de escanteios.

Assim, vamos primeiro ver a postura defensiva adequada.

Quem deve comandar a ação defensiva nesse caso é o goleiro, orientando a marcação.

Todos os cruzamentos em que a zona de definição dos mesmos seja a pequena área, devem ser de responsabilidade do goleiro, pois sendo ele o jogador com maior alcance de altura de bola, pois pode usar os braços, ir ao encontro da mesma e a agarrar nos casos de não ter assédio ofensivo de corpo a corpo ou a socar no caso de ter essa possibilidade.

Socar a bola também pode ser uma jogada ensaiada de início de contra-ataque, pois o centroavante se coloca no centro do campo e com isso prende dois adversários naquele setor do campo, seu marcador direto e o zagueiro de sobra. Assim um atacante rápido, tão logo a bola seja lançada sobre a área, se desloca para o setor de campo mais aberto e dessa forma, possibilitar que o goleiro soque a bola em sua direção e potencialize um contra-ataque que se bem executado, terá uma probabilidade alta de ser bem sucedido.

O goleiro deve ter uma combinação com os jogadores que eventualmente possam ser a sua referência e a forma pela qual essa bola socada deve ser direcionada.

Os defensores ao irem para a disputa da bola, devem sempre praticar o mesmo recurso, jogando o peso de seu corpo sobre os atacantes adversários, pois dessa forma, mesmo que eles vençam a disputa, não terão como aferir potência a cabeçada e a mesma será amortecida na direção do gol, o que facilitará a defesa do goleiro.

A atenção deve ser na trajetória da bola e não no adversário e tempo e espaço devem ser considerados para a ação de participação em atacar a mesma e se possível, esse cabeceio, também pode ser atrelado ao esquema de início de contra-ataque já descrito.

Os marcadores laterais, devem estar muito atentos a trajetória da bola e não deixarem os atacantes tomarem a sua frente, se colocando com preferência de ação nos cruzamentos.

Um dos homens do meio de campo, deve se posicionar em posição de abafar o rebote, para impedir a finalização do mesmo, por parte daquele jogador do adversário escolhido para isto

Claro que o cruzamento, para quem não é o autor do mesmo, é completamente aleatório, mas há algumas trajetórias clássicas, que são treinadas e praticadas por todo mundo.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas